Ter um bom controle de férias é algo essencial para o andamento dos negócios e fazer essa tarefa de maneira online é uma das formas mais seguras. É necessário saber quantos dias cada profissional tem direito, automatizar alguns tipos de cálculos e fazer o pagamento nas datas certas. Esse é um dos principais direitos trabalhistas dos colaboradores! Confira o conteúdo também em áudio no player abaixo!

Até hoje muitas empresas fazem a gestão por meio de planilhas que precisam ser preenchidas de maneira manual. O problema é que esse processo pode gerar erros humanos, dados podem deixar de ser anotados e isso vai custar caro para o seu negócio. No caso das grandes empresas é ainda pior.

A melhor maneira de ter um bom controle de férias é conectá-lo à gestão das marcações de ponto. A partir disso, dias ausentes sem justificativa do funcionário podem ser descontados, por exemplo. Então, é algo que transforma os dados registrados todos os dias em informações estratégicas para o RH.

Fazer um bom controle de férias é importante para as duas partes: os colaboradores, porque entendem que esse é um direito importante, pelo lado financeiro e pelo descanso. E para as empresas, que devem respeitar o que diz a lei.

controle de ferias online banner planilha de controle de ferias

5 vantagens do controle de férias online

O controle de férias online é algo que pode fazer a diferença no seu negócio, desobstruindo as atividades que são realizadas pelo RH. Mais do que isso, a automatização do processo faz com que a sua empresa entre em uma nova realidade. Assim, fazendo parte da transformação digital.

O Fériasweb, uma ferramenta desenvolvida pela Ahgora, carrega o que há de mais moderno em tecnologia para a gestão deste benefício trabalhista. Além de dar mais autonomia para RH e gestores, permite que os próprios colaboradores façam suas solicitações de períodos de descanso.

A gestão de férias é fundamental para todos os empreendimentos, evitando que surjam processos trabalhistas e litígios entre empregadores e empregados. A seguir, listamos 5 vantagens de fazer esse controle de forma online na sua empresa. Confira:

1.     Liberdade para gestores e colaboradores

Dependendo do sistema adotado, é possível que o agendamento de férias seja feito de forma online. A partir disso, o profissional não precisa fazer a solicitação de maneira presencial, o que tomaria tempo de sua jornada de trabalho e do RH, que é responsável pela parte burocrática desse processo. Bem como os gestores podem aproveitar esta vantagem.

O Fériasweb possibilita o acompanhamento das solicitações, entregando notificações em relação aos pedidos realizados. Aliás, até mesmo o adiantamento do décimo terceiro salário pode ser feito desta forma, com um pedido realizado online. Sendo assim, cabe aos gestores aprovarem ou não as solicitações.

Com a flexibilização das leis, por meio da Reforma Trabalhista, os funcionários podem ter três períodos de férias por ano. Então, realizando pedidos online, se programar melhor para aproveitar o lazer neste período é possível. Ou seja, é algo que tende a deixar os colaboradores mais contentes no trabalho. 

2.     Cálculos automatizados de períodos aquisitivos e concessivos

Com a gestão virtual de férias, o RH deixa de fazer cálculos manuais para períodos aquisitivos e concessivos, considerando os afastamentos e demais situações que interferem nessa geração. Assim, muitas planilhas são deixadas para trás e as contas passam a ser automatizadas nesse sentido, entregando resultados em tempo real, sem que você precise de uma calculadora.

Os cálculos de férias não são tão simples, existem detalhes que devem ser adicionados ao valor pago aos colaboradores. Em suma, não basta apenas pagar o salário que o trabalhador ganhou ao longo do ano. As horas extras, por exemplo, também devem fazer parte desta conta, tornando o processo manual bem mais complicado.

A gestão de férias deve ser feita com toda a atenção para evitar passivos trabalhistas no futuro por conta de pagamentos indevidos. Atente-se a todas as exigências e fique em dia com as suas obrigações!

3.     Transparência na relação de trabalho

A transparência na relação de trabalho é algo essencial para o sucesso dos negócios.  É importante que as empresas adotem uma comunicação direta com os colaboradores, oferecendo ferramentas que contribuam para essa relação.

Ao adotar um sistema para o controle de férias, o relacionamento entre colaboradores e RH sai fortalecido. Eles passam a entender que o seu direito trabalhista está sendo respeitado ao reconhecerem os dados anotados no sistema digital. Porque também podem acessar estas informações em tempo real.

Enfim, profissionais desconfiados e que não possuem uma boa relação com o negócio onde trabalham tendem a render menos. É importante que eles tenham senso de pertencimento, sendo que a transparência é muito importante nessa questão. E a gestão de férias online contribui com tudo isso.

