O mundo do trabalho está em constante evolução, e as relações entre organizações e colaboradores vêm passando por transformações significativas nos últimos anos. Nesse contexto, os Recursos Humanos (RH) desempenham um papel cada vez mais estratégico, buscando compreender e atender às necessidades dos colaboradores de forma eficaz. 

Uma abordagem que tem ganhado destaque nesse cenário é People Analytics, uma metodologia que utiliza dados e análises para tomar decisões. Essa abordagem coloca as pessoas no centro das estratégias organizacionais, reconhecendo que elas são fundamentais para o sucesso das empresas.

Os avanços tecnológicos são os principais impulsionadores dessa mudança, e é isso que vamos discutir neste artigo. Acompanhe!

People Analytics: o que é

People Analytics é uma tendência de RH onde, por meio de ferramentas tecnológicas, é possível levantar e analisar informações relevantes sobre cada um dos colaboradores e, a partir disso, extrair insights sobre o comportamento e perfil. 

A partir disso, um de seus principais objetivos é possibilitar uma gestão mais estratégica dos times e criar ações para torná-los mais felizes na corporação.

Por meio de uma análise detalhada é possível descobrir informações como:

  • O que os deixa mais motivados;
  • Em que tarefas são mais eficientes;  
  • Quando são mais produtivos;
  • O que gera mais retorno sobre investimentos em RH. 

Essas referências são extremamente importantes para as empresas que querem aumentar o engajamento e melhorar o clima organizacional. O People Analytics é uma das principais tendências de RH que revoluciona a gestão de pessoas, além de ser um importante apoio para equipes da área. Vale lembrar que não estamos falando de substituir o fator humano.

A tecnologia tem um papel fundamental de auxiliar a atuação dos profissionais de RH. Pode auxiliar no dia a dia a vencer o desafio de criar estratégias impactantes e fazer uma gestão de pessoas efetiva, com foco em humanizar o ambiente de trabalho e gerar mais resultados para a corporação.

Por que fazer People Analytics?

Inúmeras ferramentas surgem todos os dias para facilitar o trabalho dos profissionais do RH, melhorando o desempenho do setor e potencializando os resultados dos negócios.

Nesse sentido, a utilização do People Analytics oferece uma série de benefícios para as organizações, permitindo uma abordagem estratégica e eficiente na gestão de pessoas. 

Confira alguns motivos para implementar no seu negócio:

Foco na estratégia

O People Analytics fornece insights valiosos sobre os colaboradores, permitindo que o RH alinhe suas ações e políticas de gestão de pessoas com os objetivos estratégicos da empresa. Com base nos dados coletados, é possível identificar tendências, antecipar necessidades e tomar decisões mais embasadas.

Gestão mais eficiente

Ao utilizar dados e análises, o RH pode otimizar processos, identificar gargalos e implementar melhorias na gestão de pessoas. Isso inclui identificar padrões de desempenho, avaliar a produtividade, analisar o impacto de iniciativas de desenvolvimento e retenção de talentos, entre outros.

Monitoramento de indicadores para decisões embasadas em dados

O People Analytics permite o monitoramento contínuo de indicadores-chave de desempenho. Isso inclui métricas como taxa de rotatividade, absenteísmo, engajamento, satisfação no trabalho e desempenho individual. Com base nessas informações, é possível tomar decisões embasadas em dados, direcionar recursos e implementar ações corretivas quando necessário.

Seleção e treinamento mais efetivos

Utilizando dados e análises, o RH pode aprimorar os processos de recrutamento e seleção, identificando características e competências-chave para cada função. Além disso, o People Analytics permite avaliar a eficácia dos programas de treinamento e desenvolvimento, identificando quais iniciativas são mais efetivas na capacitação dos colaboradores.

Como fazer People Analytics

São inúmeras as informações que o RH pode coletar diariamente na empresa para conhecer melhor o comportamento dos colaboradores e atuar de forma preditiva

Um colaborador que se atrasa muitos dias seguidos, ou que sai mais cedo com frequência, ou mesmo que sinaliza um humor mais triste diariamente, pode ser um caso de quiet quitting.

