Empresas que possuem operações manuais e não contam com o apoio da tecnologia sofreram mais ao adaptarem-se à realidade da pandemia. A partir de 2020, com o risco de contaminação pelo vírus, empresas permitiram que seus colaboradores passassem a trabalhar de casa. Assim, o trabalho remoto nos ensinou, desde então, várias práticas que não podemos mais abandonar.

A pandemia da Covid-19 estimulou algo que já vinha acontecendo: entre 2017 e 2018, o número de organizações que adotaram o modelo em sua rotina saltou de 35% para 51%, conforme dados da consultoria Hays. A expectativa é de que o crescimento do trabalho remoto siga nos próximos anos, principalmente em escritórios e setores ligados à tecnologia.

O home office ou até mesmo o anywhere office – com a possibilidade de fazer de qualquer lugar o seu escritório – é uma forma moderna de trabalhar, sem ter que ir todos os dias para as empresas. Pode representar o futuro para muitos negócios, que assim conseguem economizar custos e contratar profissionais de diferentes regiões. Aqui falaremos sobre práticas do home office que se popularizaram nos últimos tempos.

7 práticas do home office que precisamos manter

Uma pesquisa realizada pela Cushman&Wakefield indicou que 40,2% das empresas que não trabalhavam em formato remoto antes da pandemia decidiram adotar essa modalidade como fixa. De fato, esse modelo de trabalho era visto com certo preconceito pelas empresas. Mas, tiveram que adotar em função da pandemia e já perceberam suas vantagens.

É claro que nem todas as empresas e nem todos os colaboradores conseguiram uma boa adaptação. Por mais que esse modelo de trabalho tenha inúmeros benefícios, a falta de contato com os colegas, o senso de pertencimento e a estrutura para atuar em casa precisam de atenção. O que se mostrou um desafio e tanto para o setor de RH.

Estratégias que já existiam passaram a ser muito mais fortes com o fomento ao teletrabalho. Algumas delas, inclusive, podem ser adaptadas para o trabalho presencial. Dessa forma, é possível beneficiar o negócio como um todo, principalmente os colaboradores.

Reunimos 7 boas práticas do home office que podem ser mantidas na realidade do seu negócio. Aliás, caso alguma delas ainda não faça parte da rotina da sua empresa, quem sabe chegou a hora de mudar e inovar. Veja quais são estas ideias:

1. Fomentar a autonomia dos colaboradores

As empresas devem oferecer aos colaboradores oportunidades de desenvolvimento, e trabalhar a distância foi uma delas. Assim, os profissionais que antes atuavam nas sedes dos negócios passaram a ter mais autonomia. Afinal, a produtividade é avaliada de uma maneira diferente.

Em relação à flexibilidade, trabalhar de casa permite que os profissionais parem suas atividades para fazer exercícios físicos, aproveitar o conforto do lar ou ter mais tempo com a família. Tudo isso é positivo e não pode ser abandonado, mas sim adaptado. Aliás, é benéfico para todos, desde que o desempenho laboral não seja comprometido.

Para que essa possibilidade continue sendo aproveitada nas empresas que decidiram retornar suas atividades ao modelo presencial ou praticar o modelo híbrido, é importante que exista uma adaptação na cultura institucional. Então, RH e liderança devem possibilitar que os profissionais possam tomar suas decisões, desde que sigam o perfil do negócio, apoiando-os sempre que necessário.

Modelos de trabalho: descubra o melhor formato para a sua empresa e práticas home office

Quando existe um bom diálogo entre gestores e trabalhadores, é possível colocar em prática essa ideia. Assim, quando os colaboradores atuam de maneira alinhada aos anseios do empregador, isso permite que tenham mais autonomia em suas escolhas.

