Dados analíticos, fomento à liderança e gestão da jornada de trabalho são algumas das funcionalidades do Pontoweb. O software da Ahgora foi desenvolvido para entregar dados em tempo real aos gestores e RH. Tudo isso na palma da mão, por meio de aplicativos e módulos exclusivos.

Esse sistema de ponto funciona com o armazenamento de dados em nuvem, algo que traz mais segurança, já que as informações ficam hospedadas em um servidor alocado pela Ahgora. Esse é um conceito moderno e que vem ganhando cada vez mais espaço, permitindo que as empresas não tenham que investir em servidores próprios e hardwares  para a instalação de softwares.

O Pontoweb trabalha ainda com o conceito de IoT (internet das coisas). Assim, permite que diferentes dispositivos possam trabalhar conectados, sendo uma ferramenta ainda mais eficaz para o RH. Confira a seguir todos os detalhes sobre o software da Ahgora e entenda como ele pode ajudar o seu negócio! Ouça o conteúdo em áudio, se preferir. É só clicar no player abaixo!

Quais são as funcionalidades do Pontoweb?

O Pontoweb é completo, cheio de funcionalidades, que permitem uma maior adaptação da plataforma de acordo com as necessidades do negócio. Todas as funcionalidades  estão de acordo com o que é determinado pela legislação trabalhista, garantindo segurança jurídica e fiscal para os negócios. Ou seja, é uma forma de evitar complicações e ainda ser beneficiado por meio da tecnologia.

O software garante a gestão da jornada através do controle de ponto eletrônico com precisão e tratamento das informações  em tempo real, funcionando de maneira analítica. Com o uso da plataforma, o RH ganha tempo para atuar de forma mais estratégica na tomada de decisões com o uso de dados, fazendo escolhas que contribuam para o futuro do negócio.

Confira a seguir cada uma das funcionalidades do Pontoweb e entenda como podem trazer vantagens para os mais diversos setores que compõem a sua empresa.

Conheça as funcionalidades do Pontoweb!

Funcionalidades do Pontoweb inclusas

Ao contratar o Pontoweb, a sua empresa ganha acesso a algumas funcionalidades que vêm incluídas no software. Por meio delas, é possível tornar a gestão de pessoas mais prática e menos burocrática. São aplicativos da Ahgora capazes de simplificar suas tarefas!

O Pontoweb é um SaaS e passa por atualizações constantes, sem que as empresas gastem mais por isso. Desse modo, não é necessário se preocupar com a infraestrutura, já que os dados podem ser acessados de maneira online. Veja quais são as funcionalidades presentes:

1.     MyAhgora

O MyAhgora é o portal do colaborador, um ambiente desenvolvido e pensado para os colaboradores, onde encontram informações de jornada em poucos cliques. Pode ser acessado por meio de smartphones, Android e iOS, entregando dados na palma da mão, além de contar com uma versão para navegador. Os dados ficam em nuvem, proporcionando mais segurança.

Esse sistema proporciona a resolução de questões importantes, como:

  • Espelho detalhado de ponto;
  • Pedidos online de inclusão de batida e de abonos;
  • Visualização do demonstrativo de pagamento;
  • Saldo de banco de horas;
  • Transparência na relação entre empresa e colaborador através dos dados online. 

Essa é uma das funcionalidades mais importantes do Pontoweb, já que permite aos colaboradores conferirem as informações da jornada de trabalho em tempo real. Desse modo, podem saber se realmente estão recebendo seu salário conforme aquilo que trabalharam durante o mês, por exemplo.

2.     Leader

O Leader é um aplicativo desenvolvido pela Ahgora, permitindo que as lideranças participem da chamada gestão descentralizada, onde passam a ter mais responsabilidades junto à gerência de pessoas. Em suma, ele garante mais autonomia para as lideranças e ajuda a descentralizar as atividades do RH.

