Uma pesquisa realizada pela Spaces, espaços de coworking, revelou que 55% dos profissionais entrevistados já utilizam o home office pelo menos uma vez por semana. Apesar de ser visto como um benefício para colaboradores e gestores, o home office ou trabalho remoto é mais crítico para o departamento de Recursos Humanos, pela dificuldade de acompanhar o registro de ponto remoto.

A solução para o problema é implementar um bom sistema de ponto remoto, que transmita informações em tempo real. Neste post vamos apresentar como essa aplicação pode te ajudar.

Kit Gestão Home-Office

Ponto remoto: gestão da jornada de trabalho dos colaboradores externos

Investir no modelo de trabalho remoto não significa que a empresa perderá o controle sobre a sua jornada de trabalho – independentemente de o colaborador trabalhar de casa, de um coworking ou alocado no cliente.

A tecnologia tem nos permitido inovar em diferentes áreas, principalmente com a gestão dos colaboradores da empresa. Hoje em dia, o colaborador tem a possibilidade de trabalhar de outro local e ainda assim comprovar qual foi o horário que cumpriu e o tempo que dedicou para cada tarefa.

O acompanhamento da jornada de trabalho do colaborador proporciona segurança para ele e para a empresa. Profissionais contratados no regime CLT também precisam registrar suas horas trabalhadas e em cima disso conseguimos fechar a folha e provisionar sua remuneração.

O cálculo da folha é feito com base nas horas trabalhadas e o colaborador que tiver ultrapassado a carga horária mensal, deve receber o adicional referente às horas extras, caso não trabalhe em regime de banco de horas.

A empresa que não faz o acompanhamento de ponto e das horas trabalhadas corre o risco de sofrer um processo trabalhista. O controle e a gestão de equipes remotas proporcionará mais segurança para a empresa.

Como fazer o registro de ponto remoto?

O profissional que está trabalhando remotamente deve ter direito ao horário de almoço completo e cumprir a carga horária diária acordada em contrato. Caso ele a ultrapasse, terá direito de receber horas extras ou serem adicionadas ao banco de horas.

Para saber exatamente se o colaborador está cumprindo com seu dever e usufruindo de seus direitos, a empresa precisa fazer esse monitoramento das horas trabalhadas. E, é possível fazer isso mesmo à distância.

O controle de ponto remoto funciona de forma parecida com a do controle de ponto fixo, onde o colaborador deve fazer os registros de horários corretamente. A diferença é que esse sistema proporciona mobilidade.

O gestor pode acompanhar as inconsistências no ponto do colaborador e tem a garantia de que a marcação será registrada com segurança. Os dados são gerados instantaneamente no sistema, onde o RH e o colaborador terão acesso.

A Ahgora oferece diversos serviços de marcação de ponto remoto. São aplicações que desenvolvidas para que o registro da jornada seja feito via browser ou aplicativos – e que funcionam online e offline.

A principal diferença entre a marcação de ponto remota feita por site ou aplicativo é que no segundo caso é possível identificar, por meio de geolocalização, o local onde o registro foi feito. Os sistemas da Ahgora têm esse diferencial. Com isso, o colaborador que presta serviço alocado no cliente não pode burlar o sistema fazendo a marcação antes de chegar ao local.

Um aplicativo pode ser instalado no smartphone do colaborador ou em um aparelho fornecido pela empresa, inclusive em tablets por exemplo.

4 vantagens de utilizar o registro de ponto remoto

Fazer o registro de ponto remoto proporciona vantagens não só para a empresa, mas também para o colaborador. Além da segurança na captura e registro das informações, a mobilidade permite que cada vez mais profissionais possam trabalhar de forma remota, reduzindo o custo operacional da empresa e aumentando a produtividade da equipe. Confira os principais benefícios do registro de ponto remoto:

1- Informações ao vivo, em tempo integral

A tecnologia dos aplicativos e da Inteligência Artificial entregam informações em tempo real. Ou seja, não é mais necessário digitar a folha de pagamento de cada colaborador. O ponto remoto é acessado por meio de um sistema online que permite à empresa e ao RH monitorar em tempo real a jornada dos colaboradores a qualquer momento do dia.

2- Segurança no registro de horas

Antes do relógio de ponto remoto, a empresa tinha que contar apenas com a boa vontade do colaborador, que marcava suas horas sem nenhuma fiscalização. Caso o profissional esquecesse ou fizesse algum registro incorreto, não havia como comprovar. Agora, por meio da geolocalização, é possível saber exatamente de onde foi feita a marcação.

3- Transparência

O sistema faz o registro das horas trabalhadas e tanto a empresa, quanto o colaborador terão acesso a essas informações e poderão fazer o acompanhamento de forma transparente. O fato de permitir aos colaboradores que visualizem o espelho de ponto e acompanhem tudo sobre a sua jornada aumenta significativamente a transparência das relações profissionais. Isso sem falar nas facilidades oferecidas pelo Portal do Colaborador, como a solicitação de inclusão de registro de batidas ou abono de faltas.

4- Agilidade na tomada de decisões

O RH e os líderes de equipe podem tomar decisões de forma rápida, com base nas informações capturadas pelo sistema. Ao identificar que um colaborador está fazendo muitas horas extras, por exemplo, a empresa pode avaliar o seu volume de tarefas e dividi-las com outros profissionais.

A solução para sua empresa

O Ahgora Batida Online é um registro de ponto remoto com liberação via IP, que permite a marcação de horário por meio de browser ou extensão, até quando não há acesso à internet. Ideal para franquias, redes de lojas, prestadores de serviços de tecnologia, entre outros.

Seu Leitor biométrico Ah01 oferece segurança para empresas que precisam gerenciar colaboradores de forma remota. Tudo de forma integrada com um sistema que vai auxiliar e automatizar os processos do RH da sua empresa, permitindo que a equipe se dedique a questões mais estratégicas.

Que tal saber mais? Clique aqui para descobrir como a Ahgora apoia a sua empresa na gestão de ponto remoto.