Você sabe que o gerente de Recursos Humanos tem funções que vão muito além de administrar o recrutamento e seleção dos candidatos, correto? Atualmente, esse profissional está  cada vez mais versátil, líder, motivado, focado em uma gestão estratégica e alinhado com todos os setores da empresa. Confira este conteúdo também em áudio, basta clicar no player abaixo!

Por isso, o gerente de RH precisa ir mais além do que apenas demonstrar conhecimento e habilidade. Algo extremamente necessário hoje em dia, por exemplo, é estar atualizado com as ferramentas tecnológicas. Isso porque elas têm se tornado indispensáveis no planejamento estratégico que interliga todas as áreas da empresa.

Neste artigo, você saberá mais sobre a real missão do gerente de Recursos Humanos e as habilidades que não podem faltar nesse profissional. Acompanhe tudo por aqui agora e fique atualizado!

Boa leitura!

Qual a missão do gerente de Recursos Humanos?

Uma das principais responsabilidades do RH em geral é relacionar-se bem com os colaboradores, acompanhá-los e motivá-los em toda a sua experiência na organização. 

E esse desafio do gerente de Recursos Humanos passa por várias fases dos times: desde a entrada, passando por toda a jornada, até o desligamento do colaborador da empresa.

Então, uma das primeiras obrigações do gerente de RH é estudar os perfis dos candidatos no momento de atração para a empresa. Esse tipo de ação ajuda a selecionar aqueles possíveis colaboradores com mais fit cultural.

Uma vez que essa etapa tenha sido realizada com sucesso, torna-se mais fácil conciliar as relações e conflitos durante a permanência das pessoas e em uma eventual saída. 

Outra importante missão do gerente de recursos humanos é o cuidado com a motivação e engajamento do time. Assim, uma vez que os melhores colaboradores foram selecionados para integrar a empresa, é preciso mantê-los satisfeitos. 

E, por fim, compreender as necessidades dos colaboradores ao longo de toda a jornada, até um possível desligamento. O profissional que está à frente desta função precisa ter um preparo para lidar com esse momento delicado.

Assim, entre as principais atribuições de um gerente de RH, considerando todas essas etapas, estão:

  • Desenvolver, implementar e gerenciar estratégias de RH em consonância com os objetivos da organização;
  • Gerenciar os treinamentos necessários para um bom desempenho em todos os setores da empresa;
  • Proporcionar uma atmosfera de trabalho diverso e inclusivo;
  • Promover a resolução de problemas entre funcionários;
  • Possibilitar que a empresa atinja seus objetivos com a participação dos colaboradores de um modo eficiente e profissionalmente satisfeitos;
  • Desenvolver uma gestão automatizada facilitando o dia a dia dos colaboradores e gestores

Se quiser saber mais sobre o assunto, confira o nosso material e entenda como organizar os processos internos da sua organização!

estruturar o rh

6 habilidades que um bom gerente de recursos humanos deve ter

O gerente de RH é um dos principais responsáveis para que a organização tenha o sucesso e os objetivos alcançados. Ele atua tanto na gestão de pessoas quanto no capital humano, o que são fundamentais para o crescimento da organização.

Por isso, algumas habilidades são imprescindíveis para esse profissional. São elas:

1- Um gerente de Recursos humanos deve ter uma boa comunicação

Um bom gerente de RH precisa comunicar suas ideias para os vários setores e equipes da empresa, bem como dialogar com profissionais com características diferentes.

Por isso, é fundamental que ele possua excelentes habilidades de comunicação e consiga aplicar a prática de Comunicação Não Violenta (CNV).

2- Ter capacidade de liderança

Essa é uma das principais habilidades para tornar-se um excelente gerente de RH: contribuir para motivar e engajar a sua equipe.

Afinal, além de gerir o próprio time de RH, ela precisará ter uma visão da empresa como um todo, promovendo novas ideias e sugestões de melhoria. 

3- Possuir um bom senso crítico

É importante que o gerente de RH saiba construir uma crítica, para que ele consiga resolver os problemas e tomar as decisões acertadas, seja sozinho ou em uma equipe.

Por isso, é importante que esse profissional consiga analisar, refletir e buscar informações antes de tirar conclusões. As decisões tomadas no âmbito da gestão de pessoas podem impactar diversas camadas da empresa, reforçando a importância do senso crítico aguçado.

4- Ser persuasivo

É necessário destacar que persuadir é diferente de manipular. O interessante aqui é aproveitar a habilidade de persuasão para que o seu time alcance os objetivos do trabalho. 

De acordo com o Dicionário Aurélio, o ato de persuadir refere-se a levar alguém a crer, aceitar, convencer-se a tomar uma decisão, ou mudar de ideia ou atitude. 

Dessa forma, é papel do gerente de Recursos Humanos ser capaz de repassar a sua visão para outros colaboradores, tendo como base os pilares da empresa e aquilo que todo o grupo acredita ser o melhor.

5- Dominar ferramentas tecnológicas da área de RH

Dentre as principais habilidades que os bons profissionais precisam ter nos dias atuais está a análise de dados apurada. E isso também vale para o gerente de Recursos Humanos.

Nesse caso, através do uso de ferramentas digitais para a área de RH, é possível conquistar uma visão estratégica para a organização. Elas serão capazes de entregar uma visão sistêmica e descentralizada da organização, sem embasar decisões no “achismo”.

Dessa forma, os profissionais da área ganham agilidade e transparência nas tomadas de decisão e, ainda, reduzem custos operacionais.

6- Ter compreensão e empatia

É importante destacar que o papel do gestor de Recursos Humanos não se limita apenas a definir caminhos. Ele deve também criar estratégias de desenvolvimento do capital humano, pensando na capacitação e na qualidade de vida dos colaboradores.

