As soft skills permitem que o profissional se desenvolva no meio de trabalho, garantindo o ótimo desempenho entre os seus colegas e alcançando os resultados almejados pela empresa. Mas você sabe o que este conceito significa e qual a sua importância para entender as tendências da gestão de pessoas?

Cada área de atuação demanda soft skills específicas para o profissional, e o uso de habilidades como a inteligência emocional pode entregar melhores resultados não só ao gestor, mas também à sua equipe, por exemplo. 

Pensando nos seus benefícios, preparamos este artigo para falar sobre as soft skills, como se aplica o seu conceito nas empresas e como ele pode contribuir para alcançar melhores resultados. Além disso, traremos exemplos das 10 principais habilidades mais buscadas pelas empresas a serem desenvolvidas pelos colaboradores e como o RH pode ajudar.

Então, se você procura adquirir essas características para usar no trabalho, não deixe de conferir o nosso artigo!

Gestão de pessoas soft skills

O que são soft skills

As soft skills nada mais são que habilidades e competências comportamentais capazes de tornar um profissional mais focado, assertivo e motivado. Com um conceito muito mais subjetivo se comparado às hard skills, representam como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em variadas situações na empresa. 

Seja no desempenho de alguma função, no cumprimento da meta ou até mesmo durante a interação com a equipe, usar essas habilidades se mostra como um grande aliado para o profissional lidar com suas próprias emoções.

Tanto as soft skills quanto as hard skills são utilizadas, bem como reconhecidas por profissionais de Recursos Humanos para identificar características específicas de um candidato a uma certa vaga na entrevista de emprego. 

E, embora seja um conceito ainda novo entre as pessoas, as companhias vêm buscando cada vez mais profissionais no mercado de trabalho que tenham um bom domínio das soft skills.

Quais são as diferenças entre soft skills e hard skills?

Conforme mencionado anteriormente, as soft skills são habilidades que se dizem a respeito do domínio das próprias emoções no ambiente de trabalho. As soft skills envolvem mais a inteligência emocional, isto é, saber como lidar com as emoções e os comportamentos próprios, e também da sua equipe.

Já as hard skills são habilidades técnicas do profissional. Ou seja, têm relação com a sua formação acadêmica e conhecimentos adquiridos por meio de treinamentos e demais fontes. Todas elas se unem para uma gestão mais eficiente do capital humano da sua empresa.

Enquanto as soft skills são bem mais subjetivas, as hard skills são muito mais concretas, quantificáveis e que possam se mostrar como um aprendizado técnico.

A importância das soft skills na gestão de projetos

Para a gestão eficiente de projetos, é de extrema importância que o supervisor possua as soft skills e saiba como coordenar a equipe com empatia, ética, liderança e sempre buscando a melhor resolução de conflitos, garantindo maior flexibilidade.

Estas características trazem grandes benefícios para a vida pessoal, mas além disso, também se mostram importantes para garantir um bom relacionamento com os colegas de trabalho.

Soft skills disputadas no mercado de trabalho

Muitas empresas possuem ambientes de trabalho que necessitam que os seus colaboradores consigam contornar variadas situações. Um dos exemplos é saber trabalhar sob pressão e manter a calma diante das situações. Outra habilidade importante é saber lidar com diferentes perfis,  histórias, culturas e até mesmo backgrounds.

Sendo assim, as empresas passaram a buscar por profissionais que possuem tanto ótimos conhecimentos técnicos, como também a habilidade da inteligência emocional para ocupar as vagas disponíveis de suas companhias. 

Tanto gestores quanto funcionários que possuem soft skills tendem a gerar mais engajamento e também resultados mais eficientes para a empresa, de forma que estas habilidades sejam ainda mais buscadas no recrutamento e seleção.

Como avaliar as soft skills das pessoas em entrevistas?

Muito utilizada pelo departamento de recursos humanos, a resolução de problemas é uma das formas mais eficientes para avaliar soft skills em uma entrevista de emprego. Para isso, é comum a aplicação da metodologia de cases, onde o candidato deve identificar problemas, buscar novas soluções e reavaliar processos para apresentar um resultado.

Isso permite avaliar também se o candidato é proativo e possui uma postura contagiante diante da equipe, sendo também ótimas formas de identificar um perfil positivo para a companhia.

