Não é por acaso que fortalecer a cultura organizacional é apontado como um dos maiores desafios do RH em 2023. Diante de uma necessária adaptação a partir de uma nova realidade de trabalho, com a adoção de um modelo híbrido ou remoto, manter os colaboradores engajados é mais do que importante: é requisito de sobrevivência das empresas. 

É exatamente nesse contexto que um sistema LMS (ou, em inglês, Learning Management System) e uma cultura de treinamento e desenvolvimento tornam-se tão importantes.

Depois de passar a usar a tecnologia para atividades mais manuais e burocráticas, como o controle de ponto, profissionais de Recursos Humanos começaram a enxergar possibilidades de serem ainda mais estratégicos a partir da inovação de processos. Um LMS robusto e completo ajuda não só a manter o engajamento e a capacitação da equipe em dia, como também garante o alinhamento com as diretrizes de compliance da companhia.

Continue a leitura e entenda como!

Na Ahgora, você tem o LMS mais completo do mercado ao seu dispor.

LMS: Sistema de Gestão de Aprendizagem

Quando falamos de treinamento e desenvolvimento, a primeira imagem que vem à mente é a de uma sala de aula tradicional. Várias pessoas sentadas, um instrutor e uma apresentação de slides. Bom, se na sua organização este ainda é o método adotado, você precisa conhecer mais sobre o potencial do LMS.

Da mesma forma que aconteceu com outras frentes da gestão de pessoas, como a gestão de ponto, a organização das escalas e até mesmo as férias dos colaboradores, a área de T&D também migrou para o digital. E é daí que vem a sigla LMS, de Learning Management System, ou sistema de gestão da aprendizagem.

O LMS, no contexto do RH, é uma plataforma que auxilia na gestão e administração de programas de treinamento e desenvolvimento de funcionários, oferecendo recursos para criar, entregar e acompanhar o progresso dos treinamentos. Vale dizer que o sistema possibilitou não só a digitalização de treinamento e desenvolvimento de equipes, como também um vínculo muito mais próximo ao compliance da empresa.

Por meio de um LMS, a organização consegue, de maneira simples e automatizada, acompanhar, monitorar e notificar todos os treinamentos realizados — sejam eles realizados no modelo presencial, online, webinar e até leitura de documentos. Ou seja, as diferentes planilhas que costumam circular com os registros de presença estão com os dias contados e é hora de ser ainda mais estratégico nas iniciativas de treinamento e desenvolvimento da sua organização. 

Desenvolvimento de capital humano

Capital humano é um conceito que busca associar as pessoas ao principal propulsor para o sucesso e prosperidade de um negócio. Ou seja, fortalecer no RH a visão de que o colaborador deve estar no centro das decisões, porque é ele quem produz valor econômico para a empresa. É no capital humano de uma empresa que reside seu diferencial competitivo. 

Neste sentido, são considerados inúmeros fatores, como atributos de personalidade, competências técnicas, comportamentos, necessidades, interesses, pontos fortes e de evolução etc. Tudo isso faz parte do pacote de desenvolvimento dos colaboradores e deve estar previsto dentro do plano de ação do RH para investimento.

São duas as principais formas de investir no capital humano da sua empresa: a primeira é por meio do recrutamento e seleção, em que se busca no mercado os profissionais com as habilidades necessárias para determinada função na empresa. A segunda maneira é treinando e desenvolvendo a equipe que já atua na organização. 

É dessa maneira que a educação corporativa está diretamente relacionada à sustentabilidade do negócio. Afinal, colaboradores qualificados oferecem maior retorno à empresa, além de se sentirem valorizados com o investimento da organização em sua capacitação.

Isso significa que investir no desenvolvimento de capital humano — ou seja, adotar iniciativas modernas e eficientes de treinamento e gestão de pessoas, como a adoção de um LMS — é sinônimo de investir no sucesso da companhia.

Cultura organizacional: benefícios e desafios

Não importa o quanto a sua empresa tente se diferenciar dos concorrentes pelo produto e pelos processos. O que realmente torna uma instituição única é a sua cultura organizacional e a forma como os colaboradores vivem essa cultura no dia a dia de trabalho.

Você já deve ter ouvido uma famosa frase de Peter Drucker, consultor de negócios norte-americano, que diz que “a cultura come a estratégia no café da manhã”. De forma simples, o que o consultor quer dizer é que não importa o que a companhia faça, se a cultura organizacional não estiver sendo bem trabalhada, a empresa terá desafios.

O que é cultura organizacional

Cultura organizacional é o conjunto de princípios, propósitos, valores e ideologia de uma companhia. É ela que orienta o comportamento dos colaboradores e serve de premissa para a tomada de decisões estratégicas dentro da empresa.

