A gestão de pessoas vai muito além de administrar contratações, desligamentos, pagamentos, férias ou gerir a jornada de trabalho de cada colaborador.

É preciso ter em mente que o trabalho tem papel fundamental na nossa sociedade, visto que é por meio dele que se produzem bens e serviços para atender às necessidades das pessoas e das organizações. Ou seja, o trabalho está diretamente ligado ao desenvolvimento econômico e social

É exatamente devido à importância do trabalho que a gestão de pessoas, algo intrinsecamente relacionado a ele, torna-se tão relevante. O problema é que é fácil profissionais dessa área se perderem administrando trivialidades e burocracias dentro das empresas e se esquecerem do real sentido da gestão de capital humano.

Antes de qualquer outra coisa, no entanto, é fundamental ressaltar que quando um profissional decide se dedicar a essa área, é porque, acima de tudo, ele acredita no valor das pessoas e sabe que elas são o principal ativo de qualquer organização. 

Esse é o seu caso? Se sim, você sabe que, no dia a dia, nem sempre é fácil manter esse princípio acima de todas as outras coisas.

Ao atuar em grandes empresas, um profissional precisa lidar com um número enorme de colaboradores e acaba sendo comum que ele acumule inúmeras funções. Na prática, isso costuma resultar em desperdício de tempo dedicado a atividades manuais e na absorção de responsabilidades que, muitas vezes, são de outras pessoas, desconsiderando-se os principais objetivos da área de RH.

O objetivo deste artigo é, exatamente, te ajudar a lembrar o que é gestão de pessoas e mostrar o quanto a atuação de quem cumpre esse papel dentro das empresas impacta diretamente os resultados do negócio. Aqui, você terá a chance de aprender como funciona a gestão de pessoas na prática, qual a relação entre o tema e cultura organizacional, como a gestão de pessoas impacta os objetivos estratégicos da empresa e quais são os principais objetivos da área de RH dentro de uma companhia.

Vamos acompanhar?

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é uma área do conhecimento que se dedica a administrar e desenvolver os recursos humanos de uma organização, visando alcançar os melhores resultados para a empresa e promover satisfação e bem-estar aos colaboradores. Trata-se, portanto, de um conceito que envolve todas as questões relacionadas ao capital humano de uma companhia.

E esse é um conceito relativamente novo na nossa sociedade. Quando o setor de Recursos Humanos passou a existir dentro das empresas, ainda no século XIX, o papel dele era apenas organizar as informações sobre cada funcionário, sendo responsável principalmente pelos processos de admissão e demissão. No início do século XX, depois da Revolução Industrial, esse papel teve um certo avanço e novas funções foram sendo criadas dentro das empresas para mediar conflitos entre organização e colaboradores.

Com o passar do tempo, no entanto, as empresas foram mudando sua mentalidade e entendendo que a gestão de pessoas era, acima de tudo, uma forma de melhorar a eficiência operacional e garantir melhores resultados para a companhia. O cargo de gerente de Recursos Humanos teve uma pequena evolução e passou a ter uma atuação mais planejada dentro das empresas em meados dos anos 1980. Foi a partir daí que o RH começou a atuar em outras frentes que iam além dos processos administrativos envolvidos na relação entre a empresa e seus colaboradores.

Vale ressaltar que a gestão de pessoas não é um cargo, nem uma atividade da empresa. É um conjunto de práticas que são levadas em conta na hora de atrair, selecionar, contratar, treinar, motivar, reter e avaliar os funcionários de uma organização, com o objetivo de maximizar o desempenho da equipe e potencializar os resultados gerados para o negócio.

Gestão de pessoas para atrair novos talentos

Quando a gestão de pessoas é bem feita, isso gera satisfação nos colaboradores, o que pode contribuir para que eles se tornem promotores da marca e ajudem a atrair novos talentos. Além disso, um processo de gestão bem feito ajuda a mapear os profissionais-chave do negócio e identificar qual perfil é preciso buscar no mercado para ampliar o quadro de talentos da empresa.

Gestão de pessoas para selecionar e contratar novos colaboradores

O processo de gestão de pessoas, entre diversos outros benefícios, garante eficiência e assertividade no processo de seleção e contratação de colaboradores. Isso porque é esse processo que permite que a empresa conheça bem seus colaboradores e saiba quais atividades precisam ser desempenhadas e que tipo de profissionais necessita na sua equipe.

