Cultura organizacional que não valoriza a área, dificuldade de engajar as lideranças e falta de tempo estão entre os principais desafios do RH. Investir em tecnologia é uma das melhores formas de superá-los.

A área de Recursos Humanos atua conectando a empresa com os colaboradores. Assim, é preciso estar por perto dos profissionais, conhecendo o pensamento deles e o que precisam que seja ajustado. Mas, com tantas tarefas do cotidiano, nem sempre isso é possível.

Aliás, nos últimos anos o RH passou a ter um papel mais amplo nas empresas. Agora deve também pensar de maneira estratégica, avaliando o cenário em que o negócio está inserido. Sendo assim, você precisa conhecer formas de superar estes desafios e continuar evoluindo o setor. Continue a leitura e saiba mais sobre como fazer isso!

Quais são os principais desafios do RH?

Nem sempre o RH é visto pelos gestores como deveria. A área deve atuar de forma estratégica, mas pela falta de tempo ou conhecimento, acaba fazendo menos do que poderia. Sendo assim, confira agora quais os principais desafios do RH e como utilizar a tecnologia pode ajudar a superá-los:

1.     Cultura organizacional que não valoriza a área

O primeiro dentre os desafios do RH que vamos apresentar hoje tem relação com o fato de que nem sempre os colaboradores da empresa valorizam a área. Entretanto, esse problema pode ser causado pela própria área, que tem pouco tempo para dar a devida atenção aos profissionais da empresa. Então, cada um deve fazer a sua parte para começar a mudar o cenário.

Os colaboradores devem enxergar no RH um parceiro, que ajudará a resolver problemas e melhorar seu desempenho. Certamente existem profissionais em sua empresa que nunca tiveram contato com a área de Recursos Humanos ou que não sabem para que realmente serve, não é mesmo?

É preciso buscar formas de quebrar essas barreiras e melhorar a comunicação. No entanto, isso leva tempo, e é importante ter em mente que a valorização não vai começar a existir de um dia para o outro.

As pessoas gostam de ser respondidas rapidamente e isso vale para cada profissional que faz parte da empresa. Assim, procure agilizar ao máximo os processos, não deixe ninguém esperando quando procura uma informação. Afinal, também é sua responsabilidade melhorar os procedimentos para fomentar uma relação saudável e transparente.

2.     Dificuldade de engajar a liderança

Nem sempre a área de Recursos Humanos é vista como um setor estratégico também por líderes e diretores. Então, muitas vezes o RH tem a solução para um problema, mas não tem apoio dos gestores para colocar em prática. E isso impede que a empresa se desenvolva.

Um exemplo é o caso da realização de treinamentos. Eles servem para capacitar os colaboradores, fazendo com que desenvolvam novas habilidades e sejam capazes de executar outras funções. Mas, para isso é preciso de investimento e, mesmo com a recomendação do RH, os gestores podem não concordar.

A cultura organizacional de algumas empresas ainda é arcaica, em que o RH precisa apenas lidar com contratações e desligamentos. Contudo, isso ficou no passado e hoje os profissionais devem pensar na empresa como um todo, afinal, são as pessoas que irão fazer com que ela cresça e alcance seus objetivos. 

Sendo assim, no caso dos treinamentos, essa falta de apoio pode ser superada mostrando relatórios que indiquem a importância deles. Desse modo, os gestores terão muito mais confiança no momento de liberar orçamento.

Com a automatização das tarefas possibilitada pelo uso de tecnologias inovadoras, passa a sobrar muito mais tempo para que estes profissionais pensem em outras questões do negócio. Enfim, é preciso mudar esse pensamento dos gestores, trazendo o departamento para o futuro, com o RH 4.0.

Resultados da Pesquisa HR Innovation

3.     Falta de tempo

Esse é com certeza um dos maiores desafios do RH. A rotina dos profissionais dessa área é bastante corrida, pois precisam lidar com férias dos colaboradores, justificativas de faltas, avaliar o gasto com horas extras, etc. De fato, pode sobrar pouco tempo para ir além e pensar de forma estratégica.

Conforme a pesquisa HR Innovation, da Ahgora, cerca de 70% das empresas usam softwares para o fechamento da folha de pagamento. Entretanto, menos de 30% delas trabalham com ferramentas digitais capazes de lidar com absenteísmo e assiduidade. São questões importantes e resolvidas a mão.

Como superar a falta de tempo? Uma das ideias é descentralizar as atividades do RH, fazendo com que líderes passem a ter um papel importante na operação do negócio. Então, isso estimula o contato deles com os trabalhadores, diminuindo a participação do RH.

O Leader, da Ahgora, é uma ferramenta que serve justamente para isso, dando mais liberdade para que esses gestores aprovem pedidos de férias e horas extras, por exemplo. Ou seja, a tecnologia deve ser inserida na gestão de pessoas, possibilitando o compartilhamento das responsabilidades.

Como a tecnologia ajuda a superar os desafios do RH?

Automatizar as tarefas do RH é uma das melhores formas de superar os desafios diários da área. Assim, atividades que antes eram feitas manualmente, tornam-se mais rápidas de serem realizadas. Desse modo, sobra mais tempo para que o Recursos Humanos pense no que realmente importa para o negócio: as pessoas.

A pesquisa HR Innovation mostrou que apenas 3,4% das empresas usam totalmente a tecnologia no RH. Além disso, em 8,3% dos negócios não há qualquer sistema automatizado nesta área. Isso mostra que ainda há um longo caminho a percorrer em relação à inteligência da área.

A Ahgora é uma das principais players deste mercado, desenvolvendo sistemas modernos para facilitar a gestão de pessoas. Nossas ferramentas contam com o que há de mais atual, como machine learning e IoT. A partir disso, as ferramentas conseguem “aprender” o que precisa ser feito e se interconectar, entregando resultados melhores a cada nova tarefa.

Nossos sistemas contam ainda com armazenamento de dados em nuvem. Isso quer dizer que não é necessário instalá-los nos computadores da sua empresa. O acesso é realizado por meio de uma plataforma, com login exclusivo que impede o acesso de pessoas sem autorização.

Enfim, ao realizar investimentos em tecnologia fica mais fácil superar os desafios do RH. Por isso, se você se identifica com os desafios que apresentamos acima, saiba que a tecnologia pode ajudar. Automatize a gestão de pessoas, fale com a Ahgora e saiba mais!