Empreendedorismo e gestão de pessoas precisam caminhar juntos para um negócio alcançar o sucesso. Isso porque todas as empresas, mesmo as mais jovens, são feitas por pessoas e para pessoas. Assim, é fundamental que a mentalidade empreendedora carregue consigo um forte apelo para essa cultura e olhar.

Segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2021, o número de empreendedores brasileiros que sustentam um negócio há mais de 3,5 anos chegou a 9,9% da população adulta. Isso coloca o Brasil  na 7ª posição mundial do ranking de empreendedorismo.

O reflexo disso está no nosso dia a dia, com centenas de novos negócios surgindo a todo momento. Especialmente com a força que as redes sociais digitais ganharam durante a pandemia, essa realidade se tornou cada vez mais presente. Uma grande parcela das pessoas já está envolvida neste formato, e um percentual significativo da nossa economia também.

Não à toa, existem inúmeros projetos no Brasil para apoiar o desenvolvimento de empreendedores nas diferentes áreas da gestão de um negócio. Desde administração e financeiro, para cuidar das contas; passando pela parte de marketing e vendas, para de fato levar o produto ao mercado; até a gestão de pessoas, que se torna cada vez mais importante com o crescimento da empresa.

Neste artigo, a pessoa empreendedora vai entender tudo que precisa saber para dar os primeiros passos na gestão de pessoas da sua empresa. Além disso, terá acesso a um bônus com o passo a passo de como estruturar o seu RH. Continue a leitura e confira!

Gestão eficiente de pessoas

Qual a relação entre empreendedorismo e gestão de pessoas

A relação entre empreendedorismo e gestão de pessoas acontece do ponto de vista de que essa gestão é fundamental para qualquer negócio progredir. As pessoas tendem a ter um foco maior no produto ou serviço que idealizaram quando estão no início de suas jornadas empreendedoras. Isso é totalmente normal e esperado.

Então, não se preocupe se você está nesse lugar, faz parte. No entanto, existem diversos outros aspectos relacionados à gestão de um negócio que precisam ser dominados por quem empreende. Afinal, abrir uma empresa e lançar um produto não é somente sobre vender esse produto. As incubadoras e aceleradoras de startups estão aí no mercado para não nos deixar mentir. É fundamental olhar para todas as frentes que se manifestam na gestão de uma empresa.

E a área de recursos humanos, ou seja, os processos voltados a gerenciar a força de trabalho da empresa, é uma delas. É essencial que quem está à frente do negócio tenha conhecimento de por onde deseja caminhar com ele. Isso vai, com certeza, passar pelas pessoas que irão se envolver no negócio para chegar neste objetivo.

Por isso, desde a concepção da ideia de negócio, a pessoa empreendedora já deve ter consigo alguns valores e pontos que podem se transformar em uma cultura organizacional. A relação entre empreendedorismo e gestão de pessoas está justamente em alinhar esses aspectos individuais aos do negócio e criar processos para colocá-los em prática.

Qual a importância da gestão de pessoas para o empreendedorismo

A importância da gestão de pessoas para o empreendedorismo é tão intrínseca aos objetivos do negócio quanto o próprio produto ou serviço ou, muitas vezes, até mais. Isso porque uma empresa nascente pode passar por mudanças de modelo de negócio e de produto ao longo do tempo até encontrar adesão ao mercado.

Já as pessoas, pretende-se que permaneçam, que acreditem nas lideranças e que se sintam motivadas a dar o seu melhor pelo que vier no futuro da empresa. Por isso é tão importante que quem empreende tenha muita atenção à gestão dos colaboradores que vier a contratar.

Qual é a função da gestão de pessoas

Sendo assim, entende-se que a função da gestão de pessoas em uma empresa é garantir o bem-estar e a satisfação de todos os colaboradores, para que entreguem o melhor resultado possível para o negócio. No caso do empreendedorismo, um passo anterior é o de criar essa cultura que vai possibilitar esse objetivo no futuro.

Isso acontece porque, nas empresas em estágio mais inicial, normalmente ainda não há uma equipe a ser gerenciada. E sim, somente os sócios fundadores e um ou outro apoiador. No entanto, já é válido que desde essa etapa embrionária as lideranças consigam motivar e engajar os participantes a se envolverem cada vez mais no negócio. Isso é feito por meio de boas práticas de gestão de pessoas.

Quais os 5 pilares da gestão de pessoas

Um discurso muito reproduzido quando se fala de empreendedorismo e gestão de pessoas é o de que produto até se copia, mas a sua cultura, jamais. Por isso é tão importante que as pessoas empreendedoras tragam esse olhar para como vão lidar com o time desde o início da sua trajetória.

Depois de identificar os problemas do mercado, criar uma proposta de valor, estruturar um modelo de negócio, conquistar e reter clientes e melhorar processos de forma contínua, é preciso crescer de forma sustentável. E, para isso, estamos falando de contratação e construção de equipe.

Existem 5 pilares principais que indicam as melhores práticas de gestão de pessoas. Para quem está empreendendo e deseja se desenvolver nesse aspecto, é fundamental ter conhecimento sobre eles e colocar esse aprendizado em prática na construção da sua cultura e equipe. Confira, a seguir, um pouco mais sobre cada um deles.

