No modelo de Business Partner de RH, ou parceiro de negócios, o departamento de recursos humanos participa do planejamento estratégico da empresa com o objetivo de auxiliar a cumprir as metas.

No lugar de se concentrar unicamente em funções de RH (como benefícios, folha de pagamento e em soluções de problemas dos colaboradores) o parceiro de RH busca agregar valor à corporação, manter o equilíbrio das relações entre os especialistas das áreas e os executores dos processos. Ou seja, age como um facilitador para o bom andamento da dinâmica empresarial. 

Benefícios para as empresas

O modelo de parceiro de negócios de RH trabalha com a gerência da empresa buscando aprimorar as habilidades de trabalho dos empregados e uma maior eficiência e produtividade. Além disso, o parceiro busca identificar, desenvolver e preparar funcionários-chave para cargos de liderança na empresa.

Um parceiro de negócios de RH também é o responsável por analisar o currículo dos colaboradores, reconhecendo os seus pontos fortes dos colaboradores e como eles podem ser alocados de forma eficaz dentro das organizações. Por isso, o modelo Business Partner pode ser interessante.

Desafios para a organização

Se o departamento de RH está sobrecarregado com problemas cotidianos da relação com os empregados, pode não haver tempo e pessoal adequado para se dedicar à parceria.

O modelo de parceiro de negócios exige que o RH se envolva em quase todos os aspectos do negócio, incluindo estatísticas de produção, status financeiro e projeções de vendas. Isso pode ser um desafio, uma vez que o papel tradicional do RH é estendido para atuar como superintendente de todo o negócio no modelo de business Partner.

Impacto positivo nas organizações

Em teoria, o modelo de parceiro de negócios de RH é projetado para impactar positivamente o negócio em todos os níveis. Por estar envolvido no processo de recrutamento, o consultor é capaz de escolher, cuidadosamente, os indivíduos adequados para cada posto de trabalho.

No processo de treinamento e desenvolvimento, o Business Partner é capaz de identificar quais funcionários precisam de treinamento e garantir que ele seja realizado. Ao conhecer o funcionamento interno do negócio, a natureza estratégica do modelo de parceria de RH visa a colocação de um gestor adequado para alcançar melhores resultados.

Foco na mudança empresarial

A principal razão que leva uma empresa a considerar e implementar o modelo de parceria de negócios de RH é a mudança. Seja para o negócio crescer para torná-lo mais competitivo, produtivo, eficiente ou para resolver problemas. Em ambos os casos, a mudança no paradigma empresarial é necessária e o Business Partner pode ser interessante.

O modelo de parceria trata das mudanças e melhorias necessárias para investir no “capital humano“. O sucesso pessoal e a satisfação no trabalho do indivíduo é uma das chaves para o sucesso do negócio e um modelo de parceiro de RH bem gerido é ideal para se concentrar tanto nas necessidades do indivíduo como nas da empresa.

Como o Business Partner influencia a organização?

  • Impulsiona o negócio com foco nos objetivos da empresa;
  • Foca em estratégia de recursos humanos que prioriza os processos que oferecerão mais benefícios para a organização;Influencia a agenda estratégica e constrói relacionamentos em níveis-chave na organização;
  • Foca no compromisso e convicção de que o RH pode contribuir para os resultados dos negócios;
  • Promove proativamente intervenções no RH que beneficiem a empresa hoje e no futuro, no lugar de simplesmente responder as demandas de serviço.

As empresas que buscam o modelo de RH como Business Partner precisam considerar a natureza especializada de diferentes aspectos do modelo e ter em mente deve haver uma decisão consciente de mudar para investir neste modelo

Já o cargo de business partner vem ganhando destaque e espaço nas corporações. Isso porque há um movimento dinâmico na gestão de pessoas no sentido de conduzir as equipes de forma compartilhada com as lideranças e o RH.

Neste sentido, o parceiro de negócios é fundamental para garantir o sucesso das relações entre os colaboradores e a corporação, auxiliando a melhorar os resultados da corporação.

E você, já pensou em adotar o modelo Business Partner no RH da sua empresa? Conte para nós nos comentários!

E-book Custos Invisíveis