Você já sabe que a tecnologia no RH é capaz de promover transformações dentro das empresas e tornar a área cada vez mais estratégica para o negócio. A verdade é que não dá mais para falar de tecnologia sem falar de Inteligência Artificial e como essa inovação tem revolucionado a vida de profissionais dos mais diversos setores. ChatGPT no RH parece fazer sentido para você?

Pois saiba que não só faz sentido, como já é realidade para muita gente. Além de ferramentas já adotadas por muitas empresas, como um software de gestão de ponto, por exemplo, o ChatGPT pode ser um grande aliado para agilizar processos do setor, liberar a equipe de atividades operacionais e burocráticas e trazer mais inteligência para o trabalho da área.

Se você nem sabe o que é ChatGPT ou, mesmo sabendo, não tem clareza sobre como essa tecnologia pode ajudar o dia a dia no RH, continue a leitura para descobrir agora mesmo.

Tecnologia no RH: onde mais se investe? | Dose Única #1

O que é ChatGPT?

ChatGPT é uma ferramenta de Inteligência Artificial, desenvolvida pela empresa americana OpenAI, que consegue estabelecer uma conversa com os usuários graças a um modelo de linguagem baseado em deep learning (aprendizagem profunda). 

A plataforma é treinada com um grande conjunto de dados disponíveis na internet, em vários idiomas, para ser capaz de fornecer respostas para quase qualquer pergunta que o usuário possa fazer. 

Na prática, a ferramenta funciona como um chat, onde o usuário conversa com a Inteligência Artificial. É possível perguntar qualquer coisa e, com base nas informações que a ferramenta tem acesso, ela elabora respostas para a questão

O grande destaque do ChatGPT é que ele não só é capaz de responder perguntas, como é capaz de executar algumas atividades. Vale experimentar pedir para ele criar uma descrição de cargo para uma vaga que você quer abrir na sua empresa, por exemplo.

A ferramenta conta com uma versão gratuita e uma paga (a famosa V4), mas é certo que, mesmo que não pague nada, você terá acesso a um universo de possibilidades da plataforma. 

Para experimentar, basta acessar chat.openai.com e fazer seu cadastro — que pode ser feito, inclusive, com seu próprio e-mail do Google.

ChatGPT para líderes de RH

Vale lembrar que a ferramenta nunca para de aprender. Isso significa que ela vai ficando “mais inteligente” à medida que você conversa com ela e vai entendendo melhor sobre as suas necessidades. Apesar disso, é importante lembrar que, como qualquer ferramenta, por mais completa e útil que seja, o ChatGPT deve ser utilizado com responsabilidade, ética e atenção.

Mesmo que à primeira vista pareça assustador, o que você vai entender ao longo deste conteúdo é que o ChatGPT pode ser um grande aliado para otimizar o seu trabalho e fazer sua empresa se destacar da concorrência.

Como usar o ChatGPT no RH?

Por mais que você possa usar o ChatGPT para realizar diversas tarefas da sua rotina — a ferramenta pode te ajudar a escrever um e-mail, por exemplo —, queremos partir logo para o que mais interessa e te mostrar como usar o ChatGPT no RH

Uma coisa é certa: sua vida nunca mais será a mesma depois de expandir a Inteligência Artificial no seu dia a dia.

No recrutamento e seleção

Além de te ajudar a criar descrições de vagas para as oportunidades abertas na sua empresa, como dissemos anteriormente, o ChatGPT pode te ajudar de muitas outras maneiras no processo de recrutamento e seleção

Elaboração de teste técnico, sugestão de perguntas para a entrevista e criação do e-mail de devolutiva ao candidato são alguns exemplos do que a ferramenta pode fazer por você. E a plataforma também pode te ajudar a fazer uma triagem inicial dos candidatos, viu?

No onboarding

A integração de novos colaboradores é um processo importante dentro das empresas e o ChatGPT pode torná-la bem mais fácil e atrativa para os novos integrantes do time. 

Você pode, por exemplo, pedir para a ferramenta sugerir uma programação para o onboarding ou elaborar uma lista de perguntas que costumam ser feitas por colaboradores quando entram em uma empresa.

Nas avaliações de clima organizacional

O ChatGPT é um modelo de linguagem baseado em um sistema de aprendizagem profunda, lembra? Isso significa que a ferramenta aprende com as informações que você dá e torna-se capaz, inclusive, de analisar sentimentos. 

