Empresas endividadas geralmente não conseguem pagar os colaboradores como deveriam. Outras estão com as finanças em dia, mas não possuem uma organização interna adequada. Por isso, acabam sendo gerados passivos trabalhistas e problemas que atingem o credibilidade de uma empresa. Continue a leitura ou então confira este conteúdo em áudio clicando no player abaixo!

Hoje em dia já não é mais possível confiar somente nas informações anotadas em papéis. As empresas precisam buscar ferramentas eficientes que auxiliem no setor de RH. Assim, o Pontoweb é considerado uma das melhores plataformas para auxiliar na gestão de pessoas e garantir a segurança jurídica e fiscal.

É uma tecnologia que estará ao lado do seu negócio, ideal para evitar passivos trabalhistas. Imagina ter a gestão de ponto na nuvem, administrando férias e horas extras trabalhadas? Você encontra tudo isso no Pontoweb! Veja como evitar passivos trabalhistas e ter a tecnologia ao lado do seu negócio.

Evite passivos trabalhistas e tenha segurança jurídica com o Pontoweb!

O que é passivo trabalhista?

Todas as dívidas que uma empresa possui com um colaborador são chamadas de passivo trabalhista. Então, acontece quando uma empresa não cumpre todas as suas obrigações trabalhistas e encargos previstos em lei.

Além disso, o passivo trabalhista pode ser percebido quando uma contratação é feita de maneira irregular. Por isso, as empresas devem trabalhar de maneira transparente para evitar problemas com a Justiça do Trabalho.

O principal fator que prejudica a saúde financeira de uma empresa é a falta de controle sobre a situação dos profissionais. E tem mais: problemas com antigos colaboradores mancham a imagem de um negócio, tanto com os trabalhadores quanto com o mercado.

Os gestores devem tentar organizar suas empresas da melhor maneira possível. Quando o setor de RH trabalha bem com as atuais tecnologias, consegue manter tudo organizado. Dessa maneira, a relação com os colaboradores é mais clara e passivos trabalhistas são evitados.

Como evitar passivos trabalhistas na sua empresa

Principais causas dos passivos trabalhistas

Existem diversos motivos que podem levar um colaborador a processar uma empresa. Desse modo, é melhor ter uma gestão transparente, passando todas as informações a eles. Entre os problemas, podemos destacar as seguintes condições:

  •       Adicionais de periculosidade e insalubridade;
  •       Demissões;
  •       Horas extras;
  •       Pagamentos de férias;
  •       Registro de colaboradores;
  •       Verbas rescisórias.

De fato, nenhuma empresa está livre de enfrentar problemas financeiros. Por isso, podem atrasar o pagamento de salários ou de algum benefício trabalhista. Muitas vezes isso acontece pela falta de planejamento e organização interna.

Quando uma empresa possui uma estrutura bem organizada, fica livre de situações como estas. Assim, os colaboradores passam a atuar com mais tranquilidade e engajamento. Uma empresa bem organizada ganha em todos os sentidos.

Como reduzir os passivos trabalhistas?

Quando todas as informações são claras para os colaboradores, os passivos trabalhistas são reduzidos. A insegurança no ambiente de trabalho é algo péssimo. Os trabalhadores desconfiados rendem menos, além de não apresentarem o mesmo comprometimento com a empresa.

Afinal, como reduzir os passivos trabalhistas? Isso é possível por meio de uma boa organização interna. Hoje em dia já existem softwares e aplicativos capazes de automatizar a gestão de RH. Eles entregam informações em tempo real, assim que algum dado é atualizado.

Estes sistemas são capazes de oferecer bons resultados para os dois lados. Ou seja, os empregadores contam com relatórios completos em mãos, enquanto os colaboradores sabem que as informações estão corretas. Tudo isso com armazenamento em nuvem e com possibilidade de acesso em qualquer lugar.

Um levantamento feito pela Just Capital em relação às 890 maiores empresas da bolsa de valores dos Estados Unidos indicou que as companhias mais transparentes possuem lucros maiores. Assim, aquelas que possuem transparência de salários, políticas flexíveis e planos para desenvolvimento de carreira têm retornos melhores.

Conheça o Pontoweb e veja como reduzir os passivos trabalhistas na sua empresa! Preencha o formulário abaixo e fale com nossos consultores.

Pontoweb é uma plataforma completa para evitar passivos

O Pontoweb é uma plataforma completa para auxiliar na gestão de ponto e evitar passivos trabalhistas.

Essa plataforma permite a automação da gestão de ponto. Ou seja, trabalhos que eram manuais ganham mais velocidade. Isso também é excelente para evitar falhas humanas ou mesmo fraudes. De fato, o Pontoweb foi pensado para melhorar a gestão de uma empresa.

Com esse sistema de ponto completo os gestores sabem que todas as informações serão preservadas da melhor maneira possível. Além disso, o sistema permite o registro de horas extras e avisa quando o colaborador está próximo das férias. É uma plataforma completa, que fornece relatórios fáceis de analisar.

