Por mais experiente que o profissional seja, ingressar em uma empresa nova representa uma mudança nos processos de trabalho e de vida. Por isso, o treinamento de novos colaboradores é tão importante. Sendo assim, o RH deve pensar com cautela em todos os detalhes desse procedimento.
Alguns passos devem ser seguidos para o novo contratado entender o ambiente de trabalho e desenvolver as atividades com excelência. Ele precisa imergir nesse universo e passar a conhecer as equipes, as atividades, as metas da área e a cultura organizacional.
Para acelerar a adaptação deste profissional, a empresa deve oferecer orientações e treinamentos específicos. Desse modo, criar vivências e propor desafios é uma boa maneira de garantir a integração com os novos colegas e acelerar a adaptação às atividades.
Para ajudar o seu RH a realizar o treinamento de novos colaboradores de forma eficiente, confira a seguir cinco dicas valiosas.
Como preparar o treinamento de novos colaboradores?
A rotina do RH é pautada por uma série de atividades, que vão além dos processos de recrutamento e seleção. É preciso pensar no desenvolvimento humano das pessoas, e o treinamento de novos colaboradores é fundamental para habilitar esses profissionais.
Preparamos cinco passos que vão ajudar você a estruturar o seu plano de treinamento de novos colaboradores. A área de Recursos Humanos tem papel importante neste cenário, atuando como uma ponte de comunicação com os líderes, para que haja treinamentos adequados.
Confira a seguir o passo a passo para que os recém-contratados sejam bem acolhidos e possam mostrar suas qualidades no negócio:
1. Planeje o treinamento com antecedência
É fundamental ter um bom planejamento para que o procedimento seja um sucesso. Dessa forma, é preciso pensar em um roteiro objetivo e direcionado ao que o profissional necessita saber.
O RH deve incluir os treinamentos no planejamento mensal e anual da área. Além disso, é importante envolver as lideranças dos demais setores para que, já neste primeiro momento, o profissional tenha conhecimento de suas atividades.
Aliás, é importante que cada área elabore um plano de ação próprio para o treinamento de novos colaboradores. Dessa forma, garante-se que a teoria seja aliada à prática por meio de conteúdos pertinentes e relacionados com a vivência do departamento.
Conforme um estudo da Academy of Management, treinamentos realizados nos primeiros 90 dias de empresa são eficazes. Isso porque eles permitem que o colaborador se sinta mais motivado e produtivo.
2. Escolha pessoas habilitadas para fazer a integração
O sucesso do treinamento de novos colaboradores está atrelado também à competência do mentor. Por isso, escolher corretamente a pessoa que ministrará a formação é um fator determinante, e faz com que os funcionários se sintam devidamente orientados.
Dica: escolha pessoas atenciosas, engajadas e que saibam transmitir o conteúdo.
Uma alternativa interessante é eleger um padrinho ou madrinha. Esta pessoa será responsável por apresentar a empresa, os processos e a cultura ao novo colaborador. Além de sanar dúvidas, o padrinho ou madrinha irá apoiar em situações simples, como apresentar os colegas, o refeitório e demais instalações da empresa.
3. Defina os pontos abordados no treinamento
O treinamento de novos colaboradores deve abordar temas que os deixem ambientados e acolhidos. Também deve fornecer informações úteis para o esclarecimento de dúvidas oriundas do processo seletivo.
Inicie o treinamento de novos colaboradores apresentando itens que refletem a cultura e identidade do negócio, como:
- História da empresa;
- Estrutura organizacional;
- Organograma;
- Fluxograma;
- Missão;
- Visão;
- Valores;
- Políticas;
- Código de conduta.
Durante o treinamento, também é importante destacar que o RH deve permanecer aberto para sugestões e esclarecimento de dúvidas. Enfim, evidencie também as competências desejadas pela empresa, como iniciativa, relacionamento pessoal, e trabalho em equipe, entre outros.
4. Garanta uma boa comunicação
Não é do dia para a noite que o profissional estará totalmente integrado com os procedimentos da sua nova empresa. Leva tempo para que ele entenda realmente a cultura organizacional e atinja o seu potencial máximo. Sendo assim, é importante contribuir para que o processo flua de uma forma ágil.
O ideal é que exista uma comunicação clara, sem espaço para erros de interpretação. O RH precisa ser objetivo em suas falas, ainda mais nos casos em que a pessoa ainda não tem grande conhecimento sobre o negócio e as atividades desempenhadas pela empresa.
É interessante marcar conversas individuais para avaliar o procedimento e também entender mais sobre o perfil do profissional. Em alguns casos, com a boa comunicação será possível perceber condições individuais que precisam de ajustes e treinamentos.
5. Invista em uma plataforma de treinamento
Uma das ideias para potencializar o aprendizado dos colaboradores é investir em uma plataforma online. A WebTraining é um sistema que entrega educação a distância, com cursos online, biblioteca de vídeos e muito mais, podem auxiliar o RH no processo. Além disso, os treinamentos podem ser presenciais.
A WebTraining entrega um plano completo de formação, que permite o controle do tempo para cada usuário. Além disso, a plataforma possui chat, mensagens instantâneas, fórum de discussão e enquetes. Tudo isso para que os profissionais aproveitem ao máximo os cursos oferecidos.
Essa plataforma é válida também para empresas que buscam aperfeiçoar os colaboradores que já fazem parte do quadro. Assim, entrega certificações conforme a legislação trabalhista. Pense nisso, RH!
Treinamento de novos colaboradores é fundamental para sua empresa
Por meio da elaboração de treinamentos direcionados é possível orientar o desenvolvimento profissional de cada pessoa de acordo, também, com os objetivos da empresa. Além disso, essa prática ajuda na retenção de talentos, afinal, mostra como as pessoas são importantes para o seu negócio.
Um programa estruturado de treinamento pode fazer com que até 69% dos novos colaboradores permaneçam na empresa por mais de 3 anos. O dado é de um estudo da Lessonly, empresa norte-americana especializada em software para gestão de equipes.
Por isso, siga as nossas dicas, elaboradas para o RH agilizar sua rotina. Certamente elas vão ajudar no desenvolvimento do plano de treinamentos em sua empresa. Preste atenção em cada uma das etapas, para que os colaboradores se sintam acolhidos e parte do negócio.
A sua empresa só tem a ganhar com o treinamento de novos colaboradores! A WebTraining é uma empresa do Ecossistema Ahgora. Trata-se de uma plataforma completa, com cursos e treinamentos, presenciais e online, para capacitar os profissionais da sua empresa. RH, faça a sua parte e contribua com a adaptação dos colaboradores recém-contratados!