Análise preditiva no RH é o uso de dados relacionados à gestão do capital humano para prever tendências e comportamentos futuros na operação. A técnica consiste em utilizar ferramentas tecnológicas que façam a captura e tratamento de diferentes tipos de dados para serem analisados pelo RH como forma de estratégia.

Muitas empresas ainda não aderiram a este tipo de tecnologia, porém, cada vez mais torna-se necessária esta evolução para garantir competitividade no mercado. Este tipo de análise no RH pode contribuir positivamente com inúmeras frentes do setor como, por exemplo: atração e retenção de talentos, engajamento e bem-estar dos colaboradores, qualificação e produtividade.

Tudo que diz respeito à análise de dados no RH para qualquer que seja a finalidade está englobado no conceito de people analytics, e você pode se aprofundar mais no assunto em nosso guia exclusivo. Não deixe de baixar e nos dar seus feedbacks!

E aí, quer saber mais sobre como se atualizar e conhecer uma tecnologia inovadora que pode lhe ajudar? Então continue a leitura e aproveite!

Educação corporativa

Análise preditiva no RH: você sabe o que é?

Análise preditiva no RH é uma das aplicações possíveis para a técnica de análise preditiva. Ela é amplamente utilizada não só por cientistas de dados, mas também por gestores de diferentes áreas para realizar planejamentos, antecipar desafios, prever cenários e desdobrar soluções.

Com dados em mãos, é possível realizar inúmeras análises que auxiliam na tomada de decisão. No caso do RH, alguns exemplos de informações que podem fazer esse papel são:

  • Horários de entrada e saída dos colaboradores;
  • Número de atestados médicos entregues;
  • Número de faltas ao trabalho;
  • Banco de horas extras ou a menos;
  • Termômetro diário de humor.

Mas, antes de entrarmos no assunto de como a tecnologia pode ajudar o RH a se tornar mais inteligente e estratégico, vamos esclarecer o conceito de análise preditiva.

O que é análise do tipo preditiva?

A análise preditiva é um dos quatro tipos de estudos realizados por especialistas nas áreas de Big Data e data mining. São utilizadas diferentes técnicas para analisar os dados coletados e atingir seus respectivos objetivos. Existem, então, as análises do tipo preditiva, prescritiva, descritiva e diagnóstica.

No caso da análise do tipo preditiva, são analisados padrões de comportamento dentro de uma base de dados para prever tendências futuras e projetar cenários. É válido destacar que são sempre possibilidades condicionadas a uma ou mais variáveis para que se concretizem.

Como funciona?

Os métodos para realização da análise preditiva incluem dados estatísticos e históricos de uma determinada base e período de tempo, e também a mineração de dados com ou sem inteligência artificial.

Qual a importância?

A importância da análise preditiva é, principalmente, a possibilidade de antecipar problemas, riscos ou cenários de crise. Assim, é possível tomar decisões com base em informações concretas demonstradas nos dados, e evitar que a situação cresça mais do que o necessário.

Quando se fala em análise preditiva no RH, um exemplo deste caso poderia ser um colaborador que está demonstrando sinais de quiet quitting e pode, portanto, ser um potencial detrator da marca e até mesmo alguém que vá pedir desligamento.

Esse é um cenário que pode trazer problemas para o gestor e para a equipe, de forma mais direta, mas que pode ser evitado com o uso da análise preditiva. Um sistema de análise de dados como o Analytics, da Ahgora, fornece insights a partir dos dados gerados diariamente que podem ajudar nessa percepção.

Então, se um colaborador vem marcando o termômetro de humor nas opções mais tristes com uma frequência grande, é possível que ele esteja enfrentando algum desafio. Neste caso, o gestor pode acessar a informação e procurar o colaborador para um diálogo. O RH também pode ser acionado caso seja necessário e todos encontrarem juntos uma forma de ajudar esse profissional.

Preencha o formulário abaixo e entre em contato com nossa equipe para conhecer mais sobre o Analytics!

Como fazer uma análise preditiva

Como todo estudo técnico, existe um passo a passo que deve ser seguido para atender aos critérios da análise preditiva. No entanto, é importante lembrar que existem ferramentas tecnológicas que já executam esses passos internamente em seus códigos e facilitam o seu dia a dia.

