Nos últimos anos, acompanhamos uma verdadeira revolução tecnológica que tem deixado sua marca em todos os setores empresariais. É claro que os Recursos Humanos (RH) não poderiam ficar de fora dessa onda de transformação.

Nesse contexto, a implementação da Inteligência Artificial no RH tornou-se uma forte tendência, graças ao seu papel significativo no aprimoramento de várias atividades, que vão desde a triagem de currículos até a tomada de decisões estratégicas.

Neste artigo, convidamos você a explorar em detalhes como a IA está transformando o RH. Venha conferir!

Afinal, o que é Inteligência Artificial? 

A Inteligência Artificial é uma área da ciência da computação cujo objetivo é desenvolver máquinas e programas capazes de reproduzir o comportamento humano. Essa tecnologia permite que essas máquinas e programas tomem decisões e executem tarefas, abrangendo desde as mais simples até as mais complexas.

Um relatório publicado pela IBM em 2022, denominado Índice Global de Adoção de IA, revelou que 41% das empresas brasileiras estão utilizando Inteligência Artificial em algum nível dentro de seus processos. Essa crescente adoção se deve às diversas funcionalidades que a IA oferece.

Atualmente, podemos contar com assistentes virtuais inteligentes e algoritmos avançados de aprendizado de máquina, como o ChatGPT, que exemplifica as evoluções alcançadas nesse campo.

Além disso, a IA também se mostra uma ferramenta poderosa para o RH. Por meio do uso de algoritmos inteligentes, é possível:

  • Automatizar a triagem de currículos;
  • Identificar candidatos qualificados;
  • Analisar perfis comportamentais;
  • Prever a probabilidade de sucesso em funções específicas.

Essas funcionalidades da Inteligência Artificial tornam-se cada vez mais importantes no mundo corporativo, oferecendo vantagens como eficiência, precisão e economia de tempo

ChatGPT no RH

Quem acompanhou as notícias recentes sabe bem da popularização do ChatGPT, que como comentamos acima, é um modelo de linguagem que utiliza técnicas de Inteligência Artificial para gerar respostas de texto coerentes e contextuais.

Baseada na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer), a ferramenta permite que profissionais, estudantes e até curiosos em diversas áreas possam encontrar respostas para diversas perguntas ou fornecer comandos para gerar conteúdos de diversos formatos. 

No RH, não poderia ser diferente: o ChatGPT pode ter várias aplicações, como na triagem de candidatos, no suporte aos colaboradores, no treinamento e desenvolvimento, etc. 

Mas é importante ressaltar que, como qualquer ferramenta baseada em IA, ela não pode substituir completamente o contato humano. É preciso tomar cuidado com a privacidade e segurança das informações, tanto dos colaboradores, quanto da organização. 

Além disso, informações sensíveis e questões mais complexas devem ser encaminhadas para profissionais de RH.

Inteligência Artificial e People Analytics

O People Analytics é um conjunto de técnicas usadas na Gestão de Pessoas para coletar, organizar e analisar dados dos colaboradores

Esses dados são gerados pelos próprios colaboradores no dia a dia e podem ser relacionados a perfil e comportamento, como horário de entrada e saída no trabalho, atrasos, entregas, entre outros.

People Analytics

Com isso, o RH consegue entender alguns comportamentos. Por exemplo:

  • O que mais motiva o time;
  • Em que tarefas são mais eficientes e produtivos;
  • O que traz mais retorno sobre investimento. 

É nesse ponto que a Inteligência Artificial entra em cena, agindo como uma aliada poderosa. Por meio da aplicação de algoritmos inteligentes, a IA pode identificar tendências, fornecer recomendações estratégicas e até mesmo antecipar possíveis problemas relacionados à força de trabalho.

Dessa forma, as empresas conseguem tomar decisões mais embasadas e eficientes no recrutamento, retenção de talentos, planejamento de sucessão e desenvolvimento de carreira.

Quer saber mais sobre People Analytics? Assista o vídeo a seguir!

People Analytics: o que é? | Descomplica RH #47

Benefícios da Inteligência Artificial para o RH

A Ahgora é a HR Tech líder de um Ecossistema de empresas focado no desenvolvimento de tecnologias para a gestão do capital humano. Juntas, constituem uma plataforma HCM. 

