A montagem de escalas de trabalho de supermercados precisa ser bem pensada, para que em todos os horários exista um atendimento de qualidade aos clientes. Além disso, é preciso se preocupar também com as folgas dos profissionais, sem que a operação seja prejudicada. Isso pode ser feito com a ajuda de um software, abandonando as planilhas manuais.

O atendimento é feito o dia inteiro, aos finais de semana, feriados e, em alguns casos, até de madrugada. É preciso garantir que o cliente seja bem atendido em qualquer período e ter um quadro completo de colaboradores para evitar erros ou problemas durante as jornadas de trabalho. Por isso, as escalas de trabalho do supermercado devem ser bem estruturadas.

Nesse momento, o gestor responsável se depara com um grande desafio. Afinal, são profissionais, setores e horários que precisam ser combinados para que o atendimento seja garantido com eficiência e qualidade. Então, alguns cuidados são necessários para ter efetividade na tarefa e é isso que vamos mostrar nesse conteúdo. Confira!

Qual é a importância das escalas de trabalho de supermercados?

Supermercados são estabelecimentos que recebem clientes constantemente. Além disso, em alguns dias e horários esses locais costumam ser afetados pelos picos de atendimento. Nos fins de ano, por exemplo, as filas costumam ficar enormes, com clientes lotando o espaço.

O estabelecimento deve contar com um efetivo que esteja disponível para atender o seu público durante todo o período de funcionamento. Desse modo, ao criar escalas de trabalho de supermercados, é possível distribuir as jornadas dos colaboradores, formando um número suficiente de profissionais para atender em cada período.

Quem trabalha no RH, gestores ou quem já precisou criar uma escala de trabalho para a própria equipe sabe o quanto essa tarefa é difícil. Vários detalhes devem ser levados em consideração, com objetivo de evitar que falhas na operação aconteçam. Aliás, negócios que não seguem as regras podem sofrer multas por desrespeito à jornada de trabalho.

5 cuidados para criar escalas de trabalho de supermercados

Cada empresa tem suas próprias particularidades, que são influenciadas por segmento, modelo de negócio, áreas, profissionais, perfil de clientes e mais uma série de fatores. As escalas de trabalho de supermercados devem, além de tudo, considerar essas características, permitindo que todos os horários sejam preenchidos adequadamente.

Com os supermercados não é diferente. Pelo contrário, os cuidados devem ser ainda maiores. Em resumo, ao respeitar a legislação a empresa evita problemas com a Justiça do Trabalho e garante uma relação de harmonia com os colaboradores. Sendo assim, fique atento para:

1.     Leis trabalhistas

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) sofreu ajustes com a Reforma Trabalhista. Diversos pontos foram alterados e a empresa deve estar atenta para cumprir com o que determina a lei.

Em especial, atente-se para os Artigos 66, 67, 68 e 71, que regem sobre os descansos intrajornadas e interjornadas. Entenda o que representa cada um deles:

  • Interjornada: é o intervalo entre uma jornada de trabalho e outra. Assim, o colaborador deve ter no mínimo 11 horas consecutivas de descanso;
  • Intrajornada: se refere ao intervalo para repouso ou alimentação dentro de uma carga horária contínua que exceda 6 horas.

Ao montar escalas de trabalho de supermercados, tome cuidado com esses dois períodos. Além de seguir a legislação, eles permitem que os colaboradores recuperem suas energias, para que consigam manter a produtividade no período de serviço.

LEIA TAMBÉM: Tudo sobre a Legislação Trabalhista

2.     Funcionamento

Em uma planilha ou sistema específico, adicione todos os dias e horários de funcionamento do supermercado. Em seguida, inclua as jornadas de trabalho definidas pela empresa, como por exemplo: 6h às 14h, 14h às 22h, 10h às 20h, etc.

Dessa forma, você terá um espelho com os horários que precisam ser preenchidos na escala de trabalho do supermercado. Mas, fazer isso de forma manual não é a melhor ideia. O Escalasweb é uma ferramenta que ajuda com isso, basta preencher as informações e ele monta as escalas para você!

