O Pontoweb para PME é uma das melhores tecnologias para negócios. Com ele é possível ter uma gestão de ponto completa, desde o momento das marcações até a avaliação dos dados registrados. É algo benéfico para o RH e para os trabalhadores, que passam a contar com um sistema de ponto confiável. Aproveite para conferir este conteúdo também em áudio, basta clicar no player abaixo!

A legislação trabalhista determina que empresas com mais de 20 colaboradores precisam fazer registros de ponto. De fato, não é determinado qual modelo seguir, podem até mesmo ser feitas anotações no velho livro ponto, mas não é a indicação. Entretanto, para ter segurança e agilidade, o caminho certo é a escolha pelo ponto eletrônico.

O Pontoweb é um software completo para contribuir com o desenvolvimento do seu negócio. Pequenas e médias empresas podem usar a mesma tecnologia que é empregada na rede de academias Smart Fit, por exemplo. Mais do que isso, o sistema pode ser configurado conforme as necessidades do seu empreendimento. Confira!

O que a legislação trabalhista diz sobre empresas PME e o Pontoweb

É ideal usar Pontoweb para PME?

PME é uma sigla usada para falar sobre pequenas e médias empresas. A receita não é comparável às gigantes mundiais ou mesmo nacionais, mas isso não diminui a importância de uma boa gestão. Aliás, se tudo for bem controlado e nada passar batido, as chances de crescimento são muito maiores.

Aparecem nesta classificação empresas que possuem menos de 100 colaboradores. Em relação ao total de empregados, o IBGE indica que elas são responsáveis por praticamente metade dos trabalhadores com carteira assinada no país.

Administrar uma pequena ou média empresa não é tarefa fácil. É essencial que os gestores possuam bons parceiros, capazes de entregar ferramentas e materiais que tornem o funcionamento do empreendimento possível. Capacitar os profissionais continuamente e manter baixas as taxas de turnover são outros desafios.

A gestão de pessoas também pode ser um desafio, ainda mais quando os administradores apostam em planilhas e anotações em papéis. Isso pode trazer prejuízos a longo prazo, resultando até mesmo em passivos trabalhistas. Então, contar com um sistema de ponto eletrônico é a melhor opção para evitar problemas com os colaboradores e processos trabalhistas para o negócio. 

O que é Pontoweb?

O Pontoweb é um sistema para a gestão de ponto, desenvolvido pela Ahgora. É perfeito para o controle de jornada através das marcações dos horários de chegadas e saídas, além das horas extras feitas pelos colaboradores. Mais do que isso, entrega um tratamento completo para as informações, fornecendo gráficos e relatórios precisos para o RH e a empresa como um todo.

O software respeita o que é determinado pela Portaria 671, que trata sobre o registro de ponto nas empresas, usando sistemas eletrônicos convencionais, alternativos e por programa. Sendo assim, garante segurança jurídica em relação à legislação trabalhista para as empresas que o adotam, já que todas as informações são armazenadas de maneira segura.

O Pontoweb conta com tecnologias inovadoras: armazenamento de dados em nuvem, internet das coisas (IoT) e machine learning. Elas trabalham em conjunto para garantir o melhor produto do mercado. O sistema é completo e pode ajudar o seu negócio a crescer, tornando a gestão mais ágil e assertiva.

Esse software conta com aplicativos e módulos que tornam o seu uso excelente. É configurado de acordo com as necessidades do seu empreendimento, tornando a experiência de uso ainda mais interessante.

Simples, intuitivo e seguro. O Pontoweb é ideal para a sua PME!

7 vantagens do Pontoweb para PME

O crescimento de uma empresa depende muito do cuidado e controle que os gestores possuem. Aqueles que cuidam de uma empresa grande, com o mesmo zelo que tinham quando ela era pequena, tendem a ter mais sucesso. A tecnologia é algo que faz parte deste processo de desenvolvimento.

A seguir você confere 7 vantagens do Pontoweb em negócios PME, uma ferramenta que ajuda a tornar mais ágil a gestão de pessoas. Por meio dele, é possível tomar decisões com base em dados sólidos e verdadeiros. Além disso, ajuda a economizar tempo em tarefas burocráticas e evita retrabalho. Confira:

1.     Deixe as planilhas para trás

Um dos passos mais importantes para o crescimento de uma empresa é deixar para trás as atividades manuais. O Pontoweb é capaz de garantir a economia de até 60% do tempo na tratativa de ponto em negócios PME. Então, isso é excelente para melhorar a relação com os colaboradores.

O nosso sistema foi desenvolvido para trazer cálculos automáticos, com notificações de alerta e tecnologia IoT, fazendo com que o trabalho manual e as anotações em planilhas passem a ser algo do passado. Assim, o seu conhecimento poderá ser usado de uma forma mais estratégica e você poderá colocar o foco no capital humano.

2.     Dedique-se ao que gera retorno

O software da Ahgora combina o registro de atividades e de ponto, entregando na palma da sua mão análises precisas e realistas em relação ao custo por projeto ou equipe. Dessa forma, é possível reduzir em até 30% os gastos com horas extras, que constituem um dos maiores prejuízos para as empresas.

O sistema permite também fazer a gestão dos custos da força de trabalho, qualificando as atividades entre positivas e negativas. Por meio do Pontoweb é possível avaliar o ROI dos projetos em desenvolvimento, contribuindo para a tomada de decisões. Isso é algo que faz muita diferença ao fechar as contas no fim do mês.

Seguindo o que é indicado pelos dados registrados no software de ponto, é possível excluir aquilo que está dando errado. Assim como é possível apostar em atividades que já estejam trazendo um resultado interessante ao negócio. Ou seja, a gestão sai fortalecida dessa equação.