Gestão de pessoas para motivar a equipe

A motivação da equipe é um pilar importante para a satisfação e a produtividade dos colaboradores — e, logo, para os resultados da empresa. E a gestão de pessoas também toca nesse ponto. 

Uma jornada de trabalho adequada, processos bem definidos, cultura de feedback, plano de carreira estruturado, entre outros aspectos, são fundamentais para manter uma equipe motivada e engajada. Todos esses fatores são exemplos de responsabilidades dos profissionais que cuidam da gestão de pessoas dentro de uma companhia.

Gestão de pessoas para diminuir o turnover

Atraindo os talentos certos, acertando na seleção e na contratação de novos colaboradores e mantendo a equipe motivada e engajada, a chance dos profissionais quererem permanecer na sua empresa é grande. É por isso que podemos dizer que a gestão de pessoas também atua na redução do turnover, evitando a evasão de talentos e, consequentemente, reduzindo custos com demissão.

Como funciona a gestão de pessoas?

Como dissemos no início do artigo, já se foi o tempo em que a gestão de pessoas resumia-se a administrar pagamento, férias e a jornada de trabalho de cada colaborador. A área, atualmente, é responsável por diversas frentes de trabalho e, para isso, utiliza várias técnicas e ferramentas para cuidar das pessoas que formam o quadro de colaboradores da empresa.

A gestão por competências, a avaliação de desempenho, o plano de carreira e a remuneração estratégica são alguns exemplos nesse sentido. O mesmo se aplica às práticas de treinamento e desenvolvimento, que também estão envolvidas na gestão de pessoas e podem ser fundamentais para atrair, desenvolver e manter talentos dentro de uma companhia.

Vale ressaltar que para ser realmente efetiva, a área de gestão de pessoas de uma empresa precisa estar em constante evolução, buscando se adaptar às mudanças e aos desafios impostos pelo mercado e pela sociedade. Foi somente nos últimos anos, por exemplo, que começamos a falar sobre questões relacionadas à transformação digital, sustentabilidade e saúde e bem-estar dos colaboradores, temas que estão diretamente envolvidos com o trabalho de gestão de pessoas dentro de uma organização.

Gestão descentralizada de pessoas: como fazer? | Descomplica RH #32

Gestão de pessoas e cultura organizacional

Você já ouviu dizer que “a cultura come a estratégia no café da manhã”? A frase foi dita por Peter Drucker, famoso consultor de negócios austríaco que é uma grande referência para estratégias corporativas do mundo todo. A frase reforça a importância da cultura organizacional dentro de uma empresa — sem ela, não adianta ter estratégias, processos e nem mesmo o melhor pacote de remuneração do mercado.

E não podemos falar de gestão de pessoas sem falar sobre a relação entre a área e a cultura organizacional. Antes de mais nada, os profissionais responsáveis pelo cuidado com os colaboradores buscam promover um ambiente de trabalho saudável, ético e colaborativo, que valorize a diversidade e o respeito às diferenças de cada um. Isso, como você deve imaginar, impacta diretamente na cultura da empresa.

Além disso, é por meio de uma comunicação clara e aberta com os colaboradores — o que também passa pela gestão de pessoas — que a equipe vai compreender a missão, a visão e os valores da organização e se manter engajada no propósito do negócio. Esse tipo de alinhamento é fundamental para a cultura organizacional, pois garante que todos os colaboradores, desde a alta gestão até os profissionais do nível mais baixo da hierarquia, trabalhem de forma uníssona.

Mas afinal, qual deve ser o principal objetivo da área de RH?

A área de recursos humanos é estratégica, deve trabalhar para atrair talentos alinhados com a cultura da organização e facilitar o seu desenvolvimento saudável e eficiente, considerando os valores e os objetivos estratégicos da empresa.

Introduzimos aqui o termo administração de trivialidades (administrivialidades) para falar sobre aquelas tarefas repetitivas e operacionais do RH, como o fechamento da folha, controle de banco de horas e trabalho burocrático relacionado a desligamentos ou férias. 

Se o time de RH gasta grande parte do tempo com tais tarefas, é preciso repensar os processos internos. Isso porque o foco central da atuação desses profissionais deve estar na gestão de pessoas, não nos processos manuais e burocracias!

Nesse sentido, vale correr atrás de soluções tecnológicas e automatização de processos, além de compartilhar certas tarefas com gestores e líderes de área, que são as pessoas mais próximas dos times. Assim, sobrará mais tempo para cuidar do capital humano, impulsionar um melhor clima organizacional e divulgar a cultura da empresa.

