Turnover significa a taxa de rotatividade de colaboradores em uma empresa. Ou seja, o número de novos colaboradores comparado àqueles profissionais que deixam o ambiente de trabalho. Esse é um termo popular no setor de Recursos Humanos, relacionado com contratações e desligamentos de colaboradores.

Aqui você vai entender quais são os tipos de turnover, descobrir quais são os principais motivos que causam essa condição e ainda saberá formas de superar o índice. Afinal, existem muitas variáveis que devem ser consideradas quando for realizada essa análise. Não basta apenas ver qual é o número.

É verdade que o turnover pode sinalizar que a gestão de pessoas não vai bem e há perda de talentos importantes. Mas, também pode indicar que a empresa está crescendo, é preciso avaliar qual é a situação real

O que é turnover?

Turnover é o termo em inglês para “rotatividade. Se você trabalha com RH, provavelmente já ouviu falar nesse índice. Em resumo, trata-se da relação entre o número de contratações e desligamentos, em comparação com o número total de colaboradores. Contudo, o número elevado pode ser interpretado de diferentes maneiras.

O termo parece simples, mas uma análise aprofundada mostra que o entra-e-sai de profissionais pode ter consequências bem complexas para o negócio. Por isso, não basta apenas olhar para o número: é preciso contextualizá-lo com as decisões tomadas pela empresa em um determinado período.

Por exemplo, quando uma empresa está em expansão, a tendência é que profissionais sejam contratados com frequência. Então, o número de entradas será elevado em relação ao total. Agora, se muitos colaboradores estão pedindo demissão, certamente existe algo errado no negócio e precisa ser ajustado.

A rotatividade na empresa é boa ou ruim?

O desligamento de um colaborador é sempre um custo. Não estamos falando apenas de verbas rescisórias, horas e férias a pagar… cada contratado necessita de tempo para se desenvolver dentro da organização antes de conquistar um bom desempenho. Assim, quando o profissional deixa a empresa muito cedo, esse investimento é perdido.

Além disso, o índice de turnover pode gerar uma avaliação equivocada se não for acompanhado de uma análise qualitativa. Empresas em processo de expansão tendem a ver esse número subir pelo fato de estarem conquistando colaboradores mais experientes para atuarem no lugar dos iniciantes.

Portanto, não é possível dizer se o turnover é bom ou ruim. O que precisa mesmo é analisar a situação, para identificar se o processo que está acontecendo na empresa é positivo ou negativo.

E-book turnover: motivação e dinâmicas para retenção de talentos

Tipos de turnover

Como nem sempre essa é uma situação positiva e nem sempre é negativa, é essencial fazer uma avaliação básica sobre a situação. De fato, existem quatro categorias. Dessa forma, a situação precisa ser avaliada primeiramente, para identificar qual é o caso do seu negócio.

1. Turnover voluntário

O próprio colaborador pede o desligamento da empresa. Essa situação costuma acontecer por diversos motivos, como insatisfação com a posição ocupada no ambiente de trabalho ou remuneração. É mais frequente entre profissionais com ensino superior ou executivos que estão em busca de novos desafios, por exemplo.

2. Turnover involuntário

Aqui, o que vale é o contrário, a empresa é que desliga o colaborador. Dentre os motivos estão o baixo desempenho do profissional, problemas financeiros do negócio, dificuldade de relacionamento com a equipe e descumprimento de contrato de trabalho. Então, a empresa decide encerrar o vínculo e precisa pagar as verbas rescisórias.

3. Turnover funcional

É considerado benéfico para a empresa. Esse tipo de turnover acontece quando alguém que já está com baixo rendimento pede para sair do trabalho por conta própria. Além de a empresa poupar os custos da demissão, abre-se uma oportunidade para um profissional mais apto para a vaga.

4. Turnover disfuncional

Trata-se da perda de um colaborador de alto desempenho. Isso acontece quando a empresa é incapaz de reter um grande talento, o que pode causar um amplo impacto para a construção do capital humano do negócio. Com isso, pode haver perda de produtividade ou uma baixa na qualidade de entrega da empresa, atingindo também os clientes.

Como calcular o índice de rotatividade? 

Em resumo, o índice de rotatividade é o indicador de RH usado para avaliar a relação entre o número de contratações e rescisões em um determinado período. É utilizado na área de Recursos Humanos para compreender como esses desligamentos de colaboradores podem prejudicar o funcionamento da empresa.

Calcular o índice de rotatividade é simples. Basta somar o número de colaboradores desligados com as contratações e depois dividir pelo número total de colaboradores da empresa. A fórmula para o cálculo de turnover é:

Turnover = Demissões / Total de colaboradores

Se você quer acompanhar a rotatividade de colaboradores de maneira fácil, baixe a Planilha de Indicadores de RH. Neste material, existe acesso a este e outros KPIs importantes para a efetiva gestão de pessoas. Também é importante investir em softwares especializados que permitem o acompanhamento dos dados em tempo real.

Turnover ideal x aceitável

O RH de cada empresa deve estabelecer o que considera como turnover aceitável. Sem dúvida, é normal que mercados diferentes tenham taxas distintas, é preciso avaliar o setor da empresa. Assim, os mercados de saúde e tecnologia, por exemplo, são mais disputados, o que leva a um índice de rotatividade maior.

