On-premise vs cloud é uma forma direta de comparar dois modelos de estruturação de sistemas eletrônicos, sendo o primeiro em servidor local e o segundo em nuvem. Cada um desses formatos possui as suas vantagens e desvantagens, porém quando se trata de tecnologia para RH, o modelo cloud sai muito na frente.

Afinal, quando se utiliza uma tecnologia em nuvem, todos que precisam acessar as informações têm acesso em tempo real, quando e onde quiserem, desde que com seu login correto. E isso funciona de uma forma muito eficiente para descentralizar o RH dando mais autonomia e proporcionando maior tempo estratégico.

Neste artigo, você vai entender mais sobre os impactos da Portaria 671, nova lei de ponto, na percepção de on-premise vs cloud, as diferenças entre os conceitos e qual o melhor para o seu cenário. Boa leitura!

On-premise vs cloud

On-premise vs cloud: o que é cada um?

A batalha entre esses dois conceitos não tem nem muita razão para acontecer, mas continua sendo uma constante no dia a dia das empresas. Isso porque, para cada tipo de negócio e cenário, um dos modelos pode fazer mais sentido

Neste artigo, você vai entender o que são, quais as diferenças entre eles e como escolher o melhor para a sua empresa.

O que significa o termo on-premise

On-premise é todo e qualquer sistema de tecnologia da informação local que utiliza de uma infraestrutura própria da empresa para funcionar. São, então, sistemas em que o armazenamento e tratamento de todos os dados gerados é realizado dentro da própria organização.

Nos últimos anos, o modelo on-premise vem perdendo espaço para a estrutura de cloud, sobre a qual falaremos mais adiante. No entanto, é fundamental compreender que ele não é obsoleto nem, muito menos, ilegal: tudo é uma questão de analisar cenários e priorizar investimentos.

O que é um serviço on-premise

Um serviço on-premise é aquele que a sua empresa adquire uma determinada tecnologia e a instala nas próprias dependências da organização. Assim, é preciso disponibilizar um espaço físico apropriado para armazenamento dos equipamentos onde essa estrutura é hospedada.

Neste caso, todas as atividades relacionadas à manutenção dessa tecnologia e sistema ficam sob responsabilidade total da sua empresa. Trazendo para o cenário do RH, estamos falando de sistemas para registro e gestão de ponto eletrônico, para controle de jornada de trabalho.

Ou seja, no modelo on-premise, é como se você comprasse um sistema e o instalasse em equipamentos na sua empresa. Assim, o seu fornecedor do sistema fica totalmente desvinculado e não tem obrigações legais de apoiar com suporte sem custo.

Esse tipo de serviço faz com que você precise de muito mais planejamento para implementá-lo. Em suma, isso acontece porque o formato on-premise onera muito mais o processo, tendo a necessidade de contar com profissionais especializados de TI dentro da empresa só para olhar para essa estrutura. Ou, então, de ter custos extras de manutenção, quando necessário.

apontamento de horas integrado ao sistema de ponto

O que é e como utilizar cloud

Agora, passando para o outro lado do nosso campo de batalha, temos o formato de cloud computing, ou seja, tecnologia em nuvem. Este conceito está relacionado a todo o conjunto de tecnologias que possibilitam o armazenamento e acesso a dados em um local seguro, independente de estrutura física e com disponibilidade a qualquer tempo.

Com um usuário para acesso, login e senha, todos os envolvidos na utilização de determinado sistema conseguem acessá-lo de onde estiverem. Isso facilita muito o dia a dia das empresas pois elimina a necessidade de ter um espaço físico para armazenar uma estrutura de TI. Além disso, retira a obrigatoriedade de estar presencial em um determinado local para realizar uma atividade específica.

No caso do RH, um sistema de ponto eletrônico 100% digital e em nuvem, para registro e armazenamento dos dados, é o exemplo de uso de cloud. Tudo disponível em tempo real, para colaboradores, gestores e RH, de onde estiverem. A sua empresa contrata o software como serviço (SaaS), paga uma mensalidade pelo uso e tem direito a todo tipo de suporte por parte do fornecedor.

