Você sabe por que os profissionais escolhem trabalhar na sua empresa? É possível que a sua primeira resposta seja: porque elas precisam deste trabalho. A verdade é que a cultura e clima organizacional influenciam diretamente esta resposta. Seja ela positiva ou negativa.

Se preferir, você também pode ouvir o post. É só clicar no player.

 

Agora vamos imaginar um mundo sem crise e com inúmeras ofertas de emprego. Você acredita que neste cenário as pessoas continuariam trabalhando na sua empresa?

  • A cultura empresarial está diretamente ligada à combinação de propósito, crenças e valores.
  • O clima organizacional está mais ligado ao sentimento dos colaboradores em relação ao trabalho.

Portanto, mesmo tendo significados diferentes, cultura e clima organizacional impactam diretamente o desempenho da empresa. Durante a leitura deste post você vai entender melhor a relação entre esses dois conceitos e como aperfeiçoá-los.

Cultura e clima organizacional: como funciona na prática

Sabe aqueles quadros com Missão, Visão e Valores que as empresas penduram em suas paredes? O propósito deles é transmitir a cultura da organização. O problema é que, muitas vezes, isso fica só na parede. No dia a dia de algumas empresas, os valores não são colocados em prática e a missão da empresa é esquecida.

Quando a cultura disseminada pela organização só existe na teoria, isso gera um sentimento de (des)ilusão nos colaboradores. Aí começam os problemas de clima organizacional. Vamos supor que a sua empresa defende uma cultura de portas abertas.

O RH diz que valoriza a aproximação entre líderes e liderados, estimulando uma gestão horizontalizada. Mas se, na prática:

  • A Direção da empresa é inacessível;
  • Os gestores e líderes não consideram os feedbacks recebidos; e
  • A tomada de decisões acaba sendo sempre no formato top-down.

Isso gera um sentimento de frustração, falta de reconhecimento e até descrédito na resolução de conflitos. Em resumo, uma cultura organizacional controversa pode provocar alterações no clima da empresa.

O autor e consultor Simon Sinek afirma que as pessoas não escolhem uma empresa pelo produto que ela faz ou serviço que oferece. O motivo que a leva fazer determinado produto ou prestar algum serviço.

No livro “Por quê: como grandes líderes inspiram ação” ele descreve como empresas como Apple e Disney fundamentam sua cultura organizacional. Explica também como isso interfere diretamente no clima dessas organizações. Portanto, fica a dica de leitura!

Como calcular o ROI do RH? - Planilha de Indicadores

5 sinais de que é preciso melhorar o clima organizacional

O tempo está nublado na sua empresa, com raios e trovões por todo lado? Se você identificar o motivo da tempestade e resolver as situações o sol pode voltar a brilhar.

1. Alto índice de turnover

Já publicamos aqui no blog um post sobre o que é turnover e qual o seu impacto para as empresas. Contudo, vale reforçar que índices de rotatividade altos geralmente são indício de problemas internos. Muitos destes tendem estar diretamente ligados à cultura e clima organizacional. Esteja atendo se os colaboradores se desligam da empresa frequentemente!

Vamos a um exemplo. O colaborador pode ter sido atraído para a sua empresa por uma cultura mais inovadora, sustentável ou com foco nas pessoas. Se a expectativa gerada no processo de recrutamento e seleção não se concretiza, ele não vai hesitar em se desligar da organização.

2. Queda na produtividade

Você sabe qual é a percepção dos funcionários em relação ao trabalho que desenvolvem na sua empresa. Se o RH e a direção da empresa não estão atentos aos sentimentos da equipe isso pode resultar em queda na produtividade.

Uma pesquisa de clima organizacional é o primeiro passo para compreender os colaboradores. É possível atender algumas necessidades e desejos, mantê-los motivados e, consequentemente, produtivos.

3. Taxas de absenteísmo altas

O número de faltas ao trabalho aumentou, assim como o índice de atrasos e afastamento por licença médica? Este também pode ser um sinal de insatisfação dos colaboradores.

Se a empresa está enfrentando este problema, é importante dedicar uma atenção especial à cultura e clima organizacional. Assim, identifica se estão alinhados à realidade e quais as mudanças necessárias.

4. Desmotivação da equipe

Já ouviu falar que as equipes são reflexos dos seus líderes? Isso significa que líderes inspiradores motivam seus times. Líderes inexpressivos não conseguem envolver os funcionários e levam à falta de motivação.

É possível que os gestores da sua empresa não tenham o perfil de liderança alinhado com a cultura e clima organizacional desejados.

5. Ambiente negativo

Algumas atitudes tóxicas prejudicam o ambiente corporativo. Situações de extrema competitividade, fofoca, rigidez nos processos internos e lentidão na resolução de problemas causam um ambiente de trabalho negativo. Por isso, é imprescindível estar sempre de olho na cultura e clima organizacional da empresa. É uma maneira de garantir os resultados esperados.

Como transformar o clima organizacional

  • Avalie se a cultura organizacional está atualizada.
  • Aplique pesquisas de clima organizacional.
  • Elabore um plano de ação para resolver eventuais problemas de forma ágil.
  • Acompanhe a produtividade das equipes.   
  • Crie um plano de carreira para os colaboradores.
  • Faça um alinhamento da expectativa com gestores e a equipe.
  • Identifique dificuldades de relacionamento e comunicação entre colaboradores, equipes ou gestores.
  • Invista em treinamentos para os colaboradores e gestores.
  • Valorize as boas práticas e iniciativas que reforçam a cultura da organização.

Transformar a cultura e clima organizacional de uma empresa não é uma tarefa muito simples. Entretanto, o foco nas pessoas é possível superar as adversidades. A retenção de talentos é fundamental para aumentar a produtividade.

Lembre-se que, desde o recrutamento e seleção de novos colaboradores, é importante abordar a cultura da empresa. Identificar se os novos candidatos têm um perfil que a organização busca é essencial. Você tem alguma outra dica para manter um bom clima organizacional? Compartilhe conosco!