Por meio desse app é possível que os gestores credenciados possam visualizar o espelho de ponto e aprovar solicitações de ajustes dos colaboradores. Ele conta com integração junto a outros produtos da Ahgora, como Multi e Timesheet. A partir disso, fica mais fácil identificar quantos colaboradores estão na empresa.

Entre os benefícios do Leader, estão:

  • Mais atenção aos colaboradores;
  • Gestão de presença online do time;
  • Autonomia e liderança;
  • Mais tempo para o RH;
  • Informações na palma da mão.

A grande vantagem é aumentar e melhorar a comunicação entre as lideranças e os colaboradores de determinados setores. A partir disso, deixa de ser necessário que os profissionais tenham que entrar em contato com a área de Recursos Humanos para solucionar pequenas questões, facilitando a gestão de presença dos gestores.

Conheça o Leader, uma das funcionalidades do Pontoweb!

3.     Multi

O Multi é uma opção econômica em relação ao popular relógio de ponto, funcionando conforme a legislação, de acordo com a Portaria 373. É um aplicativo para registro de ponto digital via reconhecimento facial. 

Em suma, é ideal para equipes externas e em home office, permitindo que a gestão de presença possa ser feita de maneira remota. Enquanto isso, os gestores fazem análises e acompanham o cumprimento da jornada de trabalho pelo celular.

Esse é um dos primeiros aplicativos do mercado via reconhecimento facial. Mais do que isso, é um sistema que funciona até mesmo de modo offline, com as informações de ponto sendo registradas na memória do aplicativo e enviadas para a nuvem assim que o aparelho for conectado à internet.

O Multi possui sincronização com o Pontoweb, além de apresentar características interessantes, como:

  • Marcação de ponto mesmo em modo offline; 
  • Alertas para batidas ímpares, atrasos e faltas;
  • Recibos de batida online, eliminando papel;
  • Mobilidade no registro de ponto;
  • Informações de jornada armazenadas em nuvem e em tempo real.

Esse aplicativo está disponível para download nas lojas virtuais da Apple e do Google. É fácil de usar e intuitivo. Ainda assim, o ideal é indicar aos colaboradores boas práticas de uso. Desse modo, os resultados serão perfeitos, garantindo marcações de ponto corretas.

Conheça o Multi, uma das funcionalidades do Pontoweb!

4.     Relatórios gerenciais nas funcionalidades do Pontoweb

Uma das funcionalidades do Pontoweb, disponível para todas as empresas que contratam o serviço, é entregar relatórios gerenciais. Por meio deles é possível perceber quais são os custos do negócio, permitindo identificar os gargalos. Afinal, os resultados podem ser conferidos de uma maneira mais prática.

Os relatórios incluem informações como afastamentos, horas extras, batidas ímpares, controle de frequência e saldo de banco de horas, por exemplo. Assim, facilitando a identificação de colaboradores que estão fazendo horas extras indevidas ou que estão rendendo menos. Até mesmo aqueles que atuam fora das sedes da empresa passam a fornecer dados precisos aos profissionais de RH.

Desse modo, relatórios são gerados mais rápido do que nunca, em apenas alguns cliques. Isso traz mais agilidade para a gestão de pessoas, desobstruindo a área de Recursos Humanos. Enfim, estes dados poderão ser analisados com base no seu conhecimento, permitindo a tomada de decisões inteligentes.

Funcionalidades do Pontoweb opcionais 

O Pontoweb também conta com funcionalidades adicionais, que podem ser contratadas de acordo com as necessidades da sua empresa. São módulos e aplicativos opcionais, como o Livemaps, que você conhecerá a seguir.

Isso garante uma evolução do software para melhor atendê-lo, de acordo com o segmento do seu negócio. O Escalasweb, por exemplo, é ideal para restaurantes que trabalham com a gestão de escalas. Enfim, existe uma série de funcionalidades, que podem auxiliar no seu caso, veja quais são:

5.     Timesheet

O Timesheet é um módulo do Pontoweb que permite tornar mais simples a alocação de tempo, sendo o primeiro software do mercado a integrar gestão de tarefas ao ponto eletrônico, um diferencial. Por meio dele, é possível registrar o andamento das demandas, permitindo saber com exatidão qual é o período gasto em cada uma delas e qual é a rentabilidade da atividade.

