Geofencing é o uso de tecnologias de localização geográfica para estabelecer cercas virtuais e realizar ações em cima disso. Este recurso é muito utilizado em estratégias de marketing, por permitir o disparo automático de comunicações, por exemplo, conforme identifica-se que o cliente está em determinado local.

No entanto, esse tipo de funcionalidade pode entregar valor para diferentes frentes de atuação, inclusive para equipes de gestão de pessoas dentro de organizações. O principal benefício para o RH é o de garantir que os colaboradores estão trabalhando não só no horário que precisam, mas também no local específico.

Continue a leitura deste artigo e dê um passo à frente da concorrência, construindo um RH estratégico, tecnológico e baseado em dados.

Pontoweb + Analytics

O que é geofencing

Geofencing é o uso de tecnologias como o Sistema de Posicionamento Global (GPS) ou Identificação por Radiofrequência (RFID) para criar uma cerca geográfica virtual. Ou seja, trata-se da coleta de dados de localização de dispositivos eletrônicos para tomada de ação a partir disso.

Em essência, a principal finalidade deste tipo de ferramenta é rastrear a localização física de determinados dispositivos eletrônicos em campo para definir barreiras virtuais que determinam o que pode ou não ser feito nesses locais.

Existem inúmeros contextos em que o geofencing pode ser aplicado, e um deles é o uso corporativo. Alguns exemplos são:

  • Segurança da informação, realizando bloqueio automático de acesso a sistemas específicos fora de um perímetro estabelecido pela empresa;
  • Acompanhamento de equipes de campo, possibilitando identificação do local geográfico da marcação de ponto e garantindo que o colaborador está no local devido;
  • Alertas de acesso, permitindo que a empresa seja sinalizada caso haja alguma tentativa indevida de acesso a áreas não autorizadas;
  • Comunicação personalizada com os colaboradores, acionando envio de comunicados conforme o local que a pessoa se encontra;
  • Gestão de normas e conformidades, garantindo que as melhores práticas de acesso ao sistema da empresa sejam praticadas.

Entre outras possibilidades de uso, o geofencing auxilia gestores e empresários na coleta de dados valiosos na realização de, cada vez mais, uma gestão data-driven no RH.

geofencing

Qual a importância do geofencing

A importância do geofencing está diretamente relacionada à geração de valor que ele entrega. Afinal, são diversas frentes em que pode ser utilizado para alcançar diferentes objetivos. Independente do tipo de aplicação, este recurso possibilita a geração de dados precisos e em tempo real para análise de cenários e tomadas de decisão.

Ele possibilita, ainda, trocas mais ágeis e livres da intermediação de terceiros, com as informações indo direto da fonte para os gestores na ponta final. 

Vantagens do geofencing para as empresas

No âmbito das empresas e da gestão de pessoas, as principais vantagens estão relacionadas ao entendimento sobre o dia a dia de trabalho dos colaboradores. Sendo assim, trazemos para você como principais benefícios os seguintes:

  • Melhoria na gestão dos times;
  • Mais informações para os gestores, em tempo real e na palma da mão;
  • Gestão e segurança de bens e ativos;
  • Localização dos colaboradores ao vivo.

Para saber mais sobre geração e análise de dados georreferenciados para RH, preencha o formulário abaixo e fale com nossos consultores!

Como funciona o geofencing

O geofencing funciona, principalmente, por meio das tecnologias de GPS e RFID, identificando a localização geográfica de dispositivos eletrônicos. São mais comumente utilizados para esse tipo de finalidade alguns tipos de dispositivos móveis, como smartphones, smartwatches ou tablets.

Para entender o funcionamento do geofencing é fundamental ter em mente que a coleta de dados geográficos precisa estar associada a um armazenamento e tratamento das informações. Sendo assim, deve haver junto no sistema uma conexão de wi-fi para atualização em tempo real e registro das informações em nuvem.

Com isso, o dado gerado é enviado automaticamente para o gestor ou para o responsável na organização, que poderá trabalhar com essa informação. Um exemplo é a tecnologia Livemaps, da Ahgora, que apresenta um mapa georreferenciado dos colaboradores. O mapa em tempo real mostra quem está ativo, em que horário começou a trabalhar e qual sua localização.

Este é um recurso muito utilizado por gestores de operações que atuam em múltiplas unidades, como secretarias governamentais. Ajuda também na gestão de equipes externas e de terceirizados. Confira um pouco mais sobre como funciona!

Geofencing

Cuidados com a Constituição e a LGPD

Uma questão muito importante que vem à tona quando se fala em geolocalização e, especialmente, no seu uso por empresas para monitorar os colaboradores, são os aspectos legais. No cenário trabalhista, muitas vezes pode haver interpretações inapropriadas de que as empresas querem vigiar o colaborador, ou de que estão invadindo a sua privacidade ao rastrear a localização.

Afinal, conforme a LGPD, dado pessoal é a “informação relacionada à pessoa natural identificada – tais como nome, sobrenome, RG e CPF – ou identificável, como no caso dos dados de geolocalização (GPS), endereço IP, identificação de dispositivo etc.” Sendo assim, informações de localização geográfica são consideradas sensíveis.

Portanto, esses dados estão protegidos perante a Constituição Federal, e é direito do colaborador exigir essa segurança. O que o geofencing traz de diferencial para o RH é, no entanto, que o dado de geolocalização somente é coletado no momento do registro de ponto.

Desta forma, o RH pode tranquilizar o colaborador de que não há qualquer chance de ele ser rastreado conforme se desloca, ou mesmo que haja qualquer registro dos pontos a que compareceu. O único momento em que o dado de geolocalização será coletado é na marcação de ponto, para garantir todos os benefícios já descritos anteriormente.

Esse é um assunto delicado e que precisa ser tratado com atenção pelo seu RH. Se você tem dúvidas sobre o que dizem as leis trabalhistas e como você pode se amparar para garantir a sua segurança jurídica, baixe agora mesmo nosso eBook completo!

Legislação trabalhista

Como implementar no RH

O primeiro passo na implementação do geofencing no seu RH é por meio do uso de alguma tecnologia que o possibilite. Seja por meio do desenvolvimento próprio, ou pela contratação de algum fornecedor especializado.

No caso da Ahgora, temos como exemplo o aplicativo Multi, que possibilita o registro de ponto digital por meio de um aplicativo com reconhecimento facial.

Esta batida de ponto é feita com identificação do local geográfico em que está sendo realizada. Desta forma, basta que a empresa estabeleça a sua cerca virtual, ou seja, a região em que autoriza que os colaboradores registrem o ponto, por exemplo, e a tecnologia estará operante.

Um exemplo de situação em que o seu RH pode utilizar o geofencing é no caso de obras em que os trabalhadores precisam estar no canteiro para registrar o ponto. O gestor da obra tem a necessidade de garantir que esse profissional não registre o ponto quando ainda está em deslocamento, ou quando não está no local da obra.

Por isso o geofencing é tão importante e útil. Quer saber mais sobre como funciona a nossa tecnologia e como esse benefício pode chegar até você? Clique no banner abaixo e fale com nossos consultores!

Conheça o Multi!