Existem colaboradores, de determinadas funções, que possuem horário flexível de atuação. Geralmente são pessoas que atuam longe das sedes das empresas, e então podem até escolher seus períodos de trabalho. Mas, é possível fazer a gestão de ponto destes profissionais? Sim, e mostraremos como a seguir!

Uma pesquisa realizada pela Indeed revelou que 70% dos entrevistados são favoráveis à flexibilização de local e horário de trabalho. Desse modo, os profissionais passam a ter mais liberdade e autonomia em suas atividades laborais, determinando seus horários.

Você, que trabalha no RH, precisa entender o que diz a lei sobre este assunto, evitando complicações para o negócio. Além disso, é preciso ter em mãos um sistema de ponto capaz de auxiliar na gestão. Por isso, confira a seguir todos os detalhes sobre o assunto.

O que é jornada de trabalho com horário flexível?

A legislação trabalhista regulamenta que as jornadas de trabalho devem ser de oito horas diárias e quatro horas aos sábados, totalizando 44 horas semanais. Além disso, é permitido que os colaboradores façam até duas horas extras por dia. Entretanto, no caso da jornada com horário flexível isso não se aplica.

Entre os profissionais que seguem este padrão, podemos destacar vendedores externos e equipes de manutenção. Muitas vezes eles trabalham em horários distintos, já que a rotina é diferente dos demais profissionais. Então, normalmente seguem jornadas exclusivas.

A grande vantagem da jornada flexível é permitir que as pessoas tenham mais autonomia para decidir quando irão realizar suas tarefas. Dependendo da empresa, neste modelo de gestão, é possível que os colaboradores iniciem e concluam suas atividades nos horários que acharem mais adequado, desde que as façam.

Esse modelo de jornada deve ser previsto em contrato, evitando que alguma das partes se sinta desprestigiada com isso. Desse modo, pode ser acordado de forma individual ou através de convenções coletivas. Além disso, como nos casos citados de vendedores externos, o horário flexível é uma necessidade.

horario flexivel banner1

O que diz a lei sobre o horário flexível?

Em primeiro lugar, a legislação trabalhista não apresenta nenhum ponto em relação à jornada de trabalho flexível. Por outro lado, estabelece o período máximo de duração em oito horas diárias, conforme citado anteriormente. A Reforma Trabalhista, no entanto, permitiu a negociação entre colaboradores e empresas, gerando novas possibilidades.

Sendo assim, essa jornada consiste na flexibilização da relação entre as partes, possibilitando que os profissionais executem suas funções em horários variados. É importante que não seja confundida com banco de horas, em que é possível acumular horas que depois são aproveitadas como folgas.

Contudo, o Artigo 62 da CLT orienta sobre a gestão de ponto de colaboradores que exercem atividades incompatíveis com a fixação de horários. É o caso das equipes técnicas e representantes comerciais, entre outras atividades. Não há qualquer impedimento quanto ao registro de ponto.

Quais são os trabalhos que possuem horário flexível?

Existem alguns exemplos claros em relação às atividades profissionais que possuem horário flexível. Neste caso, são ocupações desta natureza, sem que se exija negociação entre colaboradores e empresas:

  • Motoristas;
  • Marinheiros;
  • Pilotos de avião e aeromoças;
  • Vendedores externos;
  • Membros de equipes de manutenção;
  • Trabalhadores em home office.

É bom deixar claro mais uma vez que, mesmo que essas atividades não possuam horários definidos, as empresas podem possibilitar o registro de ponto. Dessa forma, o mais recomendado é investir em sistemas digitais, como ponto em celular ou plataformas que podem ser acessadas pelo computador.

horario flexivel banner2

Quais as vantagens de adotar esse modelo de jornada?

Existem diversos benefícios de implementar jornadas flexíveis na sua empresa. E você não perde nada, pois é possível fazer a gestão de ponto de profissionais que atuam em horário flexível. Confira a seguir outros benefícios de adotar essa ideia em seu negócio:

1. Assiduidade: com o horário flexível, o número de colaboradores atrasados e faltosos será reduzido. Afinal, o trânsito deixará de ser um problema para a empresa e cada um poderá se planejar melhor;

2. Turnover: esse índice também tende a diminuir, já que cada vez mais os profissionais buscam autonomia em suas atividades. Desde que haja confiança entre as partes, todos são beneficiados;

3. Produtividade: quando as pessoas podem atuar em horários melhores para elas, a tendência é que a produtividade seja ampliada. Aqui, é importante que sejam respeitados os prazos de entregas;

4. Retenção de talentos: adotar horários flexíveis tende a ajudar as empresas a conquistarem os profissionais que fazem parte do quadro. Então, a retenção de talentos é ampliada;

5. Economia: essa vantagem vale para empresas e colaboradores, principalmente nos casos de home office. As organizações gastam menos com estrutura e os trabalhadores poupam com deslocamento.

Pense nisso: possibilitar que os profissionais adotem horários flexíveis é algo que ajuda a conquistar a confiança deles. Faça uma pesquisa interna e avalie o seu cenário. Afinal, talvez esta opção seja perfeita para beneficiar o seu negócio.

A melhor opção: ponto eletrônico por celular

Colaboradores que atuam fora do estabelecimento ou com horário flexível realmente possuem mais dificuldades de registrar seu expediente. Com a contratação de um sistema de ponto para celular, por exemplo, é possível garantir a marcação correta de horários.

A Ahgora conta com o Multi, um aplicativo dinâmico, que garante registros de ponto de qualquer lugar, até mesmo sem internet. Neste caso, assim que a conexão é feita, os dados são enviados para o servidor. O armazenamento de informações é feito em nuvem, possibilitando que o RH faça o monitoramento em tempo real.

Sendo assim, os profissionais com horário flexível conseguem registrar suas jornadas, trazendo mais credibilidade e transparência para a relação entre eles e as empresas. Enfim, é algo que facilita as tarefas do RH e traz benefícios ao negócio.

Quer saber mais?