Valorização profissional é o meio pelo qual as empresas confirmam aos seus colaboradores que estão satisfeitas com o trabalho que vem sendo realizado. Essa prática tem se mostrado como uma tendência que veio para ficar, segundo especialistas. 

A valorização do capital humano vem em uma crescente há alguns anos, catalisada pela pandemia de Covid-19, e tem se tornado cada vez mais prioritária nas empresas. Afinal, os colaboradores são os ativos mais importantes de uma organização, e é preciso cuidar deles para que escolham ficar.

Nos tempos modernos, salário e benefícios justos deixaram de ser os maiores pesos colocados na balança pelas pessoas na hora de escolher um trabalho. Passam a contar muito mais as oportunidades de crescimento, a cultura organizacional, os valores alinhados e, claro, as políticas de reconhecimento e valorização.

Cada vez mais, as pessoas valorizam empresas que realmente conhecem, escutam e se importam com os colaboradores, e o RH não pode deixar de se preparar para esta nova era. Afinal, somos pessoas que cuidam de outras pessoas

Continue a leitura e aprofunde-se no assunto.

O que é a valorização profissional

Valorização profissional é a demonstração por parte da empresa de que se importa verdadeiramente com o colaborador. Ou seja, é uma prática que deve fazer parte da cultura da empresa e ser perpetuada pelas lideranças para aumentar engajamento e retenção.

Como já mencionamos no início deste artigo, e também já deve ter ficado claro para você, a valorização não é somente sobre dinheiro. É também, e os reconhecimentos financeiros são, sim, muito importantes, mas não é somente isso que pode ser feito. 

Como valorizar o profissional

Existem diversos outros caminhos que o RH e as lideranças podem seguir para demonstrar satisfação com as pessoas e suas entregas. Veja alguns exemplos possíveis de valorização profissional:

  • Promoção com aumento de cargo e salário;
  • Bonificação financeira por metas ou resultados;
  • Confiança para novos desafios;
  • Investimento em capacitação do time;
  • Ações de integração;
  • Feedbacks contínuos;
  • Transparência nas tomadas de decisão;
  • Envolvimento do time em definições estratégicas;
  • Atenção genuína com a vida pessoal do time;
  • Garantia do reflexo dos valores nas atitudes da empresa;
  • Etc.

Para identificar ainda outras maneiras de valorização e entender quais as mais efetivas no caso da sua empresa, nada melhor do que conversar com os colaboradores. O RH tem papel fundamental na prática de uma escuta ativa para compreender o que mais motiva cada pessoa e, assim, criar ações que favoreçam esses pontos fortes.

Transparência nas relações de trabalho | Descomplica RH #10

O que é ser valorizado no trabalho

Ser valorizado no trabalho não é um desejo exclusivo dos colaboradores individuais, mas também dos líderes e da própria equipe de RH. Todos que vendem a sua mão de obra para uma empresa, esperam ter algum tipo de validação ou retorno sobre o trabalho que estão realizando.

Por isso, ser valorizado no trabalho é receber diferentes formas de demonstrações desta satisfação da empresa, ou de percepção de esforço e dedicação. É sentir que o seu trabalho é importante, mas não só isso: sentir também que você, enquanto pessoa, é importante para a empresa.

Agora, vamos às diferenças entre os conceitos de valorização e reconhecimento para ficar mais claro o que falamos sobre separar o indivíduo do trabalho.

Qual a diferença entre reconhecimento e valorização profissional

Ainda não havíamos utilizado o termo “reconhecimento” neste artigo justamente para trazer a provocação aqui neste momento. Afinal, apesar de muito semelhantes e de serem utilizados no dia a dia como sinônimos, reconhecimento e valorização profissional são conceitos distintos.

