O gerenciamento de capital humano, conhecido pela sigla HCM, é algo que vem contribuindo com o crescimento de muitas empresas. Este é um conceito que deve ser aplicado no RH, contando com softwares e aplicativos para aperfeiçoar e evoluir a gestão de pessoas. Assim, é possível melhorar os resultados como um todo.

Ao adotar uma ferramenta completa, que seja capaz de auxiliar na tomada de decisões, as atividades do RH deixam de ser tão burocráticas. No caso do HCM, é possível contribuir para a seleção e recrutamento de colaboradores, desenvolvimento de profissionais e aumento na produtividade.

A gestão de pessoas ganhou novos ares nos últimos anos, mudando a maneira como era vista no passado. O velho papel do RH perdeu força, o novo profissional da área precisa ser mais estratégico e contar com o uso de dados para transformar a área. É um setor que passou a contar com mais investimentos, outro olhar e novas formas de agir

Reunimos os principais detalhes sobre este assunto, para fomentar a implantação no seu negócio, confira a seguir.

O que é HCM?

Se você chegou até aqui pesquisando por Hemoglobina Corpuscular Média (HCM), está na página errada. Esse é um dos parâmetros do exame de sangue, servindo para medir a coloração da hemoglobina dentro da célula sanguínea. Então é uma forma de identificar anemia e outras questões relacionadas ao corpo humano.

O HCM que nos referimos quer dizer Gerenciamento de Capital Humano, na tradução do inglês Human Capital Management – HCM. Assim, envolve as práticas de gestão de pessoas com o propósito de atrair, reter e potencializar a força de trabalho nas empresas com o uso da tecnologia.

Com essa ideia, as atividades administrativas tradicionais nos Departamentos Pessoais e áreas de Recursos Humanos passam por uma transformação. Podem ser impulsionadas atividades como:

  • Recrutamento;
  • Treinamento;
  • Folha de pagamento;
  • Remuneração;
  • Gerenciamento de desempenho.

Levando em conta este termo, a força de trabalho é vista como um dos principais ativos das empresas, que merece investimentos e um gerenciamento estratégico. Assim, permitindo que os negócios conquistem a eficiência em suas operações. 

A gestão de capital humano é mais ampla do que uma forma tradicional de liderança. Envolve um trabalho aprofundado e alinhado, a fim de conquistar os resultados desejados para o negócio. A partir disso, é preciso fazer uma boa análise das informações disponíveis, sendo que para isso o uso de softwares é indicado.

Gestão de performance no RH e HCM

HCM é um conceito em expansão no Brasil

Faz algum tempo que as organizações perceberam a importância de desenvolver e fazer a gestão do capital humano. Aliás, a criação de novas ferramentas tecnológicas tem influenciado o HCM, que passa a ser visto como algo cada vez mais positivo no Brasil e no exterior.

Esse é um conceito em expansão, talvez você ainda não saiba exatamente do que se trata, mas certamente usará essa estratégia no futuro. Um dos objetivos é atingir a eficiência operacional, organizando as tarefas e aumentando a competitividade da empresa.

A tendência é que cada vez mais empresas passem a fazer investimentos em ferramentas que contribuam para a gestão de pessoas. À medida que esse conceito vai ganhando espaço, novos gestores percebem como é positivo. E assim como a expansão de outras tecnologias, deve seguir em alta por anos.

O que é capital humano?

O capital humano é formado pelas pessoas que compõem o quadro de trabalhadores da empresa. É possível dizer que reúne conhecimentos, habilidades, qualidades e expertise de todos os colaboradores que fazem parte do negócio ou de um determinado setor do empreendimento.

Sendo assim, colaboradores contratados chegam ao negócio já com determinada bagagem, tanto em relação ao conhecimento profissional quanto de suas vidas. Em seguida, essas pessoas aprendem com a atividade que realizam no dia a dia, além de treinamentos e habilidades conquistadas.

A partir disso, o capital humano da empresa é reforçado, tanto de forma individual como coletiva. É algo que pode influenciar na disputa pelo mercado, servindo como uma vantagem competitiva para as empresas que administram de forma adequada.

Vale lembrar que um dos maiores bens que as empresas possuem é justamente seus funcionários. Um negócio só vai para frente quando os contratados, literalmente, vestem a camisa e dão o máximo para que o empreendimento cresça. Junto disso, também crescem profissionalmente.

Por isso, é interessante desenvolver uma boa gestão, para identificar e potencializar as habilidades dos profissionais, se precisam de algo ou então alterar as políticas da empresa. É algo que contribui com o negócio, desde que seja bem-feito, com seriedade e compromisso. Uma boa gestão deve ser feita constantemente e não apenas de modo passageiro.

LEIA MAIS: People analytics: a revolução dos dados na gestão de pessoas

Por que o gerenciamento do capital humano é importante para o RH?