E o RH não precisa esperar um movimento como um pedido de desligamento para tomar uma atitude. Com o People Analytics, é possível tomar ações antes que algo mais sério aconteça. Veja, a seguir, como implementar essa prática.

1. Defina objetivos e necessidades (KPIs)  

Implementar o People Analytics na empresa envolve alguns passos importantes, e um deles é definir objetivos e necessidades, também conhecidos como Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs). Nessa etapa, o setor de Recursos Humanos precisa identificar quais informações são relevantes para a análise dos colaboradores.

Indicadores de RH

Para coletar essas informações, o RH pode adotar métodos que ajudem a obter dados concretos sobre os funcionários. Por exemplo:

  • Horários de chegada e saída;
  • Frequência de atrasos;
  • Saídas antecipadas;
  • Feedbacks de desempenho;
  • Avaliações de humor;

Esses são apenas alguns exemplos de dados que podem ser coletados para implementar o People Analytics na empresa. 

É importante ressaltar que a coleta de informações deve ser realizada de forma ética e respeitando a privacidade dos colaboradores. Além disso, é fundamental analisar esses dados de maneira adequada, usando ferramentas e técnicas de análise de dados, a fim de obter insights relevantes e acionáveis para o desenvolvimento do capital humano na organização.

2.  Escolha uma plataforma completa de análise de dados 

Outro passo para implementar o People Analytics na sua empresa é escolher uma plataforma completa de análise de dados. Uma opção eficiente é o Analytics da Ahgora. Com a nossa plataforma, você pode definir quais dados serão descartados e quais serão considerados mais relevantes para a análise. Além disso, utilizando técnicas como análise estatística, modelagem preditiva e mineração de dados, é possível identificar padrões, tendências e oportunidades de melhoria.

Conheça o Ahgora Analytics e evolua seu RH!

Escolhendo a Ahgora, você terá ferramentas e recursos poderosos para extrair o máximo valor dos dados disponíveis na sua empresa, permitindo a tomada de decisões embasadas em informações sólidas. 

Tudo isso ajudará a impulsionar a eficiência das tarefas, satisfação dos colaboradores e o sucesso geral da organização.

3. Comunique os resultados

Depois dos passos anteriores, chegou o momento de comunicar os resultados obtidos por meio das análises realizadas com os líderes de negócios e com o RH. 

Para isso, é preciso traduzir as informações e transformá-las em insights práticos e acionáveis. É importante evitar o uso de jargões técnicos ou informações excessivamente complexas. A linguagem deve ser acessível e compreensível para todos os envolvidos. Isso facilita o entendimento e a absorção dos insights obtidos.

Além disso, focar nos pontos com impacto direto nos objetivos estratégicos da empresa e nas metas de recursos humanos é fundamental. Dessa forma, os líderes e a área de RH podem tomar decisões embasadas em dados concretos.

Ao compartilhar os resultados, também é válido apresentar exemplos concretos e reais que demonstrem como as descobertas do People Analytics podem ser aplicadas na prática. Isso ajuda a ilustrar a relevância e a utilidade dos insights obtidos, tornando-os mais tangíveis para os líderes e o RH.

4. Tome decisões assertivas 

Um dos principais objetivos do People Analytics é promover melhoras no desempenho dos funcionários e da organização, certo?

Por isso, após coletar e analisar dados relevantes, o RH deve tomar decisões assertivas. Isso significa usar os insights obtidos para identificar as áreas que precisam de melhorias e as ações que precisam ser implementadas

Por exemplo, se a análise revelar que os funcionários estão insatisfeitos com a falta de oportunidades de desenvolvimento, uma decisão assertiva seria implementar programas de treinamento e desenvolvimento.

A execução das ações envolve comunicar as mudanças aos funcionários, fornecer treinamento adequado, ajustar políticas e procedimentos e monitorar de perto os resultados.

5. Faça avaliações contínuas 

Implementar o People Analytics requer avaliações contínuas para acompanhar os KPIs, mostrar o sucesso das mudanças implementadas e identificar novas oportunidades de melhoria. 

Lembre-se que o People Analytics não é um projeto isolado, mas sim uma abordagem de equipe. Isso requer a colaboração entre a equipe de Recursos Humanos, a equipe de análise de dados e a liderança da organização.