No entanto, como conhecimento nunca é demais, separamos aqui uma lista dos principais passos para você ter uma ideia de como funciona e, se tiver interesse, também se aprofundar no assunto. Confira:

  • Definir objetivo
  • Setar meta de análise
  • Coletar dados
  • Preparar dados
  • Analisar dados
  • Modelar
  • Monitorar
gestão de pessoas soft skills

O que é análise de dados no RH

A análise de dados no RH é o uso de informações geradas diariamente na empresa para embasar decisões estratégicas da área. Além disso, pode levar em consideração também pesquisas externas de mercado e dados de tendências do setor para análise conjunta.

Este é um conceito mais amplo do que a análise preditiva no RH, pois não tem um objetivo tão específico quanto a projeção de tendências e cenários. A análise de dados é o início da cultura de gestão data-driven no RH, e é por onde as empresas menos maduras devem iniciar.

De forma geral, a análise de dados no RH pode ter inúmeras finalidades diferentes. Os exemplos podem ir desde entender quais os custos da área, passando pelo levantamento de necessidades de capacitação, até uma avaliação de desempenho dos colaboradores. Todos envolvem a análise de dados, mas não obrigatoriamente estão relacionados com uma previsão de cenários futuros.

Qual a importância da análise de dados em RH

A importância da análise de dados no RH, sendo análise preditiva ou não, está relacionada principalmente à obtenção de informações estratégicas para orientar a tomada de decisão sobre a gestão de pessoas.

Afinal, o capital humano é o bem mais precioso que uma empresa pode ter, então é fundamental tratá-lo com toda a excelência possível. E nada melhor do que contar com o apoio de dados e informações reais do dia a dia para dar esse encaminhamento.

O RH tem visto seu papel se transformar nos últimos anos, deixando de ser visto como um centro de custo e uma área extremamente burocrática, para ser entendido como um setor estratégico e agregador de valor. O foco na experiência do colaborador tem trazido muito esse espaço de brilho para o RH, pois é esta área que deve cuidar e garantir. 

Benefícios da análise preditiva

Quando o seu RH já estiver mais preparado para realizar coletar dados com o apoio de ferramentas tecnológicas e interpretar o que esses dados comunicam, nós recomendamos fortemente que você dê o próximo passo.

Os benefícios da análise preditiva no RH são muitos, como já trouxemos em alguns momentos aqui deste texto. Mas, de forma resumida, você consegue:

  • Antecipar cenários de crise;
  • Acompanhar de perto os colaboradores;
  • Identificar sinais de mudança de comportamento;
  • Avaliar a curva de engajamento do time;
  • Projetar tendências futuras para a área;
  • Tomar decisões estratégicas com base em dados reais.

Como usar tecnologia no RH

Chegamos ao momento de mostrar para você como a tecnologia pode transformar o seu dia a dia com a análise preditiva no RH. Aqui na Ahgora, nós temos um sistema altamente inovador que reúne inúmeros dashboards para facilitar a sua visualização de dados analíticos.

O Analytics é um módulo adicional do Pontoweb, sistema completo e adequado à Portaria 671 para gestão de ponto e controle de jornada de trabalho. Com a integração a esta tecnologia, a ferramenta de análise de dados entrega para o RH informações em nuvem e em tempo real, como:

  • Batidas ímpares;
  • Afastamentos e férias;
  • Infrações;
  • Aniversário de empresa e do colaborador;
  • Banco de horas e horas extras.

Ou seja, você tem acesso a um sistema totalmente digital focado na análise de dados e na geração de inteligência para as suas tomadas de decisão. Tudo em um só lugar, em uma única tela.

São benefícios do Analytics da Ahgora, para sustentar a sua análise preditiva no RH:

  • Apoio para tomada de decisões estratégicas;
  • Monitoramento de indicadores de RH;
  • Inteligência para recrutamento e seleção;
  • Avaliação completa da folha de pagamento;
  • Economia de tempo e dinheiro.

E aí, pronto para avançar nesse universo da análise preditiva de dados no RH com uma tecnologia de ponta? Clique no botão abaixo e fale com nossos consultores para conhecer mais!

Tenha análises preditivas de RH com o Analytics!