Se você não sabe o que é Cloud Computing, certamente integra um grupo de pessoas que mesmo sem conhecer o conceito utiliza os serviços de hospedagem e soluções que essa tecnologia propicia.

Cloud Computing é a tecnologia que garante a operacionalidade de sistemas e de outros adventos, como a Internet das Coisas ou o Marketing Digital, embasa serviços indispensáveis para essa geração, como streaming e redes sociais, e garante requisitos como disponibilidade, integridade e confiabilidade para a gestão de dados.

Veja agora o que é Cloud Computing e os motivos pelos quais essa solução é tão importante na era da Transformação Digital

  • O que é Cloud Computing?
  • Por que essa tecnologia é tão importante para os negócios modernos?
  • Quais soluções são baseadas em Cloud Computing?

O que é Cloud Computing?

Cloud Computing é um conjunto de hardwares e softwares que fornecem recursos de computação e requisitos imprescindíveis para a digitalização de processos em âmbito da Transformação Digital.

Por meio de uma infraestrutura de TI, geralmente estabelecida em um ambiente virtualizado terceirizado e um emaranhado de soluções de rede, é possível acessar arquivos, trabalhar de forma colaborativa, visualizar edições em tempo real de páginas, sistemas e documentos ou usar aplicativos de qualquer dispositivo conectado à Internet.

Ao contrário da computação tradicional, em que os dados são armazenados em uma infraestrutura legada local (no disco rígido de um computador, por exemplo), as informações em nuvem são armazenadas em muitos servidores (físicos e/ou virtuais) hospedados por um provedor de serviços terceirizado. Destacamos algumas características da computação em nuvem:

  • alta capacidade dos recursos computacionais (armazenamento, automatização etc.);
  • baixo tempo de inatividade (latência) e fácil manutenção (atualizações periódicas);
  • alta compatibilidade com os dispositivos;
  • alta acessibilidade à rede e aos recursos disponíveis;
  • alta disponibilidade dos recursos com fornecimento on-demand (sob demanda) — modificados conforme o uso e ampliados de acordo com a necessidade (escalabilidade);
  • segurança: os dados armazenados podem ser replicados em vários servidores e isso garante integridade, ainda que um dos componentes da infraestrutura seja danificado ou hackeado;
  • controle efetivo: o uso das soluções é monitorado e pode ser registrado para análise e/ou cobrança.

Por que essa tecnologia é tão importante para os negócios modernos?

As características específicas dos ambientes virtualizados em Cloud também são garantidas aos usuários, que usufruem de todas as vantagens associadas aos serviços contratados, como destacamos a seguir.

Reduz custos

A redução de custos a partir da adoção de soluções em Cloud é perceptível porque o uso de equipamentos do provedor de serviços em nuvem (armazenamento, hardware, servidores e componentes de rede) inibe investimentos em ativos legados de TI e custos com depreciação, por exemplo.

Assim, é possível economizar na implantação do data center, mas, principalmente, na manutenção da infraestrutura, uma vez que não é necessária a compra de soluções (ar-condicionado, licenças de software, entre outros) e a contratação de serviços acessórios (seguranças, limpeza etc.).

Além disso, é possível reduzir consideravelmente gastos operacionais, como os de energia elétrica e com a contratação de equipes de TI para lidar com os processos. A nuvem também reduz os custos relacionados ao tempo de inatividade, uma vez que o serviço é contratado e pago on-demand.

Favorece a mobilidade

A computação em nuvem permite o acesso móvel a equipamentos, dados, softwares e outras soluções por meio de dispositivos conectados à Internet. Isso favorece a mobilidade das equipes de trabalho, que podem se deslocar sem perder a capacidade de visualizar e editar as informações.

Além disso, os recursos em nuvem podem ser facilmente armazenados, recuperados ou processados e todas as atualizações são realizadas automaticamente, o que economiza tempo e esforço da equipe de TI na manutenção dos sistemas.

Aumenta a segurança

Embora nenhuma solução de armazenamento seja totalmente segura, os provedores em nuvem são mais confiáveis porque restringem a acessibilidade dos usuários por meio de ferramentas de controle de acesso, autenticação de dois fatores e criptografia, permitem a detecção de tentativas de intrusão e favorecem o monitoramento do uso das soluções, por exemplo.

Além disso, alguns modelos de contrato de serviços permitem que sejam criadas cópias de segurança dos dados armazenados, que são distribuídas para servidores geograficamente diferentes, para garantir mais segurança em casos de desastres relacionados a agentes físicos.

A nuvem híbrida também concede flexibilidade às empresas, que podem armazenar dados confidenciais em ambientes privados e dados públicos em nuvens públicas.

Garante escalabilidade

A escalabilidade é uma das principais vantagens do Cloud Computing. Empresas diferentes também têm necessidades distintas quanto ao uso de recursos de TI. As soluções em nuvem se encaixam de forma eficiente — e rápida, a esses vários perfis de empresas e suas demandas específicas.

A escalabilidade também minimiza os custos e os riscos associados aos problemas operacionais, como os de manutenção. Com uma infraestrutura de alto desempenho à disposição e sem um investimento legado efetivo, a empresa pode crescer de forma sustentável no mercado e ser mais competitiva.

Quais soluções são baseadas em Cloud Computing?

Empresas públicas e privadas de pequeno, médio e grande porte utilizam recursos em nuvem a fim de reduzir os custos com a aquisição de tecnologia e aumentar a produtividade com a alta disponibilidade de informações, conforme falamos anteriormente.

As soluções em nuvem mais usadas são os webmails, que não precisam de instalação de um software para funcionar em qualquer dispositivo. Aplicações que armazenam automaticamente os recursos visuais de smartphones, como o Google Fotos, ou as plataformas de streaming, como o Spotify, integram as soluções que utilizam a nuvem para embasar seus serviços.

O Dropbox é um exemplo de provedor de armazenamento de informações em Cloud Computing, já o Gmail é uma nuvem pública, que se baseia na tecnologia para armazenar arquivos, gerenciar aplicativos e prover serviços aos usuários por meio da Internet.

A nuvem pública diferencia-se da nuvem privada porque todo o conteúdo e acesso são protegidos por um firewall corporativo. Um exemplo de nuvem privada é o Microsoft Exchange, que pode ser acessada somente por meio da contratação do serviço e acessada a partir de uma conexão VPN segura.

As soluções em nuvem permitem que softwares funcionem de forma remota em vários dispositivos simultaneamente, para que mais de um usuário utilize os recursos ou faça edições em tempo real.

A tecnologia também favorece os serviços gerenciados que melhoram a experiência dos usuários e os resultados obtidos em plataformas de hospedagem WordPress, como o Rock Stage.

Outras soluções corporativas, como o VoIP (Voz sobre protocolo IP) também favorecem a digitalização das empresas. Por meio de ferramentas como softwares específicos, headphones e um computador, por exemplo, é possível reduzir consideravelmente os custos com telefonia móvel em um ambiente organizacional.

Agora que você sabe o que é Cloud Computing, descubra como o armazenamento em cache pode economizar recursos computacionais exigidos de um servidor em nuvem durante o processo de entrega de conteúdos. 

Guia 10 ferramentas para inovar no RH