Plano de recrutamento e seleção de pessoas

Como o RH pode ajudar no desenvolvimento de soft skills

A empresa não só deve buscar por profissionais novos com boas práticas de soft skills no mercado, mas também investir para que os funcionários que já fazem parte da companhia desenvolvam práticas da inteligência emocional

Abaixo, separamos algumas das metodologias que a companhia pode implementar em seus processos internos para que os seus colaboradores desenvolvam as soft skills.

GoodScan

Trata-se de um sistema que conta como uma ferramenta de autoavaliação, realizando um teste diagnóstico que faz com que o profissional descubra quais são as suas qualidades emocionais, e quais as oportunidades de melhoria para ele mesmo. Além disso, recomenda cursos e métodos de aprendizagem indicados para desenvolver as suas soft skills da melhor forma. 

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

Assim como o nome sugere, nesta modalidade é firmado um acordo entre o gestor e o colaborador, seja na definição de metas para o desenvolvimento de habilidades. Com isso, o colaborador pode se sentir mais engajado em cumprir as metas previamente firmadas com a sua ajuda e, assim, o gestor acompanhar o seu desenvolvimento de perto, sempre avaliado pelo seu superior.

Segurança psicológica

Manter um ambiente de trabalho positivo com alta segurança psicológica é contribuir com as ótimas relações de trabalho, além de também ser saudável. Em um local onde o colaborador se sente seguro para expressar as suas opiniões sem medo de ser punido, encontramos as melhores relações de equipe e assim o time desenvolve as suas habilidades juntos.

Desse modo, o RH deve sempre orientar os gestores a fornecer feedbacks construtivos com frequência e estabelecer metas com o apoio dos colaboradores. Isso faz com que as metodologias de trabalho sejam desenvolvidas ainda mais e que, tanto o gestor quanto os funcionários, adquiram e desenvolvam as mais diversas soft skills essenciais para o ambiente empresarial.

Capacitação com palestras e treinamentos

O treinamento corporativo deve ser implementado nas empresas sempre que possível, uma vez que visa melhorar as competências e habilidades dos funcionários. As soft skills muitas vezes não são abordadas em instituições de ensino, e muito menos no nosso dia a dia.

Assim, a empresa pode desempenhar um excelente papel no desenvolvimento de profissionais capacitando-os para as diferentes situações rotineiras. Seja por meio de palestras instituídas por profissionais de comunicação, ou mesmo treinamentos dados por companhias parceiras especializadas neste tipo de consultoria.

Oferecer acolhimento

No final das contas, as soft skills se tratam de trabalhar com as emoções humanas. Então, oferecer um acolhimento por parte da empresa e dos seus gestores faz com que o colaborador se sinta mais tranquilo ao enfrentar quaisquer mudanças feitas na organização. Ou seja, trabalhar esta flexibilidade também oferece ótimos resultados e um desenvolvimento das habilidades pessoais do colaborador.

10 soft skills mais buscadas no mercado e como desenvolvê-las

Falamos sobre a enorme importância das soft skills para obter melhores resultados na organização e de como o RH e as empresas podem apoiar os colaboradores neste processo. 

Agora, confira a nossa lista de principais habilidades que fazem parte das soft skills, e entenda melhor sobre como desenvolver estas características.

1. Liderança

A liderança, por mais que pareça ser uma habilidade óbvia, demonstra alguns desafios na sua implementação em uma equipe. Conheça mais sobre o seu conceito:

O que é

A liderança é um aspecto e uma das habilidades das soft skills que visa demonstrar segurança aos colaboradores e as pessoas que compõem as equipes. Esta habilidade também está relacionada a saber identificar os pontos fortes de cada um do grupo e assim aplicá-las em prol das metas estabelecidas pelo departamento. 

Exercer uma boa gestão de pessoas significa ser exemplo e contagiar as pessoas do time de forma sempre positiva e promovendo a proatividade de todos.

Porque é importante

É importante que nos treinamentos de soft skills a pessoa, qualquer que seja o cargo dela na empresa, desenvolva o senso de liderança para preparar o profissional a enfrentar variadas situações do dia a dia no trabalho.

Seja para melhorar as suas habilidades de comunicação efetiva, apresentações de projetos, ou até mesmo para quando ela for efetivada e receber uma promoção. Assim, neste momento já estará capacitada para desempenhar a sua mais nova função na companhia com mais êxito.

