Por mais que a inclusão social tenha ganhado destaque nos últimos anos, ainda existem poucas vagas para pessoas com deficiência. No entanto, a Lei 8.213, determina que todas as empresas com 100 ou mais colaboradores devem direcionar entre 2% e 5% das vagas para PcDs. O objetivo é garantir a inclusão social destes profissionais. Pensando na acessibilidade completa, este artigo também está disponível em áudio, basta clicar no player abaixo.

Embora a legislação represente um avanço na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, existem vários outros aspectos que também necessitam de atenção. Afinal, muitas empresas contratam PcDs apenas para cumprir a legislação. Ou seja, não é considerado o perfil do profissional, sua formação e competências.

Por mais que exista essa lei, somente 0,77% dos empregos formais são declaradamente destinados a pessoas com deficiência (PcDs). Diversas questões precisam ser abordadas neste momento, para que a experiência seja positiva e todos os envolvidos saiam ganhando. Entenda agora quais os benefícios para as empresas que apostam na inclusão social.

Os desafios da inclusão social de PcDs

Empresas e profissionais precisam superar uma série de desafios para garantir que a inclusão social ocorra de fato. Isso envolve aspectos como infraestrutura adequada, a inserção do profissional no ambiente de trabalho e a própria qualificação dos PcDs. Neste contexto, é fundamental que cada um dos envolvidos compreenda o seu papel.

Cabe ao profissional se qualificar, identificar alternativas para se desenvolver e buscar o engajamento com a equipe. Já a empresa tem um papel um pouco mais abrangente na promoção da inclusão social. Afinal, todos os ambientes devem ser acessíveis, a fim de garantir a autonomia dos PcDs.

Portanto, desde a catraca de acesso, até a localização do equipamento para o registro de ponto, local de trabalho, refeitórios, tudo deve ser acessível. Existem diversas aplicações que visam promover a inclusão social. Então, são capazes de oferecer oportunidades para deficientes visuais ou paraplégicos.

A responsabilidade social corporativa depende dessas oportunidades iguais para as pessoas com deficiência. Você já avaliou se a sede da sua empresa está realmente preparada para receber PcDs? Nos últimos anos as novas construções são feitas pensando em todos, mas antes não era assim.

Plano de recrutamento e seleção com inclusão social

Inclusão social: como contratar pessoas com deficiência?

É importante ressaltar que não existe uma receita de bolo para promover a inclusão social no ambiente corporativo. A recomendação é considerar a cultura da empresa, seu propósito, crenças e valores. São estes os aspectos que naturalmente indicam os caminhos a seguir, embora os negócios não sejam iguais e possuam suas próprias características.

Para promover a inclusão social as empresas não devem apenas contratar pessoas com deficiência. É fundamental que toda a estrutura organizacional seja revista, para encontrar falhas na entidade que podem comprometer essa questão. É ir além do que diz a lei e realmente apostar no PcDs.

Não é algo que vai acontecer dentro de uma semana, é preciso iniciar esse projeto. Você pode tomar como referência os pontos que elencamos abaixo, para iniciar esse tema em seu negócio. Entenda o que pode ser feito:

  • Identificar e capacitar gestores

A primeira medida antes de contratar PcDs é identificar os setores da empresa que estão aptos para receber os profissionais. Afinal de contas, o propósito é que o deficiente tenha autonomia para executar suas funções. Logo, a atividade deve ser compatível com suas habilidades e competências.

Feito isso, é importante capacitar os gestores, que serão os responsáveis pela integração e desenvolvimento dos novos colaboradores na empresa. É essencial que os responsáveis tenham empatia e sejam bons em lidar com pessoas.

  • Recrutar e selecionar PcDs

O passo seguinte é o recrutamento e seleção em si. Neste ponto, vale destacar que é imprescindível contratar os PcDs considerando sua qualificação e não somente para cumprir a lei de cotas. Porque não adianta apenas abrir uma vaga, fazer a contratação, mas não oferecer chances desse profissional mostrar o seu valor.

Inclusive, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) orienta que as corporações busquem informações e se preparem para entrevistar e gerenciar os profissionais com deficiência. Caso contrário, a chance de fazer o processo de forma inadequada é muito grande. Enfim, a empresa deve estar preparada para isso.

  • Capacitar e treinar os contratados

Essa é uma das etapas mais importantes para a inclusão social de PcDs: o treinamento dos profissionais contratados. Além de orientar sobre as funções que serão executadas, também é fundamental buscar compreender as expectativas dos deficientes. Então, o diálogo é fundamental, para entender o que eles esperam e o que podem entregar.

A partir disso, é possível construir um plano para o desenvolvimento profissional dos colaboradores com deficiência. Obviamente que dependendo da deficiência, a pessoa não conseguirá executar qualquer atividade. Mas, dependendo de sua função, poderá desempenhar as ações tão bem quanto qualquer outro funcionário.

  • Inserir o profissional na equipe

O RH também tem o papel de sensibilizar as equipes sobre a inclusão social, o ideal é que todos tenham consciência sobre o tema. Afinal de contas, muitas pessoas não sabem a forma correta de agir com uma pessoa com deficiência. Então, é preciso desmistificar essa questão e orientar os colaboradores.

É possível que muitos profissionais nunca tenham tido contato com PcDs no ambiente de trabalho, por isso essa orientação é determinante para a inserção dos deficientes na corporação. O setor de Recursos Humanos normalmente consegue ajudar com isso, já que possuem habilidade no trato com pessoas.

A inclusão social pode fazer a diferença no seu negócio

Resumindo: contratar pessoas com deficiência vai muito além do simples cumprimento da legislação. É uma verdadeira quebra de paradigmas. Quando feita da forma correta, a inclusão traz excelentes resultados para as corporações. Há relatos de empresas onde o engajamento da equipe aumentou, o clima organizacional melhorou e até o turnover diminuiu.

Se você também quer promover a inclusão social na sua empresa, comece adequando a estrutura física. Tenha sempre em mente que a pessoa com deficiência deve receber o mesmo tratamento destinado aos demais colaboradores. Em suma, eles não devem ser privilegiados, apenas tratados de maneira igual aos outros profissionais.

A Ahgora fornece produtos que visam a inclusão social, como catracas adaptadas para deficientes físicos. Além disso, nossos sistemas de gestão de ponto são extremamente fáceis de usar, inclusive com batidas por meio de celular. Por isso, aproveite o que a tecnologia pode oferecer, cumpra a legislação e seja uma empresa consciente.