Não é de hoje que a tecnologia se tornou uma poderosa aliada dentro das organizações. Isso porque a necessidade de agilizar a rotina e otimizar a produtividade dos colaboradores tem ajudado a melhorar os resultados alcançados, bem como tornar a experiência dos times muito melhor. Nesse cenário, a transformação digital é a grande impulsionadora dessa mudança, pois traz a tecnologia com o papel-chave de melhorar o desempenho e potencializar a obtenção de resultados.

Essa realidade se tornou ainda mais clara com a pandemia da Covid-19, quando muitas empresas perceberam que não estavam preparadas para as novas necessidades do mercado.

Assim, a tecnologia vem para facilitar o dia a dia do RH e torná-lo mais estratégico, ao evoluir o setor apenas da operação para uma atuação mais estratégica dentro das empresas.. Afinal, é comum ver estes profissionais levarem horas, e às vezes dias, para fazer o fechamento de folha de pagamento e um melhor controle das horas.

Ficou interessado no tema? Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o presente e futuro do RH com a transformação digital.

Seu RH está no passado ou no futuro?

A maior parte dos RHs ainda é operacional e utiliza planilhas ou ferramentas limitadas para fazer a gestão do dia a dia. Essa visão  leva  o setor a atuar de forma  morosa na extração de informações, tornando-o mais reativo do que ativo.

A boa notícia é que hoje existem ferramentas que estão mudando este cenário e a tecnologia está levando os RHs para o futuro, tornando-os mais estratégicos e humanizados.

Na nova realidade e de olho nas necessidades do mercadoexistem sistemas que permitem fazer a gestão em tempo real, de forma rápida e segura. Assim, é possível automatizar os cálculos de horas extras, faltas, férias, entre outras ações de maneira precisa. Dessa forma, contribuir para entregar informações centralizadas e atualizadas para a tomada de decisão rápida e estratégica.

Com isso, a área e os responsáveis pelo RH ganham tempo – um dos benefícios mais importantes para as companhias – para se dedicar ao seu principal objetivo: a gestão de pessoas.

E isso impacta positivamente nas empresas. Afinal, o RH precisa ter tempo para estar próximo das equipes e contribuir para o desenvolvimento de cada profissional dentro das organizações.

Além disso, é essencial realizar a gestão de pessoas  para reter talentos, oferecer treinamentos, benefícios relevantes, flexibilidade no trabalho etc. Assim, gerir pessoas deve ser a prioridade da área, mas, para isso acontecer é necessário uma mudança de cultura e as ferramentas certas.

Qual a importância da transformação digital para o RH?

A modernização e organização do setor de Recursos Humanos por meio da tecnologia vem acontecendo gradativamente nos últimos. Em 2020, por exemplo, 80% das empresas de pequeno porte nos Estados Unidos já estavam utilizando softwares de RH, segundo pesquisa da Capterra.

Por conta desse processo que já estava acontecendo, hoje, um RH digital já deixou de ser um diferencial dentro das organizações e já é um modelo indispensável para as empresas. Alguns dos principais benefícios que se destacam nesse cenário são:

1- Melhor organização do RH

Atuando desde a admissão dos colaboradores até o momento da demissão, a rotina dos profissionais do RH passam ainda por questões como gerenciamento do ponto eletrônico, administração da folha de pagamento e controle de horas.

Dessa forma, o uso de ferramentas capazes para controle e levantamento desses dados contribui para a transformação digital desse RH. Assim, reduz-se o tempo com o preenchimento de planilhas e as possibilidades de erros humanos ao organizar todos esses dados.

2- Monitoramento dos dados

Enquanto todos os outros times lidam com suas próprias métricas, na área de Recursos Humanos, existem informações que também devem ser monitoradas, pois refletem o desenvolvimento do capital humano.

O número de faltas, atrasos e turnover são alguns deles e são definidos como indicadores de RH. No entanto, em meio às tarefas manuais e braçais que um time ainda pouco impactado pela transformação digital, esses dados podem acabar passando despercebidos.