Como desenvolver

Para desenvolver a liderança é preciso muito mais que apenas treinamentos e consultorias realizadas no ambiente corporativo. O profissional deve manter o senso de ética, pensar no coletivo e saber avaliar diferentes situações e problemas para chegar a uma resolução de maior eficácia

Além disso, o colaborador precisa ter segurança em seu trabalho para inspirar os outros e também servir de exemplo para o seu time.

2. Adaptabilidade

Ser adaptável a variadas situações se diz muito também quanto à inteligência emocional. Leia abaixo quais são as suas características e como implementar na sua empresa.

O que é

Adaptar é ser flexível, que é uma das habilidades mais desafiadoras no ambiente de trabalho por ser um meio repleto de mudanças, de forma tão frequente que vire até mesmo algo rotineiro. A pessoa que domina essa soft skill se adapta a mudanças com maior rapidez, fornecendo mais dinamismo e aprendendo a trabalhar com novas metodologias. 

Porque é importante

A habilidade de se adaptar em diversas situações possibilita que o profissional sempre esteja aberto a diferentes ideias e consiga lidar com crises ou obstáculos de forma eficaz. Ainda, tem como benefício fazer com que o colaborador lide com tudo isso sem deixar que o afete de forma negativa.

Como desenvolver

Para desenvolver esta habilidade, o profissional poderá contar com a vivência do dia-a-dia na empresa, e até mesmo aplicar seus conhecimentos por meio de treinamentos corporativos. Desenvolver uma cultura organizacional de alta aprendizagem e estimular a passagem do profissional por diferentes áreas da empresa, também são ações que contribuem para que o colaborador adquira a soft skill de adaptação em variadas situações.

3. Comunicação

A comunicação é levar alguma informação de um ponto a outro de forma efetiva e, aquele que possui ótimas soft skills consegue fazer isso de diversos modos. Leia abaixo sobre a sua importância.

O que é

A habilidade em comunicação talvez seja o ponto mais importante quando falamos em soft skills. Não só informar o que passa pela nossa cabeça, se comunicar de forma efetiva garante que quem está falando consiga repassar as suas ideias a diferentes públicos e fazer com que todos eles entendam a importância da mensagem.

Porque é importante

Se comunicar é passar uma mensagem de relevância quanto a um projeto da empresa, avisos e até mesmo feedbacks de algum processo. E o profissional que possui habilidade em comunicação consegue repassar esta mensagem com êxito a diferentes públicos, além de garantir a eficiência na recepção dessas mensagens.

Como desenvolver

Visto que é uma soft skill essencial para todas as organizações, é fundamental que a empresa invista em projetos e apresentações com bastante oratória a diferentes públicos, sempre buscando que novos profissionais façam estas apresentações com muita preparação e planejamento. 

A companhia também pode procurar incentivar os seus colaboradores a expressarem o que estão pensando ao longo do projeto e, para isso, é de extrema necessidade que a empresa ofereça um ambiente com alta segurança psicológica.

Saiba que essa comunicação deve se dar tanto pessoalmente, quanto virtualmente, assim, incentivar o uso de aplicativos para chat corporativo é sempre válido em celulares e notebooks entre a equipe.

4. Trabalho em equipe

Não há uma empresa no mundo que funcione com apenas um funcionário ou gestor. Visto isso, saiba com as nossas informações a seguir da importância do trabalho em equipe nas companhias, bem como as formas de desenvolver esta habilidade nos profissionais.

O que é

Trabalhar em equipe é cooperar com os seus colegas em grupos, e é importante lembrar que as equipes são diversas e compostas por pessoas das mais variadas culturas, pensamentos, backgrounds e ideias. Assim, é fundamental entender que cada um poderá dar a sua contribuição individual sempre para o interesse coletivo. 

Em uma empresa, cada um trabalha conforme as suas funções, mas ao final, todos visam contribuir para um projeto coletivo com objetivos em comum.

Porque é importante

O trabalho em equipe é uma soft skill de extrema importância para qualquer organização, pois sem ele, você deixa de desenvolver um ambiente com segurança psicológica saudável. Por isso, procure manter as relações sempre amigáveis e um ambiente em que todos consigam contribuir e colaborar.

