O desenvolvimento de lideranças é uma dificuldade na sua organização? Embora seja muito comum recrutar colaboradores para as funções de gestão, a possibilidade de desenvolver profissionais que fazem parte do quadro funcional pode ser muito promissora.

Afinal, seus colaboradores conhecem a cultura da empresa, os valores e processos. O coaching nas corporações pode ser uma alternativa eficiente para desenvolver novas lideranças e até mesmo planejar a sucessão de gestores.

O que é coaching e como usar essa técnica?

Coaching é uma metodologia usada para o desenvolvimento de pessoas visando melhor performance ou a obtenção de metas. O termo coaching vem do inglês coach, que significa treinador ou técnico. Em 1850 essa expressão passou a ser associada aos professores universitários, porque conduziam os alunos para alcançarem determinado objetivo.

Passados cem anos, o termo coach virou um termo associado à gestão de pessoas. Foi quando começaram a surgir os primeiros processos e ferramentas voltados ao ambiente profissional. O coaching traz muitos benefícios para as empresas, uma vez que a metodologia está diretamente associada ao alcance de metas, melhoria na performance e até mesmo na tomada de decisão. Confira alguns dos benefícios de implantar o coaching nas empresas:

  • treinamento de lideranças;
  • desenvolvimento de competências;
  • tomada de decisões estratégicas;
  • otimização da performance profissional;
  • transição de carreira na empresa;
  • descoberta de novos talentos;
  • preparação para a aposentadoria.

Para implantar o coaching na empresa e usufruir das vantagens que citamos acima é necessário ter dois elementos: o orientador e o orientado, que também são chamados de coach e coachee. Confira as definições e características de cada um:  

Coach

O coach é o profissional que aplica a metodologia de coaching nas empresas ou individualmente. Para isso, recorre a uma série de métodos que têm o propósito de conduzir os mentorados aos resultados esperados. A capacitação em coaching não tem pré-requisitos, portanto os coaches podem ter formação em qualquer área.

A qualificação geralmente começa com os cursos de self coaching, onde o profissional aprende a aplicar os conceitos em sua própria vida e depois passa a compartilhar suas experiências com outras pessoas. Atualmente, existem vários cursos de formação em coaching e órgãos que regulam a profissão. Portanto, antes de levar um profissional para sua empresa confira a formação  e certificação do mesmo.

Coachee

A pessoa que recebe a orientação de um coach é chamada de coachee. É importante salientar que o coach não toma decisões ou trata eventuais problemas que necessitam de terapia. Portanto, é importante preparar o coachee para o processo de coaching.

Quando for implantar na sua empresa, esclareça que a metodologia visa conduzir o profissional a um novo patamar, proporcionar uma visão diferente sobre a rotina,  fomentar a liderança e o aumento da performance, etc. Também vale ressaltar que existe uma especialidade de coaching voltada exatamente para a formação e qualificação de líderes.

3 benefícios do coaching nas empresas

Segundo a revista Fast Company, especializada em tecnologia e informação, quando um profissional é inspirado por seu líder, pode ser até 125% mais produtivo. Esse é um exemplo que explica porque é tão importante desenvolver as lideranças nas organizações.

Além disso, por meio do coaching os líderes podem aprender a identificar o perfil dos colaboradores e a extrair o melhor de cada um, a fim de alcançar melhores resultados para a empresa. Afinal, com o coaching nas empresas é possível:

  • identificar perfis de comportamento;
  • mudar o estilo de liderança de acordo com a necessidade;
  • usar técnicas e ferramentas para solucionar problemas;
  • modificar comportamentos improdutivos;
  • influenciar pessoas positivamente;
  • conceder feedbacks que estimulam bons resultados.

Para simplificar a compreensão sobre o papel do coaching nas empresas vamos detalhar abaixo três benefícios da metodologia nas organizações:

1. Aumentar a produtividade

Uma das premissas do coaching é expandir a visão, com o propósito de vislumbrar novas perspectivas. Isso inclui um novo olhar para o capital humano, uma vez que as pessoas são o maior ativo das empresas. Quando a liderança sabe como valorizar e estimular os colaboradores, tendem a se tornar mais produtivos e satisfeitos.

2. Manter o foco nas metas e resultados

Outra premissa do coaching é estabelecer metas com o intuito que os envolvidos no processo possam evoluir. Um profissional que não tem metas para alcançar costuma ter mais dificuldade para ver o progresso.

Por outro lado, quando um colaborador é estimulado a superar os limites  costuma se sentir mais motivado, focado e engajado com as metas e resultados. O coaching nas empresas é uma das alternativas para que as lideranças  desenvolvam as equipes.

3. Reter talentos

Muitas empresas relatam a dificuldade em reter talentos, principalmente das gerações mais recentes. O coaching nas empresas pode ser uma alternativa eficaz para superar esse desafio. Isso porque o processo de coaching pode ser o caminho para ajudar os profissionais a encontrarem um propósito no que fazem. E, quando entendem o impacto da sua atividade, os colaboradores tendem a se engajar mais e permanecer por mais tempo nas organizações.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios do coaching, que tal implantar o processo na sua empresa para desenvolver as lideranças e consequentemente toda a equipe?