Por isso, a plataforma pode te ajudar a interpretar a percepção dos colaboradores com base nas respostas fornecidas por eles na pesquisa de clima, por exemplo. Além disso, você também pode usar a ferramenta para elaborar as perguntas das pesquisas de satisfação.

Nas ações de endomarketing e comunicação interna

Você já sabe que o ChatGTP pode ser usado para elaborar e-mails que você precisa enviar, certo? Pois saiba que isso também vale para comunicados internos e para textos sobre campanhas de comunicação que você precisa disparar para seus colaboradores. Além disso, a ferramenta também pode te sugerir ações de endomarketing com base em seus objetivos. 

Por exemplo, pedimos ao ChatGPT sugestões de ações de endomarketing para manter os colaboradores engajados durante a pesquisa de clima. Abaixo, segue uma parte da grande resposta fornecida pela ferramenta:

Sugestões de ações de endomarketing oferecidas pelo ChatGPT

Pedimos à ferramenta que ela fosse mais específica e explicasse melhor o que seria, por exemplo, o sistema de reconhecimento e recompensa que ela menciona no item 3 da resposta acima. O ChatGPT nos respondeu dando exemplos claros:

Sugestões de ações de endomarketing oferecidas pelo ChatGPT: sistema de recompensa

Se a conversa acima fosse entre você e o bot, você poderia, ainda, pedir que a ferramenta escolhesse, por exemplo, quais são as melhores e mais efetivas dentre todas as sugestões dadas por ela. Ou seja, as possibilidades são quase infinitas e o importante é você ter bastante clareza na hora de perguntar ou pedir algo para o ChatGPT para que ele seja bastante assertivo nas respostas.

No treinamento e desenvolvimento

Uma parte que toma tempo da equipe de RH nos processos de treinamento e desenvolvimento é a elaboração de materiais educativos, não é mesmo? Pois saiba que o ChatGPT também pode ser um grande aliado nesse sentido. 

A ferramenta pode, ainda, sugerir ações de capacitação, elaborar respostas para perguntas frequentes dos colaboradores e te ajudar a entender se as ações de educação corporativa têm sido efetivas.

O potencial da Inteligência Artificial no RH

Como você teve a oportunidade de ver até aqui, o ChatGPT vem transformando a realidade das empresas e tornando mais fácil o dia a dia de muitas equipes, inclusive do RH. Mas essa não é a única ferramenta de Inteligência Artificial que pode te ajudar a otimizar processos e tornar o RH cada vez mais estratégico dentro da companhia.

O Multi, por exemplo, é a ferramenta de registro de ponto por reconhecimento facial da Ahgora que utiliza IA. Com o passar do tempo, mesmo com as características faciais sendo alteradas naturalmente, como cabelo ou barba crescendo, diferentes expressões e feições ou uso de acessórios, como óculos e boné, por exemplo, a IA segue aprimorando sua detecção no reconhecimento de rostos. A empresa também está lançando o Attrition, ferramenta baseada em Inteligência Artificial e Machine Learning, que ajuda as empresas a preverem quais funcionários têm maior probabilidade de deixar a companhia.

Tecnologia, sim. Pessoas, também!

Seja você do time dos que se animam com o avanço da Inteligência Artificial ou daqueles que têm medo dela, o importante é que você saiba que ferramentas como o ChatGPT vieram para ficar. Mas atenção: nem a Inteligência Artificial, nem nenhuma outra tecnologia a ser inventada, será capaz de substituir o poder da interação humana.

Especialmente quando o assunto é RH, a área responsável por cuidar das pessoas dentro de uma companhia, a empatia e a atenção personalizada são essenciais para a execução de um bom trabalho e entregas que tenham realmente valor para a equipe. 

Por isso, não se esqueça que o ChatGPT é seu aliado no RH, mas não é capaz de realizar o que você faz de melhor.

Super kit Inteligência Artificial no RH

Mais tempo para gestão de pessoas

Assim como ChatGPT no RH, a Ahgora também veio para otimizar as tarefas burocráticas e de rotina, fazendo com que os profissionais do setor fiquem livres para cuidar de atividades mais estratégicas. 

Inclusive, o slogan “mais tempo para a gestão de pessoas” deixa claro que o objetivo das ferramentas desenvolvidas é facilitar a vida dos profissionais do RH e tornar o setor cada vez mais estratégico e importante para a companhia.

Se você gostou deste texto, não deixe de acompanhar os demais artigos do blog da Ahgora, onde compartilhamos informações relevantes para te ajudar a otimizar sua rotina e tornar a sua empresa cada vez mais competitiva no mercado.