O recrutamento e seleção é um processo extremamente importante para uma companhia. Atrair e reter talentos vai além do que apenas encontrar o profissional que melhor preenche as características da vaga. Esse trabalho de busca compreende também detectar se o profissional tem afinidade com os valores e cultura da empresa. É uma etapa importante para qualquer empresa que deseja construir uma equipe de alta performance.

Investir em processos automatizados é fundamental para minimizar os erros que podem ocorrer durante o recrutamento e seleção. Uma boa contratação reflete não só na aderência à equipe, engajamento e produtividade, como também na redução de custos, riscos legais e principalmente nos índices de turnover.

Por outro lado, uma escolha profissional inadequada pode acarretar problemas que vão desde gastos com treinamentos desnecessários a custos trabalhistas elevados. Vale destacar que os softwares servem como um auxílio importante, mas não substituem a análise humana. Assim, a máquina fornece as informações necessárias, que serão posteriormente interpretadas por uma equipe bem treinada e focada em resultados.

Enfim, recrutamento e seleção de pessoas é um tema importante e que precisa ser considerado para uma gestão estratégica. Desse modo, é fundamental entender todos os pontos que envolvem a busca por novos integrantes para a equipe. E é isso que você vai descobrir a partir de agora!

Plano de recrutamento e seleção de pessoas

Quais as responsabilidades da área de recrutamento e seleção de pessoas

A área de recrutamento e seleção de pessoas é uma parte essencial do departamento de Recursos Humanos (RH). Assim, é responsável por atrair, selecionar e contratar novos talentos. Parece uma tarefa fácil, mas esse é um trabalho que envolve uma série de mecanismos e exigências, como:

  •       Analisar se o perfil do candidato encaixa nos propósitos da empresa;
  •       Preparar a entrevista e indicar quem serão os envolvidos;
  •       Elaborar a job description;
  •       Pensar na proposta de valor;
  •       Entre outras atividades.

Importante: realizar um recrutamento e seleção rápido não significa realizar bem. O processo deve ser planejado e alinhado com a cultura organizacional e propósito da companhia. Aliás, é muito mais interessante ter cautela neste momento e fazer contratações que vão agregar aos anseios do negócio.

A escolha correta vai impactar tanto nas metas do setor de atuação do novo contratado, como nos resultados da organização como um todo. Afinal, profissionais motivados são mais produtivos e garantem retornos acima do esperado. Além disso, é necessário que o setor de RH encontre pessoas que tenham o perfil buscado pela empresa.

Recrutamento e seleção de pessoas: 3 perfis que fazem parte

O processo de recrutamento e seleção de pessoas é algo que precisa ser bem trabalhado nas empresas. Dessa forma, existem três perfis de colaboradores envolvidos durante esse procedimento:

O recrutador

É o responsável por avaliar se as características do candidato estão de acordo com a cultura da empresa. É ele quem vai analisar o perfil do profissional e indicar se ele está alinhado com o propósito da companhia. Assim, trabalha em parceria com o gestor da vaga, que reporta quais habilidades técnicas são necessárias.

O business partner

Tem a responsabilidade de aproximar o RH da estratégia da empresa. Esse profissional domina as técnicas de recursos humanos e é um especialista em negócios. Aliás, em empresas grandes, é comum ter um business partner para cada área.

O RH externo

Pode ser uma empresa ou um headhunter. A tarefa deste profissional é identificar no mercado os candidatos ideais para as funções que foram definidas pela empresa. Além disso, os headhunters costumam ser acionados para cargos de nível executivo, mais desafiadores de contratar. Por isso, um profissional especialista em recrutamento e seleção pode ser uma boa alternativa para alavancar seus processos.

A tecnologia e o RH estratégico

Se as pessoas são fundamentais em um processo de recrutamento e seleção, a tecnologia é uma aliada importante. Você já deve ter percebido que o futuro do RH é parte do presente. Felizmente o setor tem vivido uma profunda mudança de mindset, influenciada, sobretudo, pelas novas relações de trabalho.

