Como está a gestão da jornada de trabalho da sua empresa? É a jornada que define o período que os colaboradores dedicam às suas atividades profissionais, bem como garante o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

A má gestão dessa jornada causa estresse, insatisfação e esgotamento profissional. Por outro lado, quando bem feita, ela contribui para o aumento da produtividade, redução da insatisfação e melhora da qualidade de vida.

Quer saber como criar uma jornada de trabalho saudável e equilibrada, que beneficia tanto os colaboradores quanto a organização? Continue a leitura! Neste artigo, vamos explorar os principais aspectos desse tema.

E-book Eficiência operacional no RH

Afinal, o que é jornada de trabalho 

A jornada de trabalho se refere ao período de tempo em que um colaborador realiza suas atividades profissionais em uma empresa, seja durante um dia, semana ou outro período de tempo especificado.

Para garantir um equilíbrio entre as demandas do trabalho e a vida pessoal dos colaboradores, a legislação trabalhista limita o número de horas de trabalho por semana.

Além disso, a jornada de trabalho é um fator que afeta diretamente a produtividade, motivação e retenção dos colaboradores nas organizações. Por isso, as empresas devem gerenciar adequadamente a jornada, respeitando a legislação vigente sobre horas extras e banco de horas.

Jornada de trabalho, CLT e reforma trabalhista 

A jornada de trabalho no Brasil é regulada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), estabelecida em 1943. Esse documento legal fornece normas detalhadas para diferentes aspectos das relações laborais, incluindo a duração e estrutura da jornada de trabalho.

A CLT especifica que a jornada padrão de trabalho é de 8 horas diárias e 44 horas semanais, com um máximo de 2 horas extras por dia. Também estabelece intervalo de pelo menos uma hora para o almoço e descanso no caso de jornadas que excedem 6 horas.

Entretanto, a reforma trabalhista de 2017 introduziu modificações significativas na CLT. Entre as alterações relacionadas à jornada de trabalho, as mais notáveis são:

  • Compensação de Jornada: a reforma permitiu acordos de compensação de horas dentro do mesmo mês sem a necessidade de um acordo ou convenção coletiva.
  • Jornada 12×36: a reforma legalizou a jornada de trabalho de 12 horas seguidas por 36 horas de descanso, novamente sem a necessidade de um acordo ou convenção coletiva.
  • Flexibilização do intervalo para almoço e descanso: uma mudança permitiu que o intervalo para almoço e descanso pudesse ser reduzido para 30 minutos, mediante acordo individual escrito entre empregador e empregado.

A flexibilidade trazida pela reforma possibilitou acordos personalizados entre empregadores e empregados

E-book legislação trabalhista: saiba tudo sobre as leis do trabalho

Tipos de jornada de trabalho permitidos pela CLT

A CLT estabelece diferentes tipos de jornada de trabalho para atender às necessidades variadas de empregadores e empregados. Eles diferem em termos de duração e frequência, além de serem completamente independentes dos modelos de trabalho (presenciais, remotos ou híbridos)

Os tipos de jornada de trabalho permitidos pela CLT incluem:

  • Jornada Integral: é o padrão mais comum de emprego no Brasil. Consiste em 8 horas diárias e 44 horas semanais, com a possibilidade de até 2 horas extras por dia, não excedendo 48 horas semanais;
  • Jornada Parcial: permite uma carga horária semanal reduzida. As empresas podem optar por este tipo de jornada para se adequarem às suas necessidades e promover a contratação de mais trabalhadores. A CLT estabelece duas possibilidades para jornada parcial, sendo elas:
    • Até 25 horas semanais, sem a possibilidade de incluir hora extra;
    • e até 30 horas semanais, sem a possibilidade de incluir hora extra.
  • Jornada Intermitente: introduzido pela reforma trabalhista de 2017, o contrato intermitente permite uma relação de trabalho não contínua. O empregador pode contratar o empregado apenas para períodos específicos, conforme a demanda, e sem um horário fixo preestabelecido. Nesse caso, o trabalhador recebe por hora trabalhada, de acordo com a taxa estipulada no contrato, obedecendo ao salário mínimo por hora; 

Horários de trabalho 

Os horários de trabalho variam segundo a natureza do trabalho, as políticas da empresa e, em certos casos, o setor de atuação

Embora a CLT defina a duração máxima da jornada de trabalho, normalmente de 8 horas por dia, os horários específicos de trabalho para uma posição podem variar significativamente.

Por exemplo, um horário de trabalho típico para uma ocupação de expediente integral pode ser das 8h às 17h ou das 9h às 18h, geralmente com uma pausa para almoço e descanso de 1 a 2 horas.

Algumas empresas possuem horários de trabalho flexíveis, permitindo que os empregados comecem e terminem a jornada em horários diferentes, desde que cumpram a duração prevista.

