Com a reforma trabalhista, estão disponíveis novos formatos de contratação, como o home office. Outras empresas têm times externos de suporte técnico, por exemplo. Sabe o que todas elas têm em comum? O desafio de cuidar da jornada de trabalho de colaboradores externos. Mas, o ponto móvel pode ser um grande aliado nessa situação!
Se preferir, você também pode ouvir o post. É só clicar no player.
A melhor maneira de saber se a equipe está cumprindo os horários é o uso do registro de ponto móvel. Não é uma questão de controlar o funcionário. Acompanhar a pontualidade e a presença é importante para entender se a empresa está ou não cumprindo o que foi prometido para o cliente.
Como funciona a gestão à distância com o ponto móvel?
O ponto eletrônico móvel serve para a coleta, acompanhamento e tratamento da jornada de trabalho dos colaboradores remotos, que não atuam na sede ou filiais da empresa. Portanto, a aplicação precisa funcionar em qualquer lugar onde o profissional estiver.
Ou seja, é como se cada funcionário tivesse um relógio de ponto virtual consigo. Como isso é possível? Os aplicativos de registro de ponto no telefone celular ou tablet são uma das opções mais populares para esse fim… mas não são a única alternativa.
Quais empresas podem usar o ponto móvel para as marcações de entrada e saída?
O ponto móvel é uma excelente ferramenta empresários e gestores que têm equipes em trabalho externo ou trabalho remoto. Afinal, o teletrabalho é uma tendência que contribui, inclusive, para a atração e retenção de talentos.
Mas quem pode usar o ponto móvel? Qualquer empresa que assina carteira de trabalho (CTPS), ou seja, que tenha vínculo empregatício:
- Agências que permitem trabalhar em casa;
- Consultorias com atividades externas e deslocamentos;
- Serviços de terceirização que atuam no cliente;
- Times de suporte técnico externo, manutenção, etc;
- Equipes de campo de minas e energia.
O mais legal de usar esses sistemas de registro de ponto é que é possível fazer a gestão de equipes sem o assédio dos chats e ligações. O SaaS faz a conferência automaticamente, sem a intervenção do gestor.
Quais as vantagens de implantar o ponto móvel?
- Fica muito mais fácil reunir as informações ligadas à jornada de trabalho do time.
- A digitação e a conferência manual de planilhas deixa de consumir o tempo dos gestores.
- A relação com o colaborador fica bem mais transparente.
O trabalho externo é contabilizado corretamente
Os funcionários ficam mais confiantes com a transparência proporcionada pelo ponto eletrônico. Os colaboradores deixam de depender do RH. O portal do colaborador My Ahgora, por exemplo, permite fazer justificativas e anexar documentos. Além do espelho de ponto e banco de horas, podem acessar o holerite (contracheque) online.
O ponto móvel otimiza o trabalho do DP
O Recursos Humanos passa a receber informações em tempo real. Não é preciso ‘garimpar’ os registros e documentos da jornada de trabalho. Como tudo está disponível online desde o momento da marcação de ponto, elimina-se a necessidade de intermediários… ninguém faz a busca dos registros em lojas ou filiais distantes.
O Departamento Pessoal fecha a folha em bem menos tempo – sem plantões no final do mês. O ponto móvel é eletrônico e, por isso, reduz drasticamente as inconsistências nos registros. As vantagens acumulam: a automação previne contra erros de cálculo.
Outra vantagem: previsibilidade de caixa. O saldo de horas é apurado a cada marcação. Assim, dá para ajustar escalas de folgas antes de acumular horas extras.
A equipe de tecnologia da informação pode ficar tranquila
A área de TI visa a segurança e integridade dos dados da empresa, especialmente com a LGPD. Um sistema de ponto móvel contribui para isso sem onerar o time de TI, nem exigir grandes investimentos em infraestrutura.
Isso porque o ponto móvel é um SaaS (Software como Serviço) – ou seja, um serviço por assinatura – que utiliza computação em nuvem. Alguns critérios de seleção do fornecedor: servidores com disaster recovery e em conformidade com ISO 27001, PCI (Security Standards Council) e SOC (Security Operations Center), como os da Ahgora.
Como é feito o registro de ponto de colaboradores externos?
Para o colaborador, o processo é super intuitivo. Existem relógios móveis (como o Ah30Lite, da Ahgora) e aplicativos iOS e Android. O primeiro tipo lê a digital. O segundo funciona como um selfie, é só apontar a câmera que o app faz o reconhecimento facial.
Isso significa que é possível confiar na fidelidade da informação. Como estes sistemas de coleta de ponto têm o respaldo da Portaria 373/11 do MTE, a segurança jurídica é uma vantagem importante.
Todas as informações coletadas são guardadas em servidores seguros, na nuvem (cloud) por 7 anos. Além de ficar mais transparente para o colaborador e para a empresa, serve de prova no caso de processos trabalhistas.
Opções de ponto móvel que você precisa conhecer
Dá para mais de um profissional compartilhar o mesmo dispositivo. Por isso, é acessível mesmo caso a empresa queira economizar.
Ahgora Multi
O Ahgora Multi é um aplicativo de registro de ponto que pode ser instalado em tablets ou smartphones. O aplicativo usa a câmera para fazer reconhecimento facial. Assim, o registro do ponto é confiável, pessoal e intransferível. No momento da batida, o sistema ainda registra a localização do colaborador – excelente para times de campo.
Ahgora Batida Online
É possível fazer o registro da jornada de trabalho diretamente pelo computador, nos IPs autorizados pela empresa. É possível adicionar um leitor biométrico na entrada USB para aumentar a segurança. É perfeito para trabalhar home office, com escritório em casa.
Agora você já tem mais clareza sobre o ponto móvel e conhece algumas aplicações. Que tal simplificar a gestão de pessoas aí na sua empresa? Solicite uma demonstração e tire todas as suas dúvidas.