A tecnologia tem contribuído das mais variadas formas para a gestão de pessoas. Hoje os registros de ponto são mais seguros e rápidos, por exemplo. Além disso, ao estimular lideranças ativas com Ahgora Leader o departamento de RH sai ganhando. Aliás, todos os envolvidos na organização possuem vantagens quanto a isso.

Uma pessoa que deseja se tornar líder precisa desenvolver uma boa forma de comunicação, para que consiga suprir todas as necessidades que a função exige. O departamento de RH, por exemplo, é capaz de estimular esse tipo de formação, ainda mais quando trabalham com o Pontoweb. Com isso, ajuda a integrar os diferentes nichos que fazem parte do negócio.

O Leader é uma das aplicações desenvolvidas pela Ahgora, seu objetivo é permitir uma relação mais próxima entre as lideranças de setores e os colaboradores. Esse é um sistema intuitivo e ágil, com tecnologia de ponta para contribuir com o seu negócio. A seguir você confere mais detalhes sobre os benefícios e como usar o sistema.

Se preferir, você também pode ouvir o post. É só clicar no player.

O que são lideranças ativas em uma empresa?

Lideranças ativas são construídas com uma relação sólida entre os líderes e os membros de uma equipe, é importante que demonstrem compromisso, não apenas com o trabalho, mas com as pessoas. São profissionais que contribuem para o desenvolvimento de um clima organizacional que ajuda na tomada de decisão e cria vantagens competitivas para o negócio.

Isso é algo que pode ser percebido no perfil das pessoas que ocupam estes cargos, mas que pode ser estimulado pelos gestores. Por exemplo, se a empresa oferece um clima harmonioso, onde os colaboradores possuem boa relação, é o primeiro passo para isso. Assim, a tendência é que as lideranças sigam o mesmo caminho.

Existem algumas atitudes essenciais que ajudam a construir lideranças ativas, como:

  •       Explorar o poder do diálogo;
  •       Conhecer bem a equipe;
  •       Dar exemplos com humildade;
  •       Ser honesto;
  •       Apresentar transparência;
  •       Ser cooperativo;
  •       Encorajar a participação dos colaboradores.

Em suma, as lideranças ativas são capazes de gerar resultados positivos para a cultura da empresa, desde que constituam essa boa ligação com os profissionais. Além disso, é uma forma de reduzir as responsabilidades do setor de RH.

Estimular lideranças ativas com Leader é mais fácil

De fato, nem todas as pessoas possuem um perfil de liderança. Algumas até conseguem desenvolver esse lado, mas é algo que precisa ser construído ao longo do tempo. Contudo, estimular lideranças ativas com Ahgora Leader é mais fácil, já que é um software capaz de conectar os profissionais dos gestores.

A ferramenta permite que os líderes tenham acesso ao banco de horas, podem aprovar solicitações e ainda conseguem acompanhar tudo o que envolve a jornada, em tempo real. Aliás, esse é um sistema baseado na tecnologia IoT (internet das coisas), onde o conteúdo fica armazenado em nuvem. E assim pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, que exista conexão com a web.

As lideranças conseguem ter acesso na palma da mão aos status e justificativas de faltas, horas positivas e negativas por pessoas, além das batidas ímpares e outras ocorrências. Enfim, tudo isso contribui para o RH, que consegue atuar de maneira estratégica, enquanto as lideranças seguem o modo assertivo.

Lideranças ativas com Ahgora Leader!

Benefícios de desenvolver lideranças ativas com Ahgora Leader

Podemos afirmar que o desenvolvimento de novas lideranças dentro de uma empresa é positivo para todos. Isso quer dizer que os colaboradores do setor apresentam um desempenho melhor, o RH fica menos sobrecarregado e ainda a companhia ganha vantagens competitivas. Portanto, são benefícios para todas as partes.

Os colaboradores, por exemplo, desenvolvem uma relação de proximidade com os líderes dos setores. Assim, podem apresentar suas dúvidas e reclamações, o que tende a contribuir para uma melhor produtividade por parte dessas pessoas. Quer saber mais sobre os benefícios? Então veja agora!

