O Dia Internacional da Mulher é celebrado oficialmente desde 1975. Sendo essa uma data importante para combater a desigualdade entre os gêneros, nos últimos anos passou a ter novos significados. E as empresas podem fazer parte, preparando atividades para os colaboradores neste dia.

Pode ser um desafio para o setor de Recursos Humanos pensar em ações para organizar no dia 8 de março. Aliás, essa é uma data em que podem ser cometidas algumas gafes, é melhor tomar cuidado e planejar com calma. Afinal, essa é uma forma de mostrar como a sua empresa se preocupa com o bem-estar e o desenvolvimento das colaboradoras.

Essa é uma boa oportunidade para promover discussões sobre temas que envolvem o universo feminino, assim como fomentar o networking. Então, os profissionais de RH devem buscar formas de enaltecer a força e a luta das mulheres. Uma das ideias é tornar ainda mais forte esse tipo de movimento.

É uma das melhores maneiras de mostrar como a empresa se preocupa com todas e valoriza cada uma delas. Afinal, quando um trabalhador se sente valorizado, a tendência é que o seu desempenho seja melhor. Conheça agora 7 ações para realizar na sua empresa durante o Dia Internacional das Mulheres.

Quando foi criado o Dia Internacional da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975. O objetivo é simbolizar a luta histórica das mulheres em busca de condições equivalentes às dos homens, seja no mercado de trabalho ou mesmo na vida como um todo.

A mobilização política delas começou a ganhar força ao longo do século 20 e a construção da data comemorativa aconteceu após uma série de acontecimentos. Hoje o 8 de março serve para lembrar a luta que ainda existe contra o machismo e a violência. Assim, funcionando como um espaço para reflexão.

Existem algumas histórias acerca da escolha do terceiro mês do ano para lembrar destes movimentos. Uma delas conta que neste dia, em 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio em Nova York, onde supostamente o proprietário colocou fogo no local.

Essa primeira história não é verdadeira. Contudo, houve sim um incêndio em Nova York, no dia 25 de março de 1911, onde morreram 125 mulheres e 21 homens, na maioria judeus. Portanto, esse acontecimento é considerado um dos pilares para estabelecer o Dia das Mulheres.

O incêndio nos Estados Unidos foi causado pelas péssimas condições de trabalho. Naquele período era normal que as empresas trancassem os funcionários dentro das fábricas, para evitar motins. Então, quando o fogo começou as portas estavam trancadas.

A data havia se tornado popular ao longo da década de 1960, embora tenha sido reconhecida mundialmente apenas em 1975. Aliás, aquele foi o Ano Internacional das Mulheres, com o objetivo de combater a desigualdade e a discriminação de gênero.

Ações de RH e encomarketing para o da internacional da mulher

Ações para promover na empresa durante o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional das Mulheres deve fazer parte do calendário de RH. O ideal é que os profissionais deste setor planejem algumas ações, pensando em beneficiar as mulheres que fazem parte do quadro de funcionários. Mas, os homens também podem participar, como forma de conscientização.

Existem diversas atividades que podem ser feitas, basta uma organização prévia. Desse modo, as profissionais se sentirão valorizadas, porque os gestores lembraram dessa data importante. Conheça agora ações para promover no Dia da Mulher:

1. Palestras e debates para o público feminino

Essa dica vale principalmente para as grandes empresas, que possuem um número elevado de trabalhadoras. Então, promover palestras e debates é uma boa ideia, os seminários também podem ser abordados nesta data. Aliás, corporações como Google e Microsoft já adotaram essa ideia.

Podem ser abordados diversos temas neste tipo de evento, como:

  •       Empreendedorismo feminino;
  •       Presença das mulheres na área de TI;
  •       Liderança feminina.

O ideal é que sejam convidadas mulheres experientes, capazes de falar sobre temas importantes. Em primeiro lugar, o RH deve pesquisar sobre temas relevantes, capazes de engajar as participantes. Em seguida, deve ser definida a palestrante, que será a responsável por propagar determinada ideia.

2. Cursos para as mulheres

Esse tipo de ação foge ao ambiente corporativo, é uma maneira da empresa valorizar as trabalhadoras por meio de presentes. Uma ideia é a empresa determinar valores que cada colaboradora poderá usar para gastar com cursos, workshop ou uma formação de curta duração.

Por exemplo, é normal que as mulheres possuam mais dificuldades em negociações do que os homens. Essa é uma questão antiga, que vem desde a formação quando criança. Contudo, as empresas podem desenvolver ou estimular a participação em workshops, capazes de desenvolver essa habilidade.

3. Cuidados com a saúde

Conforme dados do IBGE, em 2019 a proporção de mulheres que procurou um médico foi mais elevada do que a dos homens. Então 82,3% tiveram pelo menos uma consulta. Acontece que nem sempre fazem isso no momento correto, algumas esperam demais.