Liderança

Liderança é o ponto de partida de qualquer manual de gestão de pessoas, porque um líder deve ser um exemplo a ser seguido e um espelho da cultura da empresa. O papel da liderança envolve, sim, a definição e perseguição de metas e a análise de resultados. No entanto, cada vez mais se volta para um olhar humano, de desenvolvimento e motivação do time.

As pessoas precisam ver nas suas lideranças o reflexo dos valores da empresa para se sentirem representadas e acolhidas. No universo do empreendedorismo, é preciso que os fundadores tenham essa compreensão desde o princípio. Assim, conseguem estruturar um negócio com uma cultura forte e com pessoas que sejam fiéis e promotoras da sua marca.

Comunicação

A comunicação é um dos pilares centrais da relação entre empreendedorismo e gestão de pessoas. Afinal, os sócios fundadores desenvolvem uma ideia de negócio, produto ou serviço entre eles, testam e validam no mercado, e depois trazem outras pessoas para trabalhar nesse projeto.

Ou seja, quem chega com a ideia já formada, não participou da sua concepção e, portanto, não conhece de forma tão íntima. Começa aí a importância da comunicação, de essas lideranças reportarem e transmitirem aos novos colaboradores tudo o que diz respeito a como as coisas vão ser feitas na empresa, e porquê.

Até porque se a ideia não chega da forma correta na equipe, a execução dali em diante pode ser falha. E a comunicação segue sendo importante para a gestão de pessoas no empreendedorismo em toda a vida da empresa. Trocas claras, rotina de feedbacks, retornos, esclarecimento de dúvidas e por aí vai: tudo isso diz respeito a uma comunicação que deve ser prioridade nas práticas do empreendedorismo.

Treinamento e capacitação

A seleção de pessoas para o time dentro de um negócio nascente é parte muito importante das rotinas de empreendedorismo e gestão de pessoas. No entanto, os passos seguintes também são fundamentais, para guiar e desenvolver aqueles que chegaram.

Investir em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores traz inúmeros benefícios tanto para quem recebe esses cursos quanto para a própria empresa e as lideranças. Afinal, as pessoas se sentem valorizadas, se capacitam e aprendem coisas novas, enquanto a empresa tem profissionais mais qualificados que podem entregar resultados cada vez melhores. Ao olhar para as suas práticas de gestão de pessoas, não deixe de considerar esse investimento.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é também um dos pilares que sustentam uma boa rotina de gestão de pessoas para empreendedores. Afinal, essa é uma mentalidade muito presente no empreendedorismo, de que nada se constrói sozinho e a colaboração é fundamental.

Então, procure repassar esses valores para as pessoas que chegarem no seu negócio quando você já estiver trabalhando. O trabalho em equipe deve fazer parte do seu DNA enquanto liderança, para que seja devidamente reconhecido e praticado pelos colaboradores. Isso é importante para integrar as equipes e demonstrar também a importância de cada um dentro do todo.

Processos

Por último, entre nossos pilares da gestão de pessoas, é preciso documentar e formalizar processos de como as coisas serão feitas na sua empresa. Isso deve começar pelas lideranças na constituição da ideia de negócio e deve ser institucionalizado como uma prática para todos que vierem a compor a equipe.

Isso porque profissionais que entendem o rumo do negócio, sabem quais são os objetivos e que caminhos devem ser seguidos para alcançá-los tendem a performar muito melhor. Além disso, se sentem mais seguros e confiantes de que estão fazendo o que é correto e entregando valor real para a empresa. Sob a ótica de gestão de pessoas, isso impacta na motivação e no engajamento sendo, portanto, fundamental.

Como aprender a gerir pessoas passo a passo

O processo de gerir pessoas não é fácil, e deve ser realizado com muita cautela para ter os efeitos desejados. Recursos humanos não são como recursos financeiros ou materiais, que o gestor simplesmente aloca em setores ou projetos e colhe o resultado. Quando se trata de pessoas, é preciso lembrar de que se fala também sobre necessidades e emoções.

Por isso, não existe uma regra que você pode aplicar enquanto pessoa empreendedora para aprender a gerir o seu time. Mas existem,  sim, teorias, literaturas, estudos e muita vivência para que você encontre o seu modo de fazer esse acompanhamento. 

Vale lembrar também que há uma série de processos burocráticos da gestão de pessoas que precisam ser aprendidos e encaminhados, preferencialmente, por uma área de RH dentro da sua empresa. Então, também não deixe de conhecer sobre eles.

Nosso passo a passo tem como objetivo ajudar você a fazer um primeiro movimento relacionando empreendedorismo e gestão de pessoas. Nele, trazemos dicas práticas que você pode incorporar na estruturação do seu negócio para criar a área de RH, ou a ideia dessa área, que seja, enquanto ainda não tem equipe. 

Baixe o conteúdo gratuitamente, aproveite e inspire-se!

estruturar o rh empreendedorismo e gestão de pessoas