A relação entre empresas e sindicatos é algo comum no mundo corporativo e precisa ser ponto de atenção dos profissionais de RH. Afinal, é por meio desse vínculo que os interesses de empresas e colaboradores são atendidos de forma equilibrada

Em resumo, os sindicatos defendem os interesses de categorias específicas, tanto do lado dos trabalhadores como dos empresários. Por isso, é tão importante entender do assunto e assim, cumprir os acordos estabelecidos entre ambas as partes. 

Porém, nem sempre essa gestão é fácil. São centenas de regras e acordos que precisam atender a enquadramentos sindicais específicos para seguir o que determinam as leis trabalhistas. Fazer isso de forma manual, além de trabalhoso, pode trazer riscos à segurança jurídica das empresas. 

Pensando nisso, a Ahgora lançou o Sindicatos, funcionalidade do sistema de ponto eletrônico Pontoweb, que auxilia na gestão automatizada dos acordos sindicais. Ao longo deste artigo, vamos apresentar para você o que essa tecnologia pode fazer pelo RH da sua empresa. 

nr 17 pausas banner legislacao trabalhista 1

A importância de uma boa gestão de sindicatos 

Como citamos anteriormente, os sindicatos existem para representar os interesses de empresas e trabalhadores de diversas categorias. E, se sua empresa preza pela transparência nas relações trabalhistas, uma boa gestão de acordos sindicais é essencial. 

Diante deste cenário, o primeiro passo é saber qual categoria representa seus trabalhadores para entender o enquadramento sindical que deve ser seguido

São as convenções coletivas de trabalho que definem quais os direitos e os benefícios que a sua empresa precisa oferecer aos colaboradores. Por isso, qualquer equívoco pode trazer consequências negativas, como ações trabalhistas, riscos de pagamentos equivocados ou indevidos, por exemplo. 

E por falar em convenções coletivas de trabalho, vale ressaltar a diferença entre elas e os acordos coletivos de trabalho. Ambos são pactos estabelecidos entre as partes, mas possuem algumas particularidades. São elas:

  • Convenção Coletiva de Trabalho (CCT): representa os acordos realizados entre sindicatos dos trabalhadores e sindicatos de empresas (conhecidos como sindicatos patronais), ambos de uma mesma categoria. Por isso, o que for estabelecido será válido para toda a categoria da região de abrangência do sindicato. Na CCT, são definidos os direitos e deveres de empresas e trabalhadores, assim como seu período de vigência;
  • Acordo Coletivo de Trabalho (ACT): é o compromisso firmado entre um sindicato dos trabalhadores e uma ou mais empresas. Ao contrário da CCT, aqui, as normas estabelecidas são válidas apenas para as empresas envolvidas no acordo. Por ser mais específico que seja, em caso de conflito, ele prevalece sobre a convenção coletiva de trabalho. 

Agora que você já revisou os principais detalhes da relação das empresas com sindicatos, ficou fácil perceber a importância da gestão de acordos sindicais. Essa atividade deve fazer parte da rotina do setor de RH para evitar passivos trabalhistas e manter uma boa relação com os colaboradores. 

Transparência nas relações de trabalho | Descomplica RH #10

Tecnologia da Ahgora facilita a gestão sindical

O propósito da Ahgora é empoderar profissionais de RH com tecnologias capazes de facilitar sua rotina e trazer mais eficiência operacional. Com isso em mente, surgiu o Sindicatos, funcionalidade do Pontoweb focada na gestão sindical. 

Confira os principais diferenciais desta tecnologia! 

Integrado ao Pontoweb

O Sindicatos é uma funcionalidade do Pontoweb disponível no Plano Estratégico. A integração com o sistema de ponto eletrônico facilita a vida dos RHs, afinal, a conexão acontece em tempo real. 

Todas as informações ficam centralizadas em um único sistema em nuvem, facilitando o acesso aos dados de qualquer lugar, sem precisar ficar trocando de ferramentas para analisar ou conferir algo. 

Cadastro ilimitado de sindicatos

A funcionalidade facilita a atuação do RH, permitindo o cadastro ágil de regras trabalhistas de uma categoria profissional. Não há limites de cadastros e a aplicação das informações é automática aos trabalhadores vinculados ao sindicato. 

O fluxo de criação é simples, composto por apenas três campos que precisam ser preenchidos manualmente: código, iniciais e nome do sindicado. Feito isso, é só confirmar a criação.

Cadastro de CCTs por sindicato

Além da criação dos sindicatos em si, é possível também realizar o cadastro das Convenções Coletivas de Trabalho e dos Acordos Coletivos de Trabalho dentro dos seus respectivos sindicatos. 

Dessa forma, os acordos e convenções ficaram configurados em uma lista, contendo suas parametrizações, data de vigência e os históricos de alterações. Também é possível editar, arquivar, visualizar grupos de regras, publicar ou arquivar em massa. 

Aplicação automática de regras

A fim de facilitar o dia a dia do RH, o Sindicatos permite a aplicação das regras sindicais de forma automática. Isso evita a necessidade de alterações manuais, traz mais agilidade para o setor, além de evitar erros. 

As regras podem ser aplicadas a sindicatos específicos, convenções ou acordos coletivos, ou até mesmo para colaboradores individuais. Além de se aplicarem também as parametrizações de jornada e escala de trabalho

Possibilidade de alterações e edições

Apesar de comumente terem validade de um a dois anos, nada impede que CCTs e ACTs passem por alterações durante seu período de vigência. Por isso, ter a possibilidade de alterar cadastros já existentes no sistema facilita o dia a dia do RH. 

Com o Sindicatos, isso é possível e simples de fazer. Além de contribuir para que a empresa esteja totalmente adequada ao enquadramento sindical de sua categoria, evitando assim, possíveis ações trabalhistas

cta produto pontoweb 1 1

Sindicatos oferece mais segurança para a operação do RH

Ao longo deste artigo, você pôde rever os principais detalhes a respeito da relação entre empresas e sindicatos. Viu também a importância de uma boa gestão sindical para evitar prejuízos fiscais e financeiros à operação

Por fim, conheceu como o Sindicatos, funcionalidade do sistema de ponto Pontoweb, pode auxiliar seu RH nesta gestão de forma totalmente digital e na nuvem. Para saber mais sobre como esta tecnologia pode fazer a diferença para você, clique no banner abaixo.

Conheça o módulo Sindicatos da Ahgora!