A ferramenta possibilita acompanhar a gestão de projetos, possibilitando acompanhar as entregas e tarefas, por meio de equipes, projetos e clientes. O apontamento de horas é algo integrado ao controle de ponto, proporcionando ainda mais vantagens para a gestão.

O Timesheet permite que as atividades sejam registradas, possibilitando uma melhor compreensão sobre o que está sendo feito pelos trabalhadores. Desse modo, proporciona atividades como:

  • Análise automatizada e em tempo real de custo de atividade, equipe ou projeto;
  • Alocação eficiente de tempo: otimiza recursos e evita desperdícios;
  • Associa tarefas a projetos, cientes e tags únicas;
  • Integrado com Firefox e Chrome.

Enfim, essa é uma das funcionalidades do Pontoweb que permite economizar com a folha de pagamento. Afinal, por meio dele é possível destinar tempo a atividades que geram valor para a empresa. Também gera relatórios diferenciados, conforme o nível do usuário.

6.     Férias

Por meio do Fériasweb é possível tornar o controle desse período algo mais simples e transparente. Desse modo, o colaborador tem total controle e autonomia para fazer o seu pedido de descanso. Em seguida, essa solicitação pode ser aprovada pelos gestores, tornando o processo mais rápido.

Ainda por meio do módulo adicional é possível que os trabalhadores possam acompanhar as suas solicitações. Eles recebem notificações dos pedidos e podem ainda pedir o adiamento do 13º salário. Aliás, quando é integrado com o Leader, é excelente para desobstruir o RH.

A lei trabalhista determina que os colaboradores possuem direito a um mês de férias após 12 meses de trabalho. Com essa ferramenta, é mais fácil de seguir o que determina a legislação, respeitando todos os pontos indicados na lei.

Conheça o Fériasweb, uma das funcionalidades do Pontoweb!

7.     Analytics

O Analytics é uma ferramenta que tem como objetivo tornar a atuação do RH mais estratégica. De fato, as empresas lidam com milhares de dados, a própria jornada de trabalho dos colaboradores proporciona uma série de informações. Mas, se não houver uma análise destas informações, dados importantes são perdidos.

Esse sistema fornece informações fáceis de interpretar, entregando dados em tempo real, ótimos para a tomada de decisões. Entre os indicadores importantes para o RH, o Analytics entrega funções como:

  • Absenteísmo e pontualidade;
  • Saldos de horas dos colaboradores;
  • Custo da folha de pagamento por equipes.

Ele é capaz de apresentar algumas métricas que podem ser aproveitadas pelo RH, deixando de lado apenas o achismo. É claro que o conhecimento e a experiência dos gestores é importante, ainda assim, os dados analisados são excelentes. Em um mundo cada vez mais competitivo, a tomada de decisões faz diferença em relação ao futuro dos negócios.

8.     Livemaps

Por meio do Livemaps é possível acompanhar métricas importantes, analisar tendências e conferir aquilo que está acontecendo com a sua equipe. A ferramenta é ótima para empresas que possuam postos de trabalho distantes geograficamente e precisem fazer o controle da assiduidade de colaboradores em tempo real.

O sistema entrega gráficos dinâmicos, permitindo avaliar dados de uma maneira simples e acertada. Ou seja, permite uma visão analítica em tempo real.

Essa funcionalidade permite manter o seu orçamento dentro do planejado e esperado. Desse modo, é possível identificar gargalos e oportunidades de otimizar a força de trabalho. Possibilita também identificar as inconsistências, para acionar times em sobreaviso, trazendo vantagens como:

  • Dimensionamento de demanda de trabalho;
  • Monitoramento dos índices de assiduidade nos postos de trabalho;
  • Gerenciamento de grupos de colaboradores nos espaços de trabalho;
  • Saldos de horas em tempo real;
  • Comparativos entre colaboradores e equipes.

