Muito se fala em transformação digital e recursos humanos do futuro, mas você sabe como funciona na prática? Imagine que o funcionário da sua empresa usa um smartphone para pagar as contas, pedir comida e chamar um meio de transporte, mas quando chega para trabalhar ele tem que registrar a presença num livro ponto. Percebe o retrocesso?

A transformação que as tecnologias geraram no comportamento das pessoas e na forma como se relacionam trouxe novos desafios para o RH. Agora o setor precisa acompanhar as mudanças e implementá-las rapidamente na empresa.

O recursos humanos do futuro é parte do presente, por isso, as empresas necessitam investir em tecnologia para melhorar a gestão de RH. Veja neste artigo algumas práticas que podem contribuir para atualizar os processos e modernizar o RH.

Recursos humanos do futuro

Qual é o papel do recursos humanos do futuro?

Você já ouviu falar em experiência do usuário? Este é um conceito que busca aperfeiçoar a interação das pessoas com algum produto, sistema ou serviço. O termo é muito usado no design e a sua proposta é proporcionar boas experiências ao consumidor e, com isso, criar uma percepção positiva.

O recursos humanos do futuro também tem essa missão: aperfeiçoar a vivência dos colaboradores. Quanto mais positivas forem as relações de trabalho, maior tende a ser o engajamento e a produtividade da equipe.   

Portanto, o recursos humanos do futuro se orienta pela experiência do funcionário, e não o contrário. Aquele velho hábito de a direção da empresa decidir por algo e chamar o RH apenas para executar, não funciona mais. A nova configuração é um RH mais humanizado, voltado para uma gestão de pessoas mais eficiente.

Além disso, o recursos humanos precisa assumir um papel ativo junto à diretoria, participando de direcionamentos estratégicos da empresa e da tomada de decisão. E, a tecnologia se torna determinante para geração e gestão de dados.

A mudança no RH precisa começar de dentro para fora. Ou seja, é no próprio setor de recursos humanos que a transformação empresarial começa, sempre contanto com o apoio da direção da empresa.

Portanto, é primordial reduzir os processos operacionais por meio da automatização das demandas e ter mais tempo para fazer uma gestão estratégica, humanizada e ágil. Em resumo, a principal função do recursos humanos do futuro é gerenciar as pessoas e estimular o seu desenvolvimento.

Como promover a transformação digital no RH

As mudanças são necessárias e vistas como importantes, porém grande parte das empresas não estão preparadas para implementá-las. Pensando nisso, listamos alguns aspectos relevantes para quem está em busca de novos caminhos para o RH.  

Atualize a cultura organizacional

Quais são as diretrizes que norteiam o trabalho da sua empresa? É imprescindível ter clareza sobre os valores, crenças, hábitos, enfim, tudo o que a organização deseja ser e transmitir. A cultura organizacional será responsável por direcionar as ações do cotidiano do RH, principalmente as contratações.

Implante novas tecnologias

Lembra que no começo deste texto destacamos que a tecnologia está ao alcance das mãos? O recursos humanos do futuro usa as ferramentas de gestão de pessoas como um aliado para automatizar a rotina. Isso inclui desde o controle de presença e frequência, avaliação de desempenho e feedbacks, até às ferramentas para o recrutamento e seleção.

Analise os dados para o recursos humanos do futuro

Diferente das planilhas que demandam muito tempo para a atualização dos dados e extração de informação, o recursos humanos do futuro pode fazer a análise de dados em tempo real, de forma rápida e segura.

O acesso rápido à informações atualizadas é um dos principais diferenciais de usar a tecnologia, pois simplifica e agiliza consideravelmente a tomada de decisões. Portanto, é primordial escolher ferramentas especializadas que aumentem a eficiência efetivamente.

3 ferramentas para o recursos humanos do futuro

Existem inúmeras ferramentas que podem contribuir para agilizar e otimizar o trabalho do RH, abaixo listamos algumas que possibilitam automatizar as rotinas e tornar a gestão de pessoas mais eficiente.

Registro de ponto eletrônico

Se o RH da sua empresa pretende alcançar o status de recursos humanos do futuro precisa investir num sistema de registro de ponto eletrônico. Mais do que simplificar as tarefas do dia a dia, o ponto eletrônico elimina diversos processos manuais, como o cálculo de horas trabalhadas, diferenciando horas normais e extras.

Com gerenciamento de ponto eletrônico é possível manter suas informações seguras e atualizadas, desde os dados de múltiplas unidades, diversos perfis de usuários e escalas e jornadas distintas.

Além disso, uma  solução de ponto integrada ao software de fechamento de folha possibilita que você emita relatórios de forma extremamente fácil e rápida, com apenas dois cliques. Não tem nem comparação com aquela pilha de papel ou planilhas comuns ao RH do passado. Além disso, a automatização evita erros de digitação e cálculos, que ocorriam no processo manual.  

Apontamento e gestão de atividades

Com o uso de ferramentas adequadas às necessidades do RH é possível identificar gargalos operacionais, ter mais controle sobre as horas extras e até reduzir custos.

Para alcançar a eficiência no dia a dia, é fundamental se organizar para gerenciar as demandas. E, para auxiliar nisso, existem ferramentas como o Trello, Asana e Runrun.it, que possibilitam o acompanhamento e organização de tarefas.

Outra solução é o timesheet integrado ao sistema de ponto, que permite, além de quantificar as horas trabalhadas, também qualificá-las, proporcionando um apontamento mais preciso.

Sistema de controle de acesso

A maioria das organizações se preocupam com a segurança das pessoas e o sigilo das informações. Dependendo do segmento de atuação é comum as empresas criarem níveis de acesso, seja para garantir a integridade de bens ou dados sigilosos.

A empresa pode optar por preservar equipamentos, restringir o acesso a algum departamento ou mesmo bloquear a entrada de pessoas numa área de armazenamento de produtos químicos, por exemplo.

A tecnologia é a melhor alternativa para fazer este controle e entre as principais vantagens está o fato do RH passar a gerenciar mais facilmente a entrada e saída de pessoas. Assim, reduzindo as horas extras indevidas e impedindo funcionários de trabalhar no período de férias.

Inclusive, com um sistema especializado no controle de acesso é possível impedir que o empregado ingresse na empresa antes do horário previsto, evitando assim o acúmulo de horas extras.  

Para saber mais sobre o que você precisa para entrar no RH do futuro, conheça a Ahgora!