O SmartGate funciona como uma verdadeira catraca virtual, impedindo que colaboradores trabalhem além do horário. Trata-se de uma ferramenta que é instalada nos computadores dos profissionais e assim passa a ajudar no controle dos horários de trabalho que devem ser seguidos. Além disso, é um sistema que faz parte do Pontoweb. Confira este conteúdo também em áudio clicando no player abaixo!

Desenvolvido com tecnologia inteligente, basta que os gestores ou RH configurem os horários, para que entre em ação. Por meio dele é possível evitar que horas extras indevidas sejam realizadas, evitando custos invisíveis. Ou mesmo que colaboradores acessem o sistema de trabalho em períodos de descanso garantidos por lei.

Essa é uma das ferramentas desenvolvidas pela Ahgora, com o objetivo de facilitar a gestão de pessoas. Afinal, cada vez passa a ser mais importante ter a tecnologia ao lado, para facilitar a tomada de decisões e acertar nas escolhas. Entenda a seguir como funciona o sistema e veja que ele pode ajudar o seu negócio!

Faça a gestão de ponto das suas equipes externas com o SmartGate

O que é SmartGate?

SmartGate é um sistema da Ahgora e que faz parte do Pontoweb. Seu grande objetivo é garantir que os colaboradores atuem em suas estações de trabalho somente no período da jornada de trabalho. Isso traz segurança jurídica para os negócios, impedindo passivos trabalhistas.

O sistema é configurado para que após o fim da jornada de trabalho o colaborador não possa mais atuar em sua máquina. Mas, também é possível que os gestores pré-aprovem a realização de horas extras. Então, a configuração pode ser feita de acordo com as necessidades de sua empresa.

É um software excelente para call-centers, por exemplo, que geralmente possuem horários rígidos e que precisam ser respeitados. Pode ainda ser usado por empresas que fornecem computadores para os colaboradores que atuam em home office, como agências de comunicação, estúdios de design ou empresas de tecnologia, por exemplo. Desse modo, é possível impedir que atuem após o fim do expediente.

Com essa ferramenta é possível deixar a parte burocrática da gestão de pessoas com a tecnologia. Assim, sobra mais tempo para que os envolvidos possam pensar realmente em pontos estratégicos, que sejam interessantes ao negócio.

Conheça mais sobre o Smartgate: converse com nossos consultores!

Como o SmartGate funciona?

O SmartGate funciona como uma catraca virtual. Através dele é possível configurar os períodos em que o colaborador tem acesso ao sistema, conforme a jornada de trabalho. Então, quando o turno chega ao fim, o profissional recebe um alerta do software, indicando que o seu expediente terminou.

Um dos seus objetivos é impedir que os colaboradores atuem por horas a mais do que o estipulado no contrato de trabalho. Desse modo, o software controla a entrada e a saída de colaboradores do ambiente virtual. Além disso, ele é capaz de entregar relatórios aos gestores, mostrando tentativas de acesso fora do horário e os bloqueios realizados pelo sistema.

O SmartGate funciona assim que a ferramenta é instalada na máquina do colaborador. Em seguida, basta que os gestores configurem o tempo de jornada de cada um dos trabalhadores. E quando o período é excedido, então o software informa o profissional e interrompe o trabalho que estava sendo feito, convidando a encerrar o expediente.

Ele pode ser usado de qualquer lugar, assim como outros produtos da Ahgora, possui armazenamento de dados em nuvem. A partir disso, os relatórios fornecidos pelo sistema podem ser conferidos mesmo à distância. Isso é excelente para empresas que possuem unidades em várias cidades.

Conheça o SmartGate da Ahgora!

5 benefícios do SmartGate

O SmartGate entrega uma série de benefícios para as empresas que adotam esta ferramenta. Ele é ótimo para ampliar a segurança jurídica do seu negócio, já que impede que as pausas durante a jornada não sejam respeitadas. Mais do que isso, tem uma interface convidativa e que facilita o seu uso.

Sabemos que a rotina na área de Recursos Humanos é bastante corrida, praticamente não sobra tempo ao fim da jornada. Mas, ao contar com ferramentas que ajudem na gestão, é possível solucionar alguns gargalos. Conheça a seguir 5 benefícios do SmartGate e entenda mais sobre o funcionamento dessa ferramenta:

1.     Controle de entrada e saída dos colaboradores

O software permite que seja controlada a entrada e a saída de colaboradores do ambiente virtual. Veja bem, isso não deve ser confundido com as marcações de ponto e sim com o uso do computador por parte do profissional. Entretanto, o sistema convida o trabalhador a bater o seu ponto, seguindo o que diz a legislação trabalhista.