Usamos a Inteligência Artificial para fazer mais pelas pessoas com menos intervenção humana. Com DNA intimamente ligado à computação cloud, IoT e SaaS, nossas tecnologias entregam a possibilidade de agir de modo preventivo, não corretivo, empoderando RHs com ferramentas para prever o futuro

Mas, afinal, quais são os benefícios do uso dessas tecnologias, especialmente a Inteligência Artificial?

Vejamos a seguir:

No recrutamento e seleção

A Inteligência Artificial no RH é benéfica em todas as atividades, especialmente no processo de recrutamento e seleção de candidatos. Com a ajuda da tecnologia, é possível melhorar todo o processo, trazendo mais eficiência e precisão para encontrar os candidatos mais qualificados.

Um exemplo é a automação da triagem de currículos. Por meio de algoritmos inteligentes, a IA pode analisar dados e palavras-chave relevantes para a vaga anunciada. Isso reduz o tempo gasto na triagem manual, permitindo que os recrutadores se concentrem em etapas mais estratégicas do processo.

Outro exemplo é a utilização de chatbots para interação inicial com os candidatos. Os robôs, impulsionados pela IA, podem fornecer respostas instantâneas a perguntas comuns dos candidatos, como informações sobre a vaga, requisitos e processo seletivo.

Isso proporciona uma experiência mais ágil e eficiente para os candidatos, além, é claro, de liberar tempo dos recrutadores para se dedicarem a outras atividades.

No engajamento e retenção de colaboradores

Ao coletar informações como metas alcançadas, feedbacks recebidos, participação em treinamentos e interações nas redes internas da empresa, a IA consegue identificar os fatores que influenciam positiva ou negativamente o engajamento dos colaboradores.

A partir dessa análise, a tecnologia fornece insights valiosos, revelando os principais impulsionadores do engajamento e apontando áreas que podem ser aprimoradas. Além disso, a IA consegue prever quais colaboradores têm maior probabilidade de deixar a empresa.

Com essas informações em mãos, o RH pode implementar ações personalizadas para cada colaborador ou grupos específicos. Isso pode envolver:

  • Criação de programas de desenvolvimento profissional;
  • Promoção de interações sociais;
  • Reconhecimento público dos talentos;
  • Oferta de incentivos financeiros.

Dessa forma, a IA auxilia na criação de um ambiente de trabalho mais produtivo, satisfatório e propício ao crescimento de todos os colaboradores.

No treinamento e desenvolvimento

Já pensou em um cenário em que cada funcionário da sua empresa tem acesso a um treinamento personalizado, adaptado especificamente às suas necessidades individuais? Isso é possível com o uso da Inteligência Artificial.

Os algoritmos de IA analisam o desempenho e as lacunas de conhecimento de cada funcionário, identificando áreas em que precisam se aprimorar. Com base nessas informações, a IA recomenda cursos e materiais de aprendizagem específicos para preencher essas lacunas

Isso garante que cada colaborador tenha acesso a conteúdos relevantes, focados em suas necessidades individuais, maximizando o impacto e a eficiência do treinamento.

Os e-learnings também acompanham o progresso de cada funcionário, dando feedbacks personalizados e adaptando o conteúdo à medida que o conhecimento é adquirido. Assim, o aprendizado se torna mais efetivo e engajador.

Ao investir em treinamentos personalizados baseados em IA, sua empresa estará priorizando o crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores, resultando em uma empresa mais capacitada e produtiva.

Na análise preditiva e tomada de decisões

A área de Recursos Humanos é aquela que está constantemente tomando decisões para o sucesso da organização. É aí que a Inteligência Artificial entra em cena. 

Com a análise preditiva, você consegue antecipar as necessidades futuras de contratação, identificar talentos promissores dentro da empresa e até mesmo prever problemas de desempenho antes que eles aconteçam.

Além disso, Inteligência Artificial no RH utiliza dados para ajudar a otimizar a experiência do colaborador, explorar tendências, identificar oportunidades de treinamento e desenvolvimento, e até mesmo prever cenários de rotatividade de funcionários.

Indicadores de RH

Como funciona a Inteligência Artificial no RH?