2. Novas formas de medir a produtividade

Com colaboradores atuando de qualquer lugar, identificar aqueles que estão trabalhando ou quem não está cumprindo suas jornadas de trabalho fica mais complicado, mas é possível. Este foi um benefício conquistado pelas empresas com o uso de tecnologia proporcionando a operacionalização do anywhere office. Entretanto, passar a fazer avaliações de produtividade por meio de entregas de tarefas ganhou força junto com o modelo.

Por exemplo, um colaborador tem que realizar cinco atividades ao longo do dia. Caso ele entregue todas elas, terá cumprido o seu papel durante a jornada de trabalho. Mas, é óbvio que além disso poderá usar o tempo que sobrou para outras atividades de sua função.

Medir a produtividade conforme a quantidade de entregas é uma das boas práticas no home office, que pode ser usada também nas atividades presenciais. Afinal, não adianta ter um trabalhador disponível por 8 horas diárias se ele não estiver cumprindo suas obrigações. Desse modo fica mais fácil identificar quem está sendo super produtivo  e os improdutivos.

CONHEÇA: Timesheet permite a gestão de tarefas integrada ao registro de ponto

3. Saúde mental é tão importante quanto física

A pandemia tornou comum um pensamento que especialistas vinham alertando há anos. A saúde mental das pessoas é tão importante quanto a física e isso ficou claro durante as atividades home office. Desse modo, é essencial que os profissionais de Recursos Humanos tomem cuidados em relação ao bem-estar dos funcionários.

Neste cenário, é importante saber como lidar com síndrome de burnout, estresse, ansiedade e depressão, doenças incapacitantes e que podem prejudicar o desempenho dos colaboradores e, em consequência, os negócios. Aqui, mais uma vez o diálogo é importante, para avaliar as condições de cada profissional e medidas que podem ser tomadas.

A Fadiga do Zoom, por exemplo, é algo comum durante o trabalho remoto, quando reuniões virtuais acontecem com grande frequência e duram muito tempo. Então, os profissionais que ficam expostos a elas por horas seguidas sofrem e têm o bem-estar prejudicado.

Isso mostra que não apenas a saúde física deve ser cuidada, mas também a mental. Aliás, outro ponto do trabalho remoto que merece atenção está relacionado à redução da troca de experiências e contato presencial com os colegas. Mas, neste caso, o retorno às atividades presenciais é positivo e ajuda na interação.

4. Processos digitais e automatizados

A transformação digital exige que todas as áreas do negócio passem por uma modernização. Por isso, é imprescindível investir em tecnologia, com o objetivo de levar a sua organização ao futuro. Isso deixou de ser um diferencial para os negócios, sendo algo fundamental para não ficar atrás da concorrência.

A automatização dos processos, como no caso das marcações de ponto, é algo sem volta. Empresas que adotaram o modelo remoto recorreram principalmente aos softwares capazes de fazer a gestão de horas trabalhadas. Com o Pontoweb, assim que o profissional faz sua batida de ponto no teletrabalho, o RH já consegue ter acesso a essa informação, em tempo real.

Fato é que uma das principais práticas do home office está na automatização de processos. Atividades antes manuais passaram a ser realizadas por softwares, com apoio da tecnologia. Com os profissionais atuando direto de suas residências, o computador passou a ser a principal ferramenta. Isso deixou as atividades mais dinâmicas e ágeis e precisa ser mantido no futuro do trabalho.

5. Conexão entre home office e mundo físico

Quando houve uma migração em massa para os trabalhos em casa, mesmo que por tempo determinado, ficou claro que os limites entre o mundo físico e o digital estão cada vez mais difíceis de serem percebidos. Dessa forma, surge um universo híbrido, cheio de possibilidades que podem ser exploradas pelos gestores.

O home office não precisa ser abandonado, ainda mais se esse tipo de jornada de trabalho deu certo no seu negócio. Então, uma ideia é adotar o modelo híbrido permanente, quem sabe com reuniões presenciais e atividades de cotidiano realizadas de casa, sempre que for possível.