3.     Tome decisões embasadas

Um grande problema em qualquer negócio é tomar decisões com base em achismo. O conhecimento empírico é muito importante e não perderá espaço com o avanço das máquinas. Acontece que é preciso dosar na maneira correta, para evitar escolhas que possam comprometer o negócio.

Por outro lado, o Pontoweb em negócios PME contribui para a tomada de decisões mais estratégicas. Com ele, é possível ter dados em mãos, que facilitam as escolhas. Trabalhar com base em dados concretos é o indicado, porque depender apenas de conclusões sem embasamento nenhum pode sair bem caro.

Por meio destes indicadores é possível determinar quando é possível permitir horas extras para dar um upgrade na produção ou quando é recomendado pisar no freio. Em alguns casos, reforçar o time com mais profissionais pode ser necessário, ainda mais nas épocas em que o negócio vive o auge, como finais de ano para o comércio, por exemplo.

O Pontoweb é a melhor escolha para o seu pequeno negócio! Preencha o formulário a seguir e fale com nossos consultores para lhe ajudar nessa transformação!

4.     Dados na palma da mão

Pequenas e médias empresas podem contar com equipes externas ou possuir variados modelos de contratação. Com o Pontoweb é possível superar vários desafios. A nossa tecnologia é fácil de usar, acessível e segura, com protocolos que impedem invasões de pessoas não autorizadas.

O Multi, por exemplo, é o nosso software para batidas de ponto via reconhecimento facial. Com ele, o smartphone se transforma em um verdadeiro relógio de ponto, sendo excelente para equipes externas e colaboradores que atuam em home office. As marcações ficam registradas em nuvem e podem ser conferidas por gestores e RH nas sedes das empresas ou onde quer que estejam, basta ter acesso à internet.

Os dados são entregues na palma da mão dos credenciados, com gráficos que podem ser analisados em tempo real. Isso é excelente para evitar que os custos saiam do controle e prejudiquem o futuro do seu negócio. Desse modo, a avaliação preditiva pode ser realizada.

5.     Personalização conforme suas necessidades com o Pontoweb para PME

O Pontoweb é um software personalizável, que permite ajustes de acordo com as necessidades do seu negócio. O Analytics, por exemplo, é uma das ferramentas que pode passar por essa personalização, garantindo acesso a indicadores avançados que vão além da gestão de horários.

Desse modo, os gestores podem identificar quais são suas maiores necessidades e contratar o sistema de acordo com o que realmente precisam. Seja para a gestão de férias, horas extras ou desenvolvimento de banco de horas, o software pode ajudar.

O sistema conta com aplicativos adicionais, que podem deixar o seu plano ainda mais interessante. O Timesheet é um deles, ideal para medir a produtividade dos times e funcionários, identificando em quais projetos estão trabalhando e o tempo investido em cada tarefa. É perfeito para entender quais clientes estão dando prejuízo. 

Nós podemos lhe ajudar a entender quais beneficiam seu negócio.

6.     Mais segurança para o seu negócio com o Pontoweb para PME

O nosso sistema garante segurança legal ao seu negócio. Afinal, a plataforma foi desenvolvida conforme as orientações da Portaria 671, que determinam as regras para o uso do ponto em empresas. Mais do que isso, todos os dados relevantes para o funcionamento do seu negócio estão em um único lugar.

A segurança pode ser observada nas pequenas e médias empresas por meio do credenciamento de usuários. Determinadas informações podem ser consultadas apenas por gestores e RH. Dessa forma, garante a confidencialidade dos dados, algo que é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento.

A segurança é percebida também no armazenamento de dados em nuvem, uma moderna tecnologia usada em vários segmentos. Assim, não é necessário instalar programas nos computadores da sua empresa. O software roda diretamente dos servidores da Ahgora, dificultando o vazamento de dados.

7.     Evite problemas com a justiça do trabalho

Com o Pontoweb é possível fazer a gestão das jornadas de trabalho dos colaboradores de uma maneira completa! Muitas vezes é difícil definir as escalas, porque os trabalhadores precisam ficar de folga em determinados dias e chegar a uma solução pode demorar. Mas, com o nosso software essa condição é superada.

A maior parte dos processos trabalhistas acontece por pagamentos errados em relação às horas extras. Ou então no caso de colaboradores que não tiveram seus direitos respeitados em relação à jornada de trabalho. Evitá-los é o melhor caminho para evitar despesas, e a tecnologia ajuda nesta parte.

Conheça o Pontoweb para PME!

Tenha o Pontoweb para PME no seu negócio!

O Pontoweb contribui com a gestão de negócios PME, sendo recomendado para empresas de diferentes segmentos. Não importa quantos funcionários atuem no seu empreendimento, fazer a gestão de jornada é importante. A partir disso, é possível evitar custos invisíveis.

Colaboradores podem fazer horas extras excessivas, gerando gastos inesperados para o cofre do seu negócio. Os gestores e RH acabam só percebendo quando estão fazendo o fechamento da folha de pagamento. E muitas vezes nem sabem de onde vieram estes valores, sendo que algumas destas horas podem ser desnecessárias. Por isso, o Pontoweb é a escolha certa para você fazer este acompanhamento em tempo real, evitando surpresas no fim do mês. 

Não importa se você tem uma pequena ou média empresa, investir em tecnologia desde cedo é um dos caminhos para o desenvolvimento. Sendo assim, o Pontoweb é um dos melhores aliados para negócios PME!

Saiba mais sobre o nosso software e transforme o seu RH.