Endomarketing é uma estratégia focada em desenvolver o capital humano da empresa. Então, seu objetivo é proporcionar uma relação saudável entre o negócio e os colaboradores. Isso traz uma série de benefícios para a organização, como a redução das taxas de turnover, por exemplo.

Os profissionais de Recursos Humanos devem agir como conectores entre a equipe e a empresa. Sendo assim, é importante que busquem formas de sempre melhorar essa relação. A valorização a cada profissional, de forma particular e coletiva, contribui para isso, fazendo com que o negócio atinja um novo patamar.

Vivemos a era do conhecimento. O capital humano tornou-se o principal diferencial competitivo das empresas, qualquer que seja o tamanho ou setor econômico. Mas, como reter profissionais cada vez mais disputados? Um bom plano de endomarketing faz toda a diferença! Confira a seguir tudo sobre o assunto.

O que é endomarketing?

Endomarketing é um conjunto de ações voltadas para o público interno da empresa. Assim como é importante promover a imagem da empresa para o mercado e para os clientes, não se pode esquecer do time. Então, é uma forma de valorizar os profissionais que fazem parte do quadro e aumentar o engajamento.

O planejamento e a execução dessas ações melhoram o clima organizacional e promovem a satisfação. Consequentemente, reduz o turnover e facilita a atração de novos talentos. Em suma, faz parte do conceito de HCM, que consiste no Gerenciamento de Capital Humano.

De modo geral, as organizações devem investir no desenvolvimento das pessoas que fazem parte do quadro de funcionários, já que isso melhora a produtividade e os resultados de uma forma ampla. E o endomarketing nas empresas tem justamente esse papel, fomentando uma boa relação entre empresas e colaboradores.

Como funciona o endomarketing nas empresas?

Apesar do nome, o endomarketing não se restringe exclusivamente ao marketing. Pelo contrário, o RH é fundamental para o sucesso de uma estratégia eficaz. Afinal, quando a área de Recursos Humanos é bem estruturada, conhecem o perfil dos profissionais e fica mais fácil entender o que precisa ser feito.

Sendo assim, é o RH que identifica os desejos do cliente interno e os traduz de forma clara. Juntos, marketing e RH traçam estratégias para comunicar e disseminar a cultura da empresa. O propósito é eliminar ruídos de comunicação e promover ações para melhorar o clima como um todo.

A boa notícia é que existem diferentes iniciativas que podem ser aplicadas no dia a dia da empresa. Elas variam desde a implementação de canais de comunicação interna, até a divulgação de políticas de RH.  O endomarketing vai muito além da organização de eventos: trata-se de melhorar a comunicação interna.

A produtividade no trabalho deve ser um dos focos

Os gestores sabem que a produtividade no trabalho é determinante para o sucesso de um negócio. E não há dúvidas quanto a isso: colaboradores felizes produzem mais. Agora, o que os pesquisadores buscam responder, é qual a fórmula de sucesso para ter funcionários eficientes.

Uma reportagem do portal Exame aponta que a segurança psicológica pode fazer a diferença em relação à produtividade nos ambientes de trabalho. Se você ainda não conhece o termo, não se preocupe. Nada mais é do que:

  • Fazer o colaborador se sentir livre de ameaças;
  • Compreender o que é esperado dele;
  • Ter abertura para pedir ajuda sempre que julgar necessário.

Para tanto, o clima organizacional é um elemento cada vez mais importante. Afinal, as relações de trabalho passaram por diversas transformações nos últimos anos. Aliás, as novas gerações de profissionais buscam mais do que um bom salário, querem fazer parte do negócio onde trabalham e fazer a diferença.

Desse modo, as empresas que estimulam a comunicação e se preocupam em envolver o time nas decisões se diferenciam no mercado. Assim, conseguem atrair e reter os melhores talentos. Por isso, mais do que nunca, o sucesso está atrelado a uma boa estratégia de marketing interno.

Como montar um plano de endomarketing para empresas?

Melhorar a produtividade, o engajamento e reduzir o turnover é possível. Sendo assim, há quatro pontos importantes que devem ser levados em conta na hora de construir um plano de endomarketing para empresas:

  1. Conheça os colaboradores: para que a política de marketing interno seja bem-sucedida é preciso entender os anseios dos funcionários. Se uma pesquisa de clima parece fora da sua realidade, comece com enquetes curtas.
  2. Defina metas: trace o objetivo macro e micro para o seu plano de endomarketing. Por exemplo: aumentar o engajamento, identificar gargalos na produtividade e melhorar a comunicação. Quem não sabe para onde vai, se perde ao longo do caminho.
  3. Planeje os próximos passos: defina um plano de ação e um cronograma de ação. Se você não sabe como fazer, o modelo 5W2H é ótimo.
  4. Metrifique e acompanhe a execução: avalie com frequência os resultados do planejamento. Essa revisão constante vai dizer se a estratégia está funcionando ou se é preciso fazer ajustes de rota.

Estes são os passos para traçar o plano de endomarketing no seu negócio. Se você está em dúvida sobre por onde começar, pode baixar um modelo exclusivo que preparamos e ajudará o seu negócio:

Tudo sobre ações de RH e endomarketing

Como aplicar o endomarketing na gestão de RH?

