O setor de Recursos Humanos é o coração e o cérebro de uma empresa Por isso, é fundamental que ele tenha uma gestão eficiente, uma vez que é o responsável por contratar novos talentos, reter os colaboradores e mantê-los engajados na empresa.

Além disso, o RH é o principal setor responsável pelo capital humano da empresa. Por isso, para alcançar uma gestão eficiente de pessoas dentro de uma organização, tudo começa pelo setor de Recursos Humanos.

Mas e você? Sabe por onde começar? Como alcançar um time qualificado dentro da empresa, atraindo e retendo talentos? Neste artigo, traremos alguns pontos que vão lhe ajudar a alcançar essa gestão eficiente e estratégica de pessoas.

Continue a leitura e aproveite!

Como a tecnologia mudou gestão de pessoas?

A tecnologia provocou avanços importantíssimos na área de Recursos Humanos. Isso porque essas mudanças desencadearam novas necessidades, como a busca por eficiência.

Em uma empresa, a gestão eficiente de pessoas se destaca por ser altamente focada em humanização. A boa notícia é que isso promove uma mudança de atitude nas relações de trabalho. Nesse contexto, o RH assume um papel estratégico e motivador.

Agora, cada vez menos burocrata, ele se volta para a promoção de um ambiente de trabalho agradável, capaz de permitir que pessoas possam crescer profissionalmente.

Assim, programas de treinamentos, ações de engajamento etc., tudo tem como objetivo promover o bem estar dos colaboradores.

Não deixe de aproveitar o nosso e-book com dicas exclusivas para você promover uma gestão eficiente na sua empresa!

Gestão eficiente de pessoas

Gestão eficiente na prática:

Durante muito tempo, o setor de recursos humanos se dedicava unicamente a atividades operacionais. Hoje, para uma gestão de pessoas eficiente, é preciso que este setor tenha um papel ainda mais estratégico.

Na atualidade, o uso de tecnologia e dados pelo RH e as novas gerações de trabalhadores impulsionaram mudanças nas empresas. Hoje, uma empresa que não oferece plataforma e ferramentas capazes de otimizar a gestão dos times impacta negativamente no crescimento da organização.

As transformações que revolucionaram o RH

Por muito tempo, o setor de RH se dedicou a atividades estritamente operacionais. Cabe lembrar que o perfil dos colaboradores também era bem diferente. Afinal, os profissionais trabalhavam numa única empresa durante a vida toda, por exemplo.

Com o passar das gerações, a tecnologia provocou muitas transformações. Você já parou para considerar que muitas delas impactaram diretamente o RH?

Estamos vivenciando um momento de adaptação das relações de trabalho. Hoje, o RH enfrenta novos desafios, como os altos índices de rotatividade e absenteísmo, e profissionais cada vez mais exigentes.

Um dos motivos que leva a esse cenário é que a busca por estabilidade financeira, plano de saúde e previdência privada, deu lugar a novas perspectivas. As novas gerações estão chegando ao mercado de trabalho com novas ambições. Hoje, talentos buscam:

  • Propósito;
  • Liberdade;
  • Inovação;
  • Qualidade de vida.

Para entregar tudo isso e oferecer a melhor experiência possível, é preciso fazer uma gestão de pessoas eficiente.

E essa gestão vale para toda a jornada do colaborador, desde o recrutamento e seleção, até o desligamento. Aliás: é importante ressaltar que a gestão de pessoas possui uma visão bem abrangente.

A gestão de pessoas é capaz de atentar tanto para as necessidades do negócio, quanto do gestor, do colaborador e do próprio RH. Com essa visão macro, os resultados vêm. É possível reduzir erros de contratação, engajar os colaboradores e reunir informações estratégicas para a tomada de decisões.

9 dicas para alcançar uma gestão eficiente na sua empresa

Ciente dos impactos de uma boa gestão de pessoas, confira 9 dicas fundamentais para usar como norte:

1 – Integração entre pessoas

Muitas empresas podem realizam contratações apressadas, deixando de adotar processos mais apurados com relação à integração do novo colaborador.

Assim, para reter talentos na sua empresa é essencial dar uma atenção ao processo de integração dos novos colaboradores. Além da apresentação básica, desenvolva uma estratégia de onboarding envolvendo atividades que auxiliem este novo integrante do time no processo de adaptação ao ambiente de trabalho.

Ações como essa, além de tornar o ambiente da empresa mais acolhedor, aceleram a curva de aprendizado do novo colaborador, permitindo que ele se torne independente mais rapidamente.

