Qual é o diferencial do seu escritório de contabilidade? Pode ser a consultoria, a inovação ou mesmo a especialização em um nicho de mercado. O que não vale é considerar as obrigações contábeis e acessórias como diferencial. Afinal de contas, isso é o básico. Mas, se o seu negócio ainda não sabe como se destacar, fique tranquilo. Vamos apresentar algumas dicas e softwares para contabilidade que vão ajudar você nisso. Confira este conteúdo também em áudio no player a seguir!

O cenário contábil no Brasil

Você sabia que apenas 34% dos escritórios de contabilidade oferecem serviços que vão além do básico? É o que aponta uma pesquisa, feita pelo Sebrae, com mais de 5 mil empresas contábeis. A consultoria é um dos principais diferenciais dos escritórios que buscam se diferenciar. Em geral eles oferecem:

  • consultoria jurídica;
  • consultoria sobre aplicação no mercado financeiro;
  • consultoria sobre investimentos no Brasil;
  • consultoria macroeconômica.

No entanto, a consultoria não é o único jeito de se destacar no segmento contábil. O seu escritório também pode oferecer serviços adicionais como:

  • softwares para contabilidade e RH;
  • especialização em segmentos específicos;
  • capacitações e treinamentos para os clientes;
  • elaboração de plano de negócio;
  • valuation (avaliação da empresa);

Sem dúvida, o primeiro passo para se tornar um contador estrategista é abraçar a transformação digital. A tecnologia torna os processos mais dinâmicos e efetivos, libertando os profissionais do trabalho braçal para que possam pensar e agir estrategicamente.

O segmento contábil precisa acompanhar essa evolução, aderindo aos softwares para contabilidade consegue otimizar seu trabalho e assumir uma posição mais estratégica.  

Softwares para contabilidade

A função dos softwares para contabilidade

Alguns escritórios ainda não perceberam que estão perdendo lugar para os softwares de contabilidade. A resistência à mudança acaba levando à estagnação e, consequentemente, à perda de espaço no mercado. Por outro lado, as empresas que aderiram às novas ferramentas têm uma visão mais analítica. Isso lhes permite entregar mais valor aos clientes, contribuindo para a tomada de decisão mais ágil e efetiva. Afinal, a tecnologia possibilita, principalmente, novos cruzamentos de dados com agilidade e precisão.

Uma das maiores dificuldades da contabilidade é o cumprimento dos prazos, seja para emissão de documentos fiscais ou fechamento de folha de pagamento, entre tantos outros. E, agora com o eSocial, essa preocupação fica ainda mais evidente, uma vez que o não cumprimento dos prazos pode acarretar em multas para as empresas.

A vantagem de usar softwares para contabilidade é a automatização das atividades operacionais. Basta parametrizar o sistemas especializados para começar a receber alertas automáticos. Isso facilita muito a rotina e garante que nenhum prazo seja perdido. Isso sem falar que elimina o uso de inúmeras planilhas e arquivos para a gestão das informações.

Além de dispensar o monitoramento constante das informações, os softwares também eliminam as surpresas indesejadas do fechamento de mês. Quando a contabilidade e a empresa não têm ferramentas para acompanhar as rotinas em tempo real, é comum ocorrer excesso de horas extras ou de faltas e atrasos. Mas tudo isso pode ser evitado com softwares para contabilidade, que inclusive dão respaldo jurídico e fiscal para as empresas.

Precisa de um software para a sua contabilidade? Preencha o formulário abaixo e conheça o sistema da Ahgora!

Qual a situação atual da sua contabilidade?

A pergunta que não quer calar é: quão estratégica é a sua contabilidade? Neste momento em que grande parte dos cálculos e processos são feitos via software, o cliente continua vendo os seus serviços como necessários? Uma das alternativas para não perder espaço é assumir essa posição mais consultiva junto aos RHs dos seus clientes.

Uma das maneiras de fazer isso é orientar sobre o cumprimento da legislação e recomendar softwares que podem simplificar o dia a dia. O eSocial é um exemplo que está em evidência no momento, mas você também pode aconselhar seus clientes sobre a Portaria 671 do MTE, entre outros tópicos.

Antes de definir esse novo posicionamento, o ideal é traçar um diagnóstico do seu escritório de contabilidade. Procure identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Com essas respostas em mãos, compare o cenário contábil como um todo e, a partir disso, elabore um plano de ação para aproveitar melhor as oportunidades e fortalecer os pontos que já são fortes.