Assim, é preciso que o gerente de RH seja empático, mediador e compreensivo com os colaboradores, identificando as necessidades para um melhor desenvolvimento de todos.

5 dicas para se tornar um excelente gerente de Recursos Humanos

1. Gerente de Recursos Humanos, use ferramentas operacionais! 

O gerente de Recursos Humanos precisa dominar as ferramentas tecnológicas operacionais para que a empresa se mantenha competitiva e atualizada no mercado.

Assim, ao utilizar a tecnologia a seu favor, as complexidades burocráticas tornam-se mais fáceis de serem solucionadas e aplica-se estratégia nas decisões da empresa.

Nesse caso, cabe à gestão do RH ficar atenta nos seguintes pontos:

  • o sistema digital de RH será melhor estratégico ao utilizar um software consistente na gestão de processos;
  • todo o procedimento de documentação será realizado de uma forma mais transparente, diminuindo entraves com o Ministério do Trabalho (ou órgão equivalente) e sindicatos;
  • o negócio torna-se mais sustentável, uma vez que o uso da tecnologia será útil no processo de admissão, desenvolvimento, feedback e demissão;
  • o não uso da tecnologia pode trazer problemas em passivos trabalhistas, como por exemplo, a falta de controle do registro de ponto.

2. Lidere pelo exemplo 

liderança é uma habilidade essencial para a execução do cargo, pois o gerente de Recursos Humanos deve ser um exemplo a ser seguido. Isso porque ele transita em todas as áreas e departamentos da empresa, inclusive na direção. 

Cada ser humano tem atributos e qualidades que se destacam mais profissionalmente. Algumas qualidades referem-se ao fato da pessoa:

  • Ter facilidade da comunicação;
  • Gostar de trabalhar em grupo;
  • Ser focada em resultados;
  • Ser criativa. 

É importante destacar que esses atributos podem ser encontrados no profissional de RH e normalmente uma qualidade predomina. No entanto, outras habilidades também podem ser desenvolvidas.

3. Diferencie líder de chefe

É muito comum confundir liderança com chefia. Para alguns profissionais e empresas, esses termos são sinônimos, mas isso é um equívoco. Ser chefe ou líder é diferente. Mas por qual razão? Principalmente por conta da mentalidade.

O líder tem o objetivo de motivar a sua equipe, qualificá-la e desenvolvê-la cada vez mais. Sabe-se que a liderança e a capacidade de delegar são tarefas essenciais para um gerente de RH. 

Por sua vez, o chefe está preocupado em dar ordens e centralizar os trabalhos. Sendo assim, um profissional que atua como um chefe, pode gerar um clima de tensão na empresa e prejudicar até a produtividade.

Então, cada vez mais, é importante focar em um gerente de RH que seja líder. Ou seja, que esteja preocupado com o bem-estar de sua equipe, e que deseje que todos cresçam profissionalmente. Dessa forma, valoriza-se as habilidades de cada um, mostrando as dificuldades com empatia quando necessário. 

Vale destacar que o líder pode influenciar colaboradores através de uma liderança situacional, em que a equipe ficará a cargo de uma gestão mais otimizada com foco nos resultados, fortalecendo o clima organizacional.   

4. Trabalhe com feedbacks e sugestões

O gerente de Recursos Humanos precisa estar aberto para receber feedbacks e sugestões de sua equipe e de outros colaboradores. Você está preparado para escutar e conversar regularmente com os seus liderados? Muitas vezes, as soluções dos problemas podem vir por meio de trocas com outros setores.

Assim, para que as sugestões e feedbacks façam parte da rotina do gerente de RH, sugerimos que seja criada a cultura de feedbacks. Ou seja, uma metodologia que promova o envio de feedback para o crescimento de todos.

A partir do momento que os feedbacks e sugestões fizerem parte da cultura organizacional, o processo se tornará mais dinâmico, melhorando a relação entre as várias áreas. 

5. Atue em conjunto com outros gestores

Para ser um excelente gerente de RH, é preciso conhecer os outros gestores. A partir do momento que todos começam a colaborar entre si, o trabalho torna-se ainda mais produtivo. 

Nesse caso, é papel do gerente de Recursos Humanos identificar os perfis comportamentais dos outros gestores e ajudá-los a relacionar-se melhor com todos os colaboradores. 

Assim, essa é uma boa oportunidade para descobrir talentos e melhorar o desempenho da empresa, tornando os colaboradores cada vez mais engajados, ajudando a organização a atingir a sua missão.

Um dos pontos importantes para a aproximação dos gestores é otimizar o tempo com ferramentas digitais e diminuir as atividades burocráticas. 

Próximos passos

E então, ficou claro que são várias as atribuições destinadas ao gerente de Recursos Humanos?

Ele é um profissional de extrema importância na empresa, responsável por:

  • Coordenar equipes;
  • Planejar e definir normas;
  • Elaborar treinamento
  • Estruturar a recrutação de possíveis funcionários;
  • Criar um clima plural;
  • Saber liderar e motivar os colaboradores.

Porém, hoje em dia, é normal encontrar dificuldades em gerir todas essas demandas. Isso porque a gestão de pessoas exigida pelas empresas modernas necessita de uma visão estratégica e analítica, capaz de integrar os times internos e remotos de todos os setores que a compõem.

Nesse caso, ferramentas e tecnologias inovadoras para a área são cada vez mais necessárias, promovendo uma gestão compartilhada e descentralizada. E aí, quer saber ainda mais detalhes sobre como se tornar um excelente Gerente de Recursos Humanos? Receba agora um ebook exclusivo sobre o assunto!

como ser um gerente de rh