Por meio dessa ferramenta da Ahgora é possível conferir indicadores em tempo real, para tomar decisões antes que problemas aconteçam.

9.    Escalasweb

O Escalasweb é uma das funcionalidades opcionais do Pontoweb, que serve para fazer a gestão de folgas, turnos e escalas complexas e dinâmicas. Aliás, muitas vezes as empresas acabam não dando a atenção devida para essa questão. Entretanto, é uma tarefa que deve fazer parte do dia a dia dos gestores, que devem entender a dimensão dessa questão.

Conta com um dashboard intuitivo, que permite uma fácil edição e visualização. A partir disso, você que atua no RH ou na gestão, fazendo o gerenciamento de escalas de trabalho de forma fácil e ágil, indicando os dias e horários em que os colaboradores devem trabalhar ou folgar. Por isso, é um sistema excelente para auxiliar os gestores.

Integrado ao ponto, permite saber quais colaboradores estão disponíveis, facilitando também a coordenação de times e unidades. Assim, é mais fácil atingir a eficiência operacional e explorar o potencial que a empresa possui. Entrega vantagens como:

  • Alertas de afastamentos, férias, folgas e abonos;
  • É simples de usar e não oferece riscos judiciais;
  • Válido para colaboradores celetistas, intermitentes e temporários.

O Escalasweb entrega ainda cálculos automáticos, gestão por exceção e custo para o remanejamento de profissionais, conforme o turno de trabalho. Enfim, é uma ferramenta completa, capaz de deixar a gestão de pessoas mais dinâmica e assertiva.

10.     SmartGate

O SmartGate funciona como uma catraca virtual, criando períodos de acesso online do colaborador ao sistema de trabalho. Assim, impedindo que ele estenda a jornada fora dos horários estabelecidos em contrato. 

Com a ferramenta, os gestores delimitam o período da jornada de trabalho do colaborador. Então, quando o turno é encerrado, ele recebe uma mensagem, indicando que o expediente chegou ao fim. A partir disso, o trabalhador é impedido de continuar atuando.

Essa é uma das funcionalidades do Pontoweb ideal para reduzir os custos invisíveis do negócio e aumentar a segurança jurídica. Afinal, por meio dele é possível evitar gastos com horas extras indevidas, que são trabalhadas quando a empresa não necessita dessas atividades. Basta configurar a jornada de trabalho e aproveitar vantagens como:

  • Relatórios para os gestores verificarem tentativas de acesso fora do horário;
  • Bloqueios realizados após o horário determinado para a jornada;
  • Controle de entrada e saída dos colaboradores.

Esse é um produto que segue as recomendações da legislação trabalhista, gerando mais segurança para as empresas e evitando passivos trabalhistas. Desse modo, é possível garantir a realização dos intervalos intrajornada e interjornada, impedindo o descumprimento das pausas obrigatórias, por exemplo.

Não perca mais tempo e aproveite todas essas funcionalidades!

Aproveite as funcionalidades do Pontoweb em seu negócio!

O Pontoweb é um software completo, com funcionalidades desenvolvidas especialmente para ajudar o RH a se tornar mais digital, ágil e estratégico.  Ainda assim, não apenas os profissionais de RH, mas o negócio como um todo sai ganhando. Já que ele traz mais credibilidade e amplia a produtividade das equipes.

A ferramenta da Ahgora foi desenvolvida com tecnologia de ponta e passa por atualizações constantes, visando entregar os melhores resultados aos clientes. Desse modo, as empresas que usam o sistema possuem acesso a novidades do mercado, sem que tenham que fazer novos investimentos para isso.

Melhorar a gestão de pessoas é algo que depende da aplicação da tecnologia, com investimento em softwares, treinamento da equipe e mudança da cultura organizacional. Torne os processos menos burocráticos e mais assertivos. Tenha tudo isso na palma de sua mão, preencha o formulário abaixo e fale com a Ahgora!