A área de Recursos Humanos (RH) vem se consolidando cada vez mais dentro das organizações, isso porque as relações humanas estão sendo mais visadas e valorizadas devido ao papel que exercem para o ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Dessa forma, o profissional de RH tem as suas funções direcionadas para a atração, retenção, engajamento e desenvolvimento de colaboradores, ou seja, ele lida com um dos fatores mais importantes para as empresas do século XXI: o capital humano.

Vale frisar que o principal objetivo do seu trabalho é auxiliar as decisões estratégicas da organização, nas quais envolvem o recrutamento de talentos, coordenação de treinamentos, criação e promoção da cultura corporativa, orientação da gestão financeira e redução do turnover.

Logo, percebe-se a relevância do conhecimento em Gestão de Pessoas para os profissionais que atuam com Recursos Humanos, pois esse alinhamento dos dois campos possibilita um desempenho superior, otimiza os resultados e garante valor à empresa.

Em vista disso, selecionamos 7 notáveis livros sobre Gestão de Pessoas que abordam diferentes visões e ensinamentos sobre a administração do capital humano e que, juntos, vão preparar e capacitar ainda mais os especialistas em RH.

Boa leitura!

Conheça os livros sobre gestão de pessoas

1. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen R. Covey

O profissional de Recursos Humanos deve inspirar os colaboradores de uma organização a desenvolverem práticas voltadas para a produtividade, foco e eficiência no trabalho.

Pensando nisso, a primeira sugestão de leitura da nossa lista é o best-seller “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, escrito pelo renomado consultor empresarial, Stephen Covey.

Após anos de experiência e pesquisas, o autor elaborou, conforme o título, 7 hábitos que caracterizam as pessoas bem-sucedidas e eficazes, e se referem ao autodomínio, aprimoramento das relações interpessoais e, por fim, melhoria contínua.

Conhecer e aperfeiçoar cada atributo proposto no livro servirá de estímulo para o crescimento pessoal e profissional, além de moldar a ética do caráter e proporcionar uma trajetória de sucesso.

7 habitos

2. De Volta ao Mosteiro – James C. Hunter

A valorização de pessoas é um dos principais meios de fomento da liderança e trabalho em equipe, e é sobre isso que trata a obra “De Volta ao Mosteiro”, sendo esta uma sequência do clássico “O Monge e o Executivo”.

James Hunter, palestrante e instrutor especializado em liderança funcional, reforça os pontos teóricos apresentados no livro anterior, e ensina como executá-los na prática.

Em suma, o autor revela conceitos sobre poder, autoridade e liderança aplicável a todas as esferas da vida, e também introduz novas ideias de comunidade de alto desempenho, onde pessoas respeitam as diferenças alheias, assumem responsabilidades e se preocupam em solucionar problemas de forma assertiva.

Através dessa leitura enriquecedora, os profissionais especializados em RH vão entender melhor como viabilizar o desenvolvimento humano de forma constante para transformar as organizações modernas.

de volta ao mosteiro

3. Liderando Mudanças – John P. Kotter

Como integrar colaboradores durante o processo de implementação de uma gestão de mudanças na cultura organizacional da empresa?

Esta e outras perguntas pertinentes às mudanças corporativas são respondidas no best-seller mundial “Liderando Mudanças”, escrito pelo professor da Harvard Business School, John Kotter.

No livro em questão, o autor oferece oito passos para incorporar a verdadeira transformação nos negócios, por meio da construção de um ambiente de trabalho apropriado, envolvimento de líderes e funcionários com a visão futura e metas da mudança, investimento na comunicação e estruturação da liderança da empresa.

Inteirar-se sobre os métodos expostos na obra garante aprendizados duradouros para serem empregados no gerenciamento de Recursos Humanos das mais diversas corporações.

liderando mudancas

4. De Olho na Equipe – David Freemantle

Dentre tantos cargos que os profissionais de RH podem ocupar, uma das possibilidades de atuação é o Gerente de Recursos Humanos, que tem alta posição de liderança e é responsável por gerir pessoas e equipes através de orientações e feedbacks.