Vale ressaltar aqui algo que falamos muitas vezes ao longo do artigo: o principal papel do RH e dos profissionais que atuam com a gestão de pessoas é manter o clima organizacional em perfeita harmonia e garantir que os profissionais estejam sempre motivados e engajados com sua missão dentro da companhia. Percebe como isso vai muito além de cumprir tarefas administrativas e burocráticas?

Para deixar ainda mais claro qual é o objetivo do RH dentro de uma empresa, elencamos abaixo responsabilidades que estão inseridas no escopo de trabalho dos profissionais que atuam no setor. 

Cumprimento das normas e legislação trabalhista

A gestão de pessoas também passa pela obrigação de cumprir as normas e a legislação trabalhista pela empresa. Por isso, é responsabilidade da área de Recursos Humanos garantir que as práticas e políticas adotadas no tratamento ao colaborador estejam em conformidade com a legislação atual do país.

E quando falamos de legislação nesse sentido, falamos principalmente da Consolidação das Leis do Trabalho, a famosa CLT, que reúne quase todas as diretrizes relacionadas aos direitos dos profissionais que trabalham de carteira assinada. Questões relacionadas a férias, vale alimentação, jornada de trabalho, licença maternidade, hora extra e banco de horas, entre outras, estão contempladas na CLT.

Recrutamento e seleção eficientes

Garantir que a empresa tenha o número adequado de colaboradores e os profissionais mais aderentes à cultura da organização e às necessidades do negócio também é responsabilidade da área de Recursos Humanos. Além disso, são os profissionais de RH os responsáveis por assegurar que os colaboradores contratados tenham as competências e os valores requeridos para o cargo.

Vale dizer que, no geral, a área de Recursos Humanos é responsável pelo processo de recrutamento e seleção do início ao fim, desde a prospecção de talentos até o processo de admissão e de onboarding. Tudo isso garante que a empresa atraia os talentos certos e os deixem preparados para contribuir para os resultados da companhia.

Desenvolvimento de competências

Engana-se quem pensa que o papel do RH termina na contratação do colaborador. Na verdade, podemos dizer que, nessa hora, o trabalho está apenas começando. Isso porque a área também é responsável pela experiência do colaborador durante seu ciclo de vida na empresa, o que inclui práticas de treinamento e desenvolvimento, visando o aperfeiçoamento de competências e habilidades e a capacitação de profissionais, para que que sejam cada vez mais produtivos e eficientes.

Por ser contínuo e recorrente, o trabalho de treinamento e desenvolvimento exige esforço e tempo do RH, que pode ter sua função otimizada com a ajuda de um parceiro estratégico. A WebTraining, por exemplo, é uma empresa que faz parte do Ecossistema Ahgora e oferece o mais completo LMS (Learning Management System ou Sistema de Gestão da Aprendizagem). A instituição auxilia clientes na implantação de estratégias de educação corporativa, atuando na elaboração de cursos, treinamentos e trilhas de aprendizagem para colaboradores, fornecedores e parceiros das empresas.

Uma coisa importante de se ter em mente é que o desenvolvimento dos colaboradores deve considerar as horas de cursos e workshops externos, que são fundamentais para o processo de capacitação. Mas também é preciso levar em consideração os conhecimentos produzidos dentro da própria organização.

Para isso, é necessário, antes de tudo, mapear esses conhecimentos e priorizar quais deles são mais estratégicos em cada uma das áreas, planejando a forma ideal de compartilhá-los. Nesse sentido, é preciso que os profissionais de RH trabalhem em parceria com os gestores de cada área. Afinal, quem melhor do que eles é capaz de definir as necessidades específicas de cada colaborador do próprio time, não é mesmo?

Retenção de talentos

Desenvolver as competências dos profissionais, como falamos no tópico anterior, é uma das formas de reter talentos em uma empresa, o que também é papel da área de RH. O setor precisa adotar estratégias de engajamento, reconhecimento e recompensas, que visam manter os colaboradores mais qualificados, evitando a rotatividade no quadro e garantindo a continuidade de processos e projetos.

Entre essas estratégias, podemos destacar alguns exemplos: uma política de remuneração e benefícios adequada, plano de carreira estruturado, práticas de reconhecimento por mérito, bônus por produtividade, líderes qualificados, confraternizações internas, entre muitas outras.

Melhoria da comunicação interna

Um profissional engajado é sinônimo de um profissional que tem clareza do propósito da empresa e do seu papel dentro dela. E é por isso que a comunicação interna entra como uma das principais responsabilidades da área de Recursos Humanos.