No âmbito do trabalho, reconhecimento é tudo aquilo que se faz para recompensar um profissional pelo que ele entrega em sua função. Ou seja, o reconhecimento está associado a algo que é dado em troca de outra coisa. Por exemplo: um funcionário que alcança uma meta numérica setada para o trimestre.

a valorização tem muito mais a ver com o ser, e não com o fazer. Portanto, aqui a lógica é entender que a pessoa não se resume às suas entregas, e que muitas vezes podem haver obstáculos para concretizá-las, mas isso não diminui o valor da pessoa

Aqui, o exemplo seria um funcionário que não necessariamente atingiu a meta numérica, mas se dedicou até o fim ao longo do período, colaborou com entregas de outros colegas e, mesmo com o resultado aquém da meta, entregou muito valor para a empresa. 

Deixar de valorizar esta pessoa seria um descuido muito grande da liderança direta e do RH, pois é um profissional engajado e que traz, sim, resultados para a organização. Por isso, pensando em retenção, é fundamental que mesmo sem o atingimento da meta, essa pessoa receba algum tipo de demonstração de valorização.

Em resumo, a diferença principal entre reconhecimento e valorização no trabalho está no fato de que o reconhecimento é dado por entregas e a valorização é relacionada à pessoa.

Valorização profissional

Qual a importância da valorização do trabalhador

A valorização individual dos colaboradores no ambiente de trabalho influencia diretamente em sua motivação. Com isso, aumenta a probabilidade desta pessoa se dedicar ainda mais, perceber maior valor na relação com a empresa e continuar por mais tempo. Ou seja, investir na valorização profissional impacta nas taxas de rotatividade, turnover e na retenção de talentos.

Valorizar os talentos da sua empresa faz com que você evite ter colaboradores trabalhando somente pelo salário no fim do mês, e sim tenha pessoas dedicadas que realmente acreditam no propósito da empresa e veem alinhamento da mesma com os seus próprios valores.

Como consequência, você terá uma equipe mais produtiva, com alta qualidade de entregas e um clima organizacional mais leve. A seguir, preparamos uma lista resumida das principais vantagens da valorização profissional. Confira!

Quais as vantagens da valorização profissional

As vantagens da valorização profissional  giram em torno da satisfação e do engajamento dos colaboradores, mas também podem estar ligadas à sua saúde. Afinal, pessoas que se sentem constantemente pressionadas e não valorizadas, tendem a desenvolver problemas de saúde mental e física.

Um dos exemplos é a síndrome de Burnout, que foi classificada em 2022 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre as doenças no trabalho, com todos os impactos legais que isso prevê para as empresas.

Portanto, é fundamental que as organizações entendam a importância da valorização profissional. As principais vantagens dessa prática, então, são:

  • Aumento da motivação e engajamento;
  • Clima organizacional ameno;
  • Satisfação no trabalho;
  • Senso de pertencimento;
  • Reforço enquanto marca empregadora;
  • Retenção de talentos;
  • Bem-estar físico e mental das pessoas.
Valorização profissional

5 dicas de como fazer o funcionário se sentir valorizado

E agora, depois de entender tudo isso, como o RH pode fazer o funcionário se sentir valorizado, na prática? Em suma, pode-se dizer que cabe ao RH planejar, estruturar e acompanhar a realização das diferentes ações dentro da empresa. 

Além disso, é fundamental aplicar pesquisas de clima, levantamento de necessidades e, como já reforçado anteriormente, sempre ouvir os colaboradores. É sobre isso que vamos tratar nesta última seção do nosso artigo, confira. 

1. Sistema de recompensas

Um sistema de recompensas é uma prática simples que pode ser facilmente implementada nas organizações, e contribuir com grande impacto. Afinal, mesmo não sendo apenas sobre dinheiro, o fator financeiro não deixa de ser fundamental para os colaboradores.

Todo mundo precisa pagar contas, mas as pessoas também buscam qualidade de vida. Não querem trabalhar somente para quitar suas dívidas, e sim ter saúde, opções de lazer e alimentação que sejam agradáveis. 