3.     Necessidades

Quais são as necessidades de atendimento de cada setor? Reúna as informações sobre os horários de pico de cada departamento e quantos colaboradores são necessários para suprir aquela demanda. Essa informação te ajudará a criar escalas de trabalho mais estratégicas.

Afinal, o RH precisa pensar em maneiras de tornar a operação mais eficiente. Desse modo, ao planejar as escalas de trabalho de supermercados, é preciso avaliar estrategicamente, evitando que algum setor fique sobrecarregado. Seja o caixa ou a reposição de produtos, tudo deve ser pensado.

4.     Folgas

O RH precisa ficar atento quanto às folgas dos colaboradores. Como estes estabelecimentos ficam abertos todos os dias, pode ser complicado programar os descansos, ainda mais nos fins de semana. Entretanto, a legislação trabalhista é clara quanto a isso, e é essencial respeitar o que diz a lei.

É importante lembrar que todos os funcionários precisam ter folga semanal a cada sete dias de trabalho. Além disso, o descanso semanal remunerado (DSR) nunca pode acontecer após o sétimo dia. Por isso, é importante que isso também seja programado, para evitar problemas.

O DSR deve acontecer preferencialmente aos domingos, mas no caso dos supermercados é mais complicado que isso seja realizado. Aliás, a própria CLT exige que sejam feitas escalas de trabalho neste dia da semana, veja o que diz o Artigo 386:

Havendo trabalho aos domingos, será organizada uma escala de revezamento quinzenal, que favoreça o repouso dominical“. Ou seja, a ideia é que os profissionais não trabalhem mais do que dois domingos seguidos.

Uma ideia é contratar mais de um folguista para substituir os colaboradores em seus dias de folga. Esse profissional funciona como um coringa, pode transitar entre as áreas e cobrir a folga de diferentes posições, porém, é importante não sobrecarregar ninguém. Mas, lembre-se que o folguista também tem direito ao descanso remunerado.

5.     Cumprimento da escala

Acompanhe as escalas de trabalho de supermercados de perto. Tenha certeza de que os colaboradores estão cumprindo suas jornadas e oriente-os a comunicar o superior direto sempre que alguma alteração for necessária. Assim, usar um sistema de ponto eletrônico é a melhor forma de gerir os horários.

Esse controle pode exigir bastante tempo do profissional de RH, por isso o ideal é contar com sistemas que automatizem essa tarefa. O Pontoweb é um software que envia notificações ao colaborador, informando sobre sua próxima batida de ponto para evitar que aconteçam falhas na interjornada e intrajornada, por exemplo.

Além disso, caso o profissional faça a marcação antes do fim de sua jornada, o RH é avisado. Esse é um sistema desenvolvido pela Ahgora, capaz de revolucionar a gestão de pessoas no seu estabelecimento. A ferramenta entrega dados que podem ser acessados em tempo real e de qualquer lugar, para saber quais profissionais estão trabalhando.

Escalasweb: ferramenta ideal para montar escalas de trabalho de supermercados

Escalasweb é um sistema da Ahgora, que pode ser contratado junto ao Pontoweb. O seu objetivo é facilitar a gestão de escalas online, de uma forma organizada e rápida. Assim que os profissionais são colocados em alguma escala, eles recebem uma notificação, enviada automaticamente pelo software.

O módulo permite identificar os trabalhadores que estão em serviço e aqueles afastados das atividades laborais. Assim, é possível identificar quais profissionais podem cobrir folgas dos colegas, por exemplo. Além disso, o sistema possibilita uma visão ampla sobre os custos operacionais, relacionados com a força do trabalho.

O sistema da Ahgora usa Machine Learning, fazendo com que a cada nova escala programada, ele fique mais inteligente e aprenda com os dados registrados anteriormente. Sendo assim, consegue apresentar escalas que respeitam a legislação trabalhista e facilitam a vida do RH.

Prestar atenção a esses detalhes pode reduzir problemas no atendimento e nos custos com a folha de pagamento. Invista em tecnologia e faça o seu negócio evoluir. Para contratar o nosso sistema e facilitar a montagem da escala de trabalho de supermercados, fale com a Ahgora!