A tendência é de que nos próximos anos essa ideia seja ampliada. É óbvio que o home office não pode ser praticado por todos os profissionais, aqueles da indústria de transformação, por exemplo, precisam atuar nas sedes das empresas ainda. Mas, no caso dos escritórios, esse cenário muda.

As reuniões virtuais passaram a fazer parte das nossas vidas. Essa, que é uma das principais práticas do home office, mostrou que não é necessário viajar para fazer reuniões, detalhes podem ser acertados online, por áudio e vídeo. Até mesmo empreendimentos que não adotaram o teletrabalho podem ser beneficiados por isso.

Código de conduta e práticas home office

6. Resiliência para ajustar processos

A resiliência é uma das práticas do home office que precisa ser seguida! A capacidade de adaptação às situações controversas que nos são impostas é algo fundamental para o sucesso profissional. No caso da pandemia, por exemplo, as empresas que adotaram primeiro o trabalho remoto puderam lidar com as dificuldades rapidamente.

O ideal é que os gestores avaliem todo o cenário e identifiquem se adotar este modelo de trabalho pode ser positivo ou não. O fato é que não adianta ser resistente a uma nova tecnologia, por exemplo, acreditando que o trabalho manual continua sendo a melhor opção. Aqui também entra a resiliência.

O trabalho fora do escritório, ou, fazendo qualquer lugar de escritório, nos apresentou uma série de novidades, que eram desconhecidas do grande público. Dependendo do seu negócio, os sistemas digitais podem ter ganhado força. Assim, o armazenamento em nuvem é excelente, válido desde sistemas para marcação de ponto até softwares usados por equipes específicas.

Enfim, a pandemia nos mostrou que não podemos ser contra a evolução do trabalho. A Reforma Trabalhista fomentou as inovações e possibilitou que as atividades sejam feitas de casa. Então, com a adoção de boas ideias, é possível que a produtividade do seu negócio seja até ampliada!

7. A distância deixou de impor limites

O  conceito de anywhere office, que envolve também o trabalho de casa, pode ser usado para expandir a sua empresa, ultrapassando limites ou a distância física. Desse modo, é possível fomentar o seu negócio para que seja atrativo a pessoas de regiões distantes. Afinal, negociações podem ser feitas por meio de chamadas de vídeo e a necessidade do presencial já não é obrigatória.

A contratação de pessoas que não são da mesma cidade ou região da sua empresa é algo que passou a ser viável. Aliás, o RH pode identificar profissionais que tenham fit cultural e combinam com as necessidades buscadas pela empresa, fazendo estas contratações de forma totalmente online. A distância não é mais um limitador.

O trabalho remoto permite que as pessoas possam viajar e trabalhar do local em que estiverem. A partir disso, é possível encontrar trabalhadores qualificados, que não poderiam ser contratados para atuarem de modo presencial. Mas, se forem mantidos neste tipo de jornada, podem beneficiar seu negócio com a capacidade que possuem.

Aproveite as práticas do home office no seu negócio!

Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicou que o home office pode ser adotado por cerca de 22,8% das profissões no Brasil, chegando a 20,8 milhões de brasileiros. Regulamentado pela lei trabalhista, é algo que pode ser benéfico para milhões de empresas.

Em suma, o trabalho remoto nos ensinou que devemos ter mais empatia uns com os outros, já que nem todos conseguem se adaptar facilmente. Ficar longe da empresa, dos colegas e não ter uma rotina fixa pode ser desafiador para algumas pessoas. Então, a compreensão foi outro aprendizado do trabalho a distância, e que, sem dúvidas, deve ser mantido.

A adoção de ferramentas tecnológicas é algo extremamente importante neste momento. Não importa se a sua empresa voltou para o trabalho presencial ou continuou com as atividades remotas. Invista em tecnologia para automatizar processos e ganhe tempo para colocar o foco no que realmente importa: pessoas. Fale com a Ahgora e conheça nossas ferramentas para a gestão de pessoas!