6 softwares para contabilidade que você precisa conhecer

A tecnologia é uma aliada para tornar o contador mais estrategista, ágil e eficaz em suas atividades. Listamos abaixo alguns softwares para contabilidade que certamente irão auxiliar na sua rotina diária.

1. ContaAzul

É um software para contabilidade que agiliza o trabalho burocrático por meio da integração entre cliente e escritório contábil. Você deixa de receber a documentação por e-mail ou mesmo impressa, pois o cliente adiciona os arquivos direto no sistema.

O software ContaAzul se propõe a fazer a gestão de documentos comprobatórios, contribuindo para uma contabilidade mais ágil. O sistema também permite exportar dados fiscais, além da possibilidade de sincronizar as contas bancárias da empresa, a fim de ter mais controle sobre o plano de contas.

2. Ahgora Pontoweb: um dos melhores softwares para contabilidade

Essa é uma ferramenta de gestão em nuvem para o acompanhamento da jornada de trabalho dos colaboradores. O sistema torna o RH mais estratégico, com informações em tempo real para orientar a tomada de decisão. São dois grandes benefícios para a contabilidade:

  1. Reduz drasticamente as chances de erro humano, já que a coleta e compilação de dados deixa de ser manual;
  2. Agilidade no fechamento da folha de pagamento, pois os dados são transmitidos em tempo real e podem ser apurados antes do fim do mês.

O Pontoweb é um software para contabilidade que contribui para tornar os escritórios contábeis mais estratégicos, ágeis e eficientes.

Clique ao lado e conheça o Pontoweb da Ahgora para Contabilidades!

3. Dashboard Contabilidades

Com esse add-on do Ahgora Pontoweb você vai implantar a cultura da eficiência no seu escritório de contabilidade. O Dashboard Contabilidades reúne todas as obrigações do RH das empresas clientes em um só lugar. Mais importante, ele monitora as obrigações e eventuais infrações automaticamente e emite alertas indicando o que precisa ser resolvido.

Assim, é possível ao contador e ao RH dar início às tratativas do ponto a qualquer momento, antes do fechamento do mês. Ele sistema simplifica a organização das informações necessárias à rotina de atualização do eSocial, garantindo o cumprimento dos prazos definidos pelo governo. 

4. Notasoft

O NotaSoft simplifica o processo de emissão de nota fiscal eletrônica, a NF-e. O serviço armazena as notas eletrônicas, facilitando o atendimento à determinação da Receita Federal, a qual obriga as empresas a armazenar os arquivos pelo período de cinco anos.

Além de ampliar a segurança dos dados e oferecer garantia de backup, o NotaSoft verifica a autenticidade das NF-es de entrada. Ele é um dos melhores softwares para contabilidade.

5. Arquivei

O Arquivei permite consultar as Notas Fiscais por CNPJ diretamente na Secretaria da Fazenda. Os arquivos podem ser armazenados em nuvem, no formato XML e DANFe. É mais um recurso para ter todas as NF-es e CT-es armazenadas num só lugar. O sistema também emite relatórios automatizados, dispõe de filtros e buscas inteligente para simplificar a rotina do contador.

6. Octadesk

O Octadesk é um sistema de gestão do relacionamento com o cliente.  Com ele, é possível gerenciar todo o processo de atendimento, integrando múltiplos canais em um único lugar e centralizando o histórico de contato com o cliente. Os relatórios personalizados permitem acompanhar a performance do time de atendimento. Também é possível criar uma central de ajuda para auto-atendimento ou oferecer um chat personalizado para atendimento rápido, resolver dúvidas ou criar novas oportunidades de venda – capturando novos contatos e gerando receita.

Com essas ferramentas, o seu escritório de contabilidade certamente vai se diferenciar no mercado. Você terá as informações do cliente de forma automatizada e muito mais efetiva. Isso simplifica a sua análise e favorece a tomada de decisões rápidas e mais inteligentes. Afinal, você terá dados para embasar suas recomendações e orientações. Resumindo, se você quer entregar mais valor ao seu cliente e tornar seu escritório uma referência, precisa ter o suporte de ferramentas específicas para o seu segmento de atuação.

Quer saber mais sobre os softwares fornecidos pela Ahgora, conhecer todas as funcionalidades e recursos disponíveis? Conheça o Programa de Contabilidades Parceiras da Ahgora.