Ele é integrado com o Pontoweb, uma ferramenta da Ahgora, desenvolvida para ajudar na gestão de pessoas. É completo, servindo para avaliar os horários de chegada e saída dos colaboradores. Desse modo, o SmartGate atua como catraca virtual, impedindo que o computador seja usado após o horário determinado.

2.     Garante a realização das pausas obrigatórias

Com este software é possível ampliar a segurança jurídica do seu negócio, respeitando o que determina a legislação trabalhista. A Ahgora desenvolveu a ferramenta com amparo legal. A partir disso, se você sofre com passivos trabalhistas, o SmartGate pode ajudar a solucionar essa questão.

Com ele os intervalos intrajornada e interjornada passam a ser respeitados. O sistema simplesmente trava nos horários determinados para o café da tarde ou almoço, por exemplo. Então, o profissional não conseguirá usar a máquina que tiver com o software instalado, até que o período de descanso seja finalizado.

3.     Sistema flexível e configurável

O SmartGate é um sistema flexível, onde o gestor determina antecipadamente o máximo de horas que cada trabalhador pode atuar no dia. Isso garante que o sistema seja bloqueado após atingir esse limite. Mais do que isso, é possível fazer de modo individual, para cada um dos funcionários.

O sistema da Ahgora possibilita que sejam realizadas mais de 15 ações, totalmente configuráveis. As mais conhecidas são início e fim de jornada, além dos intervalos intra e interjornada, o que garante a segurança jurídica para as operações em sua empresa. Dependendo do segmento do seu negócio, outras configurações podem ser úteis.

4.     Menos pendências para o RH

Tendo um controle perfeito das horas trabalhadas, evitando a realização de horas extras indevidas, o RH passa a lidar com menos pendências. Mas, o que isso quer dizer na prática? Em suma, representa que os profissionais da área vão investir menos tempo fazendo contas na hora de fechar a folha de pagamento.

Outra questão interessante é que devido aos avisos de que a jornada chegou ao fim, evita-se questionamentos partindo dos colaboradores. Porque quando o controle de horas não é feito de maneira automática, dúvidas podem surgir. Alguns podem imaginar que não estão recebendo o que deveriam.

5.     Transparência na relação de trabalho

Quando o colaborador passa a trabalhar o período determinado em seu contrato, normalmente se sente mais confortável. Afinal, sabem que estão recebendo exatamente pela força de trabalho que são capazes de entregar. E isso é excelente para funcionários e empresas.

A transparência nas relações de trabalho é algo que precisa ser fomentado. Com o uso de sistemas tecnológicos em seu negócio, fica mais fácil atingir esse objetivo. Enfim, ter uma comunicação assertiva e explicar como funciona o SmartGate ajuda a evitar qualquer mal entendimento.

Conheça mais sobre esse sistema conversando com nosso time de especialistas! Basta preencher o formulário abaixo e você receberá um contato.

Aproveite a praticidade do SmartGate em seu negócio!

A legislação trabalhista estabelece que empresas com 20 colaboradores ou mais devem realizar o registro de ponto. Desse modo, precisam fazer a gestão nos horários de chegadas e saídas, incluindo o horário do almoço. Mas, fazer a gestão de maneira manual é uma opção obsoleta.

O SmartGate é uma ferramenta perfeita para empresas que possuem colaboradores atuando em escritórios. Basta que o software seja instalado na máquina do colaborador e o sistema usado para o serviço será bloqueado fora dos horários. Assim, o controle passa a ser feito de maneira automática.

O software é benéfico para as empresas e para os colaboradores, já que a relação entre eles sai fortalecida. As desconfianças ficam para trás, garantindo ainda segurança jurídica para o negócio. Mais do que isso, é um sistema que pode ser configurado de acordo com as necessidades do seu negócio!

Invista em tecnologia de ponta, aposte em um software que é capaz de entregar um perfeito controle de horários. Enfim, faça com que a tecnologia auxilie você na gestão de pessoas. Quer ter esse sistema à sua disposição? Fale com a Ahgora!