IoT é a sigla para Internet of Things, na tradução para o Português, Internet das Coisas. É um conceito aplicável aos objetos do dia a dia, que vão desde máquinas industriais até registradores de ponto. São  dispositivos que possuem receptores que permitem conexão com a internet.

Já existem casas que utilizam sensores capazes de controlar a iluminação e a temperatura por meio de dispositivos móveis. Assim como algumas geladeiras inteligentes, que oferecem funções para além de guardar comidas e bebidas. Então, é possível saber o que há dentro delas sem ter que abrir e economizar energia.

Existem diversas possibilidades para aplicar a tecnologia IoT. Nas empresas, por exemplo, serve para alertar equipes em relação a falhas intermitentes ou para auxiliar na gestão de pessoas. Confira a seguir os principais pontos que envolvem essa tecnologia e como ela está transformando o RH.

Como nasceu e o que é IoT?

A ideia da Internet das Coisas surgiu a partir do fascínio do controle remoto somado à velocidade e a praticidade da internet. Aliás, conforme a conexão com a web foi crescendo, cada vez mais ferramentas do tipo surgiram.

Com a descoberta do wi-fi, que permite a conexão sem fio, controlar remotamente objetos pela web tornou-se um desejo para muitos pesquisadores. Porém, foi no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) que a Internet das Coisas se tornou uma realidade.

O termo “Internet das Coisas” surgiu na década de 1990 e foi criado por um dos fundadores do “Auto ID- Center” do MIT, Kevin Ashton. Ele foi um dos pesquisadores que descobriu como conectar objetos à internet, através do RFID, um método de identificação automática que funciona por sinais de rádio.

O conceito visa reduzir desperdícios e perdas, baixando os custos. Dessa forma, sem a interação humana, a ideia é monitorar informações de forma precisa, nos mais diversos aspectos. E nos últimos anos o uso de IoT tem sido cada vez mais comum.

Mercado de IoT

Essa tecnologia está modificando o universo doméstico e corporativo e surpreende pela revolução que promove. Em resumo, é um mercado em pleno crescimento, expandindo para cada vez mais segmentos, o que envolve a rotina das pessoas e processos empresariais.

Basicamente, qualquer objeto, produto ou ferramenta desenvolvidos pelos homens pode contar com IoT, desde que seja possível enviar e receber dados por meio de uma conexão, seja wi-fi ou por cabos. Isso torna o cenário amplo e com várias possibilidades de futuro.

Uma pesquisa da consultoria Gartner apontou que em 2020 existiam 26 bilhões de dispositivos conectados no mundo. Além disso, os dados indicam que, em 2025, esse número chegará a 100 bilhões. O mercado de IoT vai muito além de celulares, videogames, e relógios, que já possuem conexões.

Além de beneficiar pessoas, a Internet das Coisas tem uma ampla aplicação em processos empresariais. Apenas para se ter uma ideia, atualmente algumas soluções em logística permitem acelerar o fluxo do tráfego, além de diminuir o consumo de combustível, priorizando horários de menor pico e com menos tendência a acidentes.

Conexão 5G potencializará a internet das coisas

A tecnologia 5G entregará internet mais rápida aos usuários brasileiros, fazendo com que as conexões sejam mais ágeis e precisas. Isso já existe em países como Coreia do Sul e Estados Unidos. Então, contribuirá para que o número de dispositivos conectados siga crescendo a cada dia.

Desenvolvedores de dispositivos móveis pensam na criação de chips interligados, fazendo com que a conectividade aconteça sem problemas. Além disso, estão atentos quanto à segurança e privacidade dos usuários. Afinal, com muito mais dispositivos conectados, os riscos são maiores.

O 5G entrega conexão mais estável entre os dispositivos, com baixa latência, que é o tempo de resposta entre o aparelho e o servidor. O sistema pode ser até 100 vezes mais rápido do que o 4G. Desse modo, os sistemas com IoT sairão ganhando, já que a conexão com outros dispositivos será mais ágil.