Como desenvolver

Para desenvolver um trabalho em equipe, primeiramente é preciso redefinir as metas e funções de cada um dos profissionais de forma coletiva. Com reuniões periódicas de alinhamento de expectativas, bem como feedbacks construtivos e colaboração no trabalho, é possível criar um ambiente mais saudável e comunicativo com o seu time, e fazer com que todos consigam contribuir com o trabalho em equipe.

gestão de pessoas soft skills

5. Organização

Fundamental para aumentar a eficiência no trabalho, a organização capacita o profissional a administrar o seu tempo e esforços em um projeto para alcançar melhores resultados. Veja a seguir as suas qualidades como soft skill.

O que é

A organização é uma qualidade do indivíduo que visa atribuir melhores processos em um projeto para atingir uma certa meta. Com uma boa organização, você consegue uma maior economia de tempo, pois as informações são encontradas de forma mais rápida e com maior planejamento. 

Porque é importante

Parece óbvio, mas a organização é sempre importante quando tratamos de processos no trabalho. O ambiente da empresa precisa oferecer uma ideia de produtividade e um local seguro aos profissionais desempenharem os seus trabalhos de forma organizada e eficiente.

Como desenvolver

Para desenvolver melhor a organização nos colaboradores, a empresa precisa se dispor de artigos de papelaria como pastas, post its e cadernos, além de contar com um sistema organizado também. O uso de planilhas para o controle de processos, arquivos separados em pastas e locais corretos, também podem ajudar a guiar o profissional para que ele se mantenha organizado.

6. Senso ético e moral

Possuir moralidade no trabalho é seguir as regras estabelecidas pela cultura organizacional, bem como o senso de ética no ambiente empresarial. Veja abaixo algumas de suas características.

O que é

A moralidade no trabalho tem uma relação direta com a ética, que nada mais é do que as regras que visam manter a justiça e a harmonia entre as pessoas. Essas boas práticas também orientam sobre como conviver com todos no ambiente organizacional sem ferir os direitos ou interesses conjuntos.

Porque é importante

A moralidade no trabalho é essencial para manter boas relações no ambiente organizacional e, quando estamos discutindo sobre as soft skills, ela não fica de fora. A ética garante a colaboração e ainda contribui para que as tarefas sejam concluídas com o menor conflito possível.

Como desenvolver

Para desenvolver a moralidade no trabalho, é importante que as regras organizacionais sejam muito bem explicadas para o profissional que está entrando para o time. Além disso, é fundamental serem reforçadas ao longo do período de atuação dos profissionais, em alinhamento de expectativas e reuniões de feedbacks, para que as regras fiquem o mais claro possível para os colaboradores.

7. Pensar fora da caixa

Também faz parte das soft skills, a habilidade de saber propor soluções inovadoras e de ter iniciativa para colocá-las em prática. Saiba mais sobre isso com a leitura dos textos abaixo.

O que é

As soluções inovadoras são respostas propostas por um profissional a um dado problema enfrentado em seu dia-a-dia no ambiente organizacional. Para propor a solução, o colaborador precisa ter um senso crítico apurado e um entendimento profundo das rotinas de trabalho. Assim, torna-se possível para ele visualizar possibilidade de saídas para aquele conflito.

Além disso, um profissional que consegue se posicionar para lançar novas ideias, deve estar preparado também para ter a iniciativa de executá-los proativamente. Com estas soft skills, a empresa pode obter resultados mais rápidos e o alcance de metas com maior eficiência, uma vez que os seus profissionais estão dispostos a trabalhar com afinco e bastante engajados.

Porque é importante

Saber propor soluções inovadoras e ter iniciativa e engajamento para executá-las é importante para que a empresa não fique presa a metodologias antigas e acabe não se atualizando o bastante para acompanhar as mudanças no mercado. A contratação e até mesmo desenvolvimento de profissionais com estas soft skills garante que os problemas da companhia sempre sejam vistos sob variadas perspectivas e tenham propostas de soluções novas.

Como desenvolver

A capacidade de pensar em soluções inovadoras do profissional pode ser desenvolvida por meio de treinamentos com cases, bem como fazer ele experienciar trabalhar em diferentes setores da empresa. Implementar um plano de carreira versátil e eficaz pode fazer com que os colaboradores se interessem mais pelos processos internos da companhia e desenvolva melhor o seu senso crítico para colocar as ideias em prática.

gestão de pessoas

8. Empatia

A empatia é uma das melhores qualidades que o ser humano pode ter, de se compactuar com os valores do próximo e tentar entender a sua situação. Veja abaixo como isso pode ajudar a ter um ambiente de trabalho melhor.