Conheça o melhor sistema de ponto eletrônico digital do mercado!

On-premise vs cloud: diferenças, vantagens e desvantagens

A tecnologia evolui para acompanhar as necessidades das pessoas e dos negócios, e cada vez mais é preciso ter atenção para tirar o maior benefício possível delas. Quando se fala de modelo on-premise vs cloud, não é diferente. Existem vantagens e desvantagens dos dois formatos, o que importa é entender qual a necessidade da sua empresa.

Principais diferenças

As principais diferenças entre os sistemas on-premise e cloud estão, como já abordamos anteriormente neste artigo, no tipo de servidor, forma de acesso e flexibilidade para armazenamento. Tanto do próprio sistema, quanto dos dados tratados pela sua empresa.

Principais vantagens e desvantagens

Essas diferenças impactam em vantagens e desvantagens significativas entre os dois tipos de sistemas. Para começar, o modelo cloud é muito mais econômico, sustentável e seguro. Isso porque você fica livre de armazenar equipamentos em um espaço físico e de fazer manutenção neles, além de que o acesso é limitado a pessoas autorizadas.

Outros benefícios de ter um sistema para RH em nuvem são:

  • Custos fixos previsíveis, você paga somente uma mensalidade recorrente;
  • Segurança da informação, com garantia e total responsabilização do fornecedor pela integridade dos seus dados;
  • Redução de custos com manutenção, eliminando máquinas e equipamentos, trocando tudo por apenas software em nuvem;
  • Suporte técnico especializado, o fornecedor da tecnologia é responsável por garantir a sua melhor experiência com o sistema;
  • Ganho de produtividade, pois a sua equipe poderá se preocupar unicamente com o que mais importa, deixando que a tecnologia faça o resto do trabalho;
  • Liberdade e praticidade na implementação, liberte-se de equipamentos obsoletos e seja protagonista nesta transformação digital.

Em contraponto, o modelo on-premise gera muito mais custos e amarrações, privando a organização da liberdade de espaços e acessos. Existem inúmeras etapas que precisam ser seguidas, um ambiente físico adequado aos equipamentos que precisa ser preparado, equipes que devem receber treinamento e por aí vai.

De forma geral, o modelo cloud tem sido amplamente preferido pelas empresas para rodar seus sistemas de RH. Então, venha conhecer os benefícios dele você também! Preencha o formulário abaixo e fale diretamente com nossos especialistas para receber orientações.

On-premise vs cloud e a adequação à Portaria 671

No caso dos sistemas de gestão de ponto, há uma questão ainda mais delicada quando se fala em on-premise vs cloud. A Portaria 671 é uma atualização das leis trabalhistas que traz alterações importantes nos processos de registro e gestão de ponto.

Dentre essas mudanças, foi definida uma série de normativas relacionadas aos documentos fiscais que devem ser emitidos pelos sistemas de ponto. Com isso, os sistemas on-premise para gestão de ponto passam a ficar obsoletos e precisam ser descontinuados. 

Já o sistema cloud possibilita adequação à portaria por meio do REP-P, Registrador Eletrônico de Ponto por Programa, que foi um dispositivo criado pela nova lei. Esta é a principal inovação trazida pela norma, pois possibilita muito mais flexibilidade, facilidade de acesso e disponibilidade para o RH na gestão dos seus dados.

A Ahgora é especializada no desenvolvimento de tecnologias para gestão de pessoas, e contamos com um sistema REP-P pioneiro e com o que há de melhor no mercado. Nossa tecnologia está devidamente certificada pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), conforme exige a lei.

Aqui, trabalhamos com o modelo cloud por acreditar nos inúmeros benefícios que ele traz para a gestão de pessoas, e também por entender que representa o futuro. Se ficou evidente para você a diferença entre os modelos on-premise vs cloud, e também os benefícios deste último, entre em contato conosco e conheça mais sobre a nossa tecnologia. Estamos prontos para apoiar você, RH, na sua transformação digital.

On-premise vs cloud