Já percebeu que muitas empresas de contabilidade enfrentam dificuldades para se manter no mercado, ao passo que outras ampliam seus serviços e até abrem novas filiais ou franquias?

Qual será a diferença entre elas? Pesquisamos algumas empresas de contabilidade e consultoria que são referência no mercado. Descobrimos qual é o segredo do sucesso e vamos compartilhar tudo com você.

Conheça empresas de contabilidade que são referência no mundo

A capacidade que as empresas têm de se reinventarem é determinante para o sucesso. Portanto, se a previsão da mudança drástica das auditorias se confirmar, quem se dará bem serão as organizações que inovam rapidamente. Isso inclui o uso da tecnologia, que impulsiona muitas mudanças e gera novas oportunidades.

Que tal se inspirar em quem está liderando o mercado? Conheça um resumo da história das cinco maiores empresas de contabilidade e auditoria do mundo:

PwC

A PwC foi fruto de uma fusão, em 1998, de duas das 6 maiores empresas de contabilidade do mundo: Price Waterhouse e Coopers & Lybrand.

É a maior empresa de contabilidade e consultoria financeira. Alguns dos segredos de sucesso foram o foco em serviços de consultoria, durante a década de 90, e o atendimento especializado em nichos de mercado.

Em 2018, a sua receita teve um aumento de 168%, chegando a casa dos 4,86 bilhões de dólares. Vale ressaltar que tudo começou com a fusão de algumas empresas e o crescimento foi impulsionado pela diversidade das aquisições.

empresas de contabilidade

Deloitte

A Deloitte é uma das maiores empresas de contabilidade e auditoria do mundo. Tudo começou com uma auditoria bem-sucedida, feita por William Welch Deloitte. O cliente ficou tão satisfeito que adotou praticamente todos os métodos aplicados e sugeridos pelo consultor.

O sucesso não deixou a empresa acomodada, pois foi a primeira a adotar a tecnologia e automatizar os processos contábeis. O faturamento global da Deloitte em 2018 foi superior a 4,70 bilhões de dólares.

EY

A Ernst & Young é a terceira da lista das melhores empresas de contabilidade e auditoria do mundo. Sua história também começou a partir da fusão de outras empresas. Talvez o que a separa das primeiras colocadas é que suas práticas de consultoria não são tão desenvolvidas. Mesmo assim, só no ano passado registrou um crescimento de 224%, alcançando a casa dos 3,10 bilhões de dólares.

KPMG

Dentre as empresas que já citamos, a KPMG é a que tem o menor número de colaboradores. Mesmo assim, durante muitos anos teve em seu corpo funcional o contador da rainha da Inglaterra. A KPMG já divulgou que pretende deixar de prestar serviços que não estejam ligados à auditoria do FTSE 350. Atualmente, já é líder em auditorias do FTSE 100. No ano passado, seu faturamento foi de 3,02 bilhões de dólares.

Grant Thornton UK

Esta é uma empresa de contabilidade e auditoria considerada intermediária. Você vai perceber que o faturamento  da Grant Thornton UK bem inferior aos que citamos anteriormente. Mesmo assim, opera em mais de 130 países, sendo que a maioria de seus clientes estão na África, Ásia e Pacífico. Seu faturamento em 2018 foi de 630 milhões de dólares.

Leia também: O que é a contabilidade do futuro e como se preparar para as mudanças

3 atitudes que empresas de contabilidade devem implantar

1) Explorar a tecnologia

Você percebeu que a empresa de contabilidade que lidera o mercado global foi a primeira a adotar a tecnologia para automatizar os processos? Ou seja, não foi por acaso que ela se tornou líder. A tecnologia certamente contribuiu para tornar os processos mais ágeis e eficientes. Com isso, as equipes ganham mais tempo para se dedicar a parte estratégica, e oferecer serviços mais consultivos.

2) Transformar dados em insights

Essa é uma das preocupações das empresas que lideram o mercado contábil: tirar proveito da tecnologia. Para isso, elas transformam automaticamente os dados gerados em relatórios mais completos, gerando melhores insights.

Nesse cenário, as informações em tempo real se tornam um grande diferencial, pois permitem identificar gargalos e solucioná-los rapidamente. A longo prazo, essa é uma forma de gerar valor para o cliente.

3) Assumir uma postura consultiva e orientada a valor

Depois de obter os insights, a empresa de contabilidade precisa apresentar isso de forma clara e coerente ao cliente. Portanto, é comum que os relatórios deixem de conter apenas informações econômicas e passem também a apresentar orientações estratégicas, sociais, ambientais e de governança.

Lembre-se: você precisa ajudar a resolver a dor dos seus clientes, não simplesmente entregar relatórios. Essa mudança tende a ser vista pelos clientes como uma entrega de maior valor.

Saiba mais: 5 desafios da Contabilidade que podem ser superados com a tecnologia

Como empresas de contabilidade se tornam uma referência no mercado contábil?

Listamos abaixo alguns aspectos que identificamos nas grandes empresas de contabilidade e auditoria. Que tal fazer deles o pontapé inicial para tornar o seu escritório referência no mercado contábil?

  • use a tecnologia para simplificar os processos;
  • comunique-se bem com seus clientes;
  • assuma um papel mais consultivo;
  • descubra o que é valor de entrega;
  • alinhe as expectativas com seus clientes;
  • use o marketing digital para atrair e fidelizar;
  • valorize a inovação;
  • seja flexível para promover as mudanças necessárias.

Você sabia que a Ahgora tem um programa voltado para empresas de contabilidade?

É um projeto sem cunho financeiro, com o objetivo de  nutrir relações, otimizar as operações, garantir mais tempo para o seu negócio e contribuir com a longevidade da sua empresa contábil.

O Programa de Parcerias garante mais tempo para você, contador, focar no que importa: a sua empresa.

Conheça o Programa Contabilidades Parceiras da Ahgora!