O que é uma planilha de RH? Existe somente uma ou cada atividade demanda um controle diferente? Isso é o que você vai descobrir neste artigo, que tem como objetivo trazer tudo o que você precisa para facilitar a sua rotina na gestão dos processos de Recursos Humanos.

Planilha de RH é um arquivo de Excel, Google Sheets ou qualquer outro fornecedor que funciona como um centralizador de informações. Nela, são inseridos dados numéricos ou textuais e, por meio de fórmulas automatizadas, acontecem os cálculos e até mesmo o preenchimento dos campos vazios.

Utilizar uma planilha de RH é o caminho mais rápido e com menor custo para profissionalizar o seu RH e reduzir erros de processo. 

Quando falamos de planilha, é certo que o seu RH é craque. Afinal, o dia a dia dos profissionais do Departamento Pessoal está cercado de informações, números, dados e cálculos que precisam ser executados. E, claro, com a maior exatidão possível, visto que estão sempre associados a obrigações legais das empresas com os colaboradores.

Assim, entendemos que ter acesso a planilhas bem configuradas e que realizem cálculos automatizado por meio de suas fórmulas pode ser exatamente o que você está precisando neste momento. Isso porque não é uma tarefa fácil equilibrar todas as demandas estratégicas da área com a realização de cálculos operacionais, repetitivos e em larga escala.

Quanto maior o número de colaboradores da sua empresa, maior o desafio de gerenciar tudo através de planilhas. Continue a leitura e tenha acesso para download do nosso Super Kit de Planilhas para o RH.

Planilha de RH para tudo que você precisa!

Planilha de RH para organizar dados

Este é um dos principais objetivos de utilizar uma planilha de RH na sua rotina: organizar algumas informações. Seja relacionado à gestão de férias de cada funcionário, do ponto para fechamento da folha de pagamento, de recrutamento e seleção para processos seletivos, ou até mesmo planilhas de custos, orçamentos, cargos e salários.

É preciso organização para não cometer erros relacionados aos tributos previdenciários. Não deve haver contribuição sobre os valores descontados em folha referente a benefícios como VT, VR e VA, por exemplo Tudo isso exige um preparo dos profissionais de RH.

Manter todas as informações organizadas e atualizadas em tempo real é fundamental para uma boa gestão de pessoas. Afinal, deixar de cumprir com as determinações das leis trabalhistas pode ser um grande problema para o seu negócio. Confira alguns exemplos de passivos trabalhistas que podem ser originados de erros de cálculos:

  • folha de pagamento incompleta;
  • horas extras não pagas;
  • adicionais esquecidos;
  • férias vencidas e não remuneradas;
  • etc.

Existem inúmeras possibilidades de problemas com a Justiça do Trabalho caso o seu RH não esteja atento às normas da CLT e à execução dos processos de acordo com isso. Para realizar todas as funções necessárias com maior garantia de que você não terá problemas, o uso de uma planilha de RH para cada atividade pode ser uma alternativa.

Acompanhe a seguir os tipos mais comuns de planilhas utilizadas pelo RH.

Dê um passo a mais e vá além das planilhas: a tecnologia pode lhe ajudar.

Só uma planilha de RH não resolve: saiba quais são as mais comuns

Profissionais estratégicos de RH executam inúmeros tipos de atividades diferentes em seu dia a dia. Para cada uma delas, pode existir uma planilha de RH específica que auxilie e traga total controle. Veja a seguir quais são os principais tipos de planilhas utilizadas pelo RH.

Planilha de controle de férias

Uma planilha de controle de férias é um documento onde ficam registrados todos os dados pessoais e laborais dos colaboradores, além de centralizar os períodos aquisitivos e automatizar esses cálculos, otimizando o tempo de todos. Trata-se de um material vivo, editável e que deve ser constantemente atualizado para garantir a sua eficiência.

Ali, os profissionais do RH poderão acompanhar as datas de admissão dos colaboradores, quando se encerra seu período aquisitivo e qual o período concessivo a que devem ter atenção. Além disso, é possível inserir marcações para monitorar quais colaboradores estão de férias em cada momento.