Um dos maiores objetivos do HCM está relacionado com a transformação digital dentro do RH. De fato, boa parte do tempo dos profissionais da área ainda é consumido por tarefas que poderiam ser automatizadas com a tecnologia, como a gestão de ponto eletrônico, por exemplo.

Conforme dados da pesquisa HR Innovation, realizada pela Ahgora e Feedz, o uso da tecnologia na área de Recursos Humanos ainda não é algo tão popular. Apenas 3,4% das mais de 320 empresas avaliadas possuem um RH altamente tecnológico, enquanto em 8,3% delas não há nenhuma utilização e em 42,2% as aplicações são regulares.

A partir disso, é importante buscar alternativas, capazes de cumprir bem as funções desejadas, de uma forma os profissionais de Recursos Humanos passem a ter mais tempo disponível e energia. Então, podem pensar em questões estratégicas, que são fundamentais para o crescimento do negócio.

As empresas precisam buscar processos e práticas que sejam eficazes para aumentar a competitividade. Atingir a maturidade digital não é algo que acontece rapidamente, ainda mais que consiste na automação de rotinas, transformando atividades que antes eram manuais para digitais com o apoio da tecnologia.

7 vantagens do HCM para o seu RH

A tecnologia chegou com tudo, mudando as formas como víamos as empresas, a administração como um todo e a gestão de pessoas. O conceito HCM é mais um que faz parte dessa transformação, capaz de elevar o desempenho dos negócios a um novo patamar.

Atualmente existem vários softwares e aplicativos que permitem melhorar a coleta de dados sobre as atividades dos trabalhadores, fazendo com que passem a ser usados como indicadores para entender melhor o negócio. Já é possível avaliar o índice de absenteísmo, motivação e engajamento dos times. Isso é excelente para a boa gestão do negócio.

Selecionamos 7 vantagens do HCM para a sua empresa, que mostram como a gestão do capital humano é importante para expandir os negócios. Mais do que isso, o RH sai fortalecido e passa a ser uma área cada vez mais estratégica e que contribui para o crescimento das empresas. Confira:

1.     Captação de talentos

Nem sempre é fácil selecionar os melhores candidatos para a sua empresa, não é verdade? O RH ainda conta com pilhas e pilhas de currículos, quando são entregues de forma impressa. E isso torna a análise mais desafiadora, já que os profissionais perdem tempo avaliando documentos, um a um.

Aliás, para a formação de uma equipe competente, é essencial investir na qualidade e ter bons processos de seleção. Então, a empresa deve ter uma política adequada para admissão, reforçando os valores buscados pelos colaboradores, ou seja, o capital humano. De nada adianta tal profissional ter diversas habilidades mais técnicas se ele não se encaixa na cultura do negócio, por exemplo. É preciso ter um equilíbrio entre as soft e hard skills.

A parte da captação de talentos pode ser beneficiada com o uso de um software capaz de avaliar currículos e identificar os profissionais interessados no trabalho que mais se encaixam com as características buscadas pela empresa. Saiba mais sobre o recrutamento e seleção de pessoas e entenda os passos que devem ser seguidos.

2.     Retenção de talentos

O ideal é que os colaboradores se sintam integrados e partes do negócio. Isso ajuda a ampliar e reforçar a retenção de talentos, fazendo com que o envolvimento deles com a empresa seja maior. A partir disso, os colaboradores podem render ainda mais, já que estão motivados e dispostos a ajudar no crescimento da empresa.

Uma das formas de melhorar a retenção de talentos é por meio de pesquisas para avaliar o clima organizacional. Além disso, uma pesquisa salarial, para analisar os benefícios oferecidos pela empresa e o seu posicionamento no mercado também podem ser interessantes. São duas ações que podem contribuir com a melhoria nestes níveis.

Os gestores precisam ainda avaliar outras questões, como o ambiente de trabalho e a liderança que comanda determinado setor da empresa. Os colaboradores precisam se sentir desafiados, para buscarem soluções e estimulados a cumprirem suas atividades diárias. Isso vai contribuir para a manutenção dos profissionais e sua evolução na empresa.

3.     Aumento na produtividade

Adotando práticas de HCM, passa a ser mais fácil acompanhar a performance dos colaboradores que fazem parte do quadro da empresa. Assim, RH e liderança conseguem mensurar dados e a capacidade analítica da organização é ampliada, fazendo com que sejam tomadas decisões mais assertivas, que visam o aumento da produtividade de cada profissional.

Medir a produtividade é uma das maiores dúvidas dos gestores. Como que isso pode ser feito? É algo que pode acontecer via relatórios de fluxo de trabalho, análise das horas trabalhadas ou por meio das entregas realizadas. Vale dizer que essa última opção é uma das mais usadas nas empresas que adotam o modelo de trabalho home office.

