O ponto eletrônico é uma ferramenta vital para qualquer supermercado. Estes ambientes recebem clientes todos os dias e precisam contar com equipes bem estruturadas, para garantir o bom atendimento. Se há algo fora do lugar, o sucesso do negóciosistema pode ser prejudicado. Em suma, o RH tem um papel importante, desde o recrutamento de colaboradores até a gestão das jornadas.

Entretanto, no caso das redes de supermercados, que contam com mais de uma unidade, seja na mesma cidade ou em diferentes regiões, a rotina do RH pode ser mais complicada. Quando não há um sistema de ponto eletrônico que entregue dados em tempo real, a checagem de dados acontece de forma mais lenta.

Por isso, contar com esse tipo de ferramenta traz benefícios para praticamente todos os níveis do negócio, desde os gestores até os colaboradores. Sendo assim, reunimos aqui 7 vantagens do ponto eletrônico para supermercado, confira:

1.     Segurança para o negócio

É muito mais seguro registrar as jornadas de trabalho de forma eletrônica ou com ponto digital do que manual. Por exemplo, quando um colaborador entra na Justiça, alegando que não recebeu por horas extras, cabe à empresa provar o contrário. Então, com as anotações em papel, essa tarefa será mais difícil.

Por outro lado, com o ponto eletrônico para supermercado, as horas extras são registradas automaticamente, assim que a jornada de trabalho é concluída. Aliás, além de oferecer mais segurança, também facilita no processo de fechamento da folha de pagamento.

2.     Transparência com os colaboradores

O ponto eletrônico é um sistema confiável, desde que siga as determinações da Portaria 671, que regulamenta o uso de sistemas eletrônicos para o registro da jornada de trabalho. Este tipo de sistema aumenta a transparência na relação entre colaboradores e empresas. Afinal, os profissionais sabem que seus direitos serão respeitados.

Com o Pontoweb, por exemplo, os funcionários fazem suas batidas de ponto de forma online, por meio do Multi. Além disso, eles podem conferir as informações através do sistema MyAhgora, portal voltado aos colaboradores, com todos os dados sobre suas jornadas.

3.     Eliminação de gastos desnecessários

Empresas que possuem jornadas de trabalho registradas de forma automatizada tendem a gastar menos com horas extras indevidas e pagamento de férias. Com o Pontoweb, o RH consegue verificar os profissionais que estão no serviço além do horário. Então, podem avaliar a situação e resolver.

Em relação às férias, a legislação trabalhista deixa claro que o colaborador não pode faltar mais do que cinco vezes durante o ano, sem justificativas. Além disso, a empresa tem o direito de realizar descontos na quantidade de dias de descanso. O  registro de ponto eletrônico auxilia nessa identificação.

4.     Controle adequado de ponto

As marcações de horários não podem ser agendadas nos sistemas de ponto eletrônico. Se a jornada começa às 8h e o colaborador bateu seu ponto às 8h11, o sistema avisará que houve um atraso. Então, RH e gestores conseguem conferir essa informação rapidamente.

Já em relação às marcações em papel, que foram úteis por anos mas caíram em desuso e foram superadas pela tecnologia, não há essa confiabilidade. Afinal, os gestores precisam depender da idoneidade dos profissionais. Além disso, ficam mais sujeitos a fraudes e erros humanos, que invalidam o ponto.

5.     Facilidade de uso

O ponto eletrônico é um sistema extremamente simples de usar. No caso das marcações por meio de aplicativos, como o Multi, bastam alguns cliques para que o sistema faça o reconhecimento facial do colaborador e registre a marcação do ponto. Essa é uma forma moderna de valorizar sua empresa.

No caso dos relógios tradicionais, as batidas também são feitas de forma rápida. Isso ajuda a conquistar os colaboradores, que não ficam receosos ou incomodados com a prática diária de bater ponto. Aliás, o RH deve estimular isso, evitando esquecimentos e garantindo uma gestão adequada.

6.     Agilidade para o RH

Isso vale principalmente para as redes de supermercados, que contam com várias unidades. Como funciona a marcação de ponto aí? Se você investir no sistema ideal, conseguirá ter acesso a informações em tempo real! Assim que as batidas são feitas, os dados já ficam disponíveis para o RH.

Ter acesso a informações ao vivo beneficia muito os profissionais de Recursos Humanos. Assim, quando algo sai do controle, é possível tomar medidas ao mesmo tempo, evitando que o problema fique maior. E, quando chega o momento de fechar a folha de pagamento, não há complicações, graças a todos os registros armazenados.

7.     Custo-benefício

O uso de ponto eletrônico para supermercado é, ainda, de excelente custo-benefício para as empresas. Dependendo do modelo escolhido, basta que um relógio ponto seja instalado na empresa, ocupando pouco espaço e exigindo pouca manutenção. No caso do sistema da Ahgora, as atualizações de software são realizadas de forma online.

O investimento traz retornos facilmente percebidos pelos gestores. Afinal, o RH passa a ter mais tempo para lidar com questões estratégicas da empresa, já que as atividades são automatizadas. Assim, o uso da plataforma Pontoweb é uma forma de gerar economias, trazendo credibilidade e transparência para o seu negócio.

Ponto eletrônico para supermercado é com a Ahgora!

O que você achou destas vantagens? Certamente contar com um sistema desses fará grande diferença na gestão do seu negócio. Chega de conferir informações de forma manual, que podem resultar em erros e levar muito mais tempo para serem concluídas.

A Ahgora investe no desenvolvimento de ferramentas líderes de mercado. Nossos softwares contam com o que há de mais moderno em tecnologia para marcações de ponto, entregando dados precisos aos gestores. Assim, a tomada de decisões passa a acontecer de forma mais segura e  assertiva.

Escolher um bom sistema de ponto eletrônico para supermercado é algo que fará a diferença no RH. Os profissionais da área terão à disposição dados verdadeiros e confiáveis, capazes de descomplicar a rotina diária. Quer saber mais sobre o Pontoweb?

Fale com a Ahgora e conheça mais!