O RH e os profissionais responsáveis pela gestão de pessoas precisam trabalhar de forma contínua para promover uma comunicação efetiva entre os colaboradores e entre as lideranças e suas equipes, visando, além de aumentar o engajamento e a motivação, evitar conflitos, melhorar a colaboração e o trabalho em equipe.

Desenvolvimento de liderança

Você já ouviu dizer que colaboradores não pedem demissão da empresa, mas sim do chefe? Essa é uma verdade comprovada em pesquisa, inclusive. Um levantamento realizado pela consultoria Gallup, em 2022, mostrou que o desempenho abaixo do que se espera de um líder foi um dos principais motivos apontados pelos profissionais que pedem demissão ou que estão desanimados no trabalho. De acordo com a pesquisa, metade dos profissionais pedem demissão por causa do chefe.

É por isso que ter líderes preparados e qualificados precisa ser prioridade dentro de uma empresa e é uma das maiores responsabilidades da área de Recursos Humanos. É preciso capacitar os gestores para liderar suas equipes de forma eficaz, desenvolvendo suas habilidades de gestão de pessoas, comunicação assertiva e resolução de conflitos.

Gestão de remuneração e benefícios

Outra forma importante de atrair e reter os melhores talentos dentro de uma empresa é ter uma política de remuneração e benefícios adequada e competitiva no mercado. E essa é mais uma responsabilidade da área de Recursos Humanos, que precisa garantir salários atrativos.

É importante ter em mente que as políticas salariais e de benefícios precisam estar de acordo com as práticas de mercado, as necessidades dos colaboradores e as condições financeiras da organização. Diversos estudos podem ser feitos nesse sentido, incluindo pesquisa com os profissionais da empresa e benchmarking com outras organizações.

Gerenciamento da cultura organizacional

Como falamos mais acima, o processo de gestão de pessoas está diretamente relacionado à cultura da organização, que também é responsabilidade do RH. É papel dos profissionais do setor trabalhar para criar e manter um ambiente de trabalho que valorize a diversidade, a ética e a responsabilidade social.
Além disso, é preciso criar uma série de ações para fortalecer e engajar os colaboradores nos valores da empresa, impulsionando cada vez mais a cultura organizacional. E, nesse contexto, não se esqueça: a cultura não é o que a sua empresa escreve em um código ou na parede do escritório. É o que acontece no dia a dia nos comportamentos e nas relações dos colaboradores.

Planilha: ações de RH e endomarketing

A gestão de pessoas e os objetivos estratégicos da empresa

O desenvolvimento dos profissionais é uma das grandes preocupações relacionadas à gestão de pessoas. No entanto, esse desenvolvimento precisa ser direcionado não apenas aos interesses individuais de cada colaborador, mas também aos interesses da corporação, fazendo com que o capital humano seja capaz de se adaptar a novas necessidades e absorver grande parte das demandas ao longo do tempo, impulsionando a empresa na direção de seus objetivos.

Uma pesquisa realizada pelo Great Place to Work (GPTW), por exemplo, mostrou que o modelo de trabalho é um dos maiores desafios das empresas atualmente. A pandemia da Covid-19 obrigou muitas empresas a repensarem seu formato de trabalho e muitas delas optaram por adotar um modelo remoto ou híbrido. E isso exige uma forte adaptação tanto das empresas, como dos colaboradores. Imagine se não existe uma área de RH para apoiar o negócio nesse desafio?

Outro ponto relevante apontado pela pesquisa é que o desenvolvimento e a capacitação de lideranças, a cultura organizacional e a comunicação interna são prioridades nas empresas no que diz respeito à gestão de pessoas. E isso não é por acaso, afinal as organizações já entenderam a importância dessas questões para o alcance dos objetivos estratégicos e para a otimização dos resultados.

Aqui, é importante ressaltar que para que a gestão de pessoas seja bem sucedida, ela não pode ser prioridade apenas da área de Recursos Humanos. É necessário que o cuidado com as pessoas seja uma prioridade da diretoria, e incorporada na cultura da empresa, bem como comunicada a todos os times.

Caso a gestão de pessoas não seja uma prioridade da gestão  da empresa, tudo o que os profissionais da área de RH podem fazer é “enxugar gelo”, gerando nos colaboradores expectativas que jamais são cumpridas. Se este for o seu caso, talvez esteja na hora de procurar outras oportunidades, ou ter (mais) uma conversa franca com o time do alto escalão. 