E no Dia Internacional da Mulher existe uma boa oportunidade para as empresas tratarem deste assunto. Porque elas também precisam ser incentivadas a manter a saúde em dia. Por mais que o Outubro Rosa esteja associado à saúde feminina, as ações não podem ficar restritas a esse mês.

Quando uma doença é descoberta em seu estágio inicial, as chances de tratamento são muito mais elevadas. Além disso, a empresa pode ser afetada pela queda de rendimento da profissional. Então, a conscientização é o melhor caminho.

4. Ações sobre liderança feminina

Sabemos que as mulheres ainda ocupam menos espaço que os homens em cargos de chefia. Até mesmo em empresas novas, o espaço não é o mesmo. Em relação às startups, por exemplo, elas ocupam cargos importantes em apenas 15% delas.

Isso acontece muitas vezes porque algumas nem tentam crescer na carreira. Percebem que o cenário é dominado pelo público masculino e acreditam que não vão conseguir uma posição de destaque. Porém, isso precisa mudar.

O Departamento Pessoal pode pensar em ações para o Dia Internacional da Mulher, visando iniciativas que fomentem lideranças femininas. Além disso, é interessante trabalhar com números, para mostrar a todas elas como é possível ganhar espaço em praticamente qualquer área.

Mostrar exemplos de mulheres que superaram todos os obstáculos e agora são referências é uma das melhores ideias. Existem perfis importantes, que podem ser explorados neste dia.

5. Roda de conversa

Historicamente os homens possuem um espaço maior de fala nos ambientes corporativos. Por isso, promover uma roda de conversa apenas com mulheres pode ser uma boa ideia. Isso mostra como é importante a comunicação entre elas, onde cada uma terá o seu momento de fala.

É uma oportunidade para as colegas de trabalho se conhecerem melhor, às vezes até mesmo aquelas que fazem parte de um mesmo setor conhecem pouco umas das outras. Nesta roda de conversa podem ser promovidos temas específicos ou haver um tempo livre.

No ambiente de trabalho muitas vezes os homens tentam explicar para elas algo que já é do conhecimento da profissional. Esse tipo de ação é conhecida como mansplaning. Assim como o manterrupting, que acontece quando as mulheres são interrompidas pelos homens e perdem espaço de fala.

6. Sessão de filmes para mulheres

Diversão, convivência e conscientização são condições proporcionadas por uma sessão de filmes para mulheres. Em seguida, é possível promover debates relacionados à produção cinematográfica. Cabe aos responsáveis pelo departamento de Recursos Humanos determinar o que será feito.

Os profissionais de RH podem deixar o momento mais divertido, oferecendo lanches durante a sessão. Isso vai mostrar como tudo foi planejado, para tornar a data muito mais especial. Veja algumas opções de filmes que podem ser interessantes:

  1.     Mulher-Maravilha (2017);
  2.     Histórias Cruzadas (2011);
  3.     Frida (2002);
  4.     Thelma e Louise (1991);
  5.     Adoráveis Mulheres (2019).

São filmes de diferentes gêneros e que mostram a força das mulheres em diferentes pontos da sociedade. Selecione aquele que combina melhor com a sua empresa e torne o dia 8 de março mais divertido.

7. Conscientização para os homens

No Dia Internacional da Mulher, os homens também podem participar. Desse modo, o ideal é pensar em atividades para mostrar a eles como elas possuem um papel fundamental na sociedade. Afinal, muitos ainda possuem um pensamento retrógrado e não valorizam as atividades femininas.

Podem ser promovidas palestras voltadas ao público masculino. A ideia é fazer com que eles conheçam novos pontos de vista, entendendo qual é a importância do Dia da Mulher. Já estamos na terceira década do século 21, mesmo assim a desigualdade entre os gêneros ainda segue forte.

Também é uma maneira de evitar o privilégio ao público feminino neste dia. Afinal, os homens podem ficar insatisfeitos de continuar trabalhando, cumprindo a jornada de maneira regular, enquanto elas recebem mimos e participam de eventos especiais. Portanto, é uma forma de promover a igualdade, questão muito buscada por elas.

Elas não devem ser valorizadas apenas no Dia Internacional da Mulher

O Ministério da Economia, segundo dados de 2019, indica que 43,8% dos cargos de liderança nas empresas são ocupados por mulheres. Porém, o problema é que elas ganham em média 69,8% dos salários pagos aos homens. Então, mesmo que ocupem um espaço significativo, ainda recebem muito menos.

As empresas devem perceber como as mulheres são importantes para o funcionamento das empresas. Os salários devem ser pagos de acordo com as funções realizadas e não conforme o gênero do trabalhador. Cabe ao RH entender essa condição e orientar os gestores que definem os pagamentos mensais para cada colaborador.

As ações realizadas no Dia Internacional das Mulheres devem ir além desta data. O importante é fomentar a participação feminina, oportunizando o crescimento delas nas empresas. Portanto, aproveite estas dicas, prepare eventos neste dia e mantenha ações diferenciadas ao longo do ano.