A eficiência operacional é vital para as empresas. Todos os procedimentos precisam ser bem alinhados para que os resultados sejam positivos. É preciso considerar desde os colaboradores responsáveis pela produção até a entrega dos produtos. Por isso, viemos aqui hoje falar sobre eficiência operacional: Pontoweb como solução! Confira este conteúdo também em áudio, basta clicar no player!

A tecnologia chegou para ficar e é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. As plataformas digitais reduzem o tempo gasto com algumas atividades simples, mas que são comuns nas empresas. O Pontoweb é uma delas, veja como ele pode ajudar quanto à eficiência operacional.

Considerando somente a parte que envolve a gestão de pessoas e produtividade, o Pontoweb é uma ótima ferramenta para ajudar neste desafio. Ele é ideal para estimular a otimização de processos que envolvem a gestão de ponto eletrônico, folha de pagamento, horas extras, entre outras funções.

Veja como o Pontoweb entrega eficiência operacional para o seu RH.

O que é eficiência operacional?

A eficiência operacional é um conceito que deve ser buscado por todas as empresas, dos mais variados setores de atuação. O objetivo é buscar maneiras de entregar um produto final com menores custos, sem prejudicar a qualidade do serviço. Entretanto, nosso assunto de hoje tem outro foco.

A eficiência operacional que estamos falando consiste otimizar os processos do setor de RH para ganhar mais inteligência e velocidade. Desse modo, com a eficiência operacional do setor irá trabalhar de forma mais estratégica e analítica, contribuindo com as decisões da empresa.

Os gestores carregam a responsabilidade de acompanhar todos os processos, buscando descobrir a melhor maneira para solucioná-los. Assim sendo, é interessante buscar formas de reestruturar os diferentes setores que compõe uma empresa. Sempre pensando na eficiência operacional como algo amplo.

Quando uma empresa chega nesse patamar, a tendência é que os profissionais desempenhem um papel mais colaborativo. Ou seja, é como a engrenagem de um relógio, onde todas as peças precisam trabalhar perfeitamente. Se alguma delas estiver desalinhada, a gestão é comprometida.

Conforme o Sebrae, “a lucratividade é um indicador de eficiência operacional obtido sob a forma de valor percentual”. Ou seja, são duas coisas que andam juntas, após todos os descontos em relação a um produto. Quando uma empresa tem gestão eficiente e automatizada, os gastos são menores e os lucros aumentam.

Eficiência operacional: Pontoweb como ferramenta para o RH

Como melhorar a eficiência operacional no RH?

A eficiência operacional com olhar sob a produtividade do próprio setor é um desafio para o RH. Dependendo da empresa, quando um setor está com lentidão nas atividades, outros também são prejudicados. Por isso, é fundamental buscar soluções para esta questão.

Não é só isso, a automatização de rotinas é algo que contribui para a eficiência operacional. O próprio departamento de gestão de pessoas lida com tarefas burocráticas do negócio, com a exportação da folha ponto, registro de horas extras, banco de horas, administração de férias.

Dessa forma, automatizar procedimentos manuais é uma das melhores formas de melhorar a eficiência operacional. Afinal, o setor irá deixar de trabalhar em atividades manuais e poderá focar em ações mais estratégicas, contribuindo com a gestão. 

Pensando nisso, a eficiência operacional pode ser conquistada com a utilização de softwares ideais para a sua empresa. Eles são capazes de garantir o processo de automatização que citamos logo acima. 

Preencha o formulário a seguir e saiba como melhorar a sua eficiência operacional com o Pontoweb!

Eficiência operacional: Pontoweb como ferramenta

Quando falamos em eficiência operacional, a Plataforma Pontoweb é uma ferramenta ideal. O software permite uma gestão de ponto eletrônico integrada e em tempo real, com registros seguros das jornadas e relatórios precisos sobre o dia a dia da empresa. Além disso, ele corrobora para a transparência nas ações de trabalho, dando mais clareza para todos os movimentos realizados.

Ele foi desenvolvido para auxiliar os gestores, pensando em todas os desafios que o RH enfrenta. Em suma, o Pontoweb conta com softwares e hardwares que auxiliam não apenas no registro de ponto, mas na gestão estratégica desses dados.

Com múltiplas formas de batida de ponto e um grande ecossistema de aplicações, ele transforma dado simples em informações estratégicas. Além de claro, automatizar rotinas que sobrecarregam o RH.

Sem dúvida, eficiência operacional é buscada por empresas dos mais variados tamanhos e segmentos. Por isso, contar com plataforma inteligentes é uma forma descentralizar a gestão e dar subsídios aos gestores através de informações em tempo real.

Eficiência operacional: Pontoweb é a solução!

Portal e App MyAhgora

Existem ferramentas que podem melhorar a eficiência operacional, permitindo que os colaboradores participem ativamente das ações de RH. Dessa maneira, os dados ficam armazenados na nuvem e podem ser consultados por eles, trazendo mais autonomia ao setor.

Por exemplo, com o App MyAhgora, as informações que envolvem os colaboradores são armazenadas, isso quer dizer dados como:

  • Demonstrativo de pagamentos;
  • Envio de atestado;
  • Justificativa de faltas;
  • Atrasos;
  • Espelho de ponto.

É um sistema fácil de usar e que traz mais segurança para os envolvidos. Os dados são enviados automaticamente pela nuvem, evitando processos trabalhistas. Em suma, o App MyAhgora é uma forma de automatizar a gestão de RH, tornando os colaboradores mais participativos.

App Ahgora Leader

Com o App Ahgora Leader, os gestores dos mais diversos setores da empresa que conseguem ter acesso a todos os dados informados pelos colaboradores. Isso ajuda a aliviar a rotina do RH e contribuir para uma gestão descentralizada.

Os profissionais passam a ser tratados com mais atenção, trazendo agilidade para os procedimentos. Com o Ahgora Leader o responsável pode aprovar pedidos de férias, descansos e abonos, por exemplo. Assim, é uma forma de aproximar os gestores daqueles que dão vida a uma empresa.

É uma ferramenta perfeita para descentralizar a gestão, onde os líderes de setores podem acompanhar os profissionais de seus segmentos. Por meio dele é possível avaliar o saldo de banco de horas, horas extras, faltas e atrasos. Ou seja, os gestores ficam mais independentes.

É mais praticidade para as lideranças de uma empresa. Esse sistema de ponto é completo, permitindo avaliar tudo o que foi apresentado na gestão de ponto. A eficiência operacional passa pelo uso de sistemas como este, ainda mais nas empresas que adotaram o trabalho remoto.

A importância da tecnologia para eficiência operacional: Pontoweb

A eficiência operacional é possível apenas quando existem processos bem estruturados dentro da empresa. Isso representa uma boa conexão entre os diferentes setores, e com o armazenamento de dados sobre as jornadas. Dessa forma, é importante pensar em softwares capazes de automatizar estes procedimentos.

Com as ferramentas ideais ao seu lado é possível ter acesso a relatórios completos sobre os colaboradores. É uma forma de identificar onde estão os gargalos e também de evitar possíveis problemas com a Justiça do Trabalho. Assim, estes relatórios podem ser interpretados facilmente, onde dados simples se tornam informações estratégicas.

O Pontoweb, com suas aplicações App MyAhgora e Ahgora Leader, entre outros, é uma plataforma ótima para a eficiência operacional. É a melhor forma de automatizar as rotinas, reforçar as lideranças e trazer credibilidade com os colaboradores. Conheça mais sobre as tecnologias da Ahgora!