Ao adotar essa abordagem em equipe, a empresa pode aproveitar ao máximo o potencial do People Analytics para impulsionar o desempenho e o sucesso organizacional.

Venha para o mundo da análise de dados sobre pessoas!

Como funciona People Analytics 

A internet é uma ferramenta fundamental quando se fala em colocar o People Analytics em prática. Neste caso, mais especificamente, se a sua empresa contar com um sistema onde são cadastrados todos os dados do colaborador, melhor ainda.

Por meio desse tipo de tecnologia, como um sistema de ponto, por exemplo, podem ser coletados dados como os que mencionamos anteriormente:

  • horário de entrada e saída;
  • localização geográfica de trabalho, em casos de teletrabalho;
  • geração de atestados médicos;
  • faltas e ausências injustificadas;
  • atrasos;
  • banco de horas;
  • cumprimento da jornada de trabalho.

E por aí vai. Além disso, os dados sobre os colaboradores podem ser complementados com pesquisas em fontes externas à empresa, como redes sociais, e-mails, históricos de pesquisa na internet, mensagens, avaliações de usuários, entre outras. 

Esses dados são organizados por softwares de análise de dados, cruzam informações e fornecem ao RH acesso a um rico conteúdo para gerar estratégias e atuar assertivamente. Com as referências em mãos, é possível prever, por exemplo, como está a produtividade, o nível de engajamento, quais colaboradores se destacam e até possíveis melhorias com a retenção de talentos.  

Além disso, é um ótimo recurso para auxiliar nos processos de contratação de um novo colaborador, treinamento e remuneração. Aliás, o People Analytics surgiu exatamente para suprir uma necessidade da Google no momento de recrutamento, no começo dos anos 2000.

A gigante americana começou a desenvolver a tecnologia para poder analisar quais seriam os funcionários mais adequados à cultura da empresa durante o processo de contratação. 

Logo depois, foi a vez de criar uma métrica para identificar qual o nível de engajamento de cada colaborador. O uso de People Analytics também pode ter como finalidade detectar pontos de desenvolvimento do time, especialmente quando o assunto é soft skills, para que o RH possa atuar de forma estratégica.

Hoje, muitas organizações de todos os tamanhos já fazem uso dessa ferramenta para conhecer sua equipe e desenvolver planos de ação mais assertivos.

People Analytics: o próximo passo para o RH digital

Benefícios do People Analytics para o RH

Já trouxemos anteriormente alguns exemplos de como utilizar a metodologia de People Analytics pode ser benéfico para o RH e para a empresa como um todo. Agora, elencaremos as principais vantagens para que você perceba, de uma vez por todas, que não dá para deixar isso para trás e é preciso se atualizar.

Aumentar engajamento

Com o acompanhamento de dados relacionados ao comportamento dos colaboradores, é possível entender quais são os fatores no dia a dia da empresa que mais os motivam. Ou, ao contrário, entender quais são seus maiores desafios e pontos de insatisfação.

Dessa forma, o RH pode se antecipar para promover mudanças que contribuam para melhorar o clima organizacional e, assim, aumentar o engajamento e a produtividade do time.

Melhorar atração e retenção de talentos

Já mencionamos anteriormente também a importância da compreensão dos dados sobre pessoas para identificar os perfis mais adequados para a empresa. Ou seja, o People Analytics auxilia também o RH na contratação. E colaboradores que percebem interesse dos seus gestores em sua vida pessoal, em suas principais necessidades e como estão se sentindo, tendem a identificar essa valorização.

Com um bom entendimento das demandas do time, o RH consegue desenvolver treinamentos que ajudem os colaboradores a se sentirem atendidos em suas dores e cada vez mais capacitados e preparados para entregar melhores resultados em sua função. Isso auxilia também na retenção desses talentos.

Melhorar performance de forma contínua

O uso de People Analytics no dia a dia de uma empresa proporciona a obtenção de cada vez melhores insights, que podem proporcionar tomadas de decisão mais acertadas e estratégicas. Com isso, a empresa tende a otimizar seus resultados, entendendo exatamente o que precisa ser feito e como isso pode ser operacionalizado, ganhando tempo e poupando custos indevidos.