Nesse percurso, o RH deixa de ser visto como uma função operacional e passa a ser uma área estratégica. Essa transformação é reforçada pelo uso de ferramentas direcionadas para o aperfeiçoamento da gestão. Por exemplo, um software adequado entrega análises profundas e unificadas, que fornecem informações relevantes para a tomada de decisão assertiva.

Os bancos de talentos são muito úteis para o processo de contratação, afinal, contam com diversos perfis disponíveis. Desse modo, os responsáveis pelo recrutamento podem buscar aqueles que possuem as habilidades buscadas pela empresa. Além disso, o RH estratégico consegue acompanhar a evolução dos processos com mais agilidade.

A Ahgora é uma empresa que desenvolve ferramentas digitais para facilitar o trabalho do setor de Recursos Humanos, como o Pontoweb. Desse modo, com menos tempo gasto em atividades burocráticas, os gestores conseguem pensar em formas de tornar a empresa mais competitiva. Enfim, isso inclui a contratação de profissionais para o time.

Recrutamento e seleção de pessoas: veja como acertar na escolha

Assim como as ferramentas de contratação evoluíram, as tendências de recrutamento e seleção de pessoas também passaram por transformações. Hoje, o perfil comportamental do candidato pesa mais na hora de escolher o futuro colaborador do que propriamente suas experiências profissionais.

Esse é mais um dos desafios dos profissionais de RH. O objetivo é encontrar candidatos com capacitação para performar melhor, e alinhados à cultura organizacional e propósito da empresa. Além disso, é interessante que os escolhidos tenham a mente aberta e boa capacidade de aprendizado.

O processo atual é bem diferente do modelo tradicional, no qual o mais importante era achar os melhores currículos e não alguém que se encaixasse nos valores e objetivos da empresa. Há algumas práticas que ajudam nesse caminho de transformação. Agora confira cada uma delas, para facilitar a tarefa:

Planeje a job description

A descrição do cargo é parte fundamental do processo de recrutamento e seleção de pessoas. Então, esclareça quem é o responsável pela vaga e ajude o candidato a entender as responsabilidades da sua função. Itens obrigatórios em uma job description:

  • Informações gerais: cargo, faixa de remuneração e probabilidade de horas extras ou trabalho de fim de semana.
  • Objetivo resumido do trabalho: responsabilidades gerais e principais tarefas, as relações com os clientes, os colegas de trabalho e os resultados esperados.
  • Qualificações: formação, experiência, treinamento e habilidades técnicas necessárias.
  • Perfil: detalhe os skills relevantes para a vaga, quais conhecimentos técnicos o cargo exige e as características pessoais mais adequadas (exemplo: alguém mais planejador, mais executor, mais comunicativo).

Fazendo isso certamente o número de interessados irá diminuir, o que não é algo ruim. Afinal, serve como o primeiro filtro, para que as pessoas dispostas a trabalhar na empresa realmente possuam o perfil buscado.

Prepare-se para a entrevista

Não é só o futuro colaborador que precisa se preparar para uma entrevista. O recrutador também tem um papel fundamental nessa dinâmica. De fato, é importante analisar o local onde o bate-papo será realizado. É confortável? Está livre de distrações e interrupções?

Outro passo importante é identificar quem participará do processo. Além disso, tenha cuidado para que o candidato não se sinta bombardeado com várias perguntas de uma só vez. Por fim, tomar notas durante a entrevista também é crucial para lembrar pontos que foram destacados pelo entrevistado.

Trabalhe sua proposta de valor

A EVP (Employee Value Proposition) é o começo de tudo. É a proposta de valor que vai definir que tipo de profissional a empresa está buscando. Ela indica a identidade da empresa, qual sua missão e como os funcionários serão remunerados pelos seus esforços. Assim, uma EVP robusta inclui o seguinte pacote:

  • Salário;
  • Benefícios;
  • Plano de progressão na carreira;
  • Treinamentos oferecidos.

Como vimos, um bom processo de recrutamento e seleção de pessoas é o primeiro passo para que a empresa tenha excelência na gestão de pessoas. A escolha correta do futuro colaborador ajuda a construir equipes mais eficientes e felizes, além de refletir diretamente na performance de toda a companhia. Qual a estratégia da sua empresa para contratar novos colaboradores?