Existem várias maneiras de instituir políticas de endomarketing em uma organização. Como por exemplo, a pesquisa de clima organizacional, para entender como está o ambiente corporativo. Outra ideia é o desenvolvimento de políticas de incentivo, beneficiando os mais produtivos e empenhados.

Por isso, selecionamos algumas boas práticas que ajudam a entender a percepção dos colaboradores quanto à empresa. Talvez mais de uma dessas opções possa ser colocada em prática. Dê uma olhada, temos certeza que elas poderão melhorar a efetividade das suas ações:

1. Faça pesquisas de clima organizacional

O primeiro passo para instituir um planejamento de endomarketing é entender como os funcionários veem a empresa. Uma maneira eficiente é fazer pesquisas de clima organizacional. Semestralmente ou anualmente, distribua formulários anônimos (o Google Forms é ótimo!). Pergunte aos colaboradores como eles qualificam:

  • O ambiente de trabalho;
  • Os benefícios oferecidos;
  • O relacionamento com as lideranças;
  • Dúvidas, ansiedades e ideias.

Claro que as respostas mais preocupantes merecem destaque! Desse modo, o RH deve agir para solucionar possíveis problemas e melhorar o relacionamento dos colaboradores com a empresa. Não adianta apenas avaliar a situação e deixar tudo conforme está.

2. Crie políticas de incentivo

O reconhecimento e a valorização são chaves para motivar o time. Assim, oferecer bonificações para os colaboradores que atingem determinados indicadores ou superam as metas é uma ótima ideia. Mas, se o orçamento não permitir, aposte na criatividade, o importante é agradecer e reconhecer pelo bom trabalho.

Atenção: para que essa prática seja justa, é essencial que exista um planejamento estruturado de feedback. As métricas e desafios definidos devem ser acordados previamente, evitando saias-justas e reclamações posteriores.

Além disso, muitas vezes os colaboradores nem desconfiam que a empresa oferece benefícios, reconhecimento e valorização do esforço de cada profissional. Desse modo, endomarketing vai muito além da organização de eventos, consiste em melhorar a comunicação interna.

3. Fortaleça a comunicação interna

É importante que as ações de endomarketing envolvam os colaboradores. A comunicação unilateral, apenas da diretoria para as equipes, não funciona. Aliás, o estilo de liderança impacta diretamente a eficácia do que é comunicado, então é melhor repensar a forma como as informações são passadas aos profissionais.

Manter todos na mesma página é essencial para o bom andamento da operação. Distribua boletins informativos e, se possível, invista nos vídeos institucionais. Outra forma de melhorar a comunicação interna é criar um boletim corporativo que vá além dos assuntos de trabalho.

A Best Buy, por exemplo, conseguiu contornar o problema de turnover alto criando uma rede social para que os funcionários trocassem dicas e experiências sobre o trabalho. O projeto fez com que a rotatividade caísse de 60% para 12%.

Além de divulgar os bons resultados alcançados, o RH pode celebrar formaturas e aniversários ou dar dicas de saúde e bem-estar, por exemplo. Isso mostra que a preocupação da empresa vai além da jornada de trabalho. Use o canal oficial para comemorar as conquistas dos colaboradores.

4.     Incentive o ambiente inovador

A comunicação interna é um ótimo recurso para incentivar a inovação, buscando soluções dentro da própria empresa. Convide os colaboradores para atuar ativamente em projetos, mesmo que não sejam do seu setor. Muitas vezes um novo olhar ajuda a remover empecilhos.

Lance desafios, pergunte como o colaborador resolveria determinado problema e premie as respostas mais originais e impactantes. Enfim, faça com que os colaboradores se sintam parte dos times que integram. Mais do que isso, que sejam verdadeiros componentes das empresas, ajudando no desenvolvimento delas.

O endomarketing é um importante instrumento de gestão, que foca no desenvolvimento de ações para o público interno e visa o aperfeiçoamento do clima organizacional. Por fim, vale reforçar que essas ações devem ser realizadas em parceria pelas áreas de RH e de Marketing.

Vá além do endomarketing: invista em employee experience

É importante olhar para todo o ciclo de vida do colaborador, da atração ao desligamento. Não basta pagar um bom salário, os melhores profissionais querem mais. Assim, empresas com gestão humanizada, que conciliam vida pessoal e profissional, revolucionam a employee experience e conquistam melhores talentos.

A política de benefícios é uma das grandes responsáveis por manter os colaboradores motivados. Além dos tradicionais vale-refeição e plano de saúde, tente oferecer cursos e treinamentos. Um exemplo de boa prática nesse sentido é o vale-cultura, que facilita o acesso a produtos e serviços culturais como teatro, cinema, museus e espetáculos.

Algumas empresas promovem workshops para que os profissionais compartilhem o que aprenderam com os demais colegas. Além de compartilhar o conhecimento, a atitude estimula a interação. Mais do que isso, mostre para quem ainda não é colaborador todas as vantagens de fazer parte do time. 

Seguindo essas ideias será possível aproveitar todo o potencial do endomarketing em sua empresa. Investir em tecnologia contribui com isso, já que o RH passa a ter mais tempo para pensar nas pessoas. A Ahgora pode ajudar quanto a isso, entre em contato e saiba como automatizar as atividades!