Aplicando o People Analytics na prática

Imagine que você seja responsável pelos Recursos Humanos de uma empresa e, recentemente, identificou altos custos com horas extras. Diante dessa situação, é essencial implementar a metodologia do People Analytics. 

A seguir, apresentaremos um resumo de 4 passos práticos para você começar hoje mesmo:

1. Defina um objetivo

Para implementar o People Analytics, entenda qual o problema. Neste caso específico, as horas extras. Após identificar o problema, o primeiro passo é traçar um plano de ação para diminuir as horas extras. Por exemplo, o RH pode estabelecer a meta de reduzi-las em 20% nos próximos três meses, desenvolvendo estratégias para atingir esse objetivo.

2. Comunique-se com a liderança

É essencial envolver a liderança nesse processo. O RH deve treinar os diferentes membros da liderança para estarem cientes e engajados na redução das horas extras. A colaboração dos líderes é fundamental para criar uma cultura de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

3. Envolva e capacite o time

Para reduzir as horas extras, é importante envolver e capacitar todo o time. Por exemplo, pode ser realizado um treinamento de metodologias ágeis, que ensina técnicas para aumentar a produtividade e a eficiência no trabalho. Essas técnicas podem auxiliar os colaboradores a realizarem suas tarefas em menos tempo, evitando assim a necessidade de horas extras.

4. Colete e analise os dados

Com a ajuda do People Analytics, é possível coletar e analisar dados relevantes para acompanhar o progresso na redução das horas extras. O RH pode monitorar as horas extras semanais antes e após a implementação do treinamento de metodologias ágeis. Essa análise permitirá avaliar se houve uma diminuição efetiva das horas extras e ajustar as estratégias conforme necessário.

People Analytics para indicadores de RH

Segundo dados da nossa pesquisa HR Innovation 2023, apenas 31,7% dos RHs do Brasil se consideram altamente estratégicos e 22,3% afirmam que não utilizam dados em suas operações

Entre as principais dores dos respondentes, foram destacadas, em primeiro lugar, a gestão de ponto e presença, com 42,5%; seguida de folha de pagamento (17,2%); e gestão de férias (13%).

Nos dois primeiros casos, é possível contar com o apoio do People Analytics para coletar e analisar esses dados. 

HR Innovation Ahgora

Se o seu RH for digital e tiver uma cultura data-driven, provavelmente você já terá uma análise prévia de cenário sobre o que pode estar impactando a gestão de ponto e presença. 

  • Que fatores fazem com que aconteçam erros no processo de registro de ponto? 
  • Quais são as medidas que podem ser tomadas para reverter essa situação?
  • Como medir os resultados dessas ações de forma clara e estratégica? 

Tudo isso pode ser acompanhado por meio do People Analytics, gerando dados de qualidade para o RH tomar decisões estratégicas e de forma preditiva.

Análise de dados focada em pessoas

A gestão estratégica de pessoas é fundamental para o sucesso de uma empresa, e o People Analytics é a ferramenta que possibilita isso, concentrando-se no mais valioso ativo de qualquer organização: seus colaboradores. 

Com o uso de métricas precisas, é possível direcionar os esforços para identificar o que torna os colaboradores mais produtivos, quem possui maior potencial para ocupar cargos de liderança e, a partir dessas informações, aprimorar a relação com os clientes.

Você já está por dentro dessa tendência? O seu RH utiliza ou está considerando adquirir um sistema de gestão que forneça informações em tempo real sobre a gestão de pessoas?

O Analytics da Ahgora é a solução perfeita para impulsionar o seu RH nessa jornada. Com recursos avançados e intuitivos, ele permite que você navegue pelos relatórios, obtenha insights valiosos e tome decisões estratégicas embasadas em dados concretos. 

Descubra como o People Analytics pode transformar a gestão de pessoas da sua empresa e leve seu RH para o próximo nível experimentando o Analytics da Ahgora e navegando pelos relatórios em nosso tryout.

Conheça a Ahgora e aproveite os benefícios do people analytics!