Independentemente do tipo de horário de trabalho, a pontualidade e a gestão do tempo são fundamentais no ambiente de trabalho e têm um impacto direto na eficiência e produtividade dos funcionários. 

Chegar pontualmente ao trabalho não apenas demonstra respeito e profissionalismo, mas também auxilia a manter a organização e a fluidez das tarefas diárias.

Já a gestão do tempo envolve planejar e controlar conscientemente a quantidade de tempo gasta em diferentes atividades. Quando bem feita, pode ajudar a alcançar metas nos prazos estabelecidos, reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida no trabalho.

Carga horária 

A CLT define a carga horária como integral ou meio período. A semana típica de um funcionário em tempo integral no Brasil tem 44 horas, distribuídas em:

  • Cinco dias, com oito horas por dia e quatro horas no sábado;
  • Cinco dias úteis, com oito horas e quarenta e oito minutos diárias.

Um horário comum de trabalho em tempo integral é das 9h às 18h, com uma hora de intervalo, de segunda a sexta-feira.

Já na jornada de trabalho em meio período, a CLT estabelece duas possibilidades: até 25 horas semanais ou até 30 horas semanais, ambas sem horas extras.

Esse tipo de jornada oferece mais flexibilidade, sendo usado por estudantes, pessoas em transição de carreira ou que precisam de horários mais adaptáveis por motivos pessoais ou familiares.

As principais diferenças entre as duas jornadas de trabalho são o salário, as férias, o décimo terceiro, o FGTS e a previdência social.

Pausas e intervalos

As pausas e intervalos durante o dia de trabalho são essenciais para manter a saúde e a produtividade dos trabalhadores. A CLT prevê dois tipos principais de descanso durante a jornada de trabalho:

1. Intervalo Intrajornada: Esse é o intervalo que acontece durante a própria jornada de trabalho e serve para repouso e alimentação. A duração varia conforme a extensão da jornada:

  • Jornadas de até 4 horas: não há intervalo obrigatório;
  • Jornadas acima de 4 horas até 6 horas: intervalo mínimo de 15 minutos;
  • Jornadas acima de 6 horas: intervalo mínimo de 1 hora e máximo de 2 horas.

Essas regras valem independentemente se o trabalho é realizado de dia ou de noite, e em todos os tipos de jornada, como tempo integral, parcial e trabalho intermitente.

2. Intervalo Interjornada: o intervalo interjornada é o período de descanso entre duas jornadas de trabalho. Segundo a CLT, deve haver um intervalo mínimo de 11 horas consecutivas de descanso entre elas.

Esse período é destinado ao repouso, e garante que o empregado tenha tempo suficiente para desempenhar atividades pessoais, recreativas e familiares, além de proporcionar tempo adequado para descanso e sono.

Existem outros intervalos previstos na CLT para situações específicas, como o intervalo para amamentação, intervalo para serviços que exigem esforço físico, intervalo para viagens a serviço, entre outros.

E-book Gestão Eficiente de Pessoas

A hora extra na jornada de trabalho

A hora extra é o tempo trabalhado além da jornada normal estabelecida em contrato, que geralmente é de 8 horas diárias e 44 horas semanais. 

Ela deve ser remunerada com um acréscimo de no mínimo 50% sobre o valor da hora normal, conforme a CLT. Além disso, está sujeita a limites legais, sendo permitido no máximo 2 horas extras por dia, salvo em casos excepcionais previstos em lei ou acordo coletivo.

Uma alternativa à hora extra é o uso do banco de horas, que é um sistema de compensação de horas trabalhadas além da jornada regular, sem que haja necessariamente o pagamento em dinheiro

Em vez disso, as horas extras são acumuladas em um “banco” e podem ser compensadas em outro momento, por meio de folgas ou redução na jornada, em um período determinado previsto em acordo coletivo ou individual.

Para funcionar adequadamente, é preciso haver uma boa gestão da jornada de trabalho, que envolve o controle, registro, acompanhamento e análise das horas trabalhadas pelos colaboradores.

O uso de ferramentas e tecnologias facilita esse controle por permitirem o registro e a fácil consulta das:

  • Horas trabalhadas;
  • Horas extras;
  • Saldo do banco de horas;
  • Faltas;
  • Licenças;
  • Folgas;
  • Outras informações relevantes. 

Com esses dados, é possível planejar, organizar, distribuir e otimizar a jornada de trabalho, conforme as necessidades e objetivos da empresa e dos colaboradores.

Benefícios da gestão eficaz da jornada de trabalho

A gestão eficaz da jornada de trabalho pode ter vários benefícios para as empresas e os funcionários. Vamos explorar alguns deles a seguir:

Conformidade legal

Primeiro de tudo, manter uma boa gestão do horário de trabalho ajuda a empresa a evitar problemas legais. Ao gerir adequadamente a jornada, a empresa garante o cumprimento das regras, reduzindo o risco de ações judiciais ou penalidades.