Imagine realizar tarefas rotineiras repetitivas por longas horas, como organizar um extenso conjunto de dados ou realizar cálculos complexos. Essas atividades consomem tempo e energia consideráveis. No entanto, graças à Inteligência Artificial no RH, essas tarefas não precisam mais ser realizadas manualmente.

A IA é capaz de analisar grandes volumes de dados em velocidades impressionantes, identificando padrões e relações que seriam difíceis de serem percebidos por seres humanos. Além disso, ela utiliza algoritmos inteligentes que processam e compreendem informações, transformando dados brutos em insights valiosos.

Ao aplicar a IA na área de Recursos Humanos (RH), podemos aproveitar uma série de benefícios. Vejamos alguns deles:

  • Reconhecimento de padrões e tendências: por meio da análise de grandes volumes de dados sobre os colaboradores, é possível identificar padrões e tendências. Essa análise facilita a criação de estratégias e ações mais efetivas por fornecer informações valiosas sobre o comportamento, desempenho e preferências dos profissionais da empresa.
  • Decisões rápidas e precisas: com a utilização da IA, os dados relacionados aos recursos humanos são organizados e analisados de maneira inteligente. Dessa forma, evita-se o risco de tomar decisões baseadas apenas em suposições ou intuições.
  • Conhecimento aprofundado dos colaboradores: mesmo em empresas com muitos colaboradores, a aplicação da IA no RH possibilita uma compreensão mais próxima e individualizada de cada profissional. Isso facilita o desenvolvimento de planos de carreira personalizados, a identificação de talentos e a criação de um ambiente de trabalho mais engajado e produtivo.

A tecnologia e a IA nos produtos da Ahgora 

As pessoas são o coração de qualquer organização, não há dúvidas quanto a isso. Com isso em mente, o Ecossistema Ahgora oferece uma ampla gama de produtos desenvolvidos com tecnologia de ponta, proporcionando um olhar mais atento para o que realmente importa: os colaboradores.

Por meio de recursos inovadores, o Ecossistema Ahgora visa otimizar a rotina das equipes de RH, aprimorar a experiência dos colaboradores e criar um clima organizacional positivo. 

Nosso objetivo é fazer com que as pessoas se sintam valorizadas, felizes e realizadas em seu ambiente de trabalho. Afinal, quando as pessoas dentro de uma organização estão bem, todos saem ganhando!

Conheça, a seguir, como a tecnologia presente nos produtos Ahgora pode transformar a sua empresa em um ambiente de trabalho ainda melhor.

RH do futuro

SaaS e IoT (Internet das coisas)

O Pontoweb é um sistema de controle de ponto que utiliza o modelo SaaS (software como serviço). Isso significa que você não precisa instalar nenhum programa no seu computador, nem se preocupar com atualizações e backups. Tudo isso é feito de forma automática pelo Pontoweb, acessado pela internet.

Da mesma forma, o Pontoweb utiliza a IoT, ou “Internet das coisas”, para fazer a comunicação entre o registro de ponto eletrônico e o software de tratamento e gestão de ponto. Seja ele um relógio de ponto, computador, tablet ou smartphone. O registrador de ponto, conectado à internet, envia as informações de entrada e saída dos funcionários diretamente para o Pontoweb. Isso garante acesso aos dados em tempo real, sem atrasos ou perdas de informação.

A Ahgora, empresa responsável pelo Pontoweb, é uma pioneira em tecnologia de Software como Serviço (SaaS) e computação em nuvem. Ela projetou um sistema de registro de ponto moderno e eficiente, que utiliza tecnologias baseadas na nuvem e na internet para garantir que as informações estejam sempre disponíveis, atualizadas e acessíveis de qualquer lugar.

Armazenamento em nuvem

Com a computação em nuvem, você não precisa mais se preocupar com a perda de papelada importante, problemas de espaço físico ou mesmo com desastres naturais. Seus dados estarão armazenados em servidores remotos, geralmente em várias localizações, garantindo uma maior segurança e redundância.

Além disso, o cloud computing também facilita o compartilhamento de dados com outras pessoas autorizadas. Em vez de enviar cópias físicas das informações, você pode simplesmente conceder acesso aos seus colaboradores ou parceiros de negócios, permitindo que eles visualizem, editem ou colaborem nos documentos de forma simultânea e em tempo real.