Quer saber mais como as tecnologias estão ajudando os RHs do Brasil a serem mais estratégicos? Então clique no banner abaixo e confira os insights da 2ª edição do Report HR Innovation!

3- Impulsionamento da transformação digital da empresa

Se engana se você acha que todos os times e empresas já estão imersos na transformação digital. Aliás, é bastante comum que, dentro de uma mesma organização, alguns times estejam mais avançados nesse desenvolvimento do que outros.

Nesse caso, um RH digital pode ajudar a promover o mindset da empresa como um todo para esse direcionamento. Assim, toda a organização torna-se ainda mais moderna e apta a atender às novas necessidades do mercado e dos seus consumidores. 

4- Transformação digital e a modernização dos processos

Na atualidade, longas pilhas de papéis e planilhas nos computadores não são muito eficazes.

Isso porque, o uso de ferramentas digitais, como, ponto digital, canais de comunicação, ferramentas de recrutamento e aplicativos tem modernizado muitos processos do RH.

Para que isso aconteça o uso da Inteligência Artificial, People Analytics, Machine Learning e Cloud Computing estão cada vez mais presentes nessas soluções.

Por onde o RH pode começar?

A essa altura, você deve ter percebido que a modernização do RH não é mais uma novidade. Afinal, existem diversas ferramentas capazes de agilizar e otimizar a gestão das empresas.

Por isso, é fundamental compreender por onde começar. O primeiro passo é entender que existem leis que cobram das empresas uma atuação regular no mercado

É o caso, por exemplo, da portaria 671 que tem como principal foco a regulamentação da marcação de ponto por meio de sistemas eletrônicos. Essa legislação se mostra ainda mais necessária por conta dos impactos do isolamento social imposto pela pandemia.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa da Robert Half apontou que até o fim deste ano, 48% das empresas devem passar a adotar o modelo híbrido de trabalho. Ou seja, metade home office e a outra parte presencial.

Além da portaria 671, a MP do Teletrabalho, que entrou em vigor no fim de março de 2022, já destaca a necessidade das organizações se adaptarem às mudanças nas leis trabalhistas.

Por isso, quando der o primeiro passo na transformação digital do RH, comece a regulamentar a gestão. Assim, inicie pela necessidade mais crítica, que é atuar dentro da lei, considerando as particularidades da CLT, que obriga o uso do registro de ponto para empresas acima de 20 colaboradores e também da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A Ahgora pode lhe ajudar!

A Ahgora é uma HR Tech que desenvolve tecnologias inovadoras para a área de recursos humanos, com o objetivo de empoderar profissionais da área com tempo, ferramentas e dados para torná-los mais estratégicos.

Nossas soluções ajudam tanto a parte jurídica da empresa quanto a gestão de pessoas entregando tecnologias atualizadas, como REP-P pela Portaria 671, registro de ponto em nuvem e em tempo real. Dessa forma, ajudamos na redução do tempo de fechamento de folha com cálculos automatizados, maior controle de custos e agilidade na rotina e gestão.

Além disso, facilitamos rotinas e simplificamos a gestão do capital humano por meio de um ecossistema de aplicações que promovem transparência nas relações de trabalho. Por meio de nossas tecnologias, já ajudamos gestores a gerirem uma base de quase 2 milhões de vidas.

Confira um pouco mais sobre:

  • Pontoweb: atuando em um modelo 100% SaaS, o Pontoweb fornece uma gestão completa e integrada, com o objetivo de simplificar a rotina operacional do RH, otimizando a gestão de ponto. Tudo dentro das novas conformidades destacadas neste artigo.
  • Multi: essa ferramenta realiza registro de ponto até por reconhecimento facial com o uso do celular. A solução apoia no controle de horas dos colaboradores que trabalham nas modalidades de home office e teletrabalho.
  • Fériasweb: simplifique os pedidos de férias, dando mais autonomia para o colaborador poder realizar o seu próprio pedido de descanso e deixando o gestor para validar a solicitação.

Não perca tempo, converse com os nossos especialistas e não perca mais tempo. A transformação digital já começou e sua empresa está ficando para trás!