Ok, a sua empresa fez um TAC de registro de jornada de trabalho, também conhecido como Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC). Você está correndo risco de pagar uma multa pesadíssima, caso não consiga cumprir o prazo. Não entre em pânico! Respire fundo – um bom parceiro faz toda a diferença.

Antes de mais nada: o que é Termo de Ajuste de Conduta (TAC)?

O TAC de registro de jornada de trabalho é um documento que as empresas assinam reconhecendo que agiram de forma errada ou ilegal no que tange ao assunto de controle de ponto. Através dessa formalização a empresa se compromete a resolver os problemas que está causando, ou então a compensar os envolvidos pelos danos e prejuízos.

Por que cumprir o prazo do TAC de registro de jornada de trabalho é fundamental?

É bom relembrar: o não cumprimento do termo de ajustamento de conduta gera multas. Pesadas, crescentes e recorrentes. Mas também prejudicar a imagem da empresa e abre precedentes sólidos para um (ou mais!) processos trabalhistas.

Como a gestão de ponto em tempo real adequa a empresa ao TAC?

Atender o TAC de registro de jornada de trabalho do fiscal do MPT significa que a empresa está em conformidade com a lei trabalhista. Inclusive, confira no nosso blog mais sobre o que é e como você deve fazer para regularizar a empresa.

Regularizar o registro de ponto perante o Ministério Público do Trabalho (MPT) protege a empresa de outras maneiras:

  • Um processo organizado de gestão de ponto reduz o tempo gasto pelo RH com tratativa de ponto, diminuindo o custo operacional;
  • O acompanhamento preciso das horas trabalhadas corta os custos com folha de pagamento, evitando horas extras indevidas;
  • O registro de ponto online é prova jurídica, mas também aproxima colaborador e empresa por aumentar a transparência. O banco de horas pode ser acompanhado em tempo real.

Porque escolher a Ahgora para ajudar com o seu TAC de registro de jornada de trabalho

O termo de ajustamento de conduta de registro de jornada de trabalho tem prazo curto para cumprimento. Você precisa de um fornecedor que entende a sua urgência e seja referência nisso. O RH precisa cumprir com alguns requisitos no que diz respeito à adequação à lei. Por isso, na hora de escolher o seu fornecedor, é fundamental avaliar quais critérios estão sendo atendidos.

A plataforma da Ahgora é completa e atende a tudo que é necessário, confira a seguir com mais detalhes.

Registro de ponto

A Ahgora é especialista em gestão e controle de ponto de colaboradores. Faz muito mais do que atender a Portaria 671 do MTE com equipamentos de relógio ponto homologados (REP-C), sistemas alternativos de ponto (REP-A) e ponto por programa (REP-P).

Você pode dispor de recursos como:

  • Relógio ponto homologado, com leitor biométrico 3D antifraude e cartão Mifare;
  • Aplicativo mobile para registro de presença por reconhecimento facial;
  • Batida online e offline, com sincronização 3G e Wi-Fi e registro geolocalizado (GPS, Cell ID e Network ID);
  • Monitoramento remoto do status de equipamentos;
  • Servidores seguros, potentes e sempre disponíveis.

Gestão de ponto

Com a Ahgora, o Recursos Humanos e o Departamento Pessoal respiram tranquilos. Fica fácil cumprir o prazo do TAC de registro de jornada de trabalho e fazer melhor registro de ponto do seu time.

  • Alertas e lembretes para registro de ponto
  • Status de atrasos e a assiduidade do time
  • Aprovação digital de solicitações de ajuste
  • Espelho de ponto em tempo real e holerite

Módulos avançados para o TAC de registro de jornada de trabalho

Se você quer fazer mais do que apenas cumprir o TAC de registro de jornada de trabalho, vale a pena perguntar sobre:

O TAC de registro de jornada de trabalho é um artifício legal que possibilita a adequação das empresas aos processos de forma correta. Negócios com acima de 20 colaboradores são obrigados por lei a registrar a jornada de trabalho de todos eles e de garantir a comprovação desse registro. Por acreditarem que não é necessário, muitas empresas deixam de investir em soluções qualificadas e preferem correr o risco de cair na fiscalização.

O Pontoweb é uma plataforma completa para gestão de ponto eletrônico e de jornadas de trabalho, totalmente desenvolvida para se adequar a todas as legislações trabalhistas vigentes. A ferramenta conta com funcionalidades como gestão de férias, organização de escalas de trabalho, definição de jornadas, controle de acesso, banco de horas além, é claro, do registro em tempo real das batidas de ponto.