Uma gestão de pessoas eficiente faz com que todos caminhem na mesma direção e compartilhem dos mesmos valores e interesses. Por isso, a comunicação e promoção da cultura da organização deve ser uma prioridade. Essa priorização deve estar clara para os profissionais das diferentes áreas. É necessário que os gestores de cada time saibam como promover a cultura da empresa, e inspirem esses valores através de suas atitudes.

Como a tecnologia auxilia na gestão de pessoas

Ao longo do artigo, ressaltamos várias vezes o quanto o papel do RH e dos profissionais responsáveis pela gestão de pessoas dentro de uma empresa vai muito além das atividades burocráticas e administrativas do departamento pessoal. Mas, é preciso deixar claro que essas atividades não podem ser abandonadas e precisam continuar sendo feitas. 

E é exatamente nesse sentido que a tecnologia no RH se apresenta como uma excelente aliada.

Felizmente, o mercado evoluiu muito nesse sentido e, hoje, existem diversas opções de softwares de gestão de pessoas que ajudam as empresas a automatizar, otimizar e escalar as funções administrativas. Além disso, escolhendo a ferramenta certa, ela também é capaz de fornecer insumos para uma gestão de pessoas estratégica e assertiva.

Catálogo de produtos: conheça as tecnologias e cases de sucesso da Ahgora

Engana-se quem pensa que a agilidade é o único ganho proporcionado por uma ferramenta como essa. Na verdade, um software de gestão de pessoas pode contribuir, diretamente, para reduzir erros e retrabalho, melhorar a comunicação interna, facilitar o acesso a informações e dados relevantes, viabilizar a tomada de decisões mais assertivas, entre inúmeras outras vantagens.

Se sua empresa não sabe por onde começar nesse sentido, não se preocupe. A Ahgora é uma empresa de tecnologia que visa ser parceira da área de Recursos Humanos das empresas, oferecendo uma série de ferramentas e tecnologias que ajudam a organização a manter o foco no que é essencial: uma boa gestão. Ferramentas de registro e controle de ponto, gestão de acessos e gestão de férias estão entre as opções oferecidas pela empresa.

Você já pensou, por exemplo, em ter um dashboard para acompanhar os indicadores de RH em tempo real? Essa é a proposta do Analytics, que permite que as empresas acompanhem todas as métricas (comparando dados e analisando tendências), garanta os níveis de qualidade, produtividade e atendimento e mantenha-se sempre dentro do orçamento.

Como fazer uma gestão de pessoas eficiente

Se você chegou até aqui, não tem mais dúvida que para alcançar eficiência na gestão de pessoas da sua empresa é preciso investir em inovações tecnológicas, que vão otimizar as atividades administrativas, liberando o RH para fazer o que mais importa: cuidar das pessoas. E isso, como você já sabe, impacta diretamente no negócio, reduzindo custos, aumentando a eficiência operacional e potencializando os resultados da empresa.

Além disso, não dá mais para as empresas se manterem distantes das ações voltadas para sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (ESG). Essas questões reforçam a cultura da empresa para os públicos interno e externo e fazem com que as pessoas mantenham-se alinhadas ao propósito da organização.

Vale dizer que é fundamental ter sempre atenção em relação às novidades e tendências do mercado, visando manter sua empresa sempre à frente das melhores práticas corporativas. Ou seja, a gestão de pessoas é um trabalho que tem início, meio, mas nunca tem fim, pois os profissionais dedicados a ela precisam estar em constante evolução e em perfeita harmonia com os objetivos da empresa e com as melhores práticas de mercado.

A gestão de pessoas dá certo e podemos provar

Ao longo deste texto trouxemos questões para lhe  ajudar a refletir a respeito de como a gestão de pessoas é realizada na sua organização. Também apresentamos o papel estratégico dos profissionais da área de RH na promoção de uma cultura que valorize o desenvolvimento dos colaboradores.

Agora, chegou a hora de colocar a mão na massa e investir em alternativas que vão realmente ajudar sua empresa a avançar na gestão de pessoas. Vale a pena conferir todos os produtos oferecidos pela Ahgora e entender como eles são capazes de otimizar os processos e alavancar os resultados do setor.

Para isso, basta você navegar pelo site e conferir as informações disponibilizadas por lá. Se preferir, você pode entrar em contato com um dos consultores da empresa, por meio do formulário disponível aqui. A Ahgora é a primeira empresa brasileira do segmento de gestão de tempo e presença homologada pela SAP e, sem dúvida, pode proporcionar as melhores experiências e resultados para sua companhia.