Como dissemos anteriormente, a cultura organizacional é o que, de fato, uma empresa tem de único e é por isso que ela deve ser o guia em processos de recrutamento e seleção, por exemplo. Além disso, é fundamental realizar ações de fortalecimento da cultura, visando disseminar os valores da empresa e manter os colaboradores sempre engajados no propósito da companhia.

Benefícios da cultura organizacional

A atração dos talentos certos é, sem dúvida, um dos benefícios da cultura organizacional. Mas, não é só isso. Na verdade, reter talentos também é um papel fundamental que a cultura organizacional cumpre dentro de uma empresa. Afinal, se as pessoas se identificam e se mantêm engajadas com os valores da empresa, aumentam as chances delas permanecerem ali.

A consolidação da identidade corporativa e o fortalecimento de marca também podem ser apontados como benefícios da cultura organizacional. É a cultura que faz a sua empresa ser única, lembra? É ela que deixa claro para as pessoas quem, exatamente, a empresa é e quais são as características que compõem a identidade da companhia.

Outro benefício extremamente relevante da cultura organizacional é o desenvolvimento do capital humano. Afinal, se você conhece e valoriza a identidade da organização, precisa criar mecanismos para desenvolver a equipe em prol do que é esperado de cada um, para que a cultura continue sendo um diferencial competitivo da empresa.

Desafios combatidos pela cultura organizacional

Além de saber os benefícios da cultura organizacional, é fundamental compreender quais desafios uma cultura bem estabelecida combate e, portanto, quais problemas ela pode evitar dentro de uma companhia. O primeiro deles, claro, é a falta de alinhamento de valores e objetivos, que podem gerar desmotivação na equipe, perda de produtividade e até mesmo prejuízos financeiros para a empresa.

Outro importante desafio combatido pela cultura organizacional é a baixa retenção e o baixo engajamento de funcionários. Se a empresa tem seus valores e princípios claramente estabelecidos, fica mais fácil manter no quadro de colaboradores apenas profissionais alinhados a eles e manter, portanto, uma equipe motivada e engajada.

Falta de conformidade com a legislação — desalinhamento com compliance — e falta de inovação também são prejuízos que podem ser amargados por empresas que não investem em sua cultura organizacional.

O LMS na cultura organizacional

E se você está se perguntando qual é a relação entre a cultura organizacional e as iniciativas de treinamento e desenvolvimento de uma companhia, saiba que um Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS – Learning Management System) desempenha um papel fundamental na cultura organizacional.

Isso porque a ferramenta tem o potencial de impactar significativamente a forma como uma organização promove e facilita o aprendizado dentro de sua estrutura, influenciando diretamente a disseminação dos valores da companhia e o constante engajamento dos colaboradores. Você já tinha parado para pensar nisso?

Realizar, de forma constante, ações de compliance e integração da equipe é um caminho necessário para fortalecer a cultura organizacional da sua empresa e garantir que toda a equipe esteja alinhada aos princípios da organização.

WebTraining, o LMS da Ahgora

Se você chegou até aqui, certamente já entendeu a importância de contar com uma plataforma que auxilia na gestão e administração de programas de treinamento e desenvolvimento de funcionários. Agora, chegou a hora de conhecer a WebTraining, o LMS da Ahgora, e tudo que um sistema completo pode fazer pela sua companhia.

Há mais de 20 anos no mercado, a WebTraining apoia a área de educação corporativa de grandes empresas por meio do e-learning, com soluções em T&D, Saúde e Segurança Ocupacional e Compliance, tendo se consolidado como a plataforma LMS mais completa do mercado. Mais de 600 mil colaboradores já foram impactados pelos mais de 15 mil cursos disponibilizados por meio da plataforma.

Vale ressaltar que a metodologia da WebTraining prevê apoio em todas as etapas do processo de treinamento e desenvolvimento, passando por:

  • Diagnóstico — mapeamento das principais necessidades e desafios do cenário da empresa;
  • Definição de estratégias — escolha das metodologias de treinamento e desenvolvimento, bem como os formatos de conteúdo e de visualização das informações;
  • Desenvolvimento e implantação — desenvolvimento do portal de educação corporativa, integração e estruturação dos cursos;
  • Engajamento dos times — envio de notificações e alertas para equipes e gestores, fomentando o engajamento;
  • Ativação — suporte ativo com reuniões periódicas de acompanhamento das metas para garantir a evolução da aprendizagem;
  • Gestão Data Driven — entrega de dados em tempo real, apoiando na gestão da educação corporativa.