A gestão de capital humano, quando praticada de maneira próxima aos trabalhadores, ajuda a entender melhor a força de trabalho da empresa. Por exemplo, fica mais fácil perceber se existe algo de errado com determinado colaborador. Em alguns casos, o rendimento cai por problemas particulares e uma boa conversa pode ajudar a resolver essa questão.

4.     Redução de custos

A gestão de capital humano auxilia em todo o processo que envolve contratação e seleção de colaboradores. Assim, podem ser feitos testes para identificar qual candidato é o mais adequado para a vaga que está sendo oferecida. Isso ajuda a diminuir os riscos ao fazer uma nova contratação para o time.

Afinal, as organizações possuem custos elevados neste processo, principalmente em relação ao treinamento de um novo funcionário. Aliás, o tempo investido até que ele esteja apto a cumprir sua função é outro ponto que precisa ser considerado. Caso uma contratação dê errado, será preciso ainda mais tempo para achar um novo colaborador que cumpra o papel.

Por isso, investir em softwares para automatizar a gestão auxilia os profissionais de Recursos Humanos, que passam a ter mais tempo disponível para investir no relacionamento com os colaboradores. Algo que a máquina não substitui. Com a ajuda da tecnologia, podem identificar falhas nos processos que envolvem a empresa como um todo. Ou seja, conseguem identificar gargalos e cortar custos do orçamento.

Em relação a folha de pagamento, por exemplo, é muito mais assertivo fazer o cálculo dos valores de forma automatizada do que manual. Assim, os dados são somados mais rapidamente, de forma correta e sem a possibilidade de erro humano. E isso evita o desperdício de recursos.

5.     Desenvolvimento profissional

Um dos benefícios do HCM é o desenvolvimento oferecido aos profissionais que fazem parte do quadro da empresa. Assim, será possível extrair competências e habilidades de cada um dos trabalhadores. O gerenciamento do capital humano representa um investimento nos valores de cada pessoa que compõe a empresa.

A aprendizagem serve de combustível para mover os indivíduos que fazem parte do negócio, permitindo que se destaquem dentro do ambiente de trabalho. Então, os gestores devem encontrar formas de replicar o conhecimento. Aliás, ao investir na formação, a empresa também ganha, já que o colaborador fica mais qualificado para suas funções.

A gamificação no RH é uma técnica que vem se popularizando e já é adotada por muitas empresas, que buscam uma forma de renovar a passagem de conhecimento. Ajuda a incentivar o aprendizado, estimula a melhoria na performance e promove a produtividade.

6.     Clima organizacional

O gerenciamento de capital humano é excelente para melhorar o clima organizacional. Assim, contribui com um conjunto de valores, crenças e comportamentos que fazem parte do negócio. Em suma, o objetivo é fazer um alinhamento interno. Então, todos passam a caminhar na mesma direção.

Quando as arestas são aparadas, desgastes e conflitos são evitados e o clima organizacional melhora. Em muitos casos, basta melhorar a comunicação interna, para que essa questão seja percebida. Além disso, é importante incentivar um convívio entre todos e oferecer oportunidades de crescimento.

7.     Avaliação de capital humano

Por meio de uma avaliação detalhada do perfil profissional, passa a ser mais assertivo tomar decisões e indicar o que cada um deles vai executar durante o mês. A partir disso, existe uma ampliação no valor que é dado ao capital humano. E isso beneficia a organização como um todo.

Os colaboradores precisam entender os resultados das avaliações realizadas, para que se empenhem ainda mais em contribuir com os resultados. Sendo assim, os feedbacks são importantes, tanto os positivos quanto os negativos. Esse é um papel do RH, indicando como está sendo o rendimento do colaborador.

A empresa deve apoiar, oferecer dicas de melhorias, críticas construtivas e elogios, ou seja, por meio de conversas é possível contribuir com o crescimento profissional. No caso das críticas, é importante que sejam bem explicadas, o criticar por criticar é negativo e deve ser evitado.

HCM: invista neste conceito para o crescimento do seu negócio!

A tecnologia não pode mais ficar fora do seu negócio. Seja no RH ou na automatização de tarefas, é essencial contar com ferramentas digitais para transformar o funcionamento da sua empresa. A gestão é beneficiada e a empresa tende a evoluir quando existe investimento em softwares.

O gerenciamento de capital humano é algo que pode entregar diversas vantagens para o seu negócio. Basta que ações sejam tomadas para isso, avaliando todos os procedimentos internos, fazendo ajustes e removendo aqueles que não combinam com o momento atual. Afinal, esse processo não é algo que acontecerá sozinho, sem a sua contribuição.

O RH deve estar mais próximo dos colaboradores, entendendo quais são suas dificuldades e ajudando a superar todas elas. Para isso, a tecnologia tem papel de destaque, cada vez mais importante. Aqui na Ahgora você encontra sistemas modernos, capazes de auxiliar neste processo e na aplicação do conceito HCM.