Por isso, a quarta recomendação da nossa lista é o livro “De Olho na Equipe”, de autoria do especialista em atendimento ao cliente, David Freemantle.

Com uma linguagem simples e descontraída, a obra apresenta um compilado de 50 pequenas ações e decisões diárias que influenciam um líder a inspirar, engajar e motivar o seu time a buscar os melhores resultados e desempenho excepcional.

Mais do que isso, a leitura desta obra servirá como um guia para impulsionar a carreira de líderes que almejam entender o ser humano, despertar o espírito em equipe e transformar pessoas.

de olho na equipe

5. Criatividade S.A. – Ed Catmull

O setor de Recursos Humanos é responsável pela criação da cultura organizacional de uma empresa, definida pelas crenças, valores e condutas que moldam os negócios e a mentalidade de colaboradores.

Esse é o ponto central do livro “Criatividade S.A.”, que une a biografia da Pixar, famosa empresa de animação digital fundada por Ed Catmull e Steve Jobs, com ensinamentos valiosos sobre empreendedorismo e Gestão de Pessoas.

Na obra, o autor extrai da trajetória de sucesso da Pixar inúmeras lições a respeito das avaliações de risco, implantação da filosofia empresarial voltada para a criatividade, construção da identidade da organização em torno do capital humano, além de abordar estratégias de liderança, trabalho em equipe e inovação.

Por meio deste livro, você terá uma visualização ampla de práticas que valorizam pessoas e fazem empresas revolucionarem o mercado.

livros gestão de pessoas para ler

6. Mantendo os Talentos da sua Empresa – Harvard Business School

Uma das prioridades do setor de Recursos Humanos de uma empresa é a identificação, seleção e contratação dos melhores talentos que vão agregar valor para a organização e gerar resultados satisfatórios.

Portanto, o livro “Mantendo os Talentos da sua Empresa”, que faz parte da Série Gestão Orientada para Resultados elaborada pela escola de negócios Harvard Business School, não poderia faltar na nossa lista!

A obra traz 17 artigos produzidos por diferentes autores que retratam a importância da mão de obra qualificada para a formação de um ambiente corporativo adequado e fortalecimento da cultura organizacional, o que leva a empresa a estar à frente da competitividade do mercado.

A partir daí, disponibiliza várias estratégias para retenção de pessoal, diminuição do turnover e envolvimento de funcionários com as metas e perspectivas do líder.

livros gestão de pessoas

7. Descubra seus Pontos Fortes – Marcus Buckingham e Donald Clifton

Para o profissional de RH estar apto a capacitar e incentivar as habilidades de seus liderados, é necessário que antes ele conheça e desenvolva seus próprios talentos especiais.

Diante disso, a nossa última indicação de leitura é o best-seller “Descubra seus Pontos Fortes”, escrito por Marcus Buckingham, consultor de grandes corporações, e Donald Clifton, conhecido como o “pai” da psicologia baseada nos pontos fortes.

O livro fundamenta o seu conteúdo em pesquisas feitas pelo Gallup Institute com mais de dois milhões de pessoas, e explica como aproveitar seus talentos únicos a fim de maximizar todo o seu potencial no trabalho e obter melhores resultados.

Concluímos que o programa fornecido pelos autores trará benefícios duradouros tanto para a sua vida pessoal, quanto para a sua carreira, e lhe mostrará como é possível se tornar a melhor versão de si mesmo!

descubra seus pontos fortes

A valorização do capital humano e o gerenciamento de Recursos Humanos

Unir as técnicas de Recursos Humanos à Gestão de Pessoas da organização é imprescindível para a preparação de uma força de trabalho que seja capaz de se qualificar e se adequar às mudanças do mercado.

Esperamos que esta seleção de livros sobre gestão de pessoas amplie a sua concepção acerca do elo entre colaboradores e empresa, e sirva como um impulso para a sua vida profissional!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!