Acontece uma desobstrução de processos no RH

O RH do futuro atua de maneira estratégica, onde as atividades vão além de recrutamento e desligamento de colaboradores. Mas, para que isso aconteça é importante que a empresa invista em tecnologia para a gestão de ponto. Além disso, estimular lideranças ativas com Ahgora Leader torna a questão ainda mais possível.

Por exemplo, os colaboradores podem solicitar um período de férias, que logo é analisado pelos líderes de setores. Sem esse sistema, toda a parte burocrática recai sobre o departamento de recursos humanos. Portanto, é uma maneira de desobstruir os processos que antes eram resolvidos apenas pelo RH.

A relação com os profissionais se torna mais próxima

Em negócios de grande porte, os colaboradores possuem pouco contato com as principais lideranças e até mesmo com o departamento de RH. Assim, em muito casos as informações chegam até eles por meio de comunicados generalizados. Então, a relação entre os profissionais e a empresa não é das mais firmes.

Por outro lado, ao estimular lideranças ativas com Ahgora Leader, é possível contornar essa condição e conquistar um cenário muito mais favorável. É importante que estes líderes de setores tenham um diálogo compreensível com os colaboradores, isso quer dizer que eles devem falar, mas também precisam ouvir. Aos poucos é possível fortalecer a confiança.

Um líder ativo faz parte da força de trabalho, coloca a mão na massa e busca soluções para as questões que são apresentadas. Aliás, os gestores não devem mais gastar seus tempos apenas com a distribuição de ordens. Então, devem auxiliar a equipe com uma boa comunicação, mostrando os caminhos que podem ser seguidos.

Os líderes podem encontrar soluções para a empresa

Os líderes internos precisam ser flexíveis, não devem dar respostas ríspidas e sem pensar. O ideal é que sejam pessoas com a mente aberta, capazes de analisar cada ponto sugerido pelos colaboradores e resolvê-los de forma assertiva. Enfim, essa é apenas uma das maneiras que as lideranças possuem para diminuir os problemas de uma empresa.

Além disso, como são profissionais que possuem uma relação próxima aos trabalhadores comuns, podem ouvir sugestões e questionamentos feito por eles. Em companhias com diversas sedes e milhares de trabalhadores, a falta de comunicação pode gerar prejuízos. Muitas vezes as soluções são dadas pelos colaboradores, aqueles que lidam diariamente com o problema.

Uma liderança ativa nunca está satisfeita com os resultados obtidos, são pessoas que querem sempre mais e que sabem que é possível chegar mais longe. Para permitir que os líderes de setores desenvolvam essa nova função, é fundamental investir em tecnologia. E o Leader entrega tudo isso, com um dashboard interativo, configuração de escalas e integrado a folha de pagamentos.

E aí, pronto para descentralizar o RH com o apoio dos líderes?

Lideranças ativas com Leader: invista em tecnologia!

O setor de RH precisa ser estratégico, mas é necessário que a empresa conte com as ferramentas certas para chegar neste nível. O Pontoweb, por exemplo, auxilia com todas as questões que envolvem batidas de ponto. Assim, é possível dar adeus ao livro ponto e adotar um software preciso, que entrega tudo o que é necessário.

Enquanto o Ahgora Leader é uma ferramenta perfeita para estimular novas lideranças dentro de um negócio. É o fim do retrabalho e da digitação, já que o sistema ajuda com a tomada de decisões baseadas em dados, além da redução de horas indevidas. Enfim, a companhia inteira sai ganhando com este software.

A tecnologia entrega vantagens competitivas para negócios de todos os setores, por isso a sua empresa não pode ficar de fora. Os sistemas da Ahgora foram desenvolvidos para contar com uso facilitado e entregar o que um negócio precisa para crescer. Por fim, ajudam a desobstruir o RH e estimulam a participação de todos os colaboradores.

Preencha o formulário a seguir e fale com nossos consultores para saber mais!