Mais do que isso, o 5G deve contribuir neste aumento, permitindo avanços com a indústria 4.0 e fazendo com que toda a linha de produção seja automatizada. Carros autônomos e telemedicina também devem ser beneficiados com o aparecimento dessa tecnologia. Entretanto, ainda deve levar uma década para que a tecnologia chegue a todo o Brasil.

Quais são as aplicações de IoT na prática?

Existem muitas possíveis aplicações de IoT, entre as que já conhecemos e as que ainda estão sendo desenvolvidas. Entre elas, podemos destacar as seguintes possibilidades:

  1.     Encontrar as melhores rotas para a entrega de encomendas;
  2.     Possibilitar aprendizagem interativa nas escolas;
  3.     Ampliar a segurança por meio de câmeras;
  4.     Enviar dados do relógio ponto para sistemas de gestão de jornadas;
  5.     Apresentar a localização dos ônibus por meio de aplicativos;
  6.     Detectar a umidade na agricultura;
  7.     Facilitar acesso de dados em tempo real;
  8.     Economizar energia em empresas por meio de sensores;
  9.     Monitorar a performance nas indústrias;
  10.     Bloquear remotamente a entrada de pessoas não autorizadas;
  11.     Controlar o número de pessoas que entram em uma loja;
  12.     Mostrar vagas disponíveis em estacionamentos.

Certamente você lida com algum dispositivo que possui essa tecnologia. Acontece que nem sempre nos damos conta de que estes sistemas já estão em nossa vida, e já faz algum tempo que isso acontece.

Uma revolução no dia a dia das pessoas

Apenas com uma conexão à internet é possível manter um bom fluxo de dados, enviados diretamente dos objetos. É o caso, por exemplo, das redes elétricas inteligentes, que possibilitam a economia de energia sem prejudicar a segurança. Através delas é possível controlar a iluminação oferecendo mais conforto e segurança.

As residências estão ficando mais inteligentes. Por meio desse tipo de tecnologia, já é possível controlar as compras do supermercado através das geladeiras que informam, via aplicativo, os alimentos que estão acabando. Então, não é necessário ir em casa e conferir o que precisa ser reposto.

Além das aplicações domésticas, a IoT cria uma revolução no ambiente escolar. Assim, é possível automatizar o controle de presença e frequência e os alunos acessam os espaços com mais rapidez, o que aumenta a produtividade das aulas. Outra facilidade é a troca de informações com os pais e responsáveis.

cta meio Raio X do RH digital descubra o nivel de maturidade do setor 1

IoT é uma boa ideia para a gestão de pessoas!

Outra revolução proporcionada pela IoT diz respeito à gestão de pessoas, especialmente através dos sistemas eletrônicos de ponto. Com esse sistema é possível analisar as batidas em tempo real e operar de acordo com as exigências legais.

Nas organizações, esse tipo de tecnologia permite a automatização da gestão de colaboradores e equipamentos que incluem sistemas eletrônicos de ponto, acesso e presença. Usando apenas um cartão RFID ou dispositivos embarcados, os gestores podem, a distância, acessar e tratar informações de suas equipes.

Para empresas que possuem unidades espalhadas, como franquias e construções, o acesso às informações ocorre com mais agilidade. Neste caso, os dispositivos com conexão em nuvem são os melhores. Eles podem interligar os mais diversos mecanismos que contem com IoT.

Isso facilita o controle de escalas, jornadas e horas extras. Além disso, também melhora a entrega de dados, beneficiando a performance com ações assertivas e proativas. O que fazia parte de uma administração complexa de dados, hoje, com a Internet das Coisas, se tornou um processo muito mais inteligente e eficaz.

Empresas que estão de olho no futuro, apostando em novas tecnologias, se diferenciam no mercado e tornam-se mais competitivas. O conceito de IoT foi desenvolvido para facilitar a vida das pessoas e tornar as empresas mais eficientes. Escolha parceiros que investem em novas tecnologias!

Você já conhecia a Internet das Coisas? Já experimentou uma alternativa envolvendo a tecnologia para ter resultados mais eficazes na sua empresa? A Ahgora investe nessa ideia e desenvolve produtos que contam com IoT, entre em contato e saiba mais!