A tecnologia tem um papel fundamental no RH e cada vez mais a sua presença deverá ser percebida. Cedo ou tarde as organizações precisam investir em um software de gestão de ponto. O setor deixou de colocar o foco nas questões operacionais e burocráticas para ocupar um lugar estratégico no resultado empresarial.

O mercado oferece várias possibilidades de aplicações tecnológicas que podem ajudar a desempenhar de maneira mais eficiente a gestão de pessoas nas empresas. Isso faz com que surjam algumas dúvidas sobre qual a melhor alternativa para realizar esta tarefa. Afinal, são diversas boas opções disponíveis, o que exige uma boa pesquisa antes da aquisição.

Os softwares de gestão de ponto para RH garantem segurança jurídica para um negócio, conforme determina a lei. Além disso, faz com que a produtividade seja ampliada, mantendo os colaboradores ativos. Quer saber qual é a escolha ideal para a sua empresa? Esse artigo pode ajudar!

O que é software de gestão de ponto?

Como o próprio nome já sugere, essa tecnologia foi criada a partir de uma necessidade específica do RH: fazer a gestão da jornada de trabalho da equipe. Segundo a Lei de Liberdade Econômica, sancionada em setembro de 2019, o registro de ponto dos horários de entrada e saída passou a ser obrigatório para empresas que ultrapassam os 20 colaboradores. 

Para isso, muitas empresas optam por realizar este controle através do Relógio de Ponto Eletrônico (REP) por uma série de vantagens e facilidades. Então, para potencializar a capacidade desses equipamentos, foram criados programas específicos. Assim, são chamados de Sistemas Eletrônicos de Registro de Ponto (SERP), o Pontoweb é um deles e traz vantagens significativas para um negócio.

O avanço tecnológico fez com que os sistemas simples fossem melhorados, para atender diversas outras demandas do setor. Desse modo, hoje eles têm inúmeras funcionalidades e aplicações, fazendo com que o software de gestão de ponto ganhasse uma nova característica. Então, são integrados com outros sistemas e empoderados com diferentes tecnologias, a exemplo da computação em nuvem.

Software de gestão de ponto ou ERP?

Os sistemas de gestão empresariais são conhecidos como ERPs (Enterprise Resource Planning), ou aplicações integradas que têm o objetivo de gerir todas as atividades rotineiras de um negócio. Alguns dos itens controlados são:

  •       Balanço contábil;
  •       Faturamento;
  •       Fluxo de caixa;
  •       Compras;
  •       Inventário;
  •       Contas a receber;
  •       Apuração de impostos.

Muitos ERPs também oferecem em seu portfólio controles relacionados às tarefas de RH. Ou seja, a proposta é concentrar em apenas um software o controle total das ações do negócio. Mas, será que isso é uma boa ideia ou serve apenas para comprometer o desempenho da empresa?

Hoje em dia, ERPs e softwares de gestão de ponto podem ser encontrados sob o formato SaaS. Ou seja, em aplicações online por meio de dispositivos móveis, na empresa ou de maneira remota. Eles contam com desempenho otimizado por Inteligência Artificial e Machine Learning e, além disso, têm a capacidade de gerar uma imensa quantidade de dados.

Se os aspectos tecnológicos são semelhantes, a usabilidade e a aplicabilidade no dia a dia do RH podem não ser as mesmas. E essas diferenças passam pelo próprio conceito dos softwares. Em suma, os sistemas de gestão de ponto são específicos e os ERPs cumprem mais funções.

Para a gestão de ponto não há dúvidas: os sistemas exclusivos são os melhores, já que entregam funções completas e capazes de entregar tudo o que o seu negócio precisa. Por outro lado, os ERPs não podem ser dispensados neste momento, já que são capazes de apresentar um bom desempenho também.

Vantagens do software de gestão de ponto

O software de gestão de ponto é um sistema interessante e que pode ser aplicado em empresas dos mais variados segmentos de atuação. Além disso, não importa se é um negócio de bairro ou uma multinacional, todos podem ser beneficiados. A partir disso, a gestão passa a ser mais segura.

É comum que empresas sofram com passivos trabalhistas, muitas vezes motivados por irregularidades na gestão de ponto. Ou seja, quando o colaborador não faz registro na hora que chega ao trabalho e na hora que vai embora. Isso pode causar problemas com horas extras e gerar problemas para o negócio.

Essa é uma excelente opção para a gestão de RH do seu negócio, já que assim os profissionais passam a ter mais tempo disponível para executar as suas atividades. A seguir você confere 9 benefícios de contar com essa ferramenta a sua disposição:

Em suma, o software de gestão de ponto pode tornar a gestão mais simples, já que as informações passam a ficar disponíveis na palma da mão. Assim, não será necessário avaliar o antigo livro ponto, em busca dos dados dos colaboradores. Aliás, o Pontoweb entrega todos esses benefícios e muito mais.

O sistema da Ahgora é completo, com armazenamento de dados em nuvem, fazendo com que as informações possam ser acessadas de qualquer lugar. Ele pode ser usado por colaboradores e gestores.

É fácil de implementar no seu negócio

Os softwares de gestão de ponto são aplicações elaboradas sob a ótica do setor de Recursos Humanos. Todas as suas funcionalidades são especialmente pensadas para os profissionais da área. Desse modo, é um sistema de ponto que torna mais dinâmica a gestão de pessoas, fazendo com que os profissionais do departamento percam menos tempo com isso.

Na prática, é bastante comum encontrar em sistemas de gestão módulos que resolvem as dores do setor apenas parcialmente. Muitas vezes, falta aprofundamento em atividades que não estão no escopo principal, mas que demandam tempo dos profissionais. Por exemplo, os sistemas da Ahgora emitem relatórios precisos, que evitam a necessidade de anotações em planilhas.

Assim que um profissional chega na empresa e registra a sua presença, as informações são enviadas automaticamente para o servidor. Assim, os dados podem ser conferidos por aqueles que possuem acesso, de qualquer lugar do mundo. Ou seja, é possível monitorar as informações em tempo real e perceber irregularidades.

Simplicidade é um diferencial

O software de ponto digital conta com processos de gestão simplificados. Além disso, por ser específico para o RH, as suas funcionalidades tendem a ser intuitivas para as equipes. Então, esse é um dos diferenciais em relação ao uso de outros softwares, que não são específicos para o setor de Recursos Humanos.

Acontece que os profissionais da área precisam lidar com muitas coisas e a burocracia não pode ser uma delas. Até alguns anos atrás era comum que os gestores de RH se preocupassem somente com contratação e dispensa de colaboradores, mas agora isso mudou. Desse modo, o uso de softwares é importante, para que haja tempo na rotina dos colaboradores.

A simplicidade é um diferencial dos softwares de gestão de ponto, já que assim os profissionais passam a ter mais tempo livre. Então, conseguem atuar de maneira estratégica, em busca de alternativas para melhorar o desempenho da empresa. Afinal, o papel deles é mais amplo do que no passado, devem partir em busca de opções viáveis para melhorar o negócio.

A Ahgora desenvolve sistemas para a gestão de ponto, capazes de beneficiar negócios das mais variadas áreas. Assim, a Internet das Coisas (IoT) e o armazenamento em nuvem são dois diferenciais destes produtos. 

Quer melhorar o desempenho do seu negócio?