Você encontra o nosso modelo de planilha de controle de férias no Super Kit mas, se preferir, pode baixá-la também individualmente clicando no banner abaixo.

Planilha de RH para controle de férias

Modelo de folha de ponto

O preenchimento da folha de ponto é uma tarefa que deve ser feita diariamente pelos colaboradores, e validada pelo RH para garantir o fechamento da folha de pagamento. No entanto, quando se faz esse processo de forma manual, existem inúmeras chances de erros, rasuras e até mesmo fraudes.

Para evitar esse problema, ganhar tempo na sua rotina e facilitar a vida dos seus colaboradores, baixe agora mesmo o nosso modelo de folha de ponto!

Planilha de RH para folha de ponto

Planilha de hora extra

O cálculo de hora extra é um dos maiores desafios do RH quando se trata de fazê-lo manualmente. Muitas vezes podem ocorrer falhas nas contas, e isso incorrer em passivos trabalhistas para a empresa. Além disso, garantir o registro correto dos horários de trabalho realizados pela equipe ajuda os gestores e o RH a compreender e ter previsibilidade dos custos com horas extras.

Clique na imagem abaixo e acesse uma calculadora de hora extra para automatizar o seu RH! Lembrando: todos esses materiais estão disponíveis de uma única vez se você baixar o Kit completo!

Planilha de RH para calcular hora extra

Planilha de indicadores de RH

A planilha de indicadores de RH é um documento fundamental para todos os profissionais que desejam estar um passo à frente. Afinal, mensurar indicadores, acompanhar e tomar decisões a partir do que eles estão mostrando, é ter um RH estratégico. Alguns exemplos de indicadores que seu RH vai poder acompanhar são:

  • absenteísmo;
  • avaliação de desempenho;
  • turnover;
  • ROI;
  • e produtividade.

E aí, está gostando de conhecer mais sobre as principais planilhas utilizadas pelos RHs? Então que tal conversar com nossos especialistas e entender como dar um passo ainda mais além? Preencha o formulário abaixo e você irá receber um contato nosso.

Planilha para gestão de custos e projetos

A folha de pagamento é hoje a principal fonte de custos das empresas, e cabe ao RH realizar um bom gerenciamento dessa despesa para minimizar o que for possível. O registro correto das horas trabalhadas, um acompanhamento em tempo real do banco de horas ou horas extras do time, previsão de comissionamentos e adicionais etc.

Tudo isso poderá fazer parte da gestão de custos e projetos de que o RH precisa cuidar. E, para isso, nós também temos um modelo de planilha, que você pode conferir clicando abaixo!

Planilha de RH para gestão de custos

Avaliação de desempenho e plano de desenvolvimento

Cada vez mais comum nas empresas, a avaliação de desempenho vem como um recurso de apoio ao plano de desenvolvimento dos colaboradores. Neste tipo de processo, é possível identificar pontos de desenvolvimento, criar planos de ação e acompanhar periodicamente como está a evolução da equipe.

A avaliação de desempenho pode ser utilizada, inclusive, como um instrumento para ajudar o RH a interpretar uma pesquisa de clima organizacional, além de embasar promoções, alterações de cargo e função, e também desligamentos.

Clique a seguir e baixe também este material!

Planilha de RH para avaliação de desempenho

Encontre a melhor planilha de RH para você!

Em nosso super kit, você encontra uma planilha de RH para cada frente de atuação da sua equipe. Com elas, todas as atividades são facilitadas, os processos agilizados e você ganha mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: as pessoas.

Lembre-se sempre de que as planilhas representam um primeiro passo no seu processo de automatização do RH, mas que hoje existem inúmeras tecnologias que podem lhe ajudar ainda mais nessa jornada.

A Ahgora desenvolve tecnologias para gestão automatizada de ponto eletrônico em tempo real, gestão de férias online, people analytics com monitoramento de indicadores, e muito mais!

Clique no botão abaixo e fale com nossos consultores para conhecer.

Saia das planilhas e venha para a automatização do RH!