2 – Realização de treinamentos

Se por um lado os novos colaboradores desconhecem a rotina da empresa, os mais antigos se adaptam e criam formas próprias de trabalhar.

Em ambos os cenários, os treinamentos auxiliam os colaboradores mantendo-os atualizados e alinhados em relação às formas de agir e de se preparar nos cenários rotineiros.

Além disso, promover treinamentos como parte da rotina, permite que sua equipe esteja sempre se desenvolvendo e aprendendo. Assim, independente do tipo de atuação, a lógica é que os resultados passem a ser cada vez melhores.

3 – Cultura do diálogo e feedback

A equipe que está trabalhando no dia a dia e vendo os problemas da empresa deve ter voz. Nesse caso, o time de RH deve ser um canal eficiente de escuta e de comunicação dentro da organização.

Assim, ouça seus colaboradores e veja o que eles têm a dizer. As sugestões são sempre bem vindas e devem ser prioridade de qualquer gestor de RH.

Isso motiva os colaboradores e facilita a comunicação entre eles e a empresa, já que se sentem mais à vontade por perceberem que as portas estão abertas.

4 – Comunicação eficaz

Adote uma comunicação eficaz com a equipe. Nesse caso, transmita as mensagens de forma discreta e clara. Não seja impositivo. Busque sempre conversar de forma simples e preste atenção nos resultados. Você deve estar atento aos seus colaboradores para compreender se a mensagem foi entendida.

Por conta dessa necessidade em se comunicar de maneira eficaz, muitas empresas estão adotando a abordagem da Comunicação Não-Violenta. Nela, utiliza-se diferentes habilidades de comunicação para aumentar a empatia e fortalecer as conexões humanas.

5 – Gestão eficiente no reconhecimento dos talentos

Um setor de RH de qualidade deve estar atento aos feitos e reconhecimentos da equipe. Um colaborador que está sempre se esforçando para realizar boas entregas e nunca é reconhecido pode se sentir infeliz dentro da empresa. 

Nesse caso, com reuniões periódicas, pesquisas e feedbacks, é possível ficar por dentro do que os talentos estão pensando e buscando, e também como estão se sentindo.

Para melhores resultados, é importante que a empresa cultive a cultura do feedback. Assim, essa análise poderá ser aplicada para todos os colaboradores, bem como promover uma cultura de crescimento.

6 – Gestão dos motivadores

O RH precisa saber o que motiva os colaboradores, o que cativa cada integrante da equipe. Nem sempre o dinheiro é o único fator, especialmente com os mais jovens. Por isso, pense em planos de carreira e recompensas. Eles são excelentes motivadores e auxiliam na captação e retenção de talentos dentro da organização.

Precisa de ajuda para estruturar o plano de carreiras da sua empresa? Não deixe de conferir a nossa planilha para te orientar!

7 – Ações com transparência

Seja transparente sobre a empresa, filosofias, regras e cultura. O colaborador precisa de comunicação, portanto, esteja sempre pronto para comunicar-se com ele. Compreenda que um colaborador feliz é aquele que, entre outras coisas, se identifica com os valores da empresa e que se sente confortável fazendo parte da organização.

8 – Gerenciamento de oportunidades

Para potencializar o setor de RH, adote tarefas que deem oportunidades para os seus colaboradores. Seja justo e ofereça tratamento igualitário ao contratar e promovê-los. Valorize experiência e qualificação e possibilite a todos os colaboradores crescimento dentro da empresa. Essa é uma das grandes vantagens da gestão eficiente.

9 – Gestão eficiente e estímulos à liderança

Além de ser um líder, é importante estimular a liderança em seus colaboradores. Assim, os gestores devem delegar tarefas, e ter colaboradores sempre preparados para assumir papéis de chefia é essencial para alcançar o sucesso.

Promova uma gestão eficiente e estratégica na sua empresa

Neste artigo, vimos a importância de uma gestão eficiente dentro das empresas. Essa visão surge por conta das novas necessidades dos colaboradores, e cabe ao seu RH responder da melhor maneira para atrair e reter os grandes talentos.

No entanto, sabemos bem que estruturar todo o RH não é uma tarefa da noite para o dia. Por isso, separamos um e-book exclusivo que vai lhe ajudar, com dicas de atuação, desenvolvimento de pessoas e um stack de ferramentas.

Baixe o nosso material agora mesmo e aproveite!