O que é

É a habilidade de se colocar no lugar do outro e tentar entender o que o próximo está se sentindo sem julgamentos por conta dos seus próprios vieses e preconceitos. A habilidade de se conectar com pessoas de diferentes backgrounds e entender a sua abordagem sobre diversos temas pode garantir um ambiente de trabalho mais leve e alterar o modo como antes era feito nos processos de trabalho. 

Assim, é possível garantir também um local onde todos conseguem se sentir seguros para se comunicar e falar de seus problemas enfrentados.

Porque é importante

A empatia é importante no ambiente de trabalho para desenvolver melhores relações entre os colegas da equipe, além de contribuir para manter uma relação saudável e com proatividade.

Como desenvolver

Para desenvolver a empatia na sua empresa, é necessário que o gestor da equipe possua esta competência e repasse os seus conceitos aos seus colegas de trabalho. Seja por meio de treinamentos ou conversas leves e reuniões que tratam deste tema tão importante para as relações com o seu time.

gestão de pessoas

9. Pensamento crítico

O questionamento de ideias nada mais é do que possuir um pensamento crítico para diferentes situações. Veja abaixo mais informações sobre isso e como desenvolver esta soft skill.

O que é

O pensamento crítico é a capacidade de questionar métodos, analisar diferentes situações e identificar problemas, buscar novas soluções e ainda rever processos, de forma inteligente. Tudo isso tem a ver com a inovação e com propor novas metodologias de resolução, e permite que o profissional entregue melhores resultados para a empresa com o seu pensamento amplo e versátil.

Porque é importante

O questionamento de ideias é importante para a empresa porque isso gera mais conversas sobre os temas ou sobre algum problema em específico com a equipe de trabalho, garantindo discussões com maior afinco e proposição de soluções sob diferentes perspectivas. Tudo isso pode melhorar o senso crítico dos colaboradores e, ainda, inserir cada um deles em um questionamento de variados temas para inovar as suas ideias a outras situações recorrentes.

Como desenvolver

Para desenvolver este senso crítico, basta que a empresa implemente em seu dia-a-dia a proposta de variados problemas e peça que os seus funcionários, em equipes, tentem propor a resolução destes cases com os questionamentos de seus ideais. 

Oferecer um ambiente de segurança psicológica alta para os seus colaboradores também é essencial para que eles se sintam mais confiantes a expor os seus pontos de vista e questionar com maior frequência.

10. Atitude positiva

A atitude positiva é uma soft skill essencial para fazer com que o colaborador e a sua equipe se mantenham focados em resultados na empresa. Veja abaixo mais sobre as suas qualidades.

O que é

Esta soft skill se refere à motivação, com a atitude otimista, focada nas possibilidades reais de solução de um problema e mais peso para os acertos do que para os erros. Essa postura garante que o seu time fique mais empenhado nas soluções e alcance de melhores resultados para a empresa.

Porque é importante

A atitude positiva é uma soft skill de grande importância para a empresa, pois a mentalidade de focar em possibilidades positivas contagia o time e garante melhores resultados em um ambiente de trabalho seguro e saudável. Com esta qualidade, o time consegue se manter mais focado em soluções inovadoras e ainda manter a positividade sem o pensamento negativo, motivando outros colaboradores da equipe.

Como desenvolver

Para desenvolver esta qualidade no seu time, basta que os colaboradores trabalhem com problemas reais e com metas realistas. Implementar um desafio pode contribuir com o engajamento da equipe e fazer com que os funcionários fiquem ainda mais motivados para o trabalho, pensando em atitudes positivas para melhorar os seus desempenhos.

gestão de pessoas soft skills

Inclua soft skills na sua empresa e veja a diferença!

Neste artigo, foi possível perceber que procurar profissionais que possuam soft skills no ambiente de trabalho é extremamente importante para que a empresa desempenhe com mais qualidade e faça a diferença no mercado.

Falamos sobre como as soft skills podem contribuir para a companhia e sobre seus benefícios. Citamos também as 10 principais soft skills mais procuradas pelas empresas para melhorar o seu desempenho e como o RH pode auxiliar no desenvolvimento das mesmas.

Concluindo, entendemos que as soft skills apresentam um papel essencial para que a empresa faça a diferença no mercado. Então, não deixe de incluir as soft skills na sua empresa para oferecer um ambiente mais proativo e leve para os seus colaboradores!

Clique ao lado e saiba mais sobre tecnologia para gestão de pessoas!