Aumento da produtividade

A gestão eficaz da jornada de trabalho também pode levar a um aumento na produtividade dos colaboradores

Com horários de trabalho bem administrados, eles estão menos propensos a se sentirem esgotados ou estressados, o que pode melhorar sua eficiência operacional

Uma empresa que implementa horários de trabalho flexíveis, por exemplo, pode descobrir que seus colaboradores estão rendendo mais em horários não convencionais, em que se sentem mais alerta e engajados.

Planilha Indicadores de RH

Melhoria do ambiente de trabalho

A gestão eficaz da jornada de trabalho contribui para um ambiente de trabalho melhor

Ao garantir que a equipe tenha um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, a empresa pode melhorar a satisfação no trabalho e reforçar sua cultura organizacional.

Além disso, uma empresa que se certifica de que seus colaboradores têm tempo suficiente para descansar e relaxar entre seus turnos de trabalho, por exemplo, está demonstrando que se preocupa com o bem-estar de seu pessoal — atitude valorizada por todos.

Melhores resultados da empresa

Com um ambiente de trabalho melhor, conformidade legal garantida e funcionários mais produtivos, a empresa tem mais chances de atingir seus objetivos financeiros e estratégicos.

No geral, a gestão eficaz da jornada de trabalho é uma parte essencial de qualquer negócio bem-sucedido. Empresas que investem tempo e recursos nesse aspecto podem esperar vários benefícios a longo prazo.

A tecnologia na gestão da jornada de trabalho

A tecnologia não só facilita o gerenciamento dos horários dos funcionários, como também fornece uma visão detalhada de toda a jornada de trabalho

Neste sentido, o Pontoweb, sistema de ponto da Ahgora, se destaca. 

Diversas funções tornam essa ferramenta uma aliada estratégica para todas as organizações que buscam melhorar o controle da jornada de trabalho, como: 

  • Acessibilidade e tempo real: o Pontoweb oferece acesso online, permitindo que os gestores visualizem as informações dos funcionários em tempo real. Desta forma, é mais fácil acompanhar e gerenciar a frequência dos funcionários, atrasos, horas extras e a jornada de trabalho, melhorando a eficácia da gestão.
  • Flexibilidade: perfeito para empresas de todos os tamanhos e setores, o Pontoweb se adapta facilmente. Oferece a opção de controle de ponto via web, aplicativo móvel ou terminais físicos, realizando os registros com e sem internet, o que facilita sua implementação em diferentes ambientes de trabalho.
  • Conformidade legal: o Pontoweb segue a legislação trabalhista atualizada para garantir a conformidade legal. Ao automatizar esta parte do controle da jornada de trabalho, a empresa reduz o risco de ações judiciais e penalidades.

O uso da tecnologia fortalece a confiabilidade dos dados, melhora a eficiência operacional e aumenta a produtividade, tornando-se um elemento essencial para o sucesso da gestão de recursos humanos em qualquer organização.

Leia também: Ponto digital: otimize a rotina e seja um RH estratégico

História de sucesso: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul 

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, cidade do estado de Santa Catarina, tinha uma grande dificuldade para gerenciar as jornadas de trabalho de seus 3.700 servidores públicos, distribuídos em 140 prédios diferentes. 

Eram mais de 1.000 tipos de jornadas, com regras específicas para cada cargo e função. Além disso, o sistema de registro de ponto que a Prefeitura usava era inseguro, lento e demandava muito trabalho manual.

Com a contratação da Ahgora, a Prefeitura instalou relógios de ponto em todos os prédios e passou a utilizar o Pontoweb, o My Ahgora, o Leader e o Ahgora Multi. Eles facilitaram o controle de frequência, as justificativas, as horas extras, os atestados médicos e declarações de comparecimento e a gestão por parte das lideranças.

A tecnologia da Ahgora trouxe mais transparência, agilidade e efetividade ao processo. Além disso, reduziu os custos e os erros relacionados ao controle de ponto, economizando tempo e recursos do órgão público. 

E-book RH do futuro

A jornada rumo ao RH estratégico! 

Como vimos, a gestão da jornada de trabalho é um dos principais desafios do RH, já que envolve aspectos legais, operacionais, financeiros e estratégicos, que impactam diretamente na produtividade, na qualidade de vida e na satisfação dos colaboradores. 

Então, para se tornar um RH estratégico é preciso gerenciar a jornada de trabalho de forma eficiente, alinhada aos objetivos e às necessidades da empresa e dos funcionários. 

Com a ajuda de tecnologias como o Pontoweb, a gestão da jornada de trabalho torna-se menos uma tarefa burocrática e mais uma estratégia de negócios que pode beneficiar todas as partes envolvidas.

Se você quer saber mais sobre a jornada rumo ao RH estratégico, confira mais textos como esse no blog da Ahgora. Aqui, você encontrará dicas, informações, novidades e tendências sobre o universo do RH. Não perca!