Ele nutre uma melhor relação entre os profissionais de uma empresa e os gestores que dirigem a corporação. O Pontoweb conta com alguns aplicativos, que permitem a batida de ponto nos trabalhos remotos, com o Ahgora Multi, bem como o MyAhgora entrega ao colaborador um portal completo com informações sobre suas atividades.

Relógio Eletrônico de Ponto

Quando o horário de chegada e de saída dos colaboradores é armazenado em um relógio ponto de qualidade, a empresa ganha em segurança. O relógio eletrônico de ponto da Ahgora foi desenvolvido de acordo com a Portaria 671 do Ministério do Trabalho. Então, a relação entre a empresa e os profissionais é fortalecida neste aspecto.

Essa é a melhor forma de ter em mãos informações estratégicas em tempo real, algo importante para evitar passivos trabalhistas. Além disso, é uma maneira de evitar erros humanos ou fraudes, que podem acontecer vez ou outra. É um equipamento totalmente confiável, que vem lacrado e não pode ser alterado.

Além disso, o relógio eletrônico de ponto possui a tecnologia IoT, que significa Internet das Coisas (Internet of Things, na sigla em inglês). Ela auxilia a reduzir erros e agilizar rotinas, uma vez que a conexão entre os registradores de ponto e o software é feita em tempo real, através da conexão com a internet. Dessa forma, evita fraudes e fomenta a transparência.

Desde 2024, a Ahgora concentra seus esforços exclusivamente em tecnologias de software. Se você deseja saber mais sobre relógio eletrônico de ponto, recomendamos nossa parceira Ahards.

MyAhgora

O MyAhgora é o portal do colaborador, disponível para desktop ou app mobile. É por meio dele que os profissionais podem conferir todos os detalhes sobre sua jornada de trabalho. Com esse aplicativo existe mais transparência na relação entre a empresa e trabalhador.

Em poucos clique é possível identificar questões importantes como o número de horas trabalhadas, justificar possíveis faltas e ainda entregar atestados médicos. As informações inseridas por meio desse aplicativo são armazenadas na nuvem e podem ser consultadas por gestores.

O App MyAhgora é uma das melhores opções para fomentar a transparência na relação entre a empresa e os colaboradores. Então, com esse sistema o trabalhador sabe que os seus direitos estão sendo respeitados. Além disso, é uma forma de garantir a lisura de tudo o que envolve a jornada de trabalho.

Ahgora Férias

O Ahgora Férias serve para controlar o período de descanso que os trabalhadores possuem direito por lei. Assim, as informações ficam disponíveis para os colaboradores, líderes de setores e para o RH. Com ele o profissional tem autonomia para fazer o seu pedido de férias, que passará por uma avaliação.

Em seguida, o pedido é avaliado e validado. Todo esse procedimento acontece conforme as leis trabalhistas brasileiras prevêem. Então, é uma forma de simplificar os pedidos de férias. Desse modo, os gestores têm mais opções para planejar a força de trabalho da equipe.

De fato, situações envolvendo férias aparecem entre os principais passivos trabalhistas. Por exemplo, os colaboradores não podem acumular mais de um período integral de férias, já que isso é ilegal. Então, com esse aplicativo essa situação é evitada.

Relatórios gerenciais

Com o Pontoweb você deixará para trás o trabalho manual. Esta plataforma é capaz de transformar simples informações em relatórios completos sobre as jornadas de trabalho. Isso permite que a tomada de decisões seja feita com mais precisão.

Os relatórios indicam quais colaboradores estão atuando perfeitamente e quais estão em situação problemática. É possível identificar rapidamente aqueles que estão chegando atrasado, por exemplo. Estes materiais são importantes para o setor de RH, que não precisa correr atrás de informações.

Os profissionais possuem acesso ao sistema de ponto eletrônico. Então, assim que fazem a batida, ela é registrada automaticamente. E com isso, relatórios começam a ser gerados. Com os relatórios em tempo real é possível evitar horas extras indevidas e horas negativas.

Investir em tecnologia é o melhor caminho para evitar passivos trabalhistas

A tecnologia é a melhor aliada do setor de RH. Até alguns anos atrás todas as informações eram escritas em papel e depois conferidas. Esse processo podia gerar ruídos, falhas e o pior: passivos trabalhistas.

Agora com as novas ferramentas para a gestão de ponto eletrônico isso ficou mais fácil. É possível entender quando os colaboradores devem sair de férias, o que fizeram de hora extra e muito mais. O Pontoweb é uma plataforma completa para auxiliar sua empresa em uma gestão transparente, segura e dentro da lei.

Afinal, os passivos trabalhistas podem levar uma empresa a falência. Logo, a melhor forma de ficar longe de qualquer problema com a lei é investir em tecnologia para garantir a segurança das informações e transparência nas relações de trabalho. Garantindo assim, que tanto os direitos do colaborador como da empresa sejam respeitados. Conheça a Ahgora e saiba mais!

Conheça a Ahgora e evolua a gestão de pessoas na sua empresa!