Também é importante estabelecer o índice de turnover ideal. Sobre o assunto, estimativas mais conservadoras consideram o índice de 1% ao mês aceitável. Contudo, mais importante do que o percentual em si é imprescindível avaliar o que pode estar causando o turnover.

Um alto índice de rotatividade significa que mais colaboradores estão querendo sair da empresa do que permanecer trabalhando neste ambiente. Este é um sinal de alerta e merece atenção, sendo um indicativo de que o negócio está passando por problemas. Por isso, é melhor agir para solucionar a questão.

Os gestores devem avaliar todos os pontos para entender a situação de uma maneira clara e objetiva. Em uma empresa pequena, que possui 30 colaboradores, a saída de um deles já vai representar um índice acima de 1%. Mas, no caso das grandes, com mais de 500, se o turnover for acima disso, será preocupante.

Como evitar os prejuízos da rotatividade?

Um alto índice de turnover significa que a empresa está passando por problemas na retenção de talentos, o que é um grande desafio. Se essa for a realidade da sua empresa, é preciso agir rápido para que essa taxa deixe de crescer. Existem algumas coisas que podem ser feitas para superar a condição adversa.

Para contratar bons profissionais, estratégias como o employer branding, que significa criar, comunicar e cultivar a imagem de um bom local de trabalho, estão em alta. Mas, lembre-se: investir em novos talentos é bem importante, mas sem deixar de lado quem já faz parte da equipe. Essa é uma forma de manter o time motivado.

O ideal é que os novos colaboradores sejam selecionados de uma maneira assertiva, a empresa precisa ser muito verdadeira durante o processo de contratação. Quando todos os pontos são esclarecidos, dificilmente deixarão a empresa em pouco tempo. Afinal, um dos maiores prejuízos é quando existe o investimento em treinamento e a pessoa logo pede para sair.

Principais motivos para a rotatividade de funcionários

Nenhuma empresa está livre de turnover, aqui estão os principais motivos em relação aos pedidos de demissão ou falta de produtividade dos colaboradores. Então, entre os principais motivos podem levar ao aumento da rotatividade estão:

  •  Remuneração baixa: os colaboradores acreditam que recebem menos do que deveriam;
  •  Falta de reconhecimento: às vezes não é em dinheiro e sim com formas de mostrar a importância do trabalhador para a empresa;
  •  Desmotivação: muitas vezes acontece por uma combinação entre os dois primeiros fatores ou por desgaste nesta relação;
  •  Preocupação com o futuro da empresa: quando o negócio não possui uma boa organização e os colaboradores conseguem perceber isso;
  •  Baixo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: acontece em situações em que a pessoa trabalha demais e não consegue ter muito tempo para relaxar.

Para evitar esse cenário, entra em cena o employee experience, que deve ser realizado como um trabalho conjunto do RH e das lideranças. Proporcionar as melhores experiências para o colaborador dentro da empresa é fundamental para manter a equipe estimulada e em sintonia com o que o negócio espera do time.

5 formas de reduzir o turnover

Quando o nível de turnover é elevado, os responsáveis devem buscar soluções para evitar o avanço dessa condição. Por isso, confira agora 5 maneiras eficazes de diminuir o índice:

  1. A revisão do processo de recrutamento e seleção e o contrato de trabalho é essencial;
  2. Manter plano de carreira e a política de cargos e salários é importante para reduzir o turnover voluntário;
  3. Programas de resolução de conflitos e humanização, principalmente entre líderes e colaboradores podem ajudar;
  4. Promover um ambiente de trabalho agradável e um bom clima organizacional, além de feedbacks frequentes com diálogo aberto entre líderes e equipes;
  5. É pertinente detalhar as entrevistas de desligamento para esclarecer efetivamente quais os pontos que ocasionam perdas de profissionais.

Todas essas questões podem ser trabalhadas em conjunto, com o objetivo de tornar a rotatividade de profissionais algo menos constante. Portanto, o turnover é algo que pode ser superado, desde que bem trabalhado internamente.

Leia também: Attrition: People Analytics para redução de turnover

Ferramentas que ajudam a medir o turnover

Muitas ferramentas auxiliam as empresas a analisar rapidamente as taxas de turnover. O próprio sistema de gestão de ponto eletrônico traz os números de rotatividade de forma fácil, ágil e em tempo real. Aliás, analisar os dados assim que eles são registrados torna o processo bem mais assertivo.

Com o auxílio da tecnologia, fica bem mais fácil para o RH realizar ações preventivas ou corretivas para melhorar o cenário da empresa. Em suma, o departamento de Recursos Humanos deve lidar bem com as pessoas, essa é uma das principais responsabilidades de quem faz parte do setor.

Políticas claras de remuneração, valorização e engajamento são fundamentais, mas proporcionar um local de trabalho com propósito claro e que traga benefícios para a qualidade de vida do colaborador é o mais importante. É um conjunto de fatores que precisa ser remodelado nas empresas que estão sofrendo com baixas de funcionários.

Para finalizar, nós separamos alguns conteúdos que podem ajudar você a melhorar o ambiente de trabalho e engajar os seus colaboradores, sem se preocupar com o turnover:

Em primeiro lugar, identifique qual é o tipo de turnover que está acontecendo. Em seguida, busque maneiras de superar a condição, caso seja negativo. Aposte na tecnologia, para tornar a jornada de trabalho menos burocrática, aqui na Ahgora oferecemos os sistemas perfeitos para ajudar o seu negócio!