Por isso, monte um esquema simples e transparente, que sinalize claramente para os colaboradores quais são as ações esperadas e as recompensas possíveis por sua realização. Aqui, você pega um pouco do que a academia entende como reconhecimento e une à valorização, mesclando o melhor dos dois mundos para o time.

2. Treinamento e capacitação

O levantamento de necessidades é uma das principais etapas de uma jornada de educação corporativa, e tem como finalidade mapear os pontos de desenvolvimento das equipes. O que isso tem a ver com a valorização profissional? Tudo, pois ao consultar o seu time a respeito do que eles desejam evoluir, você demonstra preocupação e cuidado.

Além disso, mostra que a empresa está disposta a investir nessa pessoa pois ela é importante para o time e para os resultados do negócio. Isso contribui para a sensação de pertencimento e faz com que as pessoas se sintam mais seguras com as suas entregas. Procure investir em treinamentos, capacitações, cursos, palestras, mentorias e outros formatos que façam sentido.

3. Plano de carreira

O plano de carreira é um contrato firmado entre a empresa e o colaborador, em que ficam claros os direitos e deveres de ambas as partes na jornada. Sendo assim, é de extrema importância que esse projeto seja construído de forma a nortear o colaborador pelos passos que ele precisa e pode galgar na empresa.

É importante que estejam definidos quais são os níveis hierárquicos, os cargos existentes, o que é esperado do profissional em cada etapa, quais os critérios para evoluir ou para um desligamento, entre outras coisas. Com isso, o colaborador se sente parte do processo e percebe uma transparência que demonstra valorização.

Saber onde está e para onde pode ir é um aspecto fundamental de todo RH que deseja tornar a empresa um bom lugar para se trabalhar. Por isso, junto às lideranças, invista na criação de um plano de carreira concreto, objetivo e acessível para todos desde o primeiro dia na empresa.

Valorização profissional

4. Cultura de feedback

Muito importante o RH saber que: não existe cultura, salário ou plano de carreira que sustente satisfação do colaborador se não houver feedback. O colaborador se sente valorizado quando tem suas conquistas reconhecidas individual e publicamente no time, por exemplo.

Quando o gestor se preocupa em celebrar resultados, mesmo que não sejam o atingimento final das metas, mas que demonstrem que estão sendo enxergados. Isso motiva o colaborador e pode favorecer a perpetuação dessa cultura.

Os feedbacks construtivos também são fundamentais na valorização profissional, pois demonstram que a empresa está investindo em trabalhar no desenvolvimento da pessoa. É papel do RH orientar as lideranças neste sentido, e claro, também praticar esse hábito dentro do próprio setor.

Feedbacks podem ser transformadores quando aplicados de forma estruturada e consistente, e contribuem muito no engajamento e na retenção de talentos.

5. Mostre que a empresa se importa de verdade

Por último em nossa lista de dicas, nada melhor para a valorização profissional do que mostrar que a empresa se importa genuinamente com as pessoas. Mas isso não deve estar somente na missão, visão e valores, e não pode ser só um slogan. Esse processo precisa ser praticado diariamente, seja por meio de palavras ou de atitudes.

Então, escute, pergunte, converse, agradeça e apoie o seu time. Promova essa cultura dentro da empresa, para que isso chegue nas lideranças e seja espalhado por todas as equipes. Entre os colaboradores também, quanto mais viralizado, melhor para todos.

Agir de acordo com os valores da empresa também é uma forma muito importante de demonstrar que os colaboradores estão sendo ouvidos. Além disso, promover eventos de integração e demais ações voltadas aos colaboradores também pode ser um caminho, caso faça sentido aí no seu cenário.

A valorização profissional é uma tendência e uma prioridade para os próximos anos, e o RH não pode ficar de fora disso. Se você ainda não começou a olhar para isso, aproveite para refletir e dar os primeiros passos, e continue acompanhando os conteúdos do blog da Ahgora para ficar por dentro de todas as novidades do universo do RH!

indicadores RH