O Pontoweb é uma plataforma baseada em cloud computing que simplifica ainda mais o gerenciamento de dados. Ele oferece uma plataforma online onde você pode armazenar, organizar e manipular suas informações de maneira intuitiva, substituindo as tradicionais planilhas e anotações manuais.

Machine Learning

Machine learning é uma abordagem que visa capacitar as máquinas a identificar padrões nos dados e tomar decisões ou realizar tarefas do RH com base nesses padrões identificados.

Aplicação do machine learning nos produtos da Ahgora permite que a empresa utilize os dados coletados de forma inteligente, identificando e aprendendo parâmetros relevantes para a análise de dados. 

Isso resulta em uma gestão mais eficiente e ágil, possibilitando tomadas de decisão mais embasadas e melhorias contínuas nos processos de controle de acesso e gestão de pessoas.

Inteligência Artificial e Aumentada 

A Inteligência Artificial é um conjunto de tecnologias — incluindo as citadas anteriormente — que capacita as máquinas a realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. 

Já a Inteligência Aumentada é uma abordagem que combina a Inteligência Artificial com a inteligência humana para melhorar o desempenho geral. Em vez de substituir os humanos, a Inteligência Aumentada amplia suas capacidades e torna suas atividades mais eficientes e eficazes.

Na prática, a Inteligência Aumentada utiliza algoritmos de aprendizado de máquina e técnicas de processamento de linguagem natural para analisar grandes volumes de dados e extrair informações relevantes. Essas informações são apresentadas de forma compreensível para os humanos, permitindo que eles tomem decisões mais informadas e obtenham percepções mais profundas.

A Inteligência Aumentada pode ser aplicada em diversas áreas, como vendas, marketing, operações e muito mais. Ela ajuda a acelerar a tomada de decisões, melhorar a precisão das análises e prever comportamentos com base nos dados coletados. 

Conheça o Attrition, novo produto da Ahgora! 

O mais novo lançamento da Ahgora, batizado de Attrition, é uma ferramenta baseada em Inteligência Artificial (IA) e machine learning que tem como objetivo prever quais funcionários têm maior probabilidade de deixar a empresa

O Attrition é desenvolvido a partir da análise de diversos dados relacionados aos colaboradores como dados firmográficos, demográficos, profissionais e comportamentais.

Com base nessas previsões, a empresa pode tomar medidas preventivas, como oferecer oportunidades de desenvolvimento, revisar políticas de remuneração, promover um ambiente de trabalho mais saudável, entre outras ações.

Além disso, com o auxílio do Attrition, é possível melhorar o ambiente de trabalho e a cultura organizacional, pois os funcionários percebem que a empresa está comprometida em mantê-los e valorizá-los. Isso pode resultar em maior produtividade, lealdade e satisfação dos colaboradores.

Outro produto que, assim como o lançamento da Ahgora, utiliza Inteligência Artificial, é o Multi. O aplicativo utiliza o sistema MultiFace, para realizar o registro de ponto por reconhecimento facial. 

Funciona da seguinte forma: o colaborador tira uma foto para ser usada no registro das suas entradas e saídas.

O incrível é que, mesmo ao longo do tempo, quando o colaborador faz alterações na aparência — como mudar de barba, cabelo e outros detalhes —, o nosso sistema ainda consegue reconhecê-lo com precisão. Isso significa que o colaborador não precisa se preocupar em estar exatamente igual à foto original, pois o sistema conseguirá reconhecê-lo de qualquer maneira.

Com o uso da Inteligência Artificial, o novo produto proporciona um controle de ponto eficiente e preciso, garantindo a segurança e a praticidade para empresas de todos os tamanhos. 

Descubra hoje mesmo como a Ahgora está revolucionando o reconhecimento facial com IA.

Inteligência para olhar para o futuro 

Como uma empresa pioneira e comprometida em oferecer o que há de mais avançado no mercado, a Ahgora está sempre um passo à frente das principais tendências. 

Nossos produtos que utilizam inteligência artificial no RH estão revolucionando a maneira como as empresas gerenciam o tempo e a produtividade de seus colaboradores.

Quer saber mais sobre as incríveis inovações que temos a oferecer? Então, confira o nosso Super Kit Inteligência Artificial no RH e aprenda tudo sobre o assunto com nossos materiais exclusivos e a opinião de experts em tecnologia para Recursos Humanos.