4.     Seguir as leis trabalhistas

O controle de férias online é muito mais seguro do que a gestão realizada por meio de planilhas eletrônicas ou feita em papel. Procure um sistema que respeite as leis trabalhistas, como é o caso do Fériasweb. Afinal, isso traz mais confiabilidade para o processo.

A lei pode sofrer alterações. Dessa maneira, ter ao seu lado um sistema com armazenamento de dados em nuvem é a melhor alternativa e as ferramentas da Ahgora são assim. Então, atualizações da legislação são feitas automaticamente no sistema, contribuindo com a segurança jurídica.

Seguir as leis trabalhistas ajuda a evitar o gasto de recursos com processos na Justiça do Trabalho e ainda auxilia para uma relação sadia junto aos colaboradores. Sendo assim, automatizar o processo é o melhor caminho, não há porque continuar fazendo a gestão de férias de forma manual.

5.     Economia com gastos indevidos

Por meio da gestão eletrônica é possível evitar gastos indevidos com o pagamento de férias. A lei determina que os colaboradores que faltarem mais de cinco dias sem justificativas podem ter descontos no período longe da empresa. Veja como funciona essa questão:

  • Até 5 faltas: 30 dias de férias;
  • 6 a 14 faltas: 24 dias de férias;
  • 15 a 23 faltas: 18 dias de férias;
  • 24 a 32 faltas: 12 dias de férias;
  • Acima de 32 faltas: 0 dias de férias – o colaborador perde o direito.

Porém, quando você conta com um sistema digital ao seu lado, os descontos são contabilizados diretamente no software. É assim que funciona com o Fériasweb, que indica automaticamente essa informação.

Essa questão dos custos gera prejuízo dobrado quando é tratada de forma errada: a empresa perde dias de trabalho do funcionário, que deixa de ter direito ao período integral de férias. Contudo, é preciso de um controle de férias adequado, ou terá ainda que pagar o adicional de ⅓ de férias do período que ele não trabalhou.

controle de ferias online banner

Controle de férias coletivas online

As férias coletivas podem ser beneficiadas com uma gestão online. O Fériasweb conta com uma função voltada especificamente para isso, que pode ser acessada exclusivamente pelos gestores. Então, basta que informem o dia inicial do período e o total do descanso, para que o sistema calcule o seu final.

Esqueça as planilhas: esse sistema mostra para você uma lista com todos os nomes dos trabalhadores. Sendo ssim, o responsável pode identificar quais serão adicionados, lembrando que as férias coletivas são válidas apenas se envolver todo um setor ou os profissionais que façam parte de todo o negócio.

Para facilitar a rotina de quem atua no RH, o Fériasweb informa quais profissionais possuem menos de 1 ano de empresa e, portanto, não possuem o direito adquirido de férias. Mas, no caso das coletivas, eles devem participar também. A partir disso, os colaboradores com menos de um ano terão uma parte do período como férias e o restante será licença remunerada.

Por fim, a legislação trabalhista deixa claro que os profissionais que faltaram mais de cinco vezes ao longo do ano sem justificativa podem receber descontos neste período longe do serviço. Bem como os funcionários com mais de 180 dias afastados pelo INSS. Nosso sistema calcula tudo isso pra você!

O controle de férias coletivas online é excelente, já que assim a empresa fica segura juridicamente e consegue realizar todos os pagamentos de forma correta. Aliás, parar a produção, seja entre o Natal e o Ano Novo, no Carnaval ou em alguma outra época, é algo benéfico para vários negócios!

Controle de férias online: invista no Fériasweb!

O pagamento incorreto de férias é responsável por milhares de processos na Justiça do Trabalho todos os anos. Estes acontecem, geralmente, porque o colaborador não recebeu corretamente os valores que possuía direito, ou mesmo trabalhou por mais meses seguidos do que deveria e não usufruiu do seu período de descanso.

Por outro lado, empresas que investem no controle de férias online, como é o caso do Fériasweb, deixam de lado essa preocupação. Afinal, o sistema avisa quando as férias do colaborador estão próximas de vencer, podendo ser configurado para fazer a solicitação automática, de forma individual, evitando as férias dobradas.

Adotando essa tecnologia que funciona conforme as normas trabalhistas, os profissionais de Recursos Humanos passam a ter mais tempo disponível, permitindo que possam pensar em outras questões. Automatizar a programação de férias é algo que vai ao encontro com a conquista da eficiência operacional.

Investir em ferramentas digitais é o melhor caminho para fazer o seu negócio crescer, atingir novos mercados e ter uma boa relação com toda a equipe. A parte que envolve férias é algo que empolga os colaboradores, pelo descanso e valores extras recebidos. Cuide bem disso, fale com a Ahgora e automatize a gestão de férias da sua empresa!

Gestão de férias simplificada e adequada à lei é com a Ahgora.