Especialista em tecnologias para gestão de pessoas, a Ahgora comemorou, em 2021, um passo marcante na história da empresa: a aquisição de 100% das empresas WebTraining e Velti, com um investimento de R$30 milhões por meio de recursos próprios. A aquisição faz parte de um movimento de consolidação em HCM (Human Capital Management) da HR Tech catarinense, que é líder no mercado nacional de Recursos Humanos no segmento de Gestão de Jornada e vencedora do prêmio Melhores Fornecedores para RH 2021 (Gestão RH). 

Com foco em expandir seu portfólio HCM atendendo os novos mercados estratégicos com treinamento, educação, benefícios e toda sua gama de serviços e produtos adequados a jornada de trabalho e relações trabalhistas, a empresa conquistou quase 2 milhões de vidas geridas por suas tecnologias em 2021.

Neste novo momento, a Ahgora dedica-se ao desenvolvimento de um ecossistema com cultura de startups que se unem oferecendo um portfólio e complementando as necessidades de mercado. Dentro deste ecossistema, já está a Ahfin, fintech com foco em saúde financeira para colaboradores, sempre com a estratégia voltada para a Gestão de Pessoas.

Além de ter iniciado a Ahfin em meio à pandemia, em 2020 a empresa também conquistou selos como a certificação ISO 27001 em um movimento respeitoso a LGPD e cuidado da segurança dos dados. Também participou do ScaleUp Endeavor visando sua escalabilidade, crescendo e superando as expectativas desafiadoras que o ano gerou. Em 2021, seguiu em expansão: conquistou o selo GPTW e firmou sua parceria com a alemã SAP, líder global em soluções para negócios. 

“O mercado brasileiro carece de educação do colaborador, e acreditamos que as empresas podem colaborar muito com a educação, seja por treinamentos para saúde financeira – caso da Ahfin –  ou corporativos. Toda educação é valiosa e sentimos a necessidade de trazê-la para o nosso ecossistema, aumentando sua eficiência operacional com a aquisição da WebTraining, que soma mais de 20 anos de experiência nesse segmento, e da Velti, cuja solução de ponto tem muito a agregar para as tecnologias da Ahgora. Almejamos terminar 2022 gerindo 3 milhões de vidas com nossos sistemas”, explica Lázaro Malta, CEO da Ahgora.

Com as aquisições, a Ahgora consolida-se como uma empresa HCM, transformando as funções administrativas tradicionais dos departamentos de recursos humanos em oportunidades para impulsionar o envolvimento, a produtividade e o valor do RH como setor estratégico. Unindo as marcas que a Ahgora já atende há mais de 10 anos, como LG, Samsung e as mais de 4 mil empresas de sua base, o M&A traz empresas como Ambev, Itaú, Suzano e Pernambucanas.

“Encontramos sinergia em nossos negócios e em nossos valores: ética, transparência, comprometimento com resultado, flexibilidade e inovação. Nos unimos para alavancar resultados e compliance na gestão de pessoas. A WebTraining tem um DNA com fator humano, assim como Ahgora. Nós continuaremos à frente da operação visando a manutenção dos 20 anos de história, mas neste momento como parte do ecossistema HCM da Ahgora”, pontua Alexandre De Munno Francisco, CEO da WebTraining.

De concorrentes a parceiras, Ahgora e Velti agora se unem para oferecer ao mercado o melhor da tecnologia para gestão de ponto. Com grande identificação com o clima organizacional da catarinense, o CEO da Velti, Allan Macedo, alega que a soma das empresas fará com que o nível das soluções se eleve, impactando o mercado do qual fazem parte. “Nossos modelos de negócio são similares e, juntos, teremos um crescimento ainda maior. É um novo começo, agora mais fortes, com mais conhecimento agregado e mais potencial”, orgulha-se.  

A ampliação do alcance da empresa fortalecerá também as iniciativas de saúde financeira da Ahfin, principalmente com o crescimento na base de clientes que a aquisição proporcionará. O binômio HR Tech e HR Fintech fortalece o ecossistema para que a inovação chegue ao máximo de brasileiros trabalhadores que merecem prosperar, bem como às organizações em que eles atuam.

“A Ahfin passará a atuar para empresas com mais de 100 mil colaboradores. Para que isso fosse possível, foi fundamental garantirmos a qualidade dos módulos de educação financeira e de nossos produtos. Crescemos mais de 40% na nossa base de clientes enterprise em 2021 e, até o final do ano, pretendemos alcançar a marca de 16 mil CNPJs parceiros da Ahgora”, afirma Gustavo Godoy, CFO da Ahgora e Diretor da Ahfin.

Para Maurício Lima, CEO da Invest Tech, uma das investidoras da Ahgora, a aquisição comprova o conceito de que companhias que geram valor consistentemente conseguem manter o desempenho e o crescimento, independente das oscilações da economia. “Empresas como a Ahgora continuam gerando valor e resultados para os acionistas, demonstrando o acerto de nossa estratégia de investimentos, que deve ser reforçada a partir do IPO que realizaremos em breve”, comenta.

Em constante expansão, há expectativa para internacionalização do ecossistema Ahgora mirando em cinco países da América Latina: México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru.

Sobre a Ahgora
Somos uma HR Tech que desenvolve tecnologias inovadoras para recursos humanos, com o objetivo de empoderar profissionais da área com tempo, ferramentas e dados em tempo real para torná-los mais estratégicos. Facilitamos rotinas, reduzimos custos e simplificamos a gestão do capital humano através de um ecossistema de aplicações que promovem transparência nas relações de trabalho. Em 2021, adquirimos as empresas WebTraining e Velti em um movimento de consolidação em HCM (Human Capital Management). Com as aquisições, formamos um ecossistema de startups focadas em gestão de pessoas, que já contava com a Ahfin – fintech destinada à saúde financeira de colaboradores. Por meio de nossas tecnologias, geramos uma base de quase 2 milhões de vidas.