Evidências confiáveis e em tempo real: benefícios do LMS

Controle dos treinamentos realizados por cada colaborador, garantia de cumprimento de prazos legais e normas técnicas, contabilização de capacitações on the job (alinhamentos que acontecem durante o expediente) e segurança da informação com o fim de dados circulando em planilhas são apenas alguns dos benefícios proporcionados por um sistema LMS.

Confira abaixo, em mais detalhes, como sua empresa pode se beneficiar com um LMS.

Multiplicidade de formatos no LMS

Pensando nos benefícios do LMS de forma segmentada, o primeiro que podemos citar é que, através da tecnologia, os formatos se multiplicam. O conhecimento passa a ter espaço ao vivo no modelo presencial, online, treinamentos gravados e híbridos (combinando presencial e online). Todas as informações alimentam o LMS, mesmo as que se referem a treinamentos ou cursos realizados fora da empresa. 

Vale dizer que a WebTraining, a plataforma da Ahgora, oferece essa opção de multiplicidade de formato, aumentando, ainda mais, as possibilidades e a eficiência nas ações de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

Relatórios em tempo real no LMS

A geração de dados e a possibilidade de analisá-los através de relatórios atualizados em tempo real é o segundo grande benefício que percebemos no uso de um LMS pelas organizações para treinamento e capacitação. Os relatórios representam exatamente a situação atual das equipes, o que possibilita entender quando houve uma capacitação, no registro de cada colaborador.

Os relatórios em tempo real são mais uma possibilidade oferecida pela ferramenta da Ahgora. Por meio da plataforma, é possível ter acesso a um dashboard intuitivo, que dá visibilidade sobre os usuários ativos e aderentes aos treinamentos, o tempo médio de treinamento gasto por cada colaborador, as avaliações realizadas pela equipe, entre outras informações.

LMS e o acompanhamento individualizado

Com a visão geral do quadro, também é evidenciado todo o tipo de gap que houver entre os times. Ou seja, nada de refazer o treinamento para equipes inteiras se apenas uma parcela está com dificuldade em absorver aquele conhecimento. Com o LMS, é possível acrescentar testes ao fim de cada treinamento e, caso necessário, reprovar o colaborador para que ele refaça a trilha.

Essa também é uma funcionalidade oferecida pela WebTraining que permite, ainda, que o colaborador tenha protagonismo em seu processo de desenvolvimento. Por meio da plataforma da Ahgora, é possível criar trilhas de autodesenvolvimento, compostas por conteúdos escolhidos pelo próprio colaborador.

E, para garantir que os mais antenados também se adaptem, o conteúdo pode ser apresentado por meio de realidade virtual, realidade aumentada e gamificação. Assim, o treinamento deixa de ser associado a uma obrigação para se tornar um motivador junto aos colaboradores.

Integração com outros sistemas

Os melhores sistemas, como o LMS da WebTraining, ainda fornecem todo o tipo de integração com ERPs, sistemas de folha, de registro de ponto, entre outros. Mas, principalmente, são os melhores amigos do RH em questões legais, pois fazem o vínculo entre os treinamentos das NRs obrigatórias, os Atestados de Saúde Ocupacional (ASOs) exigidos e os prazos em que cada um deles está vigente

Com todas essas informações reunidas, é possível ir além e automatizar um sistema de comunicação com as equipes e gestores, relembrando treinamentos em aberto, prazos para conclusão ou renovação dos aprendizados – via e-mail e SMS. 

Gestão de performance no RH LMS Ahgora

O LMS como força na cultura organizacional

A prática de treinamento desde o onboarding até o desligamento transforma a percepção de valor dos colaboradores. Isso porque, além de assegurar a participação necessária das equipes, ela também garante a satisfação do time, que passa a ter mais segurança e agilidade no desempenho de suas tarefas. 

Ao tratar o treinamento e desenvolvimento como uma prática, a empresa comunica que isso faz parte da sua cultura, e que se manter atualizado é importante. Assim, com essa percepção, o estímulo ao desenvolvimento passa a gerar valor também para o empregado. E a cultura organizacional, como dissemos no início do artigo, é fundamental para o sucesso de uma companhia.

Experimente a WebTraining, empresa do Ecossistema Ahgora

Se você está em busca de uma tecnologia para os processos de treinamento e desenvolvimento da sua empresa, precisa conhecer a plataforma LMS mais completa do mercado. Discuta o seu projeto de educação corporativa com os consultores da Ahgora e descubra todos os benefícios que a WebTraining pode oferecer para a sua empresa e para seus colaboradores.

Entre em contato com a equipe de consultores agora mesmo e comece